Sobre a síndrome do túnel do carpo
Síndrome do túnel do carpo compreende potencialmente sintomas sensoriais e/ou motoras na mão. Cerca de 1 em cada 10 pessoas desenvolvem a síndrome do túnel do carpo, em algum momento, e é mais comum em mulheres.
Em um estudo no Reino Unido verificou-se uma incidência de 139,4 casos a cada 100.000 mulheres por ano e 67,2 casos a cada 100.000 homens.
Os sintomas da síndrome do túnel do carpo são causados pela compressão do nervo mediano no túnel do carpo no punho e leva a dormência, formigamento e sensações de queimadura, e uma dor na mão e dedos.
Estes sintomas surgem geralmente nos dedos polegar, indicador, médio e anelar, mas pode afetar o dedo mindinho e/ou a palma da mão. Eles geralmente ocorrem à noite, muitas vezes acordando o paciente do sono, mas pode ser aliviado em poucos minutos, ao agitar a mão.
A dor, por vezes, começa no antebraço e vai para o cotovelo alcançando o ombro ou começo do pescoço.
Outros sintomas menos comuns incluem fraqueza, pele seca, inchaço ou mudanças de cor e movimentação da mão. Os sintomas podem reaparecer durante o dia quando as mãos são usadas para o transporte de coisas e em atividades que envolvem o uso das mãos como dirigir ou usar um teclado.
Os fatores predisponentes incluem a predisposição genética, diabetes mellitus, gravidez, obesidade, mixedema, acromegalia e infiltração do retináculo flexor na amiloidose primária e hereditária.
Síndrome do túnel do carpo também pode ocorrer como consequência do comprometimento do pulso articular na artrite reumatoide ou osteoartrite, ou deformidade relacionada a uma fratura de idade.
Não se sabe se o uso excessivo das mãos pode ser uma das causas da síndrome, embora a maioria dos pacientes relata que os sintomas são agravados pelo uso excessivo das mãos. Atuais opções de tratamento convencionais são talas, injeções de corticosteroides locais e cirurgia.
Como a acupuntura pode ajudar
Este artigo fala do uso da acupuntura no tratamento da síndrome do túnel do carpo.
Há também artigos sobre a dor neuropática, osteoartrite e artrite reumatoide.
Houve uma revisão sistemática, que demonstrou que a acupuntura é uma terapia sintomática de síndrome do túnel do carpo, mas os resultados ainda não são convincentes.
Além disso, há poucos ensaios clínicos randomizados, publicados desde esta revisão sistemática. Todos realizados com a síndrome do túnel do carpo de leve a moderada. Dois realizados com acupuntura em comparação com a acupuntura sham.
Em ambos os casos a acupuntura trouxe mais melhorias em relação aos níveis de linha de base, mas em uma versão real foi superior ao tratamento simulado. Tais resultados contraditórios são comuns em ensaios de acupuntura sham, para intervenções “sham” não utiliza-se placebos inertes, portanto, potencialmente subestima-se o efeito da acupuntura ‘real’, o que torna a interpretação dos resultados difíceis.
Em um estudo randomizado de acupuntura, 64 pacientes foram avaliados. Encontrou-se que o tratamento de acupuntura realizado durante 4 semanas (8 sessões no total), resultou em melhora na escala de sintomas globais dos pacientes, além de melhora neurofisiológica (avaliada pela eletroneuomiografia).
Os pacientes que foram submetidos à acupuntura apresentaram evolução positiva na velocidade de condução nervosa.
Em geral, acredita-se que a acupuntura ajuda estimular o sistema nervoso e provocar a liberação de moléculas mensageiras neuroquímicas. As alterações bioquímicas resultantes influenciam os mecanismos homeostáticos do corpo, promovendo, assim, o bem-estar físico e emocional.
Pesquisas médicas recentes mostram que o tratamento com acupuntura pode ajudar especificamente na gestão da síndrome do túnel do carpo ao:
- Agir em áreas do cérebro conhecida por reduzir a sensibilidade à dor e stress, bem como promover relaxamento e desativar o cérebro da função ‘analítica’, sendo responsável pela ansiedade e preocupação
- Aumentar a liberação de adenosina, que possui propriedades anti-nociceptivas
- Regular a rede límbica do cérebro, incluindo o hipotálamo e amígdala
- Induzir a plasticidade cortical (ou seja, o condicionamento do cérebro para parar de processar a entrada de nervo sensorial dos dedos afetados, o que leva a melhora dos sintomas).
AL. JAÚ 687 – JARDIM PAULISTA – SÃO PAULO – SP
Clínica de Dor, Fisiatria e Acupuntura Médica
Clínica médica especializada localizada na região dos Jardins, próximo à Av. Paulista, em São Paulo — SP.
Centro de Dor, com médicos especialistas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Tratamento por Ondas de Choque, Infiltrações, Bloqueios anestésicos e Acupuntura Médica
Dor tem Tratamento – Centro de Dor e Acupuntura Médica em São Paulo – SP
Médicos Especialistas em Dor e Acupuntura do HC-FMUSP
Os especialistas em medicina da dor são médicos especialmente treinados e qualificados para oferecer avaliação integrada e especializada e gerenciamento da dor usando seu conhecimento único e conjunto de habilidades no contexto de uma equipe multidisciplinar.
O tratamento da dor visa reduzir a dor, abordando o impacto emocional da dor, ajudando os pacientes a se moverem melhor e aumentando o bem-estar por meio de uma variedade de tratamentos, incluindo medicamentos, fisioterapia, acupuntura, ondas de choque e procedimentos minimamente intervencionistas.
Se você está vivendo com uma dor persistente há mais de 3 meses, provavelmente está sentindo dor crônica.
Nossos médicos especialistas em controle da dor em São Paulo trabalham em estreita colaboração com outros especialistas como parte de uma equipe multidisciplinar para fornecer uma abordagem holística e um resultado ideal para a dor crônica, seja qual for a causa.
As técnicas usadas no controle da dor dependerão da natureza e gravidade da dor, mas nossos especialistas em dor têm experiência para ajudar com a dor.
-
01.Tratamento conservador de dor
Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisioterapia, Infiltrações, Bloqueios Anestésicos, Toxina Botulínica. -
02.Excelência em um só lugar
A avaliação e tratamento da dor é a especialidade de nossos Médicos especialistas em Dor. -
03.Tratamento individualizado
Plano de tratamento com medicamentos, terapias minimamente invasivas e fisioterapia.
Atendemos todos os Planos de Saúde pelo Reembolso.
O reembolso ou livre escolha é uma opção de atendimento a usuários de planos de saúde que não está vinculada à rede de prestadores contratados ou cujo procedimento específico não está contratado.
Não atendemos diretamente por convênio. Nosso foco é um atendimento especializado no paciente. Assim, separamos pelo menos 60-90 minutos para consulta, exame e avaliação do paciente.
O processo na maioria das vezes é digital (pelo Smartphone, tablet ou computador) é simples. O valor reembolsado corresponde a uma tabela de valores da própria operadora e pode cobrir todo o procedimento ou parte dele. Lembrando que a parte não reembolsada pode ser abatida no imposto de renda pessoa física (IRPF).
Clínica Dr. Hong Jin Pai – Centro de Dor, Acupuntura Médica, Fisiatria e Reabilitação.
Al. Jaú 687 – São Paulo – SP
Atendimento de segunda a sábado.