CENTRO DE TRATAMENTO DE DOR: Dor, Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisiatria e Fisioterapia.

Especialistas em Acupuntura para dor nas costas em São Paulo 

As dores na lombar, que atingirão 90% dos brasileiros em algum momento de suas vidas, podem te afetar por motivos diferentes, e dentre eles o mais comum é a má postura. Além de causar mudanças no seu estilo de vida, a acupuntura pode aliviar e auxiliar no processo de cura da dor nas costas.

Agende pelo WhatsApp uma avaliação

clinica dr hong jin pai al jau 687

O tratamento consiste na aplicação de agulhas finíssimas em várias regiões energéticas do corpo.Essas agulhas auxiliam no tratamento de diversas condições que acometem o sistema musculoesquelético. As dores nas costas são um exemplo.

Para tratar as dores na coluna, as agulhas precisam estimular o sistema nervoso, causando a liberação de substâncias específicas nos músculos e outras regiões. Além disso, um fato comprovado é que as agulhadas estimulam a liberação de opioides naturais em diversas regiões do cérebro, causando um efeito analgésico no paciente.

Atendendo há mais de 35 anos em São Paulo na região dos Jardins, a Clínica Dr. Hong Jin Pai & Associados conta com uma equipe de médicos de diversas especialidades, com foco em tratamento interdisciplinar de Dor, Reabilitação e Acupuntura, sob coordenação do Dr. Hong Jin Pai e Dr. Marcus Pai.

Sobre nós

O Dr. Hong Jin Pai, é médico Professor Colaborador do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, e é médico formado pela Faculdade de Medicina da USP, com especialização e pós-graduação em Acupuntura na China. 

O Dr. Marcus Pai é Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria, com Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira, referência como especialista em Dor em São Paulo. É Doutorando em Ciências pela Universidade de São Paulo, e Médico Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, sendo também Professor Convidado da Universidade de São Paulo.

Agende Sua Consulta

Atendemos na região dos Jardins em São Paulo, em uma ampla clínica com 20 salas de atendimento individuais.

Ligue para a Clínica das 07:00 às 21:00 de segunda a sexta, ou escreva um e-mail que responderemos em até 24 horas.
Horário de Atendimento
Seg. a Sex. 07h00 às 21h00
Sábados. 07h00 às 12h00

Vantagens da Acupuntura

  • Diminuição do uso de medicamentos tanto para casos agudos quanto para os de uso contínuo;
  • Segurança (procure um profissional habilitado, com título de especialista).
  • Rapidez dos resultados (com diminuição da dor em poucas sessões),
  • Ausência de efeitos colaterais se comparado a medicamentos;

A Acupuntura é um procedimento seguro?

Desde que realizada por médico capacitado, a acupuntura é um procedimento seguro e desprovido de efeitos colaterais. Reações adversas à acupuntura estão em geral associadas à má formação de quem a pratica.

A acupuntura é um tratamento complementar?

Atualmente os tratamentos em qualquer área médica tendem a ser multidisciplinares, ou seja, uma especialidade complementa outra. Nesse contexto, a acupuntura tem sua importância reconhecida. [spacer] Para ilustrar, são apresentados a seguir três exemplos: [spacer] Pacientes com torcicolo ou dor muscular podem ser tratados somente por acupuntura com resultados satisfatórios. [spacer] Cerca de 70% dos pacientes acometidos de fibromialgia, ou seja, dores crônicas generalizadas, melhoram significativamente com acupuntura. Os demais (30%) devem complementar o tratamento com medicamentos e apoio de profissionais da Saúde Mental e da Medicina Física. O condicionamento físico é obrigatório para todos os pacientes com fibromialgia. [spacer] Em casos de artrite reumatóide ou de lupus eritematoso sistêmico, a acupuntura não substitui o tratamento medicamentoso e sim o complementa. [spacer] Assim, dependendo da doença, a acupuntura pode ser tratamento único ou complementar.

A acupuntura é uma terapia alternativa?

Em 1995, a acupuntura foi reconhecida como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Três anos depois, também passou a ser reconhecida pela Associação Médica Brasileira (AMB). Dessa forma, oficialmente a acupuntura não é considerada terapia alternativa. Portanto, os convênios médicos devem oferecer cobertura para acupuntura a seus associados.

A acupuntura proporciona bom resultado em todos os casos?

Em casos de dor, espasmo e rigidez musculares, dor de cabeça, doenças psicossomáticas, ansiedade, estresse, depressão leve, e outras que não apresentam alteração orgânica grave, normalmente a técnica apresenta bons resultados. Tais efeitos podem não ser suficientes em casos de doenças mais graves e crônicas, sendo necessário complementar a técnica com outras terapias, inclusive com medicamentos. Exemplos: em caso de infecção bacteriana, o tratamento pela acupuntura pode aliviar o desconforto, mas é o uso de antimicrobiano que elimina a infecção. Em caso de crise asmática, torna-se necessário oferecer remédios broncodilatadores, entre outros. Em casos de dores agudas, se necessário, não se deve hesitar em receitar analgésicos, incluindo a morfina ou derivados. [spacer] Em dor crônica como lesões de nervos e fibromialgia, a associação de remédios antidepressivos, anticonvulsivantes, neurolépticos, e até morfina, aumenta o efeito da terapêutica. [spacer] Em resumo, em benefício da qualidade de vida do paciente, devem-se incluir todos os meios disponíveis a favor dele.

A acupuntura só alivia a dor ou também trata doenças?

A acupuntura apresenta ação geral e específica e atua nos diversos sintomas e doenças, de acordo com técnicas e pontos selecionados, como exemplificados a seguir: [spacer]
  • Ação analgésica no tratamento de dor de qualquer origem
  • Ação antiinflamatória no tratamento de artrite e traumatismo
  • Ação relaxante muscular no tratamento de contratura muscular, torcicolo
  • Ação ansiolítica (calmante) no tratamento de insônia, estresse, ansiedade, irritabilidade, síndrome de abstinência
  • Ação antidepressiva (leve) no tratamento de angústia, depressão, irritabilidade
  • Ação broncodilatadora no tratamento de asma, enfisema, bronquite
  • Ação vasodilatadora no tratamento de anomalias circulatórias (arterial), AVC (derrame cerebral), angina do peito
  • Ação antiemética no tratamento de náuseas e vômitos de origem gastrointestinal, da gravidez e/ou pós quimioterapia
  • Ação cicatrizante, melhora de circulação sanguínea no tratamento de escara, incisões cirúrgicas
  • Ação na imunidade, no tratamento de rinite, alergia e asma

A acupuntura só utiliza agulhas?

A agulha de acupuntura é um dos instrumentos desenvolvidos pela Medicina Tradicional Chinesa. Como recurso terapêutico, em determinados casos, pode ser associada a outros métodos:

Eletroacupuntura: utilização da eletricidade para estimular os pontos da acupuntura. É indicada para tratar tensão muscular intensa, dor crônica ou para anestesia (hipoalgia). Em geral são utilizados dois tipos de estímulos alternados, de freqüência de 2 Hz e 100 Hz. O primeiro exerce efeito analgésico prolongado e cumulativo, e o segundo, efeito analgésico rápido e de curta duração. O aparelho TENS, usado em fisioterapia, é derivado do aparelho de eletroacupuntura, entretanto o efeito do segundo é melhor.

Acupuntura a laser: sua utilização é contraditória. A eficácia da acupuntura depende da intensidade de estímulos nas terminações nervosas. O raio laser apresenta pequeno efeito terapêutico, pois sua penetração é menor e o estímulo é fraco. Assim fica reservado para ser usado em crianças menores, em alguns casos de dor nas mãos ou nos pés e em indivíduos com pavor de agulhas. Ventosa: recipiente de vidro ou plástico semelhante a um copo, no interior do qual é produzido vácuo para prendê-lo à superfície do corpo. Exerce efeito relaxante muscular e analgésico. Moxibustão: mecha de fibras secas de artemísia, também em forma de bastão, que, ao queimar-se, aquece os pontos de acupuntura. É aplicada em pacientes com doenças crônicas ou enfraquecidos.

Estas três últimas modalidades da acupuntura podem ser aplicadas sem a necessidade de agulha. São indolores.

A Acupuntura tem algum efeito colateral desagradável?

A Acupuntura tem virtualmente nenhum efeito colateral importante. Após uma sessão de acupuntura, pode haver o surgimento de pequenos hematomas devido a punção de pele em alguns pontos, que se resolvem espontaneamente em poucas horas a dias.

Pode também haver uma pequena dor local após a estimulação de alguns pontos mais profundos. O uso de meios físicos como uma bolsa de água quente ou gelo local já é o suficiente para o alívio dessa pequena dor.

A acupuntura trata qualquer doença?

A acupuntura é indicada no tratamento de diversas doenças ou sintomas, já que apresenta efeito analgésico, antiinflamatório e relaxante muscular, além de promover imunidade e agir na reabilitação das seqüelas do derrame cerebral. Também apresenta efeito calmante, antidepressivo leve e cicatrizante, entre outras ações não muito pesquisadas. Esses efeitos ocorrem em conjunto ou isoladamente, dependendo das técnicas selecionadas pelo médico.

Como em qualquer outro tratamento médico, a acupuntura pode apresentar limitações. Por exemplo: não trata o câncer, mas pode melhorar a dor, depressão, falta de apetite, náusea, vômito e outros desconfortos causados pela quimioterapia, pela radioterapia e pelo próprio câncer. Por outro lado, há lesões musculares e dores de cabeça que podem ser tratadas pela acupuntura com resultados bastante satisfatórios.

Para uma lista de doenças tratáveis pela Acupuntura, clique aqui.

Acupuntura não tem contra-indicações?

Qualquer indivíduo, em qualquer idade, pode ser tratado com acupuntura, exceto os pacientes com infecções generalizadas da pele. Mesmo durante a gravidez, a acupuntura não é contra-indicada, desde que se evite a aplicação nos pontos que atuam como dilatadores do colo do útero e facilitadores da contração uterina; entretanto, ainda se trata de assunto polêmico, a não ser nas vésperas do trabalho de parto, quando a acupuntura pode auxiliar sua aceleração. [spacer] A acupuntura é uma técnica invasiva que exige conhecimentos médicos sobre antissepsia, anatomia e fisiologia humanas, fundamentais para evitar acidentes e complicações que eventualmente possam ocorrer, tais como inoculação de microorganismos no corpo humano ou dano a alguma estrutura nobre, como fígado, rim ou pulmão, com seqüelas imprevisíveis. Mas esse tipo de risco é extremamente baixo.

As agulhas de acupuntura contêm medicamentos?

As agulhas de acupuntura não contêm medicamentos. A ação terapêutica deve-se ao estímulo de agulhas em determinados pontos, fazendo com que o próprio organismo libere várias substâncias neurotransmissoras, que exercem ações analgésica, relaxante e antiinflamatória, entre outras, aliviando a dor e gerando sensação de bem-estar.

As agulhas de acupuntura devem ser esterilizadas?

Estudos bacteriológicos, realizados pela equipe de acupuntura do Centro de Dor do Hospital das Clínicas da FMUSP em conjunto com o setor de Bacteriologia do Laboratório Central do mesmo hospital, comprovaram que pode haver contaminação por microorganismos nas agulhas utilizadas após a aplicação. [spacer] Nessa pesquisa não foi avaliada a presença do vírus da hepatite, Aids, fungos ou bactérias anaeróbicas. Concluiu-se que devem ser utilizadas somente agulhas descartáveis e esterilizadas, como as usadas em outras terapias médicas como material descartável.

Em que casos a acupuntura deve ser considerada a primeira opção de tratamento?

Quando o paciente é alérgico ou sofre efeitos colaterais graves decorrentes do uso de medicamentos, em casos de insuficiência de função do fígado ou dos rins, pacientes com histórico de sangramento gástrico ao tomar analgésico e/ou antiinflamatório ou idosos que necessitam tomar muitos remédios. Pacientes hipertensos ou diabéticos que pioram com o uso de analgésico ou antiinflamatório. Da mesma maneira, nos pacientes em pós-operatório de cirurgias cardíacas, o uso da acupuntura é recomendado. [spacer] Em mulheres em período de gestação ou de amamentação, o uso de acupuntura deve ser a primeira escolha para o tratamento de diversos sintomas, inclusive da depressão pós-parto.

O efeito da acupuntura é imediato?

Cada vez mais, o uso de acupuntura é recomendado em casos de emergência, principalmente em casos de dores músculo-tendíneas, como as que ocorrem em esportistas, graças a seu efeito analgésico, relaxante muscular e antiinflamatório. Aliás, equipes européias e asiáticas, de várias modalidades esportivas, contam com o apoio de médicos acupunturistas durante as competições.

Por que devo me consultar com um médico acupunturista?

            Na nossa experiência de mais de 30 anos em Acupuntura e Medicina Chinesa, encontramos diversas razões que levam as pessoas a procurar o tratamento por acupuntura. A seguir, listamos algumas delas:

  • Muitas vezes, os pacientes tem uma patologia que não responde bem ao tratamento convencional. Eles procuram uma opção terapêutica que possa ser eficaz para seu problema.

  • O tratamento convencional frequentemente requer medicamentos com efeitos colaterais indesejáveis importantes, como sonolência, náuseas e mal estar. Assim, os pacientes procuram alguma forma de tratamento que traga menos malefícios e alivie seus sintomas.

  •  Pacientes que fazem uso contínuo de diversos medicamentos controlados que podem ou ser caros, ou com efeitos colaterais indesejáveis, ou que interferem um com o outro. Assim, a acupuntura pode ser uma opção terapêutica para diminuir o uso de tantos remédios contínuos.

Por que o médico acupunturista aplica tantas agulhas em uma sessão?

A atuação conjunta de diferentes mecanismos é que geram o efeito terapêutico da acupuntura. Como cada ponto tem ação limitada, o médico escolhe os pontos mais adequados, tratando os sintomas e/ou a doença de modo mais abrangente. Exemplo disso é a asma, sobre a qual os pontos IG 4 e E 36 exercem efeito antiinflamatório e promovem a imunidade; RM 17 age como broncodilatador e EX- CP3, como calmante.

Por que, ao aplicar acupuntura, alguns pacientes sentem algum desconforto?

O efeito da acupuntura decorre da introdução das agulhas em locais apropriados. Em geral, os pacientes têm sensações semelhantes à pressão leve, como peso, dor leve ou, raramente, “choquinho”, e são chamadas de “<em>De Qi</em>”, que pode irradiar-se ao longo do membro, quando a agulha é introduzida. Essas sensações podem ser reforçadas pela técnica de manipulação, de modo a aumentar o efeito da acupuntura. No entanto, nem todos os pacientes apresentam essas reações. [spacer] Além das já mencionadas, as sensações de flutuação, tremor de músculo, vontade de urinar ou evacuar, sonolência, tontura leve, corpo leve /pesado também são relatadas. E, muitas vezes, só acontecem nas primeiras duas aplicações e são indicativas de que o paciente está tendo boa resposta à acupuntura. Em alguns casos de dor, pode o paciente sentir a piora nas primeiras 24 horas depois de primeira aplicação, e curiosamente só. [spacer] Em situação de tensão pré-menstrual, paciente muito tenso ou paciente com dor aguda, a aplicação da acupuntura pode ser mais dolorosa. O paciente nessa situação deve avisar seu médico, que poderá escolher outro método ou ponto mais adequado, evitando assim o desconforto. [spacer] Eventualmente, a agulha pode “acertar” algumas fibras nervosas na pele provocando dor tipo choque ou aguda, mas esse fenômeno é raro. [spacer] Existem situações de dor aguda em que o agulhamento é feito no ramo nervoso, com efeito analgésico potente; em geral, essa técnica só é usada na primeira sessão e devo ressaltar que não são todos os médicos que a adotam. Esse procedimento pode ser realizado, por exemplo, em casos de lombalgia aguda ou torcicolo.

Qual a duração do tratamento por Acupuntura?

Varia de acordo com o estado clínico do paciente, natureza e gravidade da doença. Em geral, prescreve-se uma a duas sessões semanais. Conforme a evolução clínica, determina-se maior ou menor freqüência às sessões e estima-se o número total de procedimentos a serem aplicados. [spacer] Na maioria dos casos, indica-se de cinco a dez sessões. [spacer] Freqüentemente, os pacientes buscam a acupuntura como última opção de tratamento por desconhecerem essa modalidade de terapia. Dessa forma, ao iniciar a terapia com essa técnica já apresentam maiores alterações estruturais, comportamentais e transtornos psicológicos. Em boa parte dos casos, os pacientes são pessoas idosas, acometidas por doenças crônicas. Por essas razões, alguns podem necessitar de tratamento mais prolongado. Por isso, a duração de tratamento em alguns casos é longa.

Quem se beneficia com a Acupuntura?

De um modo geral todas as pessoas que sofrem de dores, stress, ansiedade, depressão, insônia, enxaqueca, impotência, alterações menstruais ou hormonais, problemas imunológicos, traumas em geral, problemas reumáticos e aqueles que sofrem de sintomas vagos e que não conseguem um alívio com tratamentos convencionais.

Como prevenir a Lombalgia?

  • Condicione e fortaleça os músculos abdominais e  as pernas para dar o maior apoio e flexibilidade para as costas.  Exercícios fortalecem seu tronco e extremidades inferiores, o que  ajuda a construir o apoio da coluna vertebral.

  • Aprenda a se movimentar com segurança. Dobre os joelhos ao levantar, nunca a sua cintura ou as costas.  Além disso, segure objetos perto de sua cintura. Articule- se  e não se torça ao se mover.  Quando tiver que pegar algo, chegue mais perto ou use um banquinho. Se você estiver executando alguma tarefa que  exija movimentos repetitivos, faça intervalos.

  • Avalie seu local de trabalho, em termos de tarefas realizadas e como ele se apresenta. Sua cadeira deve ter um bom apoio lombar se você fica sentando por muito tempo. Sempre estique-se  e mude de posição se você está sentado ou em pé durante todo o dia.  Organize seu local de trabalho (Telefone, computadores, arquivos, etc.), para que os movimentos  da cabeça, ombros, pescoço e braços sejam mínimos.  Você não deve ter que se curvar para a frente na sua superfície de trabalho.

  • Mantenha um bom peso corporal.  Ao transportar excesso de peso, especialmente em torno do abdômen, as tensões dos músculos  podem  colocar  a coluna vertebral em estresse.

  • Aprenda técnicas de relaxamento. O estresse emocional faz com que os músculos das costas fiquem tensos, o que pode resultar em espasmos dolorosos.

  • Use calçados confortáveis. Saltos mais altos do que 1,5 polegadas jogam a bacia para a frente e podem machucar as costas. Seus sapatos devem apresentar um bom suporte e amortecimento.

O que causa dores nas costas

4 entre 5 pessoas irão experimentar dores nas costas em algum ponto da vida. Mecanismos corporais deficientes (como curvar a cintura quando está levantando algum peso) são normalmente  contribuintes para diversos tipos de dores de costas. Sentar  por um longo período de tempo também pode provocar uma pressão excessiva na espinha que resulta em lesão.

Um grande número de pessoas machuca suas costas no trabalho. Qualquer ocupação que envolva se curvar, levantar peso, sentar, ficar de pé por muito tempo, ou movimentos repetitivos pode fazer você vulnerável a uma lesão se você não está em forma. Em casa, segurar crianças ou outra carga pesada repetidamente ou impropriamente pode causar uma lesão.

Enquanto muitas pessoas culpam sua dor por uma escorregada, torção ou o carregamento de alguma carga pesada, a dor nas costas pode, geralmente é um acúmulo de anos de movimentos defeituosos e pequenas irritações à coluna vertebral. Pouca flexibilidade e a pessoa estar fora de forma pode ser um dos principais contribuintes para a dor nas costas.

O que devo fazer quando minhas costas doem?

Evite atividades que possam agravar sua dor. Enquanto seu primeiro instinto pode ser voltar para a cama, pesquisas recentes indicam que continuar ativo pode ajudar na recuperação das dores nas costas. Repouso e inatividade por mais de dois dias podem na verdade serem prejudiciais, já que pode perder força, flexibilidade e resistência.

Tente esses primeiros socorros quando estiver com dor nas costas:

  •  Mantenha a atividade física, mas tenha cuidado para evitar quaisquer movimentos que possam agravar a dor nas costas.

  • Aplique gelo na parte de trás de 15 a 20 minutos  por  uma hora, três a cinco vezes por dia, para reduzir o inchaço, inflamação e dor.

  • Ao dormir, encontre uma posição confortável (talvez de lado, com um travesseiro entre os joelhos) e tente mantê-la

Quais os tipos de tratamento para lombalgias?

Seu médico fisiatra pode recomendar que você consulte fisioterapeuta, ou um personal trainer qualificado, que inicie um regime de exercícios que acelere a recuperação e previna futuras lesões. Assim que a dor aguda diminuir, um regime de exercícios de  alongamento, fortalecimento e estabelecimento são fundamentais para evitar lesões futuras.

Aqueles com dores persistentes podem encontrar alivio com injeções epidurais de cortisona ou bloqueios anestésicos como bloqueios facetários e infiltrações paraespinhosas. A acupuntura associada a exercícios é uma ótima maneira de diminuir as dores e as crises lombares. Uma pequena porcentagem dos problemas nas costas requerem cirurgias.

Com o tratamento para a dor aguda, você deve notar alguma melhorar após duas semanas.  Caso não haja melhora, modifique seu plano de tratamento ou considere outra terapia. Depois de 4 semanas sem progressos, exames são indicados. Mantenha em mente que lesões nas costas requerem tempo  e dedicação para se curarem completamente.  A chave para um tratamento de sucesso é a boa comunicação entre paciente, médico, terapeuta e qualquer  outro profissional envolvido.