O que de fato está causando seu cansaço contínuo?
Sentir-se cansado pode parecer o sintoma mais comum da vida moderna. Muitas vezes é um subproduto do nosso estilo de vida. De sempre estar correndo, de não parar 24 horas por dia, de adormecer com o computador por perto e acordar com o toque do celular.
Mas sentir cansaço sempre, aquela sensação crônica e contínua de fadiga, também pode ser sinal de algo mais sério do que passar muito tempo na frente de uma tela. Pode indicar a presença de algo em uma ampla gama de patologias. Mesmo que isso soe um pouco assustador, a maioria dessas opções, e a fadiga que as acompanha, pode ser tratada.
Veja como distinguir a “fadiga moderna” da fadiga que requer ajuda médica.
Anemia
Anemia significa que você não possui a quantidade adequada de glóbulos vermelhos para levar oxigênio a todos os pontos do corpo. Menos oxigênio significa menos energia e mais fadiga. “As pessoas costumam ser bem capazes de produzir células sanguíneas, mas se você perde mais do que consegue produzir, é possível que sinta fadiga”, de acordo com o Dr. Marcus Pai, especialista em reabilitação e dor.
As formas mais comuns de anemia ocorrem quando há deficiência de ferro no organismo, que por sua vez pode ser o resultado de uma cirurgia bariátrica, ciclos menstruais muito intensos, doenças crônicas e/ou deficiência de vitaminas.
Um exame simples pode verificar se você está anêmico. O tratamento depende do que está causando sua falta de glóbulos vermelhos. Quaisquer patologias subjacentes devem ser tratadas primeiro. Caso contrário, o seu médico pode recomendar suplementos vitamínicos e/ou alterações na sua dieta.
Doença celíaca
A doença celíaca é uma doença autoimune que faz com que o sistema imunológico ataque o intestino delgado após a ingestão de glúten, proteína encontrada em trigo, centeio, cevada e outros.
“O intestino delgado fica tão comprometido que você não absorve os nutrientes de que precisa da forma correta”, de acordo com o doutor.
Este problema pode levar não só à fadiga, mas também a anemia, diarreia e perda de peso. O único tratamento é evitar alimentos que contenham glúten. Alimentos naturalmente sem glúten são: frutas e legumes, peixe e carne, feijão, arroz, batata e quinoa.
Apneia do Sono
A apneia do sono é mais do que só uma dificuldade de conseguir um sono restaurador. É quando suas vias aéreas se fecham e você para de respirar de verdade várias vezes durante a noite, o que, desnecessário dizer, o acorda com rapidez. Por causa dessas interrupções frequentes, as pessoas com apneia do sono ficam exaustas. É mais comum em pessoas obesas e a obesidade aumenta o risco de pressão alta, doenças cardíacas e derrame.
O tratamento para apneia do sono é feito através de um dispositivo de pressão positiva contínua (CPAP) que mantém as vias aéreas abertas enquanto você dorme. Máquinas de CPAP funcionam, mas muitas pessoas não gostam de usá-las e estão optando por dispositivos orais disponíveis no mercado. A única cura real para a apneia do sono é perder peso ou submeter-se a cirurgia para remover tecido da garganta.
Síndrome de fadiga crônica
O sintoma definidor da síndrome da fadiga crônica (ou encefalomielite miálgica) é, claro, a fadiga. Mas essa fadiga possui características específicas. É a fadiga que dura pelo menos seis meses, piora com o esforço mental ou físico, e que não melhora não importa o quanto você descanse. É mais comum em mulheres na faixa dos 40 e 50 anos.
Ninguém sabe ao certo o que causa a fadiga crônica, e em geral é diagnosticada após o descarte de outros males e leva em conta outros sintomas comuns, como dor de garganta, inchaço dos gânglios linfáticos, dores musculares e problemas de concentração.
Não há cura para a doença ou mesmo um tratamento específico. Em vez disso, mudanças no estilo de vida como ditar o próprio ritmo podem garantir mais energia. Algumas pessoas se beneficiam de medicação ou terapia cognitiva.
Fibromialgia
Fadiga não é o sintoma mais pronunciado de fibromialgia (que é a dor), mas é um grande fator, junto com problemas de memória e oscilações de humor e dificuldades em dormir. A doença é mais comum em mulheres. Os cientistas não entendem a fibromialgia por completo, mas acreditam que pode ser causada por mudanças na forma como o cérebro processa os sinais de dor.
Enquanto não há cura, uma variedade de medicamentos pode ajudar a controlar os sintomas de fibromialgia. Exercício, relaxamento e redução do estresse também podem ajudar.
Certos antidepressivos podem ajudar a aliviar a fadiga da fibromialgia, e não apenas controlar a dor, que é exaustiva por si mesma, mas outros mecanismos também podem ser úteis, de acordo com a Mayo Clinic.
Dor crônica
Estar em constante dor, seja por qual for o motivo, vai cansar você.
Seu corpo está ocupado lidando com a inflamação que está causando a doença. Lidar com a dor também pode dificultar o sono e a prática de exercícios, aumentando a sensação de degradação. Certos medicamentos para aliviar a dor também podem consumir sua energia.
Contate o seu médico para ver se há uma maneira de tratar a patologia subjacente causadora da dor ao mesmo tempo em que trata dessa sensação de cansaço. Qualquer doença crônica, não apenas a dor crônica, pode causar fadiga porque desvia a energia da vida cotidiana.
Problemas de tireoide
Tanto uma tireoide muito ativa como uma pouco ativa podem causar fatiga. A culpada mais comum é uma glândula pouco ativa, a que não produz hormônio tireoidiano suficiente. Ter uma tireoide pouco ativa, também chamada de hipotireoidismo, também pode significar ganho de peso e dores musculares.
“Quando a tireoide trabalhava mais devagar, o corpo compensa até certo ponto, mas se a glândula for incapaz de liberar uma quantidade normal do hormônio tireoidiano por dia, o corpo perderá, aos poucos, a capacidade de gerar energia, não apenas para o dia-a-dia, mas também para o crescimento e metabolismo das células”, de acordo com o Dr. Santana.
O hipotireoidismo é tratado com reposição do hormônio tireoidiano. Medicamentos diferentes e às vezes cirurgia podem tratar uma glândula hiperativa, também chamada de hipertireoidismo.
Depressão
O estresse da vida cotidiana pode cansar você. Estar deprimido ou ansioso pode ser o responsável por grande parte deste quadro. Fadiga devido a depressão é mais do que apenas falta de energia diária; é também apatia, problemas de concentração e memória, é sentir-se oprimido e desmotivado.
O que pode se tornar um ciclo vicioso, com a depressão alimentando a fadiga, que alimenta a depressão. E alguns antidepressivos podem piorar a situação. Converse com seu médico sobre antidepressivos que não causem fadiga e explorem tratamentos não medicamentosos como a terapia comportamental cognitiva.
AL. JAÚ 687 – JARDIM PAULISTA – SÃO PAULO – SP
Clínica de Dor, Fisiatria e Acupuntura Médica
Clínica médica especializada localizada na região dos Jardins, próximo à Av. Paulista, em São Paulo — SP.
Centro de Dor, com médicos especialistas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Tratamento por Ondas de Choque, Infiltrações, Bloqueios anestésicos e Acupuntura Médica
Dor tem Tratamento – Centro de Dor e Acupuntura Médica em São Paulo – SP
Médicos Especialistas em Dor e Acupuntura do HC-FMUSP
Os especialistas em medicina da dor são médicos especialmente treinados e qualificados para oferecer avaliação integrada e especializada e gerenciamento da dor usando seu conhecimento único e conjunto de habilidades no contexto de uma equipe multidisciplinar.
O tratamento da dor visa reduzir a dor, abordando o impacto emocional da dor, ajudando os pacientes a se moverem melhor e aumentando o bem-estar por meio de uma variedade de tratamentos, incluindo medicamentos, fisioterapia, acupuntura, ondas de choque e procedimentos minimamente intervencionistas.
Se você está vivendo com uma dor persistente há mais de 3 meses, provavelmente está sentindo dor crônica.
Nossos médicos especialistas em controle da dor em São Paulo trabalham em estreita colaboração com outros especialistas como parte de uma equipe multidisciplinar para fornecer uma abordagem holística e um resultado ideal para a dor crônica, seja qual for a causa.
As técnicas usadas no controle da dor dependerão da natureza e gravidade da dor, mas nossos especialistas em dor têm experiência para ajudar com a dor.
-
01.Tratamento conservador de dor
Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisioterapia, Infiltrações, Bloqueios Anestésicos, Toxina Botulínica. -
02.Excelência em um só lugar
A avaliação e tratamento da dor é a especialidade de nossos Médicos especialistas em Dor. -
03.Tratamento individualizado
Plano de tratamento com medicamentos, terapias minimamente invasivas e fisioterapia.
Atendemos todos os Planos de Saúde pelo Reembolso.
O reembolso ou livre escolha é uma opção de atendimento a usuários de planos de saúde que não está vinculada à rede de prestadores contratados ou cujo procedimento específico não está contratado.
Não atendemos diretamente por convênio. Nosso foco é um atendimento especializado no paciente. Assim, separamos pelo menos 60-90 minutos para consulta, exame e avaliação do paciente.
O processo na maioria das vezes é digital (pelo Smartphone, tablet ou computador) é simples. O valor reembolsado corresponde a uma tabela de valores da própria operadora e pode cobrir todo o procedimento ou parte dele. Lembrando que a parte não reembolsada pode ser abatida no imposto de renda pessoa física (IRPF).
Clínica Dr. Hong Jin Pai – Centro de Dor, Acupuntura Médica, Fisiatria e Reabilitação.
Al. Jaú 687 – São Paulo – SP
Atendimento de segunda a sábado.