Transcutaneous Electrical Nerve Stimulation – este é o nome original para a sigla TENS, que significa Neuroestimulação Elétrica Transcutânea. Você já ouviu falar sobre esta técnica e seus benefícios? Continue lendo para saber como ela pode ajudar no controle da dor.
O objetivo do TENS é realmente trazer alívio da dor, pois ele proporciona analgesia e relaxamento muscular, ajudando a interromper o ciclo de dor.
As correntes elétricas produzidas pelo aparelho de TENS são suaves, capazes de impedir ou atenuar as mensagens de dor sendo transmitidos para o cérebro e pode aumentar o nível de endorfinas (analgésicos naturais produzidos pelo cérebro).
10 Benefícios do TENS
1. Não invasivo e sem medicamentos
2. Rápido e fácil de usar
3. Portátil
4. Raros efeitos colaterais
5. Pode ser usado para tratar dores crônicas e agudas
6. Pode fornecer alívio para uma ampla gama de condições
7. Pode ser usado em conjunto com outros tratamentos
8. Pode ser usado para tratar dores em áreas de difícil acesso
9. Pode fornecer alívio por até 24 horas
10. Pode ajudar a melhorar a amplitude de movimento e a circulação
TENS é um recurso popularmente usado em terapias, da competência do médico fisiatra ou o fisioterapeuta e atua diretamente no local da dor. Isso não significa que a técnica irá curar a patologia, mas vai causar enorme alívio, justamente porque o TENS atua na dor de forma direta.
Esta técnica só é utilizada com acompanhamento e indicação de um médico. Se você está, por exemplo, com muita dor na coluna o tratamento terapêutico vai ajudar a amenizar e aliviar sua dor de forma imediata, porém é preciso informar que o TENS sozinho não resolve o problema.
Vamos enfatizar: o TENS atua na dor, entendemos que a dor é um sintoma de algo que a origina, por isso será necessário tratamentos e medicamentos juntamente com exercícios para uma reabilitação otimizada que resolvam o que está por trás da dor.
As causas das dores podem ser inúmeras, como inflamação, trauma, lesão, problemas neurológicos, bem como os fatores perpetuantes da dor, como má postura, encurtamentos musculares, excesso de peso, sobrecarga, excesso de treino.
É importante que seu médico faça o diagnóstico correto, veja o que está causando o problema e não apenas alivie as dores com o TENS.
Em suma, é importante um tratamento multidisciplinar de reabilitação, com diversas terapias, sejam elas o TENS, o ultrassom terapêutico, a acupuntura, a terapia por ondas de choque e os exercícios de alongamento e cinesioterapia, que podem também ser associados a otimização analgésica, infiltrações e bloqueios anestésicos realizados pelo seu especialista.
Como o TENS funciona
A técnica, como já mencionamos, chama-se Neuroestimulação Elétrica Transcutânea, utiliza uma corrente elétrica de baixa voltagem para proporcionar analgesia. Para isso é utilizado um aparelho, o qual tem faixas de vários tamanhos para ser aplicada na pele diretamente no local da dor.
A intensidade da frequência é indicada de acordo com cada tipo de lesão. Por exemplo, se sua dor é crônica pode ser utilizado uma frequência baixa, cerca de 25Hz. Já em casos de dor aguda pós-operatória, a frequência pode ser mais alta, cerca de 100 a 200Hz.
O interessante é que para cada caso existe um mecanismo de ação, como uma estimulação de liberação de endorfinas que prolongam a analgesia.
O motivo pelo qual o TENS é capaz de atuar na dor é que ele ativa um mecanismo do sistema nervoso, o sistema inibitório descendente de dor, por isso acaba por amenizar a dor.
Não há efeitos colaterais e nem risco para quem o utiliza, o TENS não possui característica de dependência, diferente de alguns remédios.
É por esse é outros motivos, mas principalmente por causa do alívio imediato da dor, que o TENS se tornou um método de tratamento muito conhecido e utilizado, além de ser o preferido de alguns médicos e terapeutas.
O tempo esperado para o efeito de alivio da dor e vai depender de diversos fatores. Geralmente a duração da aplicação do TENS é de 20 a 40 minutos. Durante esse tempo o paciente pode sentir uma sensação de formigamento entre os eletrodos, sendo até uma sensação forte, mas não é dolorosa.
O TENS convencional tende a ter um rápido início de analgesia, mas perde seu efeito rapidamente quando a estimulação é desativada. O efeito analgésico da TENS de baixa frequência leva mais tempo para ser alcançado, mas o alívio da dor produzido pelos opióides endógenos pode durar por algum tempo. Os efeitos analgésicos pós-estimulação da TENS podem, portanto, durar de cinco minutos a 18 horas.
Estudos sugerem que o acúmulo ou depleção de opioides endógenos pode influenciar a força e a duração da analgesia pós-estimulação
Apesar da analgesia do TENS ser importante, não se pode eliminar os exercícios de reabilitação. Ficar sem dor pode ser um problema no sentido de que o paciente passa a considerar que está curado, deixando de ter precaução e cuidado, não poupar a estrutura que está inflamada ou com qualquer outro sintoma. É importante o tempo de regeneração e cicatrização da lesão.
Isso tudo pode acarretar uma piora no tratamento. É necessário saber que existe um limite e é a dor que impõe esse limite muitas vezes. Sentir dor é algo chato, incomoda, mas é ela que avisa que algo está errado e que precisa ser analisado e corrigido.
É de extrema importância que você procure um médico assim que começar a sentir alguma dor que não resolve com medicamentos simples. A dor pode ser o indício de que algo não vai bem e que precisa ser analisado.
Esse tipo de método é muito usado em tratamento pós-operatório, por isso, o médico já sabe o problema e sabe que o local pode ficar dolorido. O paciente também sabe que precisa tomar cuidado com a área operada e por isso o TENS é indicado nestes casos.
O TENS é indicado para quais doenças?
Além do tratamento pós-operatório, o TENS também pode ser usado em alguns procedimentos para aliviar dores de algumas doenças, sendo vários os problemas indicados, como dor no pescoço. Essa dor pode acontecer por vários motivos, por isso seu médico precisa analisar e ver o que causou a dor antes de fazer a terapia com o TENS.
Veja para quais outros problemas o TENS pode ser indicado:
- tendinite;
- lumbago;
- doenças reumáticas como osteoartrite e artrite reumatóide;
- dorsalgia;
- entorses;
- ciática;
- luxações;
- epicondilite medial
- outras patologias músculo-esqueléticas.
O TENS também é muito usado em casos de câncer em fase terminal, há casos em que o paciente sente dor e a terapia traz o alívio imediato já que o TENS atenua a a dor usando a neuroestimulação. Esse tratamento é vantajoso no quadro de câncer porque ajuda a reduzir a quantidade de medicamentos consumidos pelo paciente na fase final da doença.
Apesar de não haver efeitos colaterais, há alguns pacientes com algumas condições médicas não podem submeter ao tratamento devido às ondas, como mulheres grávidas ou que estão amamentando, pessoas com marcapasso e com distúrbio do ritmo cardíaco.
TENS pode ser contra-indicado em alguns casos, como os seguintes:
1. Gravidez
2. Epilepsia
3. Marcapassos
4. Feridas abertas
5. Arritmia cardíaca
6. Malignidade
7. Infecção
8. Varizes
9. Inflamação aguda
10. Trombose
Importante: Requer avaliação do médico ou fisioterapeuta
Referências bibliográficas
University of Iowa – Transcutaneous electrical nerve stimulator
Dor tem Tratamento – Centro de Dor e Acupuntura Médica em São Paulo – SP
Médicos Especialistas em Dor e Acupuntura do HC-FMUSP
Os especialistas em medicina da dor são médicos treinados e qualificados para oferecer avaliação integrada e especializada e gerenciamento da dor usando seu conhecimento único e conjunto de habilidades no contexto de uma equipe multidisciplinar.
O tratamento da dor visa reduzir a dor, abordando o impacto emocional da dor, ajudando os pacientes a se moverem melhor e aumentando o bem-estar por meio de uma variedade de terapias, incluindo terapia medicamentosa e intervenções.
Se você está vivendo com uma dor que persiste por mais de três meses e está afetando sua capacidade de continuar com a vida cotidiana, provavelmente está sentindo dor crônica.
Nossos médicos especialistas em controle da dor em São Paulo trabalham em estreita colaboração com outros especialistas como parte de uma equipe multidisciplinar para fornecer uma abordagem holística e um resultado ideal para a dor crônica, seja qual for a causa.
As técnicas usadas no controle da dor dependerão da natureza e gravidade da dor, mas nossos especialistas em dor têm experiência especial para ajudar com a dor.
-
01.Tratamento conservador de dor
Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisioterapia, Infiltrações, Bloqueios Anestésicos, Toxina Botulínica. -
02.Excelência em um só lugar
A avaliação e tratamento da dor é a especialidade de nossos Médicos especialistas em Dor. -
03.Tratamento individualizado
Plano de tratamento com medicamentos, terapias minimamente invasivas e fisioterapia.
Atendemos todos os Planos de Saúde pelo Reembolso.
O reembolso ou livre escolha é uma opção de atendimento a usuários de planos de saúde que não está vinculada à rede de prestadores contratados ou cujo procedimento específico não está contratado.
Não atendemos diretamente por convênio. Nosso foco é um atendimento especializado no paciente. Assim, separamos pelo menos 60-90 minutos para consulta, exame e avaliação do paciente.
O processo na maioria das vezes é digital (pelo Smartphone, tablet ou computador) é simples. O valor reembolsado corresponde a uma tabela de valores da própria operadora e pode cobrir todo o procedimento ou parte dele. Lembrando que a parte não reembolsada pode ser abatida no imposto de renda pessoa física (IRPF).
Clínica Dr. Hong Jin Pai – Centro de Dor, Acupuntura Médica, Fisiatria e Reabilitação.
Al. Jaú 687 – São Paulo – SP
Atendimento de segunda a sábado.
4 Comentários
Deixe o seu comentário.
Utilizo o TENS para alivio da dor neuropática (plexo braquial do membro sup. esq.);todavia, tenho obtido massa muscular, robustez do braço e não tanto o alivio da dor. Faço uma sessão de 15′. aprox., a intensidade suportável. O médico diz apenas que devo continuar. Será que estou a fazer algo mal? Estou a tomar medicamentos para alivio da dor. Numa escala de 0 a 10, centra-se em 3/4. Na mudança de tempo, por vezes, aparece a dor irruptiva( 6/7) que pode demorar horas ou mesmo dias.
Joaquim Tomé
Utilizo o TENS para alivio da dor neuropática (plexo braquial do membro sup. esq.);todavia, tenho obtido massa muscular, robustez do braço e não tanto o alivio da dor. Faço uma sessão de 15′. aprox., a intensidade suportável. O médico diz apenas que devo continuar. Será que estou a fazer algo mal? Estou a tomar medicamentos para alivio da dor. Numa escala de 0 a 10, centra-se em 3/4. Na mudança de tempo, por vezes, aparece a dor irruptiva( 6/7) que pode demorar horas ou mesmo dias.
Joaquim Tomé
O uso do Tens será se ajuda no alívio após procedimentos corporais dolorosos ?
Bom sou estudante de fisioterapia do 9 período tenho um amigo que está passando um processo degenerativo tens ele pode ser peça fundamental para seu tratamento de acordo com sua lesão?