A Síndrome da fadiga crônica é caracterizada por fadiga grave, incapacitante, e outros sintomas, como dor músculo-esquelética, distúrbios do sono, dificuldade de concentração e dores de cabeça.
A prevalência da síndrome de fadiga crônica tem sido estimada como sendo de 0,007% a 2,8% na população adulta, e de 0,006% a 3,0% em cuidados primários, de acordo com os critérios utilizados.
A síndrome da fadiga crônica impõe custos econômicos substanciais para a sociedade, principalmente em termos de custos de cuidados informais e empregos perdidos.
A causa da síndrome permanece pouco compreendida, mas hipóteses apontam para alterações endócrinos e anomalias imunológicas, disfunção do sistema nervoso autónomo, o processamento anormal da dor e de certas doenças infecciosas, tais como vírus Epstein-Barr e meningite viral. Pessoas com histórico de transtorno psiquiátrico têm quase três vezes mais probabilidade de adquirir síndrome da fadiga crônica posteriormente do que aqueles que não tiveram.
Prognóstico da Síndrome da fadiga crônica
O prognóstico é raso, com apenas cerca de 5% dos adultos que voltam aos níveis normais à síndrome. Os objetivos do tratamento são reduzir os níveis de fadiga e sintomas associados, para aumentar os níveis de atividade, e para melhorar a qualidade de vida.
As abordagens convencionais incluem a terapia de esforço progressivo, a terapia cognitivo-comportamental (TCC) e antidepressivos.
Como a acupuntura pode ajudar
Há resultados positivos consistentes de estudos observacionais, mas muito poucos ensaios clínicos randomizados ainda.
Entretanto, dado os resultados muitas vezes insatisfatório de tratamentos convencionais, a acupuntura pode ser uma opção que deve ser considerada, nem que seja como uma alternativa complementar.
Há evidências para apoiar a eficácia da acupuntura em alguns dos sintomas comuns – dor crônica, insônia, depressão, mas para resultados mais precisos sobre síndrome da fadiga crônica há necessidade de novas pesquisas de qualidade na área.
Em geral, acredita-se que a acupuntura pode estimular o sistema nervoso e provocar a liberação de neurotransmissores. A estimulação de determinados pontos de acupuntura podem afetar as áreas do cérebro que são conhecidos por reduzir a sensibilidade à dor e stress, bem como promover relaxamento e desativar o cérebro da função ‘analítica’, que é responsável pela insônia.
Evidências da acupuntura
A acupuntura pode ajudar a aliviar os sintomas da síndrome de fadiga crônica, tais como dor músculo-esquelética, dor de cabeça, insônia, cansaço e depressão ao:
- Estimular nervos localizados nos músculos e outros tecidos, o que leva à liberação de endorfinas e outras condições neuro-humorais, alterando o processamento da dor no cérebro e da medula espinal.
- Reduzir a inflamação, através da promoção da liberação de indicadores vasculares e imunomoduladores.
- Estimular neurônios opiodérgico para aumentar as concentrações de beta-endorfina e aliviar a dor.
- Melhorar a rigidez muscular e mobilidade articular, aumentando a microcirculação local, diminuindo o inchaço e dor.
- Reduzir a insônia através do aumento da secreção de melatonina endógena noturna.
AL. JAÚ 687 – JARDIM PAULISTA – SÃO PAULO – SP
Clínica de Dor, Fisiatria e Acupuntura Médica
Clínica médica especializada localizada na região dos Jardins, próximo à Av. Paulista, em São Paulo — SP.
Centro de Dor, com médicos especialistas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Tratamento por Ondas de Choque, Infiltrações, Bloqueios anestésicos e Acupuntura Médica
Dor tem Tratamento – Centro de Dor e Acupuntura Médica em São Paulo – SP
Médicos Especialistas em Dor e Acupuntura do HC-FMUSP
Os especialistas em medicina da dor são médicos especialmente treinados e qualificados para oferecer avaliação integrada e especializada e gerenciamento da dor usando seu conhecimento único e conjunto de habilidades no contexto de uma equipe multidisciplinar.
O tratamento da dor visa reduzir a dor, abordando o impacto emocional da dor, ajudando os pacientes a se moverem melhor e aumentando o bem-estar por meio de uma variedade de tratamentos, incluindo medicamentos, fisioterapia, acupuntura, ondas de choque e procedimentos minimamente intervencionistas.
Se você está vivendo com uma dor persistente há mais de 3 meses, provavelmente está sentindo dor crônica.
Nossos médicos especialistas em controle da dor em São Paulo trabalham em estreita colaboração com outros especialistas como parte de uma equipe multidisciplinar para fornecer uma abordagem holística e um resultado ideal para a dor crônica, seja qual for a causa.
As técnicas usadas no controle da dor dependerão da natureza e gravidade da dor, mas nossos especialistas em dor têm experiência para ajudar com a dor.
-
01.Tratamento conservador de dor
Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisioterapia, Infiltrações, Bloqueios Anestésicos, Toxina Botulínica. -
02.Excelência em um só lugar
A avaliação e tratamento da dor é a especialidade de nossos Médicos especialistas em Dor. -
03.Tratamento individualizado
Plano de tratamento com medicamentos, terapias minimamente invasivas e fisioterapia.
Atendemos todos os Planos de Saúde pelo Reembolso.
O reembolso ou livre escolha é uma opção de atendimento a usuários de planos de saúde que não está vinculada à rede de prestadores contratados ou cujo procedimento específico não está contratado.
Não atendemos diretamente por convênio. Nosso foco é um atendimento especializado no paciente. Assim, separamos pelo menos 60-90 minutos para consulta, exame e avaliação do paciente.
O processo na maioria das vezes é digital (pelo Smartphone, tablet ou computador) é simples. O valor reembolsado corresponde a uma tabela de valores da própria operadora e pode cobrir todo o procedimento ou parte dele. Lembrando que a parte não reembolsada pode ser abatida no imposto de renda pessoa física (IRPF).
Clínica Dr. Hong Jin Pai – Centro de Dor, Acupuntura Médica, Fisiatria e Reabilitação.
Al. Jaú 687 – São Paulo – SP
Atendimento de segunda a sábado.