Já parou para perceber que, a dor de cabeça, por mais comum que pareça, é um problema de saúde que piora e muito a sua qualidade de vida? Ela pode ainda vir acompanhada de outros sintomas, como dor na nuca, que se manifesta, na maioria das vezes, de forma conjunta com dores tensionais, no pescoço, etc.
Conheça outros tipos de dores de cabeça aqui.
Quer saber mais sobre a dor de cabeça na nuca, como ela se manifesta e quais são as suas principais causas? Basta continuar a leitura deste artigo.
Dor de cabeça na nuca
Você sabia que a dor de cabeça pode se manifestar em outras áreas, como na nuca, no pescoço e nos ombros? De acordo com a intensidade da dor, você sente pressão local e tensão em outras regiões. Abaixo, confira um pouco mais sobre a dor de cabeça na nuca e as principais causas para esse problema.
Causas da dor de cabeça na nuca
A dor de cabeça na nuca tem diversas causas, e as principais delas são:
Movimentos repetitivos
A dor de cabeça na nuca pode surgir em decorrência de vários problemas de saúde e situações, mas, também, pode ser causada por lesões por movimentos repetitivos. Esse tipo de dano ocorre quando os músculos do pescoço e da nuca são forçados com a realização de esforços recorrentes, seja por exercícios físicos mais intensos ou funções de trabalho. Nessas situações, não há tempo suficiente para que haja a regeneração dos nossos músculos, o que pode trazer a sensação de dor na parte de trás da cabeça.
Hipertensão
Outra causa bastante comum da dor de cabeça na nuca é a hipertensão, ou pressão alta. O que traz esse sintoma é a descompensação arterial, pois quando o seu corpo apresenta algum estresse ou dor, o organismo acaba liberando hormônios para combater esses incômodos, como a adrenalina, cortisol e substâncias ligadas à dor, como a ciclooxigenase e as prostaglandinas, e esses hormônios aumentam a pressão.
Nesse caso, a dor é passageira, geralmente durando menos do que 24 horas, mas se persistir e realmente for causada pela pressão alta, não deixe de buscar ajuda médica para ter acesso ao melhor tratamento para você.
Excesso de tensão
O estresse, assim como outros problemas de saúde, liberam hormônios que resultam na elevação da frequência cardíaca, e também trazem tensão aos músculos dos ombros, pescoço e nuca, o que pode gerar a dor de cabeça por excesso de tensão em decorrência da vasoconstrição dos vasos que fazem a irrigação do sangue na cabeça.
Bruxismo e disfunções temporomandibulares
As disfunções temporomandibulares, como o DTM e ATM e o bruxismo, sendo ele de vigília ou à noite, são uma das causas mais conhecidas da dor de cabeça na nuca, quando atinge níveis mais críticos. As crises de bruxismo estão associadas ao estresse, efeito colateral de medicamentos, ansiedade ou excesso de tensão no dia a dia.
Pode ser desenvolvido em qualquer idade, mas o bruxismo é mais comum entre pessoas entre 20 e 55 anos, com mais frequência no sexo feminino. De forma resumida, é uma condição onde há o apertamento dos dentes, durante o dia ou noite, que na maioria das vezes nem é notado pela pessoa.
Essa pressão no crânio pode causar crises de dor de cabeça, e dependendo da gravidade, se estender e causar dor na nuca, com zumbido no ouvido, dores gerais no rosto, dificuldade para abrir e fechar a boca, tontura, desgaste nos dentes, etc.
Cefaleia tensional
A cefaleia tensional é uma dor de cabeça que advém do excesso de tensão, seja na face, crânio, nuca ou pescoço. Uma das maiores causas da cefaleia tensional é o hábito de ficar em uma má postura de forma constante, pois os nervos da coluna e do pescoço ficam comprimidos, de forma que a dor seja irradiada para a dor de cabeça.
Cefaleia cervicogênica
Outra causa bastante comum para a dor de cabeça na nuca é a cefaleia cervicogênica, que é causada por um problema no pescoço ou na coluna, logo, é uma dor de cabeça secundária. Ela precisa ser diagnosticada por um profissional de saúde capacitado e experiente, para que assim tenha o seu tratamento adequado.
Enxaqueca
Por fim, não podemos deixar de citar a enxaqueca, que, por mais que muitos não saibam, dependendo da sua intensidade, também pode causar dores na nuca. O quadro de enxaqueca têm, na maioria das vezes, origem neurológica, e se manifesta por meio de dores de cabeça pulsantes, aumento da sensibilidade ao som e à luz, alterações visuais, vômitos, etc.
Qual a diferença entre a dor de cabeça na nuca, topo e laterais?
Agora que você já conhece as principais causas da dor de cabeça na nuca, é importante saber qual é a diferença da dor de cabeça que se apresenta na nuca, no topo e nas laterais da cabeça e do rosto. Dessa forma, você conseguirá entender melhor como funciona cada quadro de dor de cabeça e quais poderão ser os possíveis diagnósticos ou tratamentos.
A dor de cabeça na nuca, laterais da cabeça ou topo costuma ser bastante frequente na maior parte da população. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), mais de 90% das pessoas já sofreram ou sofrem com a dor, o que pode afetar de forma significativa a sua vida pessoal, social e profissional.
A enxaqueca, por exemplo, ataca a região das têmporas, em ambos os lados da cabeça,e costuma durar por longas horas. Já a dor na região do topo do crânio ou testa pode ser causada por tensão, sedentarismo, tensão, cansaço ou até mesmo o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, café, etc.
Já a dor de cabeça na nuca é extremamente comum em casos de excesso de tensão, onde normalmente a condição é provocada por ansiedade, estresse emocional, problemas cervicais ou musculares, aumento da pressão arterial, ansiedade, etc. Nesses casos, também é comum que a pessoa sinta o seu pescoço mais rígido ou uma dor incômoda em ambos os lados da nuca.
A dor de cabeça é um problema de saúde incômodo e que afeta a sua qualidade de vida. Por isso, não deixe que o problema piore, busque ajuda especializada o quanto antes para progredir na sua melhora e ter acesso a um bom tratamento.
Com mais de 35 anos de tradição, a Clínica Dr. Hong Jin Pai & Associados traz uma equipe de médicos competentes e preparados em diversas especialidades, com foco no tratamento interdisciplinar da dor, reabilitação, fisiatria e ondas de choque e acupuntura.
Para marcar o seu horário e cuidar da sua saúde e bem-estar, é só acessar o nosso site e agendar a sua consulta.
Leia também: Dor de cabeça: sintomas, causas e tratamento
Dor tem Tratamento – Centro de Dor e Acupuntura Médica em São Paulo – SP
Médicos Especialistas em Dor e Acupuntura do HC-FMUSP
Os especialistas em medicina da dor são médicos treinados e qualificados para oferecer avaliação integrada e especializada e gerenciamento da dor usando seu conhecimento único e conjunto de habilidades no contexto de uma equipe multidisciplinar.
O tratamento da dor visa reduzir a dor, abordando o impacto emocional da dor, ajudando os pacientes a se moverem melhor e aumentando o bem-estar por meio de uma variedade de terapias, incluindo terapia medicamentosa e intervenções.
Se você está vivendo com uma dor que persiste por mais de três meses e está afetando sua capacidade de continuar com a vida cotidiana, provavelmente está sentindo dor crônica.
Nossos médicos especialistas em controle da dor em São Paulo trabalham em estreita colaboração com outros especialistas como parte de uma equipe multidisciplinar para fornecer uma abordagem holística e um resultado ideal para a dor crônica, seja qual for a causa.
As técnicas usadas no controle da dor dependerão da natureza e gravidade da dor, mas nossos especialistas em dor têm experiência especial para ajudar com a dor.
-
01.Tratamento conservador de dor
Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisioterapia, Infiltrações, Bloqueios Anestésicos, Toxina Botulínica. -
02.Excelência em um só lugar
A avaliação e tratamento da dor é a especialidade de nossos Médicos especialistas em Dor. -
03.Tratamento individualizado
Plano de tratamento com medicamentos, terapias minimamente invasivas e fisioterapia.
Atendemos todos os Planos de Saúde pelo Reembolso.
O reembolso ou livre escolha é uma opção de atendimento a usuários de planos de saúde que não está vinculada à rede de prestadores contratados ou cujo procedimento específico não está contratado.
Não atendemos diretamente por convênio. Nosso foco é um atendimento especializado no paciente. Assim, separamos pelo menos 60-90 minutos para consulta, exame e avaliação do paciente.
O processo na maioria das vezes é digital (pelo Smartphone, tablet ou computador) é simples. O valor reembolsado corresponde a uma tabela de valores da própria operadora e pode cobrir todo o procedimento ou parte dele. Lembrando que a parte não reembolsada pode ser abatida no imposto de renda pessoa física (IRPF).
Clínica Dr. Hong Jin Pai – Centro de Dor, Acupuntura Médica, Fisiatria e Reabilitação.
Al. Jaú 687 – São Paulo – SP
Atendimento de segunda a sábado.