• O pensamento acelerado não é uma síndrome, mas sim um sintoma de um transtorno mental.
• O pensamento pode sofrer alterações, como nos transtornos de TDAH e bipolar.
• É possível distinguir um pensamento acelerado normal de um transtorno mental.
• O tratamento depende do transtorno que está afetando a interpretação do pensamento.
• Em situações comuns, a pessoa pode procurar uma terapia para lidar melhor com a situação.
A Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA) é um estado mental de superestimulação que leva a uma enxurrada de pensamentos, causando estresse, exaustão, lapsos de memória, dificuldade de concentração, falta de sono, incapacidade de relaxar e pensamento acelerado.
Também pode afetar o corpo, causando dores de cabeça, tensão muscular, dores de estômago e até queda de cabelo. Essa síndrome é fruto da observação clínica do psiquiatra Augusto Cury e acredita-se que seja provocada pelo excesso de estímulos do trabalho e dos relacionamentos, além do entretenimento e da tecnologia da sociedade atual.
Muitas vezes, a Síndrome do Pensamento Acelerado pode levar ao desenvolvimento de ansiedade, formando uma bola de neve de efeitos negativos que podem eventualmente se tornar uma avalanche, impedindo-nos de aproveitar a vida ao máximo.
Síndrome do Pensamento Acelerado
As pessoas estão cada vez mais propensas a relatar ansiedade, inquietação, dificuldade de concentração, sensação de fadiga constante mesmo ao acordar, dores de cabeça específicas e insônia.
A Síndrome do Pensamento Acelerado é uma condição desencadeada pelo excesso de estímulos, informações, multifunções profissionais, sociais e até familiares, que produz mais pessoas. Reativo, inflexível e facilmente irritável, com dificuldade em se concentrar e permanecer no presente.
Sem focar e otimizar o momento presente, esses indivíduos estão constantemente antecipando a próxima ação, criando situações que podem nunca ocorrer.
Todos esses problemas mentais causam reflexos e somatizações no corpo, além de um declínio na qualidade de vida dos portadores da Síndrome.
Os distúrbios causados, Alguns dos efeitos colaterais mencionados incluem gastrite, perda de cabelo, déficit de atenção, irritabilidade e falta de empatia.
Acredita-se que aproximadamente 80% da população seja portadora da síndrome, e que independe de profissão ou classe social. Aqueles que convivem com esse excesso de informações, demandas sociais e profissionais são considerados portadores da síndrome. A necessidade que a mídia vende pelo que é ser bem-sucedido também faz com que os pensamentos se espalhem e se desconectem. Um exemplo prático seria se perguntar qual é a sua prioridade hoje, ou pelo menos esta semana. Subdivida em prioridades profissionais, sociais e familiares, mas não conseguirá escolher nenhuma porque alguém com síndrome do pensamento acelerado não tem esse sentido.
Nessa síndrome, o gerenciamento do tempo e da rotina fica comprometido, e o indivíduo frequentemente tem a sensação de ter um milhão de coisas para fazer, mas nada pode fazer.
Experiências comuns podem influenciar a velocidade do pensamento e o humor:
- A mania é frequentemente descrita como tendo “pensamentos acelerados” e a depressão como tendo o pensamento retardado.
- Drogas estimulantes e cafeína estão ligadas ao humor positivo elevado e ao pensamento acelerado.
- As experiências de quase morte envolvem pensamento rápido e uma sensação de euforia.
- A música rápida pode induzir um processamento mental mais rápido e um humor positivo.
- O brainstorming pode provocar uma rápida geração de ideias e diversão.
- O exercício físico pode estimular o pensamento e elevar o humor.
- O humor positivo tem sido associado ao pensamento amplo em vez do detalhado e ao processamento cognitivo eficiente.
- A fluência perceptiva pode criar um “brilho caloroso” de afeto positivo.
- Gerar muitas respostas em vez de poucas a uma tarefa pode levar a sentimentos positivos.
- Ler o conteúdo do pensamento mais rápido pode elevar o humor positivo.
O que pode ser feito para reduzir o pensamento acelerado?
- Iniciar uma nova atividade, como aprender um novo esporte ou instrumento musical, que não resulte em um relacionamento obrigatório, como aprender inglês.
- Minimizar estímulos externos, sonoros e visuais; reduza o tempo gasto na internet, mas ao usá-la, tenha foco, não deixe várias janelas abertas ao realizar uma única tarefa e não gaste muito tempo nas redes sociais.
- Procure se envolver em atividades sociais presenciais, estar presente com as pessoas, ou seja, não se preocupar com as mensagens do WhatsApp.
- Aliás, o melhor a fazer agora é saber priorizar a sua vida, entendendo que uma pessoa é mais importante que tudo, mais importante que o telefone e a internet porque são coisas e não pessoas; e, se necessário, faça uma pausa desses estímulos que mais o adoecem do que ajudam.
- Tenha coragem de se desconectar, para ter forças para se reconectar consigo mesmo e com a vida, desacelerando a mente e vivendo com leveza.
AL. JAÚ 687 – JARDIM PAULISTA – SÃO PAULO – SP
Clínica de Dor, Fisiatria e Acupuntura Médica
Clínica médica especializada localizada na região dos Jardins, próximo à Av. Paulista, em São Paulo — SP.
Centro de Dor, com médicos especialistas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Tratamento por Ondas de Choque, Infiltrações, Bloqueios anestésicos e Acupuntura Médica
Dor tem Tratamento – Centro de Dor e Acupuntura Médica em São Paulo – SP
Médicos Especialistas em Dor e Acupuntura do HC-FMUSP
Os especialistas em medicina da dor são médicos especialmente treinados e qualificados para oferecer avaliação integrada e especializada e gerenciamento da dor usando seu conhecimento único e conjunto de habilidades no contexto de uma equipe multidisciplinar.
O tratamento da dor visa reduzir a dor, abordando o impacto emocional da dor, ajudando os pacientes a se moverem melhor e aumentando o bem-estar por meio de uma variedade de tratamentos, incluindo medicamentos, fisioterapia, acupuntura, ondas de choque e procedimentos minimamente intervencionistas.
Se você está vivendo com uma dor persistente há mais de 3 meses, provavelmente está sentindo dor crônica.
Nossos médicos especialistas em controle da dor em São Paulo trabalham em estreita colaboração com outros especialistas como parte de uma equipe multidisciplinar para fornecer uma abordagem holística e um resultado ideal para a dor crônica, seja qual for a causa.
As técnicas usadas no controle da dor dependerão da natureza e gravidade da dor, mas nossos especialistas em dor têm experiência para ajudar com a dor.
-
01.Tratamento conservador de dor
Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisioterapia, Infiltrações, Bloqueios Anestésicos, Toxina Botulínica. -
02.Excelência em um só lugar
A avaliação e tratamento da dor é a especialidade de nossos Médicos especialistas em Dor. -
03.Tratamento individualizado
Plano de tratamento com medicamentos, terapias minimamente invasivas e fisioterapia.
Atendemos todos os Planos de Saúde pelo Reembolso.
O reembolso ou livre escolha é uma opção de atendimento a usuários de planos de saúde que não está vinculada à rede de prestadores contratados ou cujo procedimento específico não está contratado.
Não atendemos diretamente por convênio. Nosso foco é um atendimento especializado no paciente. Assim, separamos pelo menos 60-90 minutos para consulta, exame e avaliação do paciente.
O processo na maioria das vezes é digital (pelo Smartphone, tablet ou computador) é simples. O valor reembolsado corresponde a uma tabela de valores da própria operadora e pode cobrir todo o procedimento ou parte dele. Lembrando que a parte não reembolsada pode ser abatida no imposto de renda pessoa física (IRPF).
Clínica Dr. Hong Jin Pai – Centro de Dor, Acupuntura Médica, Fisiatria e Reabilitação.
Al. Jaú 687 – São Paulo – SP
Atendimento de segunda a sábado.