Alodinia é um tipo de dor neuropática (dor do nervo). Pessoas com alodinia são extremamente sensíveis ao toque. Sensações que geralmente não causam dor podem ser muito dolorosas, como temperaturas frias, escovar o cabelo ou usar uma camiseta de algodão. Alodinia pode resultar de várias condições.
Para os pacientes que sofrem de alodinia mecânica, mesmo as ações mais simples podem doer: vestir roupas ou até mesmo se deitar na cama pode ser bastante doloroso (dor desproporcional).
A condição atualmente não tem cura, mas tem tratamento.
Alodinia é um estado de percepção alterada tal que estímulos normalmente inócuos causam dor.
A hiperalgesia é uma condição de percepção alterada tal que estímulos que normalmente induziriam um desconforto trivial causam dor significativa.
Ambos são vistos em várias neuropatias periféricas e distúrbios da dor central e afetam 15 a 50% dos pacientes com dor neuropática.
Fisiopatologia
Uma explicação do mecanismo para a alodinia é que o dano do nervo associado resulta na diminuição dos limiares de disparo das fibras nociceptivas.
Alternativamente, foi postulado que a lesão do nervo periférico poderia induzir o surgimento colateral de neurônios aferentes primários não nociceptivos, como mecanorreceptores A-beta de baixo limiar, nas lâminas superficiais (nociceptivas) no corno dorsal da medula espinhal.
Esses ramos colaterais podem formar contatos funcionais com neurônios nociceptivos de segunda ordem, normalmente inervados por neurônios aferentes primários nociceptivos de fibra C e transmitir uma entrada inócua como nociva.
Causas de alodínia
Algumas condições subjacentes podem levar a alodinia.
É mais comumente associada a sintomas de fibromialgia e enxaqueca.
Também pode ser causada por neuralgia pós-herpética e neuropatia periférica.
A tabela abaixo resume algumas das principais causas de alodínia.
A fibromialgia é uma condição em todo o corpo em que você sente dores musculares e articulares. Mas não está ligado a um acidente ou a uma doença semelhante à artrite. Parece estar ligado à forma como o cérebro processa os sinais de dor do corpo. Ainda é um mistério médico. Os pesquisadores realmente não conhecem suas origens, mas tendem a correr em comunidades. Alguns vírus, estresse ou trauma também podem causar fibromialgia.
A enxaqueca é uma forma de dor de cabeça que causa dor intensa. Essa dor de cabeça é desencadeada por alterações do sinal nervoso e atividade química do cérebro e pode trazer alodinia.
A neuropatia periférica ocorre quando você fere ou mata os nervos ligados ao seu corpo, juntamente com a medula espinhal e, claro, o cérebro. Pode vir de uma variedade de condições médicas graves. É um risco potencial de diabetes, por exemplo.
A complicação mais comum das telhas é a neuralgia pós-herpética. Esta é uma doença causada pelo vírus da catapora varicella zoster vírus. Pode danificar seus nervos e levar à neuralgia pós-herpética. Um sintoma potencial de neuralgia pós-herpética é o aumento da sensibilidade ao toque.
Sintomas
O principal sintoma da alodinia é a dor de estímulos que geralmente não causam dor. Em alguns casos, você pode achar dolorosas as temperaturas quentes ou frias. Você pode achar uma pressão suave em sua pele dolorosa.
Você pode sentir dor em resposta a uma sensação de escovação ou outro movimento ao longo de sua pele, ou cabelo.
Diferentes tipos de lesão que causam alodinia mecânica ativam circuitos espinhais distintos que processam as informações da pele para o cérebro.
Tratamento de alodinia
Existem várias maneiras pelas quais os profissionais de saúde podem ajudar a tratar a alodinia. Os médicos podem tratar a condição que está causando alodinia ou tentar reduzir a dor.
As opções de tratamento para alodinia podem ser categorizadas como medicamentos, incluindo cremes tópicos, aconselhamento de saúde mental, fisioterapia e procedimentos médicos.
Alguns medicamentos orais que podem ajudar a controlar a alodinia incluem anticonvulsivantes (usados para tratar convulsões), triptanos (usados para tratar enxaquecas) e alguns antidepressivos.
Fisioterapia para alodinia
Os fisioterapeutas podem ajudar a controlar a alodinia com dessensibilização e/ou terapia do espelho.
Uma injeção de bloqueio de nervo pode ser recomendada para reduzir a dor em um nervo ou grupo de nervos específico.
Cirurgia para alodinia
A cirurgia pode ser necessária se esses tratamentos não tiverem sucesso no controle da alodinia.
Prevenção para alodinia
A alodinia não pode ser prevenida diretamente, no entanto, pode-se diminuir o risco de adquirir uma condição que causa alodinia.
A gestão de risco inclui fazer exercícios regularmente, monitorar a saúde por meio de exames, manter um peso saudável, ter uma dieta equilibrada e ter uma boa higiene do sono.
AL. JAÚ 687 – JARDIM PAULISTA – SÃO PAULO – SP
Clínica de Dor, Fisiatria e Acupuntura Médica
Clínica médica especializada localizada na região dos Jardins, próximo à Av. Paulista, em São Paulo — SP.
Centro de Dor, com médicos especialistas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Tratamento por Ondas de Choque, Infiltrações, Bloqueios anestésicos e Acupuntura Médica
Dor tem Tratamento – Centro de Dor e Acupuntura Médica em São Paulo – SP
Médicos Especialistas em Dor e Acupuntura do HC-FMUSP
Os especialistas em medicina da dor são médicos especialmente treinados e qualificados para oferecer avaliação integrada e especializada e gerenciamento da dor usando seu conhecimento único e conjunto de habilidades no contexto de uma equipe multidisciplinar.
O tratamento da dor visa reduzir a dor, abordando o impacto emocional da dor, ajudando os pacientes a se moverem melhor e aumentando o bem-estar por meio de uma variedade de tratamentos, incluindo medicamentos, fisioterapia, acupuntura, ondas de choque e procedimentos minimamente intervencionistas.
Se você está vivendo com uma dor persistente há mais de 3 meses, provavelmente está sentindo dor crônica.
Nossos médicos especialistas em controle da dor em São Paulo trabalham em estreita colaboração com outros especialistas como parte de uma equipe multidisciplinar para fornecer uma abordagem holística e um resultado ideal para a dor crônica, seja qual for a causa.
As técnicas usadas no controle da dor dependerão da natureza e gravidade da dor, mas nossos especialistas em dor têm experiência para ajudar com a dor.
-
01.Tratamento conservador de dor
Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisioterapia, Infiltrações, Bloqueios Anestésicos, Toxina Botulínica. -
02.Excelência em um só lugar
A avaliação e tratamento da dor é a especialidade de nossos Médicos especialistas em Dor. -
03.Tratamento individualizado
Plano de tratamento com medicamentos, terapias minimamente invasivas e fisioterapia.
Atendemos todos os Planos de Saúde pelo Reembolso.
O reembolso ou livre escolha é uma opção de atendimento a usuários de planos de saúde que não está vinculada à rede de prestadores contratados ou cujo procedimento específico não está contratado.
Não atendemos diretamente por convênio. Nosso foco é um atendimento especializado no paciente. Assim, separamos pelo menos 60-90 minutos para consulta, exame e avaliação do paciente.
O processo na maioria das vezes é digital (pelo Smartphone, tablet ou computador) é simples. O valor reembolsado corresponde a uma tabela de valores da própria operadora e pode cobrir todo o procedimento ou parte dele. Lembrando que a parte não reembolsada pode ser abatida no imposto de renda pessoa física (IRPF).
Clínica Dr. Hong Jin Pai – Centro de Dor, Acupuntura Médica, Fisiatria e Reabilitação.
Al. Jaú 687 – São Paulo – SP
Atendimento de segunda a sábado.