CENTRO DE TRATAMENTO DE DOR: Dor, Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisiatria e Fisioterapia.

Alimentos ricos em fibras ajudam a normalizar a função intestinal

A importância das fibras alimentares para a saúde já é um consenso entre profissionais de saúde e pesquisadores. Esses benefícios foram comprovados por uma série de estudos e observações clínicas, embora pesquisas atuais ainda estejam em desenvolvimento, envolvendo principalmente a interação entre as fibras e as bactérias intestinais.

Assim, o consumo de fibras alimentares é tido como uma forma segura e natural de manter a saúde intestinal, além de contribuir para outas funções, como o controle dos níveis séricos de glicose e colesterol.

 

O QUE SÃO FIBRAS ALIMENTARES?

De forma geral, podemos definir as fibras alimentares como partes de alimentos de origem vegetal que não são digeridas por nosso organismo, e por isso chegam praticamente intactas ao intestino.

Elas podem ser divididas em dois tipos:

  • Fibras solúveis: Como o próprio nome diz, as fibras solúveis são aquelas que podem ser dissolvidas em água, formando assim um gel de consistência viscosa. Seus principais efeitos ocorrem na absorção de nutrientes, ajudando a controlar os níveis de glicemia e colesterol;
  • Fibras insolúveis: Já as fibras insolúveis, que não se dissolvem em água, tem o seu efeito maior no trânsito intestinal, ajudando a prevenir a constipação e os problemas que ela ocasiona, como a doença diverticular e as hemorroidas.

 

Os dois tipos de fibras normalmente estão presentes nos alimentos de origem vegetal, embora em quantidades diferentes. Por exemplo, as fibras insolvíveis estão mais concentradas em cascas e cereais, enquanto as solúveis se encontram em maiores quantidades nas polpas das frutas e legumes.

Fibras-Alimentares

QUAL O PAPEL DAS FIBRAS NO FUNCIONAMENTO DO INTESTINO?

Falando especificamente do intestino, as fibras alimentares são essenciais para a regulação dos movimentos intestinais, uma vez que elas adicionam volume ao bolo fecal. Isso ocorre porque esses compostos “atraem” água para a luz intestinal, o que por sua vez ajuda a melhorar a consistência e o volume das fezes, ajudando a prevenir e a tratar a constipação.

Além disso, o consumo regular de fibras também contribui para a saúde e a diversidade de bactérias da microbiota intestinal, trazendo benefícios tanto para o funcionamento gástrico quanto para a saúde como um todo.

Entretanto, é importante ressaltar que para usufruir dos efeitos benéficos das fibras alimentares, é necessário manter uma boa hidratação, já que esses efeitos dependem diretamente da presença de água no intestino.

Por isso, quando as fibras são consumidas sem que se beba uma quantidade de água adequada, seu efeito será o oposto do que o esperado: ela pode causar ou piorar o quadro de constipação intestinal.

 

OUTROS BENEFÍCIOS COMPROVADOS DAS FIBRAS

Além de melhorar o trânsito intestinal, as fibras alimentares podem auxiliar em outros processos que ocorrem no organismo, ajudando assim a manter a saúde como um todo.

Por isso, o papel desses compostos vem sendo cada vez mais estudado, como veremos a seguir:

  • Controle da glicemia e melhora da sensibilidade à insulina;
  • Perda de peso;
  • Melhora do perfil lipídico, o que contribui para a saúde cardiovascular.

 

Outros possíveis efeitos das fibras alimentares e da sua ação na microbiota intestinal ainda estão sendo estudados, com resultados preliminares animadores. São eles:

  • Melhor regulação do sistema imunológico;
  • Ação na concentração de neurotransmissores, através do eixo intestino-cérebro.

 

QUANTO DE FIBRA COMER POR DIA?

Embora as recomendações quanto a quantidade diária ideal de fibras alimentares possam variar, para adultos em geral esses valores ficam ao redor de 25 a 30 gramas por dias, acompanhadas de uma ingesta diária de ao menos dois litros de água.

Esses valores, entretanto, podem variar, de acordo com características de cada pessoa, como:

  • Sexo;
  • Idade;
  • Histórico médico.

 

Por isso, antes de aumentar a quantidade de fibras na alimentação, é importante consultar um profissional médico ou de nutrição, para saber os valores adequados para cada caso.

 

 

 

ALIMENTOS RICOS EM FIBRAS

As fibras alimentares estão presentes em alimentos de origem vegetal, como frutas, grãos integrais, oleaginosas, legumes e verduras. Entretanto, alguns alimentos industrializados podem ser enriquecidos com fibras, como ocorre com alguns cereais matinais, pães e biscoitos.

Além disso, existem os suplementos prebióticos, compostos por fibras e que podem ajudar aquelas pessoas que possuem algum tipo de dificuldade para atingir a quantidade diária recomendada dessa substância.

Mas é importante utilizar esses produtos apenas com a orientação de um médico ou nutricionista, para evitar doses excessivas e para que seja avaliada a real necessidade da suplementação.

DICAS PARA AUMENTAR A INDIGESTÃO DE FIBRAS ALIMENTARES

Ingerir quantidades adequadas de fibras alimentares pode ser algo difícil, principalmente em uma sociedade com grande disponibilidade de alimentos processados. Por isso, separamos algumas dicas que podem facilitar esse processo, e assim ajudar na manutenção da saúde intestinal:

  • Dê preferência, quando possível, as versões integrais dos alimentos, sempre atentando para a quantidade informada de fibras por porção disponíveis nos rótulos;
  • Inclua em sua dieta porções diárias de grãos, como feijões, grão de bico e lentilha;
  • Prefira consumir frutas com cascas (quando for adequado);
  • Substitua sucos por frutas frescas;
  • Procure adicionar aveia em vitaminas e outras receitas.

 

ALIMENTOS RICOS EM FIBRAS

Seguem alguns exemplos de alimentos ricos em fibras, que podem ser facilmente incorporados na dieta:

  • Leguminosas, como feijões, ervilha, lentilha, grão-de-bico, soja em grão;
  • Farelos integrais, como de aveia e trigo;
  • Vegetais em geral, como folhas, tomate, brócolis, couve-flor, cenoura, vagem e abobora;
  • Frutas, como ameixa, mamão, melão, tangerina, banana.

 

No caso das frutas, é possível optar também pela sua versão seca, como ocorre com as uvas, ameixa e damasco. Mas, nesses casos, é importante se atentar à quantidade de calorias, pois esses frutos, por não conter água, são menores que suas versões frescas, embora sejam igualmente calóricos.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Li YO, Komarek AR. Dietary fibre basics: Health, nutrition, analysis, and applications. Food Quality and Safety, 2017, 1, 47–5.

Dahl WJ, Stewart ML. Position of the Academy of Nutrition and Dietetics: Health Implications of Dietary Fiber. Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics, 2015, 115 (11), 1861-1870.

clinica dr hong jin pai al jau 687

AL. JAÚ 687 – JARDIM PAULISTA – SÃO PAULO – SP

Clínica de Dor, Fisiatria e Acupuntura Médica

Clínica médica especializada localizada na região dos Jardins, próximo à Av. Paulista, em São Paulo — SP.

Centro de Dor, com médicos especialistas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Tratamento por Ondas de Choque, Infiltrações, Bloqueios anestésicos e Acupuntura Médica

Dor tem Tratamento – Centro de Dor e Acupuntura Médica em São Paulo – SP

TRATAMENTO DE DOR FISIOTERAPIA CLINICA HONG JIN PAI

Médicos Especialistas em Dor e Acupuntura do HC-FMUSP

Os especialistas em medicina da dor são médicos especialmente treinados e qualificados para oferecer avaliação integrada e especializada e gerenciamento da dor usando seu conhecimento único e conjunto de habilidades no contexto de uma equipe multidisciplinar.

O tratamento da dor visa reduzir a dor, abordando o impacto emocional da dor, ajudando os pacientes a se moverem melhor e aumentando o bem-estar por meio de uma variedade de tratamentos, incluindo medicamentos, fisioterapia, acupuntura, ondas de choque e procedimentos minimamente intervencionistas.

Se você está vivendo com uma dor persistente há mais de 3 meses, provavelmente está sentindo dor crônica.

Nossos médicos especialistas em controle da dor em São Paulo trabalham em estreita colaboração com outros especialistas como parte de uma equipe multidisciplinar para fornecer uma abordagem holística e um resultado ideal para a dor crônica, seja qual for a causa.

As técnicas usadas no controle da dor dependerão da natureza e gravidade da dor, mas nossos especialistas em dor têm experiência para ajudar com a dor.

CONSULTA
1
Somos um centro de excelência no tratamento da dor crônica e entendemos como a dor contínua pode afetar todos os aspectos da sua vida.
DIAGNÓSTICO
2
Nós entendemos sua dor e sabemos que uma intervenção bem-sucedida começa com uma avaliação completa e um diagnóstico preciso.
PLANO DE TRATAMENTO
3
Nossa equipe de especialistas pode fornecer uma ampla gama de tratamentos e terapias para ajudá-lo a voltar a viver com qualidade.
RECEPCAO CLINICA HONG JIN PAI
  • 01.Tratamento conservador de dor

    Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisioterapia, Infiltrações, Bloqueios Anestésicos, Toxina Botulínica.
  • 02.Excelência em um só lugar

    A avaliação e tratamento da dor é a especialidade de nossos Médicos especialistas em Dor.
  • 03.Tratamento individualizado

    Plano de tratamento com medicamentos, terapias minimamente invasivas e fisioterapia.
Como é o tratamento inicial?
Em nossa clínica, focamos em tratamentos não cirúrgicos. Para a maioria dos casos, iniciamos um tratamento minimamente invasivo com acupuntura médica + fisioterapia. A duração do tratamento, para dores crônicas, pode ser de pelo menos 1 a 3 meses. Assim como outros tratamentos conservadores (como terapias e exercícios), o sucesso no tratamento depende não apenas da equipe médica, mas também da persistência do paciente em seguir a frequência e o tratamento adequado. Em alguns casos, podemos realizar outros tratamentos para dor, como ondas de choque, toxina botulínica e infiltrações.
Vocês atendem convênio?

Atendemos todos os Planos de Saúde pelo Reembolso.

O reembolso ou livre escolha é uma opção de atendimento a usuários de planos de saúde que não está vinculada à rede de prestadores contratados ou cujo procedimento específico não está contratado.

Não atendemos diretamente por convênio. Nosso foco é um atendimento especializado no paciente. Assim, separamos pelo menos 60-90 minutos para consulta, exame e avaliação do paciente.

O processo na maioria das vezes é digital (pelo Smartphone, tablet ou computador) é simples. O valor reembolsado corresponde a uma tabela de valores da própria operadora e pode cobrir todo o procedimento ou parte dele. Lembrando que a parte não reembolsada pode ser abatida no imposto de renda pessoa física (IRPF).

Quais são as terapias físicas para o tratamento da dor crônica?
Estudos mostram que a fisioterapia e exercícios pode atrasar ou mesmo evitar a necessidade de cirurgia. Em alguns casos, pode aliviar a causa raiz da dor de longo prazo, portanto, medicamentos ou cirurgias não são mais necessários. Na Clínica Dr. Hong Jin Pai, oferecemos uma ampla gama de terapias físicas para tratar a dor de longo prazo e diminuir a necessidade de medicação ou cirurgia.
Quais tratamentos para dor são oferecidos?
Oferecemos uma variedade das melhores e mais confiáveis tratamentos não cirúrgicos, desde acupuntura e fisioterapia em um estágio inicial, assim como procedimentos como dry needling, infiltração de pontos gatilhos, toxina botulínica para dor, tratamento por ondas de choque e bloqueios anestésicos. Somos inovadores em nossa abordagem ao tratamento da dor. Entendemos o efeito que a dor crônica pode ter em todos os aspectos da sua vida e adaptamos nossos pacotes de tratamento para atender você. Como parte do seu pacote multidisciplinar de controle da dor, combinaremos os melhores tratamentos terapêuticos e direcionados para fornecer o equilíbrio certo para você.

Clínica Dr. Hong Jin Pai – Centro de Dor, Acupuntura Médica, Fisiatria e Reabilitação.

Al. Jaú 687 – São Paulo – SP

Atendimento de segunda a sábado.

Dra. Celia Yunes Portiolli

CRM-SP 27971 / RQE 5148 – 19469 | Médica Pediatra e Especialista em Acupuntura. Área de Atuação em Dor pela AMB (Associação Médica Brasileira), Coordenadora do Curso de Especialização em Acupuntura do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado em Medicina Chinesa Médica colaboradora do Ambulatório de Acupuntura do Centro de Dor da Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Professora do Curso de Especialização em Acupuntura do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado em Medicina Chinesa.

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.