Já foi o tempo em que a mulher grávida era tratada como uma boneca de porcelana, a gestação já foi encarada como uma “doença”, em que a gestante mal podia sair à rua, realizar atividades normais do cotidiano. Hoje a gestação é enxergada de forma diferente, com certa magia, cuidados, porém com mais tranqüilidade, o que é excelente para a saúde da mulher e do bebê.
Realizar esporte na gravidez¸ há décadas atrás, era inconcebível, hoje a medicina e a educação física não só aceitam esta prática como recomendam, pois há inúmeros benefícios envolvendo a atividade física durante a gestação. Acompanhe o texto para conhecer quais são estes benefícios e os cuidados que se deve ter.
Benefícios do esporte na gravidez
Muitas mulheres que já praticam atividade física antes de engravidar passam a se perguntar se continuam a praticar o esporte na gravidez ou se interrompem esta prática pelos próximos meses. É um erro interromper sem antes conversar com o obstetra, afinal, o esporte pode melhorar a qualidade da gestação, a saúde do bebê e da mãe, veja os principais benefícios:
- Fortalecimento do assoalho pélvico: a atividade física fortalece e dá flexibilidade aos músculos, inclusive os músculos pélvicos, o que ajuda a sustentar o peso do bebê e ajuda também na hora do parto e da recuperação pós-parto;
- Melhora na circulação: uma das alterações que o corpo feminino sofre durante a gestação é a mudança na circulação sanguínea, o que causa os inchaços nas pernas, mas com o esporte na gravidez, a circulação se torna mais eficiente e bem distribuída;
- Melhora na capacidade cardiorrespiratória: com o crescimento do bebê, as caixa torácica se altera de posição, os pulmões ficam apertados e assim pode ocorrer em muitas mulheres a dificuldade de respiração, mas a atividade física pode devolver e aprimorar a respiração, o que é essencial para a oxigenação do feto e de todo o organismo;
- Regulação hormonal: a atividade física é pioneira em regular as taxas hormonais, reduzindo o nível de cortisol, aumentando os níveis de endorfina, isto oferece sensação de bem-estar, redução do estresse e irritabilidade, consequentemente reduz as chances da gestante desenvolver depressão pós-parto;
- Controle do peso: o ganho de peso exacerbado é um fator de mal estar, dores, queda da autoestima, mas com o esporte na gravidez, é possível controlar o ganho excessivo de peso, tornando a recuperação pós-parto mais rápida.
Cuidados relacionados ao esporte na gravidez
No primeiro trimestre não é aconselhável a prática esportiva, pois se trata de um período com mais riscos, portanto é essencial consultar o obstetra, realizar avaliações e somente praticar esporte na gravidez com recomendação médica, além disso, é preciso ter alguns cuidados específicos:
- Climatização apropriada;
- Observação dos batimentos cardíacos;
- Muita hidratação;
- Alimentação adequada (consulte um nutricionista);
- Adequar a carga, frequência e intensidade de acordo com as condições físicas e fase da gestação
- Escolha do esporte na gravidez: não há restrições específicas, mas a maioria dos obtetras recomenda Yoga, Pilates, natação, musculação adaptada, dança e corrida ou caminhada.
AL. JAÚ 687 – JARDIM PAULISTA – SÃO PAULO – SP
Clínica de Dor, Fisiatria e Acupuntura Médica
Clínica médica especializada localizada na região dos Jardins, próximo à Av. Paulista, em São Paulo — SP.
Centro de Dor, com médicos especialistas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Tratamento por Ondas de Choque, Infiltrações, Bloqueios anestésicos e Acupuntura Médica
Dor tem Tratamento – Centro de Dor e Acupuntura Médica em São Paulo – SP
Médicos Especialistas em Dor e Acupuntura do HC-FMUSP
Os especialistas em medicina da dor são médicos especialmente treinados e qualificados para oferecer avaliação integrada e especializada e gerenciamento da dor usando seu conhecimento único e conjunto de habilidades no contexto de uma equipe multidisciplinar.
O tratamento da dor visa reduzir a dor, abordando o impacto emocional da dor, ajudando os pacientes a se moverem melhor e aumentando o bem-estar por meio de uma variedade de tratamentos, incluindo medicamentos, fisioterapia, acupuntura, ondas de choque e procedimentos minimamente intervencionistas.
Se você está vivendo com uma dor persistente há mais de 3 meses, provavelmente está sentindo dor crônica.
Nossos médicos especialistas em controle da dor em São Paulo trabalham em estreita colaboração com outros especialistas como parte de uma equipe multidisciplinar para fornecer uma abordagem holística e um resultado ideal para a dor crônica, seja qual for a causa.
As técnicas usadas no controle da dor dependerão da natureza e gravidade da dor, mas nossos especialistas em dor têm experiência para ajudar com a dor.
-
01.Tratamento conservador de dor
Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisioterapia, Infiltrações, Bloqueios Anestésicos, Toxina Botulínica. -
02.Excelência em um só lugar
A avaliação e tratamento da dor é a especialidade de nossos Médicos especialistas em Dor. -
03.Tratamento individualizado
Plano de tratamento com medicamentos, terapias minimamente invasivas e fisioterapia.
Atendemos todos os Planos de Saúde pelo Reembolso.
O reembolso ou livre escolha é uma opção de atendimento a usuários de planos de saúde que não está vinculada à rede de prestadores contratados ou cujo procedimento específico não está contratado.
Não atendemos diretamente por convênio. Nosso foco é um atendimento especializado no paciente. Assim, separamos pelo menos 60-90 minutos para consulta, exame e avaliação do paciente.
O processo na maioria das vezes é digital (pelo Smartphone, tablet ou computador) é simples. O valor reembolsado corresponde a uma tabela de valores da própria operadora e pode cobrir todo o procedimento ou parte dele. Lembrando que a parte não reembolsada pode ser abatida no imposto de renda pessoa física (IRPF).
Clínica Dr. Hong Jin Pai – Centro de Dor, Acupuntura Médica, Fisiatria e Reabilitação.
Al. Jaú 687 – São Paulo – SP
Atendimento de segunda a sábado.