Todo ano é assim. Chega o outono, chegam também aos consultórios um número cada vez maior de pessoas queixando-se do agravamento de sua bronquite, sinusite, resfriado, rinite, amigdalite e outras doenças respiratórias que não escolhem suas vítimas: atacam crianças e adultos sem distinção de sexo. Doenças que, em alguns casos, poderiam até ser evitadas com cuidados básicos.
Com a chegada do outono e inverno, agravam-se as doenças ligadas ao sistema respiratório.
Além de mudanças bruscas na temperatura, aumentam, os níveis de poluição e a propagação de bactérias e vírus em ambientes fechados. O tratamento com acupuntura reduz a ansiedade e freqüência das crises provocadas por estas doenças, elimina gradualmente o uso de remédios e seus efeitos colaterais, e pode até mesmo curar estes males. Quase sempre estão ligadas a estes três fatores:
– Imunológicos
Pessoas que têm sensibilidade a alimentos, mudanças de temperatura, poluição, pá, ácaros, pelos de animais o principalmente fumaça de cigarro. Esta sensibilidade pode ser de caráter hereditário
– Agentes bacterianos e virais
A proliferação neste período é maior, não só pela maior incidência destes agentes mas também pelos ambientes freqüentemente fechados
– Emocionais
Ansiedade, melancolia, stress e depressão baixam nossa resistência, abrindo a porta para os agentes causadores
Assim, deve-se evitar exposição ao vento frio o mudanças bruscas de temperatura; procurar lugares com ventilação moderada para evitar contaminação; consumir bastante líquido e alimentos sadios; praticar exercícios e cuidar também da saúde emocional.
Neste artigo, vamos falar um pouco mais da asma, que pode ser alérgica, infecciosa (bactéria ou vírus), gripal ou catarral. A asma brônquica pode manifestar-se desde a infância (sabe-se que o fumo na gravidez predispõe o bebê a desenvolver doenças respiratórias, entre elas a asma brônquica). É marcada por broncoespasmos e inflamações na mucosa da árvore brônquica, que geralmente agravam-se à noite – e por períodos de normalidade, recaindo depois devido a fatores entre os acima relacionados. Nas crises, a pessoa com asma reduz sua capacidade de trabalho, altera o humor, sofre dores nas costas, palidez, sudorese noturna, dificuldades de sono regular, boca seca e tosse.
Um dos principais diferenciais da Acupuntura no tratamento das doenças respiratórias é o seu imediato efeito, com possibilidade de diminuição gradativa do uso de remédios de uso contínuo, e eliminação dos efeitos colaterais desconfortáveis destes medicamentos.
O papel da acupuntura
É portanto uma doença complexa, que envolve fatores imunológicos ou a impossibilidade de se evitar suas causas no mundo urbano poluído e estressante que vivemos hoje. Pesquisas recentes têm desenvolvido novas drogas para seu combate, mas ainda não correspondem à solução do problema o provocam desagradáveis efeitos colaterais, entre eles taquicardia, tremores, aumento da pressão arterial, alteração da mucosa bucal e mal estar. Além dos efeitos colaterais comuns ao uso prolongado de corticosteróides, entre eles glaucoma e doenças gastrointestinais como gastrite e úlcera, além de provocar aumento de peso, alterações hormonais, fragilização da pele, diminuição da resistência imunológica e osteoartrose.
Aí reside um dos principais diferenciais da acupuntura no tratamento de doenças respiratórias como a asma: a diminuição gradativa dos remédios utilizados e a conseqüente eliminação destes efeitos colaterais desconfortáveis. Aplicadas nos pontos corretos, as agulhas agem na liberação de endorfinas, provocando efeitos antialérgico, anti-inflamatório, analgésico e broncodilatação, além de aumentar as defesas e promover o equilíbrio emocional.
A duração do tratamento depende do estado geral da pessoa e recomenda-se, no início, de 1 a 2 vezes por semana. Com a melhora dos sintomas, aumenta-se o intervalo entre as aplicações. Na bronquite asmática (alérgica), a intensidade e freqüência das crises são reduzidas e, muitas vezes, só com algumas aplicações, o paciente já pode ter boa melhora. Cerca de 75% dos pacientes podem ter bons resultados com a acupuntura e mais da metade deste grupo pode ficar até “curado”.
AL. JAÚ 687 – JARDIM PAULISTA – SÃO PAULO – SP
Clínica de Dor, Fisiatria e Acupuntura Médica
Clínica médica especializada localizada na região dos Jardins, próximo à Av. Paulista, em São Paulo — SP.
Centro de Dor, com médicos especialistas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Tratamento por Ondas de Choque, Infiltrações, Bloqueios anestésicos e Acupuntura Médica
Dor tem Tratamento – Centro de Dor e Acupuntura Médica em São Paulo – SP
Médicos Especialistas em Dor e Acupuntura do HC-FMUSP
Os especialistas em medicina da dor são médicos especialmente treinados e qualificados para oferecer avaliação integrada e especializada e gerenciamento da dor usando seu conhecimento único e conjunto de habilidades no contexto de uma equipe multidisciplinar.
O tratamento da dor visa reduzir a dor, abordando o impacto emocional da dor, ajudando os pacientes a se moverem melhor e aumentando o bem-estar por meio de uma variedade de tratamentos, incluindo medicamentos, fisioterapia, acupuntura, ondas de choque e procedimentos minimamente intervencionistas.
Se você está vivendo com uma dor persistente há mais de 3 meses, provavelmente está sentindo dor crônica.
Nossos médicos especialistas em controle da dor em São Paulo trabalham em estreita colaboração com outros especialistas como parte de uma equipe multidisciplinar para fornecer uma abordagem holística e um resultado ideal para a dor crônica, seja qual for a causa.
As técnicas usadas no controle da dor dependerão da natureza e gravidade da dor, mas nossos especialistas em dor têm experiência para ajudar com a dor.
-
01.Tratamento conservador de dor
Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisioterapia, Infiltrações, Bloqueios Anestésicos, Toxina Botulínica. -
02.Excelência em um só lugar
A avaliação e tratamento da dor é a especialidade de nossos Médicos especialistas em Dor. -
03.Tratamento individualizado
Plano de tratamento com medicamentos, terapias minimamente invasivas e fisioterapia.
Atendemos todos os Planos de Saúde pelo Reembolso.
O reembolso ou livre escolha é uma opção de atendimento a usuários de planos de saúde que não está vinculada à rede de prestadores contratados ou cujo procedimento específico não está contratado.
Não atendemos diretamente por convênio. Nosso foco é um atendimento especializado no paciente. Assim, separamos pelo menos 60-90 minutos para consulta, exame e avaliação do paciente.
O processo na maioria das vezes é digital (pelo Smartphone, tablet ou computador) é simples. O valor reembolsado corresponde a uma tabela de valores da própria operadora e pode cobrir todo o procedimento ou parte dele. Lembrando que a parte não reembolsada pode ser abatida no imposto de renda pessoa física (IRPF).
Clínica Dr. Hong Jin Pai – Centro de Dor, Acupuntura Médica, Fisiatria e Reabilitação.
Al. Jaú 687 – São Paulo – SP
Atendimento de segunda a sábado.