CENTRO DE TRATAMENTO DE DOR: Dor, Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisiatria e Fisioterapia.

Fisiatria – Especialistas em Dor e Reabilitação em São Paulo

Serviço multidisciplinar, com foco na prevenção de lesões, tratamento de dores, e recuperação de qualidade de vida.

Tratamentos de reabilitação, com fisioterapia + equipe médica especializada.

Agende pelo WhatsApp uma Consulta

clinica dr hong jin pai al jau 687

Sentir dor não é normal. A dor pode dificultar a sua vida, seus cuidados e suas relações. 

No Centro de Dor de nossa Clínica, queremos ajudá-lo a se sentir melhor para que você possa voltar à sua vida normal.

Começamos por determinar as causas da sua dor. Avaliamos seu histórico médico, condição atual e quaisquer tratamentos que você tenha feito ou esteja recebendo. Em seguida, desenvolvemos um plano para atender às suas necessidades específicas.

Em nossa Clínica, tratamos muitos tipos de dor, tais como: cefaléias e dores de cabeça, dores na coluna vertebral (dor no pescoço, dor nas costas, lombalgias), dores neuropáticas, hérnia de disco, bursites e tendinopatias.

Nossos tratamentos incluem infiltração de pontos gatilho, tratamento por ondas de choque, eletroestimulação de nervos periféricos, mesoterapia e procedimentos intervencionistas de dor.

Além destes tratamentos modernos, também oferecemos um Programa Integrativo de Tratamento da Dor, que combina esses procedimentos tradicionais com uma variedade de abordagens orientais, como a acupuntura médica.

Queremos que você se beneficie de tratamentos seguros e eficazes no alívio de dores.

Marcus Pai Medico da Dor

Dr. Marcus Pai

Médico Especialista em Fisiatria e Dor.

CRM 158074 / RQE 65523, 65524

  • Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo
  • Médico Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
  • Professor Convidado da Universidade de São Paulo.
  • Membro da Câmara Técnica de Acupuntura – Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP)
  • Presidente do Comitê de Acupuntura da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED).
  • Diretor de Comunicação do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Agende pelo WhatsApp uma Consulta

           
santa casa logologo hclogo sbed e1659921134414Logo CMBA small

Nossa jornada no tratamento da sua dor

Consulta Médica
1
Consulta Médica individualizada, com Médico Especialista em Dor. Avaliação especializada, exame físico minucioso, avaliação e solicitação de exames complementares.
Plano de Tratamento
2
Plano de tratamento. Tratamentos não cirúrgicos para dor aguda e dor crônica. Tratamentos medicamentosos e não farmacológicos, em um ambiente multidisciplinar com Fisioterapia + Equipe Médica.
Tratamento
3
Reabilitação, com procedimentos minimamente invasivos como Acupuntura em uma fase inicial, a tratamentos como Terapia por Ondas de Choque, Mesoterapia, Infiltrações de Ponto Gatilho, Aplicação de Toxina Botulínica para Dor.

Agende Sua Consulta

Atendemos na região dos Jardins em São Paulo, em uma ampla clínica com 20 salas de atendimento individuais.

Ligue para a Clínica das 06:00 às 21:00 de segunda a sexta, ou escreva um e-mail que responderemos em até 24 horas.
 

Horário de Atendimento

Seg. a Sex. 07h00 às 20h00
Sábados. 08h00 às 12h00

Doenças tratáveis pelo Fisiatra

Veja abaixo algumas das condições mais comuns abordadas pelo médico fisiatra.

  • Dor Miofascial
  • Tendinopatias
  • Bursite
  • Lesões Esportivas
  • Doenças neurológicas
  • Lesões esportivas
  • Doenças reumatológicas
  • Doenças ocupacionais
  • Reabilitação geriátrica

Agende pelo WhatsApp uma Consulta

           

Perguntas Frequentes sobre Fisiatria e Dor

Como é a atuação prática do médico fisiatra?

O médico fisiatra é frequentemente conhecido como médico da qualidade de vida porque o seu objetivo é melhorar o desempenho e funcionalidade do paciente. Estes especialistas tratam qualquer incapacidade resultantes de doença ou lesão que envolvam qualquer sistema do órgão. O foco não é em uma parte do corpo, mas em vez disso sobre o desenvolvimento de um programa abrangente para colocar os pedaços da vida de uma pessoa de volta juntos – medicamente, socialmente, emocionalmente e vocacionalmente – após a lesão ou doença. Médicos fisiatras gerenciam questões que abrangem todo o espectro, do complicado trauma múltiplo para prevenção de lesões para os atletas. Alguns fisiatras têm práticas amplas que abrangem muitos tipos diferentes de pacientes. Outros prosseguem interesses especiais e se concentrar em grupos específicos ou problemas. Alguns médicos fisiatras também tem um enfoque maior em lesões musculares ou esportivas, desenvolvendo programas de reabilitação para ajudar os atletas a evitar lesões, e também fazem o tratamento destas lesões musculoesqueléticas.

Como é o tratamento com o Médico Fisiatra?

Os médicos especialistas em Medicina Física e Reabilitação diagnosticam e tratam condições médicas associadas com deficiência. Estas podem incluir: problemas cognitivos, anomalias ortopédicas, preocupações de mobilidade, problemas intestinais e da bexiga, distúrbios da marcha, problemas de alimentação e deglutição, dificuldades de comunicação, dor e rigidez muscular ou hipotonia. Médicos fisiatras podem trabalhar colaborativamente com neurologistas, ortopedistas, neurocirurgiões, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos para melhorar a funcionalidade, dor e qualidade de vida de pacientes com múltiplas comorbidades.. Médicos fisiatras prescrevem medicamentos para problemas musculares e nervosos, atenção e problemas de memória, comportamento, sono, dor, intestino e preocupações de bexiga, problemas respiratórios ou gastrointestinais e muitos outros problemas médicos. Alguns fisiatras se especializam na gestão de espasticidade. Isso inclui a prescrição de medicamentos especializados e procedimentos invasivos. Os fisiatras também prescrevem órteses/talas para melhorar a posição ou função do braço ou perna, e também próteses pela perda de membro (como na amputação). Podemos prescrever equipamentos como cadeiras de rodas, andadores, cadeiras de banho, e outros meios auxiliares que permitem que os cuidadores e pacientes movam ou sejem cuidados com maior segurança. Médicos fisiatras também orientam sobre programação de escola profissional e questões comportamentais e cognitivos ou de aprendizagem infantil.

Como fisiatras diagnosticam?

Ferramentas de diagnóstico dos fisiatras são os mesmos que os utilizados por outros médicos, com a adição de alguns testes especializados. Fisiatras têm extensa formação em anatomia músculo-esquelética e exame físico. Eles também podem solicitar exames complementares de imagem, incluindo raios-x, Ressonância Magnética, Tomografias Computadorizadas, ultrassonografias, e também eletroneuromiografia (ENMG) caso necessário. Além disso, também podem solicitar exames laboratoriais, dentre outros, para afastar patologias reumatológicas ou ósseas, além de avaliar o paciente como um todo. Estes exames podem ajudar os médicos a diagnosticar as condições que causam dor, fraqueza, dormência e função prejudicada.

Como fisiatras se diferem de fisioterapeutas?

Fisiatras são médicos, que passaram pela faculdade de medicina, e concluíram uma formação no campo de especialidade de medicina física e reabilitação. Os fisiatras diagnosticam doenças, projetam protocolos de tratamento e podem prescrever medicamentos. O médico fisiatra programa os exercícios à medida das necessidades de pacientes e prescrevem esquemas de tratamento que são utilizadas por terapeutas. Além disso, o médico fisiatra pode prescrever tratamentos medicamentosos e também não-medicamentosos para o tratamento de um paciente. Terapias não medicamentosas incluem a terapia por ondas de choque, o agulhamento a seco de pontos gatilhos, além de outros procedimentos minimamente invasivos.

Como posso me preparar para minha primeira consulta?

Antes de entrar em qualquer avaliação médica, a primeira coisa que você deve fazer é relaxar. Você vai estar em boas mãos. Como proceder vai depender de qual tipo de avaliação você está procurando. Por favor, traga uma lista de seus medicamentos e dosagens e uma cronologia dos seus sintomas atuais. Quanto mais o médico souber dos seus sintomas, mais capaz ele será de ajudá-lo em seu caminho para a reabilitação. Se você às vezes tem dificuldade em lembrar tudo o que você quer dizer ou perguntar ao médico, anote suas perguntas e faça uma lista de seus sintomas e traga com você a sua consulta. Tente perceber se os seus sintomas são piores em determinados momentos do dia, ou se certos alimentos ou medicamentos fazem você se sentir pior. Observe qualquer coisa que parece que pode ser importante. Isso vai ajudar você e seu médico a ajudá-lo em seu caminho para a recuperação. Recapitulando, para sua primeira consulta, por favor, traga o seguinte:
  1. Todos os atuais registros médicos, incluindo ressonâncias magnéticas, exames e raio-x.
  2. Uma lista de todos os medicamentos e dosagens.
  3. Sua lista de perguntas e/ou descrição de seus sintomas.

Como você sabe quando deve ver uma fisiatra?

Você deve procurar tratamento de um médico fisiatra, se:
  • Você experimentou uma lesão que provoca dor e/ou impede o funcionamento físico.
  • Você tem uma doença, deficiência ou experiente tratamento para uma doença que te deixou com funcionamento físico limitado e dor.
  • Você está experimentando a dor crônica nas costas, dor cervical, dor de uma lesão por esforço repetitivo ou dor crônica da artrite.
  • Teve um acidente vascular cerebral ou outros danos nos nervos que limita o funcionamento físico.
  • Você está se recuperando de uma cirurgia.
  • Você está contemplando alguma cirurgia como um meio para diminuir a dor crônica.

O que é dor crônica ou persistente?

Dor crônica é a dor que persiste por semanas, meses ou anos, apesar de terapia e intervenções. Ao contrário de dor aguda, a dor crônica não diminui após uma lesão inicial ou doença estar resolvida. Na verdade, algumas pessoas podem sofrer durante décadas de dor crônica, mesmo na ausência de qualquer  lesão específica ou evidência de doença. Dor crônica pode ser intermitente ou contínua. Pode afetar as pessoas ao ponto de que eles não podem trabalhar, comer corretamente, participar em atividade física ou aproveitar a vida. Considera-se uma condição médica que deve ser tratada e pode ser gerenciada de forma eficaz. Doenças auto-imunes, diabetes e doenças cardíacas também podem trazer na dor crônica. Segundo a Sociedade Americana de Dor, aproximadamente 86 milhões de pessoas nos Estados Unidos lidam com alguma forma de dor crônica. Dor lombar é um dos mais importantes problemas de saúde. De acordo com os Centers of Disease Control and Prevention (CDC), 70% a 85% de todas as pessoas têm dores nas costas em algum momento de sua vida. Dor nas costas é a causa mais frequente da limitação da atividade em pessoas menores de 45 anos. Dor de câncer (dor oncológica) afeta a maioria dos pacientes em estágios intermediários ou avançados de câncer. Aproximadamente 1,4 milhões de novos casos de câncer são diagnosticados a cada ano nos Estados Unidos. Dor de artrite afeta quase 46 milhões de americanos anualmente. Dores de cabeça (cefaléias) afetam milhões de pesssoas no Brasil. Os tipos mais comuns de dores de cabeça crônicas incluem a enxaqueca, a cefaléia cervicogênica, a dor orofacial por Disfunção da Articulação Temporomandibular e a cefaléia tensional.

O que esperar quando você começar o tratamento?

Se você tem dor de coluna aguda (ou recente), você geralmente pode esperar um número limitado de medicamentos simples, fisioterapia e procedimentos minimamente invasivos para o tratamento de dor (terapia intervencionista como bloqueios anestésicos, dry needling, mesoterapia e outros procedimentos) Na maioria dos pacientes de dor crônica (persistente), a sensação de dor não será eliminada. Mas, com tratamento você pode mudar drasticamente quanto a dor afeta sua vida. Dor crônica é uma doença que pode ser gerenciada de forma eficaz. Você deve esperar que sua equipe de gerenciamento de dor para trabalhar com você e gerir eficazmente a sua condição de dor crônica com todos os conhecimentos e ferramentas disponíveis, enquanto você precisa de ajuda.

Quais são as condições médicas mais comuns tratadas por um médico fisiatra?

Fisiatras, diagnosticam e tratam uma variedade de pacientes com vários tipos de transtornos, tais como:
  • Lesões cerebrais
  • Desordens neuromusculares
  • Lesões esportivas
  • Lesões na medula espinhal
  • Dor ciática
  • Lesões do trabalho
  • Amputados
  • Doença de Parkinson
  • Esclerose múltipla
  • Síndrome de Guillain-Barré
  • Reabilitação de câncer
  • Distúrbios do assoalho pélvico (Dor pélvica)

Que tipos de tratamentos e procedimentos um fisiatra realiza?

Fisiatras podem realizar e prescrever os seguintes testes de diagnóstico e tratamentos:
  • Exercício terapêutico
  • Próteses/órteses
  • Medicamentos para a dor
  • ENMG (eletroneuromiografia)
  • Injeções e infiltrações musculares (como dry needling, bloqueio anestésico)
  • Injeções articulares (como viscossuplementação com ácido hialurônico, anestésicos ou corticóides)
  • Injeções na coluna (como bloqueios paraespinhosos)
  • Bloqueios de nervos periféricos (como bloqueio do nervo supraescapular para dores de ombro)
  • Ultrassonografia músculo-esquelética (para guiar infiltrações)
  • Intervenção terapêutica da coluna vertebral
  • Gestão de espasticidade (com o uso de fenol ou toxina botulínica)
  • Terapia por Ondas de Choque