A ansiedade é o motivo de vários sintomas que acometem diversas pessoas pelo mundo, principalmente nos dias de hoje.
Você sabia que o termo ansiedade é usado para falar sobre os vários distúrbios do corpo, causados por medo, preocupação ou mesmo nervosismo em excesso?
Esse tipo de reação ocorre quando nos encontramos em situações de muito estresse e até mesmo em alguns momentos normais do dia a dia.
Sim, a ansiedade dá dor no corpo! E esse é um dos sintomas mais comuns da doença, mas a dor pode estar associada a muitos outros fatores.
Então, para te explicar tudo sobre a ansiedade e responder se as dores no seu corpo estão ligadas a ela, continue a leitura.
Conheça também 7 práticas que ajudam a aliviar o estresse e a ansiedade na quarentena.
Vamos falar melhor sobre os sintomas físicos da ansiedade e explicar quais outros fatores podem causar dores no corpo. Acompanhe.
Os sintomas físicos da ansiedade
Vários dos sintomas de ansiedade podem se assemelhar aos de outras doenças, e é justamente por esse motivo que não é tão simples chegar ao diagnóstico exato dessa patologia.
Por isso, vamos entender sobre alguns desses sintomas e como eles se apresentam nesses casos? São eles:
Leia também: Saiba qual é a diferença entre preocupação e ansiedade.
Dor no corpo
Como vimos, sim, a ansiedade dá dor no corpo. A dor no corpo é um sintoma físico que normalmente surge em um transtorno de ansiedade, sendo comumente associada a outros fatores.
Essa dor pode se apresentar de muitas maneiras, podendo afetar até mesmo o corpo por inteiro e atrapalhar a realização de atividades comuns do dia a dia.
Algumas das maneiras de como a dor no corpo pode surgir são:
- Dor de cabeça
- Dor no peito
- Dor na barriga
- Dor abdominal
- Dor nas costas
- Dor nos músculos, entre outras.
Dor no peito e taquicardia
É comum que em um transtorno de ansiedade a pessoa se assuste com as dores no peito e com a palpitação.
Sentir o coração acelerado pode preocupar a qualquer um, principalmente quando surge de forma repentina e sem razão óbvia.
A palpitação ocorre em momentos de estresse e ansiedade porque nessas situações o organismo libera uma grande quantidade de adrenalina, hormônio que regula o sistema cardiovascular.
Com a quantidade desregulada de adrenalina, a frequência cardíaca aumenta tanto a ponto de conseguirmos sentir os batimentos do nosso coração.
Se você for a um médico nesse estado é possível que ele associe esse taquicardia a fatores emocionais.
Tensão muscular
A ansiedade pode deixar os músculos tensionados, como se estivessem prontos para reagir a uma ameaça.
O medo, a apreensão e o pânico que surgem sem um motivo aparente deixam o cérebro em alerta ao captar um perigo em potencial.
Essa tensão muscular pode muitas vezes chegar a ser incapacitante, e pode levar ao consumo excessivo de relaxantes musculares.
Lembre-se: não faça o uso de medicamentos sem antes consultar o seu médico.
Sudorese
A sudorese também é um sintoma bem comum na ansiedade, mas também pode surgir em outras situações.
Com os altos níveis de adrenalina no organismo, o estado de alerta constante e o corpo tenso e ansioso, é bem comum suar e sentir muito desconforto na região das axilas.
O aumento do nervosismo e da preocupação só deixam tudo ainda pior, visto que estimulam a transpiração.
Tremores no corpo
Chamado tremores psicogênicos, este sintoma é um dos mais comuns quando estamos ansiosos e nervosos.
Com o medo excessivo e a apreensão, o corpo se prepara para agir contra o perigo aparente, assim causando sensações de tremores e espasmos que normalmente ocorrem nos membros inferiores e superiores, incluindo outras áreas do corpo.
Náuseas
A náusea é um sintoma totalmente desagradável em qualquer situação, e está presente também nos transtornos de ansiedade.
A náusea não é seguida de vômito, fazendo com que a pessoa ansiosa fique se sentindo mal até o sintoma desaparecer ou, em alguns casos, evoluir para uma gastrite nervosa.
A diarréia, a constipação e a indigestão também são outros problemas relacionados ao sistema digestivo que podem surgir, podendo aparecer isoladamente ou até mesmo vários deles de uma vez.
Falta de ar
O ato de respirar é comum e involuntário, então é normal que durante o dia a gente nem se dê conta disso.
Porém, quando uma pessoa está ansiosa, o padrão de respiração se torna irregular e um tanto dificultoso, principalmente por fazer o ansioso ficar atento a seu ritmo.
As respirações curtas e aceleradas geram a hiperventilação que, por consequência, acaba diminuindo o nível de dióxido de carbono no sangue, sendo fator de surgimento de diversos outros sintomas, como:
- Dores no peito
- Tremores no corpo
- Dormência nos pernas e braços
- E boca seca.
Outros fatores que podem estar associados à dor no corpo
Para você conseguir entender ainda melhor e ficar mais atento aos sinais do seu corpo, vamos listar por quais outros motivos a dor no corpo pode atingir você.
Transtornos psicológicos, doenças, falta de postura e alguns outros fatores podem causar dores e prejudicar o funcionamento do seu corpo durante o dia, veja alguns exemplos:
- Ansiedade
- Gripe
- Dengue
- Resfriados
- Zika
- Artrite
- Posição ruim durante o sono
- Chikungunya
- Atividades físicas
- Fibromialgia.
Quando consultar um médico?
Geralmente, o ideal a se fazer é marcar uma consulta com seu médico quando a dor no corpo não dá sinais de melhora após 3 dias.
Essa visita é ainda mais importante se outros sintomas, como uma febre intensa e persistente, dor com grau mais elevado, desmaio, suor frio, perda de peso de causa desconhecida, falta de ar ou respiração ofegante, náuseas e vômitos surgirem.
Os especialistas mais adequados para esses casos são o clínico geral, médico fisiatra, reumatologista. Um acompanhamento com fisioterapeuta pode ser essencial para reabilitação.
O médico consegue identificar de onde sua dor está vindo, bem como o motivo por trás do surgimento dos outros sintomas, e assim pode entregar um diagnóstico preciso e indicar o tratamento mais adequado para o seu caso.
AL. JAÚ 687 – JARDIM PAULISTA – SÃO PAULO – SP
Clínica de Dor, Fisiatria e Acupuntura Médica
Clínica médica especializada localizada na região dos Jardins, próximo à Av. Paulista, em São Paulo — SP.
Centro de Dor, com médicos especialistas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Tratamento por Ondas de Choque, Infiltrações, Bloqueios anestésicos e Acupuntura Médica
Dor tem Tratamento – Centro de Dor e Acupuntura Médica em São Paulo – SP
Médicos Especialistas em Dor e Acupuntura do HC-FMUSP
Os especialistas em medicina da dor são médicos especialmente treinados e qualificados para oferecer avaliação integrada e especializada e gerenciamento da dor usando seu conhecimento único e conjunto de habilidades no contexto de uma equipe multidisciplinar.
O tratamento da dor visa reduzir a dor, abordando o impacto emocional da dor, ajudando os pacientes a se moverem melhor e aumentando o bem-estar por meio de uma variedade de tratamentos, incluindo medicamentos, fisioterapia, acupuntura, ondas de choque e procedimentos minimamente intervencionistas.
Se você está vivendo com uma dor persistente há mais de 3 meses, provavelmente está sentindo dor crônica.
Nossos médicos especialistas em controle da dor em São Paulo trabalham em estreita colaboração com outros especialistas como parte de uma equipe multidisciplinar para fornecer uma abordagem holística e um resultado ideal para a dor crônica, seja qual for a causa.
As técnicas usadas no controle da dor dependerão da natureza e gravidade da dor, mas nossos especialistas em dor têm experiência para ajudar com a dor.
-
01.Tratamento conservador de dor
Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisioterapia, Infiltrações, Bloqueios Anestésicos, Toxina Botulínica. -
02.Excelência em um só lugar
A avaliação e tratamento da dor é a especialidade de nossos Médicos especialistas em Dor. -
03.Tratamento individualizado
Plano de tratamento com medicamentos, terapias minimamente invasivas e fisioterapia.
Atendemos todos os Planos de Saúde pelo Reembolso.
O reembolso ou livre escolha é uma opção de atendimento a usuários de planos de saúde que não está vinculada à rede de prestadores contratados ou cujo procedimento específico não está contratado.
Não atendemos diretamente por convênio. Nosso foco é um atendimento especializado no paciente. Assim, separamos pelo menos 60-90 minutos para consulta, exame e avaliação do paciente.
O processo na maioria das vezes é digital (pelo Smartphone, tablet ou computador) é simples. O valor reembolsado corresponde a uma tabela de valores da própria operadora e pode cobrir todo o procedimento ou parte dele. Lembrando que a parte não reembolsada pode ser abatida no imposto de renda pessoa física (IRPF).
Clínica Dr. Hong Jin Pai – Centro de Dor, Acupuntura Médica, Fisiatria e Reabilitação.
Al. Jaú 687 – São Paulo – SP
Atendimento de segunda a sábado.
5 Comentários
Deixe o seu comentário.
Muito bom aprende bastante graças a Deus
Sinto muita dor no corpo por causa de ansiedade
Eu estou com ansiedade é dores nos corpos é nervosismo
Eu gostei muito das explicações
Tenho ansiedade sofro com muitas dores por todo o corpo dor de cabeça náusea tonturas e nervosismo!