A Eletroacupuntura é uma técnica moderna de Acupuntura, utilizada para potencializar o efeito da Acupuntura para uma variedade de condições, especialmente na aplicação de analgesia por acupuntura[1]Ulett GA, Han S, Han JS. Electroacupuncture: mechanisms and clinical application. Biological psychiatry. 1998 Jul 15;44(2):129-38..
Na eletroacupuntura, há uma passagem de uma corrente de pulso através dos tecidos do corpo por meio de agulhas de acupuntura, com fins de potencializar efeitos terapêuticos ou analgésicos[2]Cheng RS, Pomeranz B. Monoaminergic mechanism of electroacupuncture analgesia. Brain Research. 1981 Jun 29;215(1-2):77-92..
Qual a diferença entre Eletroacupuntura e a Acupuntura Clássica (Tradicional)?
Os pontos de Eletroacupuntura são semelhantes aos utilizados na Acupuntura Clássica. A Eletroacupuntura parece produzir benefícios que duram mais que o efeito analgésico temporário[3]Wu MT, Sheen JM, Chuang KH, Yang P, Chin SL, Tsai CY, Chen CJ, Liao JR, Lai PH, Chu KA, Pan HB. Neuronal specificity of acupuncture response: a fMRI study with electroacupuncture. Neuroimage. 2002 … Continue reading.
O alívio da dor após terapia com Eletroacupuntura pode reduzir o espasmo muscular, e permitir o movimento ativo, melhorando a circulação periférica local e estimulando o processo de cura[4]Torres-Rosas R, Yehia G, Peña G, Mishra P, del Rocio Thompson-Bonilla M, Moreno-Eutimio MA, Arriaga-Pizano LA, Isibasi A, Ulloa L. Dopamine mediates vagal modulation of the immune system by … Continue reading.
Qualquer paciente que não tenha respondido à terapia com Acupuntura Clássica pode ser considerado para um tratamento com Eletroacupuntura.
As agulhas de Acupuntura estimulam as fibras nervosas A delta no músculo. Mais precisamente, estimulam os mecanorreceptores musculares, e podem ser mais eficazes se eletricamente estimuladas, visando produzir microcontrações musculares locais[5]Mayor D. An exploratory review of the electroacupuncture literature: clinical applications and endorphin mechanisms. Acupuncture in Medicine. 2013 Dec;31(4):409-15..
Estas fibras A delta acabam estimulando a liberação de peptídeos opióides, que tem ação analgésica importante.
Mecanismos de ação da Eletroacupuntura
A eletroacupuntura ativa as fibras nervosas simpáticas para aumentar o opioide endógeno no sítio inflamatório. A ativação da fibra nervosa simpática aumenta a expressão da molécula de adesão intracelular-1 nos vasos sanguíneos do tecido inflamado para promover a migração de leucócitos polimorfonucleares contendo β-endorfina e metencefalina e células mononucleares em ratos com inflamação[6]Cheng RS, Pomeranz BH. Electroacupuncture analgesia is mediated by stereospecific opiate receptors and is reversed by antagonists of type I receptors. Life Sciences. 1980 Feb 25;26(8):631-8..
A eletroacupuntura também aumenta os receptores canabinóides CB2 endógenos (CB2R) para regular positivamente os opióides no tecido da pele inflamada.
Estas evidências demonstram que os opioides periféricos desempenham um papel central na inibição da dor inflamatória pela eletroacupuntura, por bloquear a liberação de citocinas pró-inflamatórias de leucócitos polimorfonucleares e células mononucleares e agindo em receptores opioides periféricos para dessensibilizar os nervos sensoriais periféricos.
Tipo de fibra | Função | Tipo de dor |
---|---|---|
A-alfa (Aα) | Fibras motoras conectadas aos músculos voluntários e certas fibras sensoriais que transmitem a sensação de posição dos músculos esqueléticos. | N/A |
A-beta (Aβ) | Carregam estímulos não nocivos e transmitem as sensações de toque, vibração e pressão da pele | N/A |
A-delta (Aδ) | Mielinizado, permite uma rápida transmissão de impulsos | Nítido e bem localizado |
Fibra C | Não mielinizado, transmissão lenta | Dor incômoda ou em queimação, difusa e mal localizada |
- A eletroacupuntura ativa as fibras nervosas simpáticas para aumentar os opioides endógenos em locais inflamatórios
- A ativação da fibra nervosa simpática aumenta a expressão da molécula de adesão intracelular-1 nos vasos sanguíneos do tecido inflamado
- Norepinefrina derivada de neurônios simpáticos estimula receptores adrenérgicos em células inflamatórias para liberar β-endorfina
- A eletroacupuntura ativa fibras nervosas simpáticas para inibir a dor
- A eletroacupuntura aumenta os receptores canabinóides endógenos CB2 (CB2R) para regular positivamente os opióides no tecido da pele inflamada
- A eletroacupuntura aumenta significativamente os níveis de mRNA de proopiomelanocortina e β-endorfina no tecido da pele inflamada
- A eletroacupuntura aumenta os níveis de anandamida endógena no tecido inflamado
- A eletroacupuntura aumenta a expressão de CB2R em queratinócitos, macrófagos e linfócitos T na inflamação
Contra-indicações para Eletroacupuntura
As contra-indicações para a realização de Eletroacupuntura incluem:
- Pacientes que não desejam se submeter a esta técnica
- Infecções locais, e outras contra-indicações locais (por exemplo, a eletroacupuntura não deveria cruzar o tórax pelo risco téorico de causar interferência nos tecidos condutores cardíacos, o que foi posteriormente descartado por estudos científicos).
A Eletroacupuntura dói?
Pacientes que recebem a Eletroacupuntura podem sentir uma sensação mínima de formigamento durante o tratamento, devido à corrente elétrica.
Se a sensação for incômoda, avise seu Médico Acupunturista para que se diminua a intensidade do estímulo.
Assim como na Acupuntura Clássica, podem ocorrer pequenos hematomas ou petéquias locais após a aplicação das agulhas.
Na literatura médica, não se relatam efeitos colaterais graves.
Resultados do tratamento com Eletroacupuntura em dor crônica
Em 1983, Loy et al. comparou a Eletroacupuntura com a fisioterapia, em um experimento com 60 pacientes com espondilose cervical. Todos os pacientes do grupo de EA obtiveram algum tipo de alívio de dor, sendo que 6 deles tiveram alívio completo. De modo geral, a melhora no grupo de Eletroacupuntura foi de 87%, comparado à uma melhora de 54% no grupo de Fisioterapia.
Um estudo de Lee et al., avaliou a Acupuntura por estimulação elétrica e uma injeção antiespasmódica não opióide em pacientes com cólica renal. O alívio de dor foi semelhante em ambos os tratamentos, mas o grupo tratado pela Acupuntura teve uma melhora significativamente mais rápida.
Já um outro estudo de Deluze et al, avaliou 70 pacientes com fibromialgia. O tratamento ativo consistia em 4 a 10 agulhas estimulados um pouco abaixo do limiar da dor, o suficiente para produzir contrações musculares visíveis.
Os pacientes e os assessores não tinham conhecimento do tratamento (eram cegos quanto ao experimento). A história clínica avaliou regiões sensíveis ao toque, o uso de analgésicos, o nível da dor, e qualidade do sono, bem como valores de melhora globais (do paciente e do médico). O grupo com tratamento ativo com Eletroacupuntura mostrou melhora significativa em sete dos oito parâmetros estudados, que eram significativamente melhores que o grupo-controle em cinco medidas.
Cerca de um quarto do grupo tratado mostrou quase completa redução dos sintomas.
Estudos mais recentes sugerem que a combinação de Acupuntura ou Eletroacupuntura com doses menores de medicamentos analgésicos usados para dor crônica (como antidepressivos e anticonvulsivantes), podem providenciar um melhor controle da dor, diminuindo assim o risco de efeitos colaterais destes medicamentos, que muitas vezes são bastante debilitantes.
Resultados do tratamento com Eletroacupuntura em condições não dolorosas
Dundee & McMillan conduziram em 1991 um pequeno experimento clínico controlado com Eletroacupuntura para avaliar o resultado deste tratamento para a náusea em pacientes com câncer recebendo quimioterapia. O tratamento ativo consistia em 5 minutos de eletroacupuntura a 10 Hz, aplicado no ponto de Acupuntura PC 6.
Noventa e sete porcento dos pacientes apresentaram alívio completo da náusea, sem qualquer efeito colateral.
Luo, Jia & Zhan, na China, realizaram um estudo com 27 pacientes com depressão crônica, que comparou a Eletroacupuntura ao antidepressivo amitriptilina. Os pacientes receberam eletroacupuntura com agulhas subcutâneas, por uma hora, diariamente.
O efeito sobre a depressão foi classificado segundo a Escala de Depressão de Hamilton, e os resultados da eletroacupuntura foram semelhantes ao grupo que recebeu a terapia padronizada com amitriptilina.
No entanto, os pacientes que receberam a eletroacupuntura apresentaram uma taxa significativamente menor de efeitos colaterais, que podem ser comuns para os antidepressívos tricíciclos como a amitriptilina (geralmente, pacientes relatam ganho de peso, boca seca, e constipação intestinal).
Outras condições estudadas, porém em estudos não controlados, que obtiveram resultados eficazes e que merecem estudos mais profundos incluem enurese noturna, distrofia simpático reflexa, prurido urêmico, neurodermatites, zumbidos, e enjoos pelo movimento.
Conclusão
- Os estudos pré-clínicos fornecem evidências sólidas de que o tratamento com eletroacupuntura, em comparação com a falsa eletroacupuntura, resulta em mudanças significativas em produtos químicos bioativos, incluindo opioides, N/OFQ, serotonina, norepinefrina, receptores e transportadores de glutamato, citocinas e sinais moléculas.
- Em modelos animais, a eletroacupuntura inibe significativamente a dor em comparação com o controle simulado.
- Revisões sistemáticas mostraram que em estudos clínicos, a maioria dos quais usou acupuntura manual, a acupuntura teve um desempenho significativamente melhor ou não significativamente melhor do que a simulação, embora ambas tenham melhorado o escore de dor.
- A eletroacupuntura mais a medicação para dor fornecem informações úteis e significativas para maximizar o efeito da medicina integrativa em ambientes clínicos.
- Em estudos com animais, a eletroacupuntura a 10 Hz produz um alívio mais longo da dor inflamatória e uma inibição mais poderosa da dor neuropática do que a eletroacupuntura de 100 Hz.
AL. JAÚ 687 – JARDIM PAULISTA – SÃO PAULO – SP
Clínica de Dor, Fisiatria e Acupuntura Médica
Clínica médica especializada localizada na região dos Jardins, próximo à Av. Paulista, em São Paulo — SP.
Centro de Dor, com médicos especialistas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Tratamento por Ondas de Choque, Infiltrações, Bloqueios anestésicos e Acupuntura Médica
Dor tem Tratamento – Centro de Dor e Acupuntura Médica em São Paulo – SP
Médicos Especialistas em Dor e Acupuntura do HC-FMUSP
Os especialistas em medicina da dor são médicos especialmente treinados e qualificados para oferecer avaliação integrada e especializada e gerenciamento da dor usando seu conhecimento único e conjunto de habilidades no contexto de uma equipe multidisciplinar.
O tratamento da dor visa reduzir a dor, abordando o impacto emocional da dor, ajudando os pacientes a se moverem melhor e aumentando o bem-estar por meio de uma variedade de tratamentos, incluindo medicamentos, fisioterapia, acupuntura, ondas de choque e procedimentos minimamente intervencionistas.
Se você está vivendo com uma dor persistente há mais de 3 meses, provavelmente está sentindo dor crônica.
Nossos médicos especialistas em controle da dor em São Paulo trabalham em estreita colaboração com outros especialistas como parte de uma equipe multidisciplinar para fornecer uma abordagem holística e um resultado ideal para a dor crônica, seja qual for a causa.
As técnicas usadas no controle da dor dependerão da natureza e gravidade da dor, mas nossos especialistas em dor têm experiência para ajudar com a dor.
-
01.Tratamento conservador de dor
Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisioterapia, Infiltrações, Bloqueios Anestésicos, Toxina Botulínica. -
02.Excelência em um só lugar
A avaliação e tratamento da dor é a especialidade de nossos Médicos especialistas em Dor. -
03.Tratamento individualizado
Plano de tratamento com medicamentos, terapias minimamente invasivas e fisioterapia.
Atendemos todos os Planos de Saúde pelo Reembolso.
O reembolso ou livre escolha é uma opção de atendimento a usuários de planos de saúde que não está vinculada à rede de prestadores contratados ou cujo procedimento específico não está contratado.
Não atendemos diretamente por convênio. Nosso foco é um atendimento especializado no paciente. Assim, separamos pelo menos 60-90 minutos para consulta, exame e avaliação do paciente.
O processo na maioria das vezes é digital (pelo Smartphone, tablet ou computador) é simples. O valor reembolsado corresponde a uma tabela de valores da própria operadora e pode cobrir todo o procedimento ou parte dele. Lembrando que a parte não reembolsada pode ser abatida no imposto de renda pessoa física (IRPF).
Clínica Dr. Hong Jin Pai – Centro de Dor, Acupuntura Médica, Fisiatria e Reabilitação.
Al. Jaú 687 – São Paulo – SP
Atendimento de segunda a sábado.
Referências Bibliográficas
↑1 | Ulett GA, Han S, Han JS. Electroacupuncture: mechanisms and clinical application. Biological psychiatry. 1998 Jul 15;44(2):129-38. |
---|---|
↑2 | Cheng RS, Pomeranz B. Monoaminergic mechanism of electroacupuncture analgesia. Brain Research. 1981 Jun 29;215(1-2):77-92. |
↑3 | Wu MT, Sheen JM, Chuang KH, Yang P, Chin SL, Tsai CY, Chen CJ, Liao JR, Lai PH, Chu KA, Pan HB. Neuronal specificity of acupuncture response: a fMRI study with electroacupuncture. Neuroimage. 2002 Aug 1;16(4):1028-37. |
↑4 | Torres-Rosas R, Yehia G, Peña G, Mishra P, del Rocio Thompson-Bonilla M, Moreno-Eutimio MA, Arriaga-Pizano LA, Isibasi A, Ulloa L. Dopamine mediates vagal modulation of the immune system by electroacupuncture. Nature medicine. 2014 Mar;20(3):291-5. |
↑5 | Mayor D. An exploratory review of the electroacupuncture literature: clinical applications and endorphin mechanisms. Acupuncture in Medicine. 2013 Dec;31(4):409-15. |
↑6 | Cheng RS, Pomeranz BH. Electroacupuncture analgesia is mediated by stereospecific opiate receptors and is reversed by antagonists of type I receptors. Life Sciences. 1980 Feb 25;26(8):631-8. |
2 Comentários
Deixe o seu comentário.
Estou com dor ciático