Você já ouviu falar que stress faz agravar a dor? Saiba que isto realmente pode acontecer. Quando estamos estressados podemos ter sensações muito além do real.
A dor pode sofrer grande influência deste nosso estado estafante. Nervosismo, tensão, excesso de trabalho e pressão do mundo atual, são apenas alguns dos fatores que podem deixar nosso corpo moído. Principalmente, as dores musculares podem se agravar devido a estas sensações negativas.
Stress agrava a dor. Saiba como isto acontece
Atualmente, são várias as situações que nos levam ao esgotamento nervoso. Problemas com filhos e familiares, excesso de trabalho, trânsito caótico, dificuldades financeiras e muitas outras contrariedades, nos causam emoções negativas e estados de incapacidade, que culminam em estafa ou depressão.
Lidar com tudo isto nem sempre é possível para todos, e estas situações estressantes acabam desencadeando dolorosos espasmos em nossos músculos. O resultado são dores crônicas por todo o corpo.
Entenda como o stress mexe com a musculatura.
Em uma situação desgastante e tensa, normalmente, enrijecemos os músculos. Esta tensão muscular desencadeia dificuldades de circulação sanguínea. Quando o fluxo sanguíneo está com dificuldades, pouco oxigênio e poucos nutrientes conseguem chegar às células. Além disso, nesta situação, a eliminação de toxinas fica reduzida. Estes resíduos acumulados nos tecidos causam fadiga e dor .
O stress também aumenta a secreção de hormônios como o o ACTH – hormônio adrenocorticotrófico e o cortisol. Eles também, podem elevar nossa percepção dolorosa, quando estamos sob forte tensão nervosa.
Stress agrava a dor e te deixa mal.
Além das dores musculares, ele causa dores de cabeça, dores abdominais, queda de cabelo, alterações no sistema gastrointestinal, alterações hormonais, entre outros males.
É também fator agravante em casos de insônia, distúrbios alimentares, depressão, problemas cardiovasculares, etc. Por isto devemos evitar, de todas as formas possíveis, este mal.
Um dos problemas que se agrava devido a extenuação nervosa e que afeta muita gente é a obesidade. A elevação do cortisol altera os níveis de açúcar no sangue e provoca acúmulo de gordura, especialmente no abdome.
Como combater o stress e ficar livre da dor.
Existem vários jeitos recomendados para controlar a dor. Alguns, são formas realmente valiosas, e vale a pena comentar. Veja só:
A primeira atitude, estando você estressado ou não, é investigar o motivo, ou a raiz do estado doloroso. Este é um cuidado fundamental, principalmente se sua dor for constante. Investigar a origem é questão essencial para conseguir obter a cura. Só a partir de fatos concretos, poderá ser realizado um tratamento adequado.
Aprender a lidar com os aborrecimentos do cotidiano também é um passo importante no sentido de resolver o problema. Saber conviver com sentimentos negativos como raiva, medo, frustração, e encará-los sem armazenar angústias e tensões é muito bom. Lidar com tudo isto sem inculcação e sem guardar mágoas, evita sobrecarga na musculatura das costas, eliminando boa parte do sofrimento.
Existem técnicas de tratamento alternativo que podem minorar as dores lombares, causadas pela tensão nervosa. Algumas terapias são excelentes aliadas . Uma delas é a acupuntura, que trabalha o corpo, promovendo o relaxamento muscular.
Mas há também a Yoga, o Pilates e Shiatsu,. A constância nestes tratamentos resulta em diminuição do stress e alívio das algias. Saiba um pouco sobre cada um deles e diminua seu padecimento.
Acupuntura e outras técnicas: solução para o stress e para a dor.
Acupuntura
A acupuntura é uma técnica milenar que tem origem na medicina tradicional chinesa. Consiste na aplicação de agulhas muito finas, em partes estratégicas do corpo, onde encontram-se terminações nervosas.
O organismo responde às pequenas picadas, tratando-as como micro lesões e passa a atuar para repará-las. Isto provoca aumento da irrigação sanguínea na área que está sujeita à agulha. Imediatamente, substâncias como a serotonina ou endorfina são secretadas trazendo relaxamento e promovendo o bem-estar.
Yoga
A Yoga é ótima opção para minimizar as dores nas costas. Ela alonga os músculos e favorece o tônus muscular.
Yoga é uma prática de mente-corpo que combina poses físicas, respiração controlada e meditação ou relaxamento. Yoga pode ajudar a reduzir o estresse, diminuir apressão arterial e diminuir sua freqüência cardíaca. E quase qualquer um pode fazê–lo.
- Redução do estresse. Vários estudos têm mostrado que a ioga pode ajudar a reduzir o stress e ansiedade. Ele também pode melhorar seu humor e sensação geral debem-estar.
- Melhora da saúde. Praticar ioga pode levar à melhoria do equilíbrio, flexibilidade, amplitude de movimento e força.
- Gerenciamento de condições crônicas. Yoga pode ajudar a reduzir os fatores de risco para doenças crônicas, tais como doença cardíaca e pressão arterial elevada. Yoga também pode ajudar a aliviar condições crônicas, tais como depressão, dor, ansiedade e insônia.
Pilates
O pilates é uma técnica que também auxilia no combate às percepções dolorosas. Praticando-a você poderá fortalecer a musculatura que mantém estável a coluna. Poderá também trabalhar o equilíbrio. A alternativa confere maior equilíbrio ao corpo, ajudando no tratamento.
Shiatsu
O shiatsu uma técnica de origem japonesa, derivada da medicina tradicional chinesa. Trata os males através de pressão em regiões específicas, que são chamadas meridianos ou canais de energia. Estas áreas são pressionadas com os dedos para reduzir as tensões musculares e acabar com as sensações dolorosas.
Shiatsu é uma terapia física que suporta e reforça a capacidade natural do corpo para curar e equilibrar–se. Ele funciona na pessoa como um todo – não só com o corpo físico, mas também com os aspectos psicológicos, emocionais e espirituais do ser.
Stress contribui para dor nas costas
Dores nas costas? Se você sente pode ser sinal de estresse. Os músculos das costas e do pescoço, são bastante sensíveis às condições estressantes. A mínima tensão pode desencadear pressão sobre os nervos espinhais e estes quando são comprimidos causam dor. Ocorre, na verdade, um ciclo vicioso: O stress causa tensão muscular – que leva à dor – que gera maior tensão – que vai aumentar o stress.
A solução é aliviar o stress, a ansiedade, o nervosismo e a irritação. E para isto, além das terapias já sugeridas acima, você pode adotar também alongamentos e exercícios aeróbicos.
Atividades aeróbias bloqueiam os hormônios causadores do stress e liberam endorfinas do bem-estar. Endorfinas aliviam estresse, combatem as dores, reduzem a tensão nervosa e atuam como analgésico natural.
Stress agrava a dor, mas você pode apostar em muitas opções para eliminar este incômodo. Algumas delas estão aqui.
Você conhece alguma outra alternativa para aliviar a lombalgia? Conte para nós. E se você achou útil este artigo, envie a seus amigos que estejam sofrendo desta dor. Eles vão gostar de saber que existem outras alternativas para se cuidar.