A dor neuropática, uma condição complexa e crônica de dor, surge de dano ou disfunção no sistema nervoso, levando a hipersensibilidade localizada e dor. As opções de tratamento tradicionais envolvem principalmente medicamentos orais ou tópicos.
No entanto, as injeções de toxina botulínica (Botox) surgiram como uma alternativa minimamente invasiva direcionada para pacientes selecionados com dor neuropática localizada.
Entendendo o BOTOX
Botox, uma neurotoxina comumente associada a procedimentos cosméticos para redução de rugas, tem várias aplicações médicas.
Um uso importante é o relaxamento muscular, que pode ser benéfico no tratamento de pacientes com espasmos musculares.
Além disso, o Botox mostrou-se promissor no tratamento de dor localizada no nervo ou dor neuropática, oferecendo uma opção de tratamento simples e eficaz para certos pacientes.
Os mecanismos neurogênicos da dor, que se acredita desempenharem um papel na dor neuropática, estão ganhando cada vez mais atenção entre os especialistas médicos. Esses mecanismos estão particularmente associados a lesões de nervos periféricos e alodinia, uma sensibilidade aumentada a estímulos que normalmente não causam dor.
Patologias como neuralgia pós-herpética (dor persistente após um surto de herpes zoster) e lesões nervosas pós-traumáticas/pós-operatórias são exemplos de situações em que os mecanismos neurogênicos da dor entram em ação.
Essas condições de dor crônica, que geralmente resultam em dor localizada no nervo, podem ser difíceis de tratar e, em alguns casos, debilitantes. No entanto, a esperança pode estar no horizonte para aqueles que sofrem de tais condições, à medida que os pesquisadores exploram os benefícios potenciais das injeções de toxina botulínica tipo A (BTX-A).
Em muitos casos, a área afetada pela dor neuropática é limitada, tornando o tratamento localizado uma opção viável. O BTX-A, que se mostrou promissor no tratamento da dor neuropática inflamatória e traumática, pode ser um divisor de águas para aqueles que vivem com essas condições dolorosas. Ao direcionar a área específica da dor com injeções de BTX-A, os profissionais médicos podem aliviar a dor neuropática causada por lesões nos nervos periféricos.
Esta abordagem inovadora para o controle da dor pode oferecer alívio muito necessário para aqueles que sofrem de condições de dor crônica desafiadoras e muitas vezes devastadoras.
Visão geral do procedimento
A administração de Botox para dor neuropática envolve as seguintes etapas:
-
01.Avaliação
Diagnóstico e consulta médica para avaliar o padrão da dor, sintomas, e características, como a área afetada pela dor neuropática -
02.Preparo
A área é limpa com antisséptico e demarcada uma grade, com pontos espaçados aproximadamente de 1 a 1,5 cm. -
03.Aplicação do Botox
Usando agulhas cosméticas de calibre 23, pequenas quantidades de Botox misturadas com um anestésico local de ação rápida são injetadas logo abaixo da pele para minimizar o desconforto.
Mecanismos de Ação da Toxina Botulínica
Inibição de mediadores da dor
O Botox inibe a liberação de mediadores da dor, como substância P, glutamato e proteína relacionada ao gene da calcitonina (CGRP) de terminais nervosos periféricos, gânglios da raiz dorsal (DRG) e neurônios da medula espinhal. Isso reduz a resposta inflamatória e previne o desenvolvimento de sensibilização periférica e central.
Redução da inflamação
O Botox tem um efeito anti-inflamatório na inflamação crônica e na lesão aguda, reduzindo a liberação de neurotransmissores periféricos e mediadores inflamatórios.
Desativação dos canais de sódio
O Botox pode controlar a dor neuropática desativando os canais de sódio, que desempenham um papel significativo na fisiopatologia da dor neuropática. Esse mecanismo é diferente de outras substâncias como anestésicos locais, e medicamentos, que controlam completamente a corrente de sódio de maneira dependente da concentração.
Transporte axonal
O Botox apresenta função de transporte axonal da periferia para o sistema nervoso central (SNC), o que pode contribuir para seu efeito analgésico. O transporte axonal retrógrado da toxina foi demonstrado em vários estudos.
Como funciona o BOTOX para dor neuropática
O mecanismo exato pelo qual o Botox alivia a dor neuropática não é totalmente compreendido, mas acredita-se que envolva os seguintes processos:
- Transporte: Acredita-se que o Botox seja transportado para os nervos locais e até mesmo de volta para a medula espinhal.
- Inibição: Botox exerce um efeito inibitório sobre o sistema nervoso, proporcionando alívio para pacientes com dor no nervo.
Riscos e Benefícios
Como em qualquer procedimento médico, existem riscos e benefícios potenciais a serem considerados:
Benefícios:
Alívio da dor: as injeções de Botox para dor neuropática geralmente fornecem alívio dentro de 10 a 14 dias, embora os resultados individuais possam variar.
Riscos:
Falha: O tratamento pode não funcionar para todos.
Sangramento local e hematomas: Esses efeitos colaterais menores podem ocorrer no local da injeção.
Infecção: embora raras, podem ocorrer infecções.
Desconforto: Alguns pacientes podem sentir desconforto temporário no local da injeção.
Conclusão
As injeções locais de Botox podem ser uma opção de controle da dor eficaz e minimamente invasiva para certos pacientes com dor neuropática.
Essa abordagem direcionada pode servir como uma alternativa valiosa aos medicamentos orais ou tópicos tradicionais e vale a pena considerar para pacientes que buscam uma solução de tratamento mais localizada.
AL. JAÚ 687 – JARDIM PAULISTA – SÃO PAULO – SP
Clínica de Dor, Fisiatria e Acupuntura Médica
Clínica médica especializada localizada na região dos Jardins, próximo à Av. Paulista, em São Paulo — SP.
Centro de Dor, com médicos especialistas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Tratamento por Ondas de Choque, Infiltrações, Bloqueios anestésicos e Acupuntura Médica
Dor tem Tratamento – Centro de Dor e Acupuntura Médica em São Paulo – SP
Médicos Especialistas em Dor e Acupuntura do HC-FMUSP
Os especialistas em medicina da dor são médicos especialmente treinados e qualificados para oferecer avaliação integrada e especializada e gerenciamento da dor usando seu conhecimento único e conjunto de habilidades no contexto de uma equipe multidisciplinar.
O tratamento da dor visa reduzir a dor, abordando o impacto emocional da dor, ajudando os pacientes a se moverem melhor e aumentando o bem-estar por meio de uma variedade de tratamentos, incluindo medicamentos, fisioterapia, acupuntura, ondas de choque e procedimentos minimamente intervencionistas.
Se você está vivendo com uma dor persistente há mais de 3 meses, provavelmente está sentindo dor crônica.
Nossos médicos especialistas em controle da dor em São Paulo trabalham em estreita colaboração com outros especialistas como parte de uma equipe multidisciplinar para fornecer uma abordagem holística e um resultado ideal para a dor crônica, seja qual for a causa.
As técnicas usadas no controle da dor dependerão da natureza e gravidade da dor, mas nossos especialistas em dor têm experiência para ajudar com a dor.
-
01.Tratamento conservador de dor
Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisioterapia, Infiltrações, Bloqueios Anestésicos, Toxina Botulínica. -
02.Excelência em um só lugar
A avaliação e tratamento da dor é a especialidade de nossos Médicos especialistas em Dor. -
03.Tratamento individualizado
Plano de tratamento com medicamentos, terapias minimamente invasivas e fisioterapia.
Clínica Dr. Hong Jin Pai – Centro de Dor, Acupuntura Médica, Fisiatria e Reabilitação.
Al. Jaú 687 – São Paulo – SP
Atendimento de segunda a sábado.