CENTRO DE TRATAMENTO DE DOR: Dor, Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisiatria e Fisioterapia.

O que é Modic tipo I, Modic tipo II ou Modic tipo III?

Definição e Introdução

Alterações Modic são lesões da medula óssea vistas dentro do corpo vertebral através da ressonância magnética, sugestivas de estarem associadas à dor lombar.

Sua presença em pessoas com ou sem dores lombares pode ser significante. No entanto, a maioria das lesões surge apenas como um achado de exame, sem qualquer repercussão clínica (ou seja, não geram dor).

O diagnóstico é feito após uma avaliação e história médica bem realizada, em que se estuda os sintomas, hábitos de vida e saúde, além de antecedentes pessoais e familiares. Um exame físico bem feito pode afastar outras patologias ou lesões que possam gerar dores na coluna.

Os exames complementares possibilitam avaliar se existe correlação entre as lesões e alterações de Modic com as queixas da pessoa.

Processo Patológico

Pesquisas sobre o assunto tem sido publicada desde 1988, quando as alterações foram primeiramente identificados pelo Dr. Michael Modic.

Publicações subsequentes forneceram ganhos incrementais na compreensão desta nova entidade de diagnóstico. Embora as causas e mecanismos responsáveis pela formação das lesões de Modic continuem pouco compreendidos, tem se feito progresso na ligação do fenótipo espinhal com a degeneração do disco e à dor lombar.

Isto é significativo, porque o valor da ressonância magnética no tratamento da dor lombar continua baixo, devido à falta de características fenotípicas fortemente correlacionadas com os sintomas clínicos.

O que é Modic tipo I, Modic tipo II ou Modic tipo III?

A classificação das Alterações Modic consiste em 4 tipos:

Tipo 0 – aparência normal do disco e do corpo vertebral,
Tipo I – presença de edema da medula óssea dentro do corpo vertebral e hiper vascularização,
Tipo II – substitutos gordurosos da medula óssea vermelha dentro do corpo vertebral.
Tipo III – esclerose óssea subcondral.

Os mesmos autores postularam que os tipos formam um contínuo ao longo do qual o processo da doença progredirá.

Uma estimativa de 18 a 24 meses foi fornecida para a forma de transição do tipo I para o tipo II, embora outros achem que estudos longitudinais muito maiores são necessários para apoiar esta ideia.

 

Alterações Modic

Lesão do platô vertebral: a área é bastante inervada, sendo que as alterações mais agudas, de edema ósseo (chamado de MODIC I), podem ser fonte de dor.

Apresentação Clínica

Em alguns estudos, encontrou-se que as alterações Modic poderiam ser preditores independentes de episódios intensos e incapacitantes de dor lombar nas mulheres.

As pessoas que apresentam dor lombar e alterações Modic buscavam cuidados médicos e fisioterapêuticos podem relatar com mais frequência:

  • Dor constante e noturna
  • Maior nível de comprometimento funcional
  • Falta de melhora na 4ª semana ou depois, desde o início
  • Falha na tentativa de terapia com exercícios

 

Os fatores de risco para desenvolvimento de alterações de Modic incluem:

  • Índice de massa corporal (BMI) para sobrepeso ou obeso
  • Idade avançada
  • Fumante (tabagismo)

 

A prevalência de alterações Modic na população clínica foi relatada como 18-62%.

Os achados do exame físico podem não ser úteis para a diferenciação entre pesssoas com ou sem alterações de Modic e característica da doença degenerativa do disco.

Procedimentos Diagnósticos

A ressonância magnética é o método para diagnosticar alterações Modic, contudo imagem de raio-X é útil na diferenciação da espondiloartropatia.

YouTube Hong Jin Pai

Tratamento

O tratamento é geralmente clínico, necessitando de uma avaliação interdisciplinar e processo de reabilitação. Deve-se trazer imediatamente quaisquer alterações ou preocupações relevantes para a atenção de seu médico.

Outras possibilidades na reabilitação incluem:

  • supervisionar e ajustar o modo e a intensidade dos exercícios terapêuticos e condicionadores não agravantes, para maximizar os efeitos físicos e psicológicos benéficos
  • concluir uma avaliação ergonômica do seu local de trabalho e colaboração entre você e seu empregador para implementar mudanças para minimizar uma série de tarefas agravantes, e ao mesmo tempo ser capaz de eficazmente completar suas atribuições
  • realizar mobilizações da coluna e massagem do tecido mole para ter alívio temporário dos sintomas quando estes agravarem
  • ajudar a alcançar autossuficiência e independência para administrar sua dor lombar

 

 

clinica dr hong jin pai al jau 687

AL. JAÚ 687 – JARDIM PAULISTA – SÃO PAULO – SP

Clínica de Dor, Fisiatria e Acupuntura Médica

Clínica médica especializada localizada na região dos Jardins, próximo à Av. Paulista, em São Paulo — SP.

Centro de Dor, com médicos especialistas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Tratamento por Ondas de Choque, Infiltrações, Bloqueios anestésicos e Acupuntura Médica

Dor tem Tratamento – Centro de Dor e Acupuntura Médica em São Paulo – SP

TRATAMENTO DE DOR FISIOTERAPIA CLINICA HONG JIN PAI

Médicos Especialistas em Dor e Acupuntura do HC-FMUSP

Os especialistas em medicina da dor são médicos especialmente treinados e qualificados para oferecer avaliação integrada e especializada e gerenciamento da dor usando seu conhecimento único e conjunto de habilidades no contexto de uma equipe multidisciplinar.

O tratamento da dor visa reduzir a dor, abordando o impacto emocional da dor, ajudando os pacientes a se moverem melhor e aumentando o bem-estar por meio de uma variedade de tratamentos, incluindo medicamentos, fisioterapia, acupuntura, ondas de choque e procedimentos minimamente intervencionistas.

Se você está vivendo com uma dor persistente há mais de 3 meses, provavelmente está sentindo dor crônica.

Nossos médicos especialistas em controle da dor em São Paulo trabalham em estreita colaboração com outros especialistas como parte de uma equipe multidisciplinar para fornecer uma abordagem holística e um resultado ideal para a dor crônica, seja qual for a causa.

As técnicas usadas no controle da dor dependerão da natureza e gravidade da dor, mas nossos especialistas em dor têm experiência para ajudar com a dor.

CONSULTA
1
Somos um centro de excelência no tratamento da dor crônica e entendemos como a dor contínua pode afetar todos os aspectos da sua vida.
DIAGNÓSTICO
2
Nós entendemos sua dor e sabemos que uma intervenção bem-sucedida começa com uma avaliação completa e um diagnóstico preciso.
PLANO DE TRATAMENTO
3
Nossa equipe de especialistas pode fornecer uma ampla gama de tratamentos e terapias para ajudá-lo a voltar a viver com qualidade.
RECEPCAO CLINICA HONG JIN PAI
  • 01.Tratamento conservador de dor

    Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisioterapia, Infiltrações, Bloqueios Anestésicos, Toxina Botulínica.
  • 02.Excelência em um só lugar

    A avaliação e tratamento da dor é a especialidade de nossos Médicos especialistas em Dor.
  • 03.Tratamento individualizado

    Plano de tratamento com medicamentos, terapias minimamente invasivas e fisioterapia.
Como é o tratamento inicial?
Em nossa clínica, focamos em tratamentos não cirúrgicos. Para a maioria dos casos, iniciamos um tratamento minimamente invasivo com acupuntura médica + fisioterapia. A duração do tratamento, para dores crônicas, pode ser de pelo menos 1 a 3 meses. Assim como outros tratamentos conservadores (como terapias e exercícios), o sucesso no tratamento depende não apenas da equipe médica, mas também da persistência do paciente em seguir a frequência e o tratamento adequado. Em alguns casos, podemos realizar outros tratamentos para dor, como ondas de choque, toxina botulínica e infiltrações.
Vocês atendem convênio?

Atendemos todos os Planos de Saúde pelo Reembolso.

O reembolso ou livre escolha é uma opção de atendimento a usuários de planos de saúde que não está vinculada à rede de prestadores contratados ou cujo procedimento específico não está contratado.

Não atendemos diretamente por convênio. Nosso foco é um atendimento especializado no paciente. Assim, separamos pelo menos 60-90 minutos para consulta, exame e avaliação do paciente.

O processo na maioria das vezes é digital (pelo Smartphone, tablet ou computador) é simples. O valor reembolsado corresponde a uma tabela de valores da própria operadora e pode cobrir todo o procedimento ou parte dele. Lembrando que a parte não reembolsada pode ser abatida no imposto de renda pessoa física (IRPF).

Quais são as terapias físicas para o tratamento da dor crônica?
Estudos mostram que a fisioterapia e exercícios pode atrasar ou mesmo evitar a necessidade de cirurgia. Em alguns casos, pode aliviar a causa raiz da dor de longo prazo, portanto, medicamentos ou cirurgias não são mais necessários. Na Clínica Dr. Hong Jin Pai, oferecemos uma ampla gama de terapias físicas para tratar a dor de longo prazo e diminuir a necessidade de medicação ou cirurgia.
Quais tratamentos para dor são oferecidos?
Oferecemos uma variedade das melhores e mais confiáveis tratamentos não cirúrgicos, desde acupuntura e fisioterapia em um estágio inicial, assim como procedimentos como dry needling, infiltração de pontos gatilhos, toxina botulínica para dor, tratamento por ondas de choque e bloqueios anestésicos. Somos inovadores em nossa abordagem ao tratamento da dor. Entendemos o efeito que a dor crônica pode ter em todos os aspectos da sua vida e adaptamos nossos pacotes de tratamento para atender você. Como parte do seu pacote multidisciplinar de controle da dor, combinaremos os melhores tratamentos terapêuticos e direcionados para fornecer o equilíbrio certo para você.

Clínica Dr. Hong Jin Pai – Centro de Dor, Acupuntura Médica, Fisiatria e Reabilitação.

Al. Jaú 687 – São Paulo – SP

Atendimento de segunda a sábado.

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM-SP: 158074 / RQE: 65523 - 65524 | Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura. Área de Atuação em Dor pela AMB. Doutorado em Ciências pela USP. Pesquisador e Colaborador do Grupo de Dor do Departamento de Neurologia do HC-FMUSP. Diretor de Marketing do Colégio Médico de Acupuntura do Estado de São Paulo (CMAeSP). Integrante da Câmara Técnica de Acupuntura do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP). Secretário do Comitê de Acupuntura da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED). Presidente do Comitê de Acupuntura da Sociedade Brasileira de Regeneração Tecidual (SBRET). Professor convidado do Curso de Pós-Graduação em Dor da Universidade de São Paulo (USP). Membro do Conselho Revisor - Medicina Física e Reabilitação da Journal of the Brazilian Medical Association (AMB).  

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Artigos relacionados