A auriculoterapia constitui uma parte importante da Medicina Tradicional Chinesa, sendo atualmente um ramo na especialidade da Acupuntura.
A auriculoterapia usa as zonas reflexas do ouvido externo para detectar e corrigir desequilíbrios. Esta técnica é parte dos microssistemas de acupuntura e acupressão.
A auriculoterapia (auriculoacupuntura) ou acupuntura auricular trata e previne doenças, com o estímulo de certos pontos do ouvido com agulhas.
Os pontos auriculares são utilizados associados aos pontos convencionais para tratamento da dor.
Os pontos auriculares são pontos estimulantes específicos no ouvido. De acordo com conceitos antigos da Medicina Tradicional Chinesa, quando ocorrem distúrbios nos órgãos internos ou em outras partes do corpo, várias reações podem aparecer nas áreas correspondentes do ouvido, tais como sensibilidade, diminuição da resistência elétrica cetácea, alterações morfológicas e descoloração.
Portanto, esses locais também são referidos como pontos sensíveis, pontos condutores ou pontos reflexos.
Assim, esses fenômenos podem ser considerados e o estímulo destas regiões sensíveis serviria para prevenir e tratar doenças.A terapia de acupuntura auricular tem sido usada há muito tempo na China. Patologias que afetam a saúde física, mental ou emocional do paciente podem ser consideradas tratáveis pela estimulação da superfície da orelha.
Um estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS) reconheceu a auriculoterapia como uma forma de microacupuntura que pode ter efeitos positivos na regulação de sistemas funcionais do organismo, necessitando de mais estudos.
Existem várias técnicas de terapia auricular, incluindo agulhas de acupuntura, sementes auriculares, estimulação elétrica, lasers e digitopressão. Alguns profissionais usam o estilo francês de identificação de pontos auriculares, enquanto outros seguem os mapas de meridianos chineses.
A acupuntura auricular é uma técnica que estimula o pavilhão auricular externo para produzir efeitos terapêuticos no corpo. Ela tem raízes tanto na medicina oriental quanto ocidental. Historicamente, o médico francês Dr. Paul Nogier observou que alguns de seus pacientes tinham cicatrizes no lóbulo auricular externo que pareciam aliviar suas dores lombares crônicas. Isso o levou a mapear os pontos do pavilhão auricular que se correlacionavam com áreas específicas do corpo.
Desde então, vários mapas auriculares foram desenvolvidos, tanto no ocidente quanto no oriente. A aurícula é inervada por vários nervos, incluindo o nervo vago auricular, nervo auriculotemporal e outros. Isso fornece uma base neurológica plausível para os efeitos terapêuticos da estimulação auricular.
Mecanismo de Ação
Os efeitos da auriculoterapia podem ser explicados por mecanismos fisiológicos que envolvem o sistema nervoso. A orelha possui uma inervação rica e complexa, conectada a várias estruturas do nosso sistema nervoso central e autônomo. Quando um ponto auricular é estimulado, ele envia sinais através de nervos que inervam a orelha, como o nervo trigêmeo, o nervo vago e nervos cervicais, alcançando o cérebro e outros centros reguladores do organismo.
Inervação e Conexões Neurais
I: A orelha possui uma inervação complexa, com nervos como o trigêmeo, o vago e nervos cervicais que se conectam a diferentes áreas do cérebro e centros reguladores do organismo. A estimulação de um ponto auricular envia sinais neurais através desses nervos, alcançando estruturas cerebrais.
Ativação do Nervo Vago (Ramo Auricular)
O ramo auricular conecta a orelha diretamente ao tronco cerebral (núcleo do trato solitário), uma região envolvida no controle de funções autônomas (respiração, frequência cardíaca, digestão). A estimulação desse nervo promove o aumento da atividade parassimpática, induzindo relaxamento, equilíbrio orgânico, redução da frequência cardíaca e pressão arterial, e melhora da digestão.
Modulação da Dor e Respostas Emocionais:
Ativa circuitos neurais cerebrais que influenciam a percepção da dor e as emoções, desencadeia a liberação de neurotransmissores e hormônios analgésicos (endorfinas, encefalinas), promovendo alívio da dor e sensação de bem-estar. Assim, a ativação de áreas cerebrais, incluindo o sistema límbico, contribui para a redução da ansiedade e a melhora do humor.
Evidências Ressonância Magnética Funcional
Estimulação de pontos auriculares específicos ativa regiões cerebrais correspondentes às áreas do corpo representadas na orelha, corroborando o fundamento neurológico do mapa auricular. Pontos relacionados ao controle emocional ativam áreas do sistema límbico.
Efeito Reflexo e Neuromodulação da Dor
Ativa fibras nervosas que podem modular a condução da dor na medula espinhal, atenuando os sinais dolorosos antes que cheguem ao cérebro. Vias inibitórias descendentes do cérebro também podem ser ativadas, suprimindo a dor de forma mais ampla.
Efeito Anti-inflamatório Sistêmico (Reflexo Colinérgico)
Desencadeia o reflexo anti-inflamatório colinérgico. Impulsos nervosos induzem a liberação de acetilcolina, que reduz a liberação de citocinas pró-inflamatórias pelo sistema imunológico, diminuindo a inflamação em tecidos periféricos. Este mecanismo pode ser relevante em condições de dor crônica e doenças inflamatórias.
Benefícios da auriculoacupuntura
A auriculoacupuntura é utilizada de rotina em centros de acupuntura no tratamento de ansiedade, estresse, síndrome de burnout, insônia, e dor.
Uma das principais vantagens da auriculoterapia é ser um método minimamente invasivo e seguro. Diferente de medicações, ela não envolve a introdução de substâncias químicas no organismo, o que evita efeitos colaterais sistêmicos.
Na prática clínica, e em alguns estudos científicos pequenos, encontrou-se que a acupuntura auricular pode ajudar a reduzir os sintomas de abstinência para as pessoas que estão usando drogas e estão tentando estabilizar, reduzir ou parar de usar. Pode ajudar a reduzir os sintomas de abstinência e também acelerar o processo de abstinência para que esses sintomas durem menos tempo.
Ensaios clínicos e revisões sistemáticas mostraram que a auriculoterapia pode ser uma modalidade promissora no alívio da ansiedade pré-operatória, distúrbios psicossomáticos e vários tipos de dor, gerenciando a hipertensão e a dependência de cocaína, e controlando a obesidade.
Vantagens da auriculoterapia
É de fácil aplicação.
Tem ampla indicação.
Eficaz para ansiedade leve.
Eficaz para insônia leve.
Indolor.
Apresenta poucos efeitos colaterais (síncope, raríssimas infecções de pele ou cartilagem).
Indicações da auriculoacupuntura
Para reduzir as dores no corpo
A auriculoterapia é particularmente indicada para tratar dores no corpo inteiro, como osteoartrite, lombalgia, neuralgia, ciática, cervicalgia, enxaquecas, bem como dores no ombro e no joelho. Esta prática resulta na liberação de endorfinas, que são hormônios com a capacidade de aumentar a resistência à dor.
Reduzir o estresse e a ansiedade
Auriculoterapia tem função complementar no tratamento de estresse, ansiedade. Desencadeia respostas de relaxamento do sistema nervoso, ajudando a reduzir sintomas de ansiedade, agitação, irritabilidade e tensão nervosa. Em atendimentos clínicos, é comum os pacientes referirem sensação de tranquilidade e bem-estar durante e após a sessão, com redução de palpitações, sudorese e outros sintomas físicos associados à ansiedade.
Melhorar os sintomas da constipação (como na síndrome do intestino irritável)
Pode ser utilizada com mudanças alimentares e medicamentos para tratamento de sintomas de constipação crônica.
Reduzir os distúrbios do sono e tratar insônia
A auriculoterapia pode ser um complemento para aumentar a duração do sono e melhorar sua qualidade. Alguns protocolos utilizam pequenas sementes ou esferas adesivas deixadas na orelha por alguns dias, permitindo que o próprio paciente estimule os pontos antes de dormir, prolongando os efeitos benéficos.
Depressões e vícios transitórios (tabaco, álcool).
Tratamento complementar para depressão leve, e no auxílio de tratamento de vícios. Ajudam a controlar a ansiedade, a insônia, a agitação e até a fissura (desejo intenso) associadas à interrupção do uso de substâncias. Embora a eficácia possa variar de pessoa para pessoa e de acordo com a substância envolvida, muitos programas de tratamento adotam a auriculoterapia como parte de uma abordagem integrativa para aumentar as taxas de sucesso no abandono do vício.
Alívio de desconfortos tensão pré-menstrual (TPM)
Mulheres com sintomas de tensão pré-menstrual, cólicas menstruais ou menopausa também buscam a técnica para aliviar desconfortos hormonais e emocionais associados.
Como é o tratamento com auriculoterapia?
O tratamento com auriculoterapia consiste na colocação de um material esférico e de superfície lisa (como sementes de mostarda), presos à pele com pequenos pedaços de esparadrapo, de forma que façam pressão e estímulo em regiões específicos do ouvido, para trazer estímulos nervosos e seus benefícios relaxantes e analgésicos.
Geralmente, aplicam-se 3 a 5 pontos, conforme a localização anatômica a ser tratada (útero, cervical).
É um tratamento indolor, podendo permanecer por até 7 dias no paciente.
-
01.Agulhas
Inserção de agulhas finas e descartáveis nos pontos auriculares, por um curto período ou de forma semipermanente (fixadas com adesivo, para estímulo prolongado). -
02.Acupressão (Sementes/Esferas)
Aplicação de sementes ou esferas nos pontos, com adesivo. O paciente pressiona-as intermitentemente para estimular os pontos. -
03.Eletroestimulação/Laser
Uso de correntes elétricas de baixa intensidade (eletrodos ou agulhas conectadas a aparelho) ou laser terapêutico para estimular os pontos, indicado para analgesia ou pacientes sensíveis. -
04.Massagem
Massagem manual ou com instrumentos, e uso de esferas magnetizadas ou dispositivos que combinam pressão e campo magnético, para complementar o tratamento.
Estudos científicos com auriculoterapia
Um estudo publicado por pesquisadores americanos e alemães avaliou o efeito da auriculoacupuntura em 45 pacientes, para o tratamento de dor crônica e insônia.
Segundo os pesquisadores, o protocolo de tratamento de auriculoterapia resultou em diminuição leve a moderada dos sintomas de dor, se comparado ao grupo controle. De acordo com a pesquisa, o tratamento pode ser um importante adjuvante para quem sofre de dor crônica e insônia.
Outro estudo científico realizado por autores chineses avaliou estudos na literatura científica, para analisar a segurança do tratamento da auriculoterapia. Os pesquisadores encontraram 32 estudos científicos (ensaios clínicos randomizados) que avaliaram a eficácia do tratamento, e que o efeito adverso mais comum era pequena irritação no local, mal estar, pequenos sangramentos e náusea, em menos de 5% dos pacientes tratados. Ou seja, o tratamento é seguro e com mínimas taxas de efeitos adversos.
AL. JAÚ 687 – JARDIM PAULISTA – SÃO PAULO – SP
Clínica de Dor, Fisiatria e Acupuntura Médica
Clínica médica especializada localizada na região dos Jardins, próximo à Av. Paulista, em São Paulo — SP.
Centro de Dor, com médicos especialistas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Tratamento por Ondas de Choque, Infiltrações, Bloqueios anestésicos e Acupuntura Médica
Dor tem Tratamento – Centro de Dor e Acupuntura Médica em São Paulo – SP
Médicos Especialistas em Dor e Acupuntura do HC-FMUSP
Os especialistas em medicina da dor são médicos especialmente treinados e qualificados para oferecer avaliação integrada e especializada e gerenciamento da dor usando seu conhecimento único e conjunto de habilidades no contexto de uma equipe multidisciplinar.
O tratamento da dor visa reduzir a dor, abordando o impacto emocional da dor, ajudando os pacientes a se moverem melhor e aumentando o bem-estar por meio de uma variedade de tratamentos, incluindo medicamentos, fisioterapia, acupuntura, ondas de choque e procedimentos minimamente intervencionistas.
Se você está vivendo com uma dor persistente há mais de 3 meses, provavelmente está sentindo dor crônica.
Nossos médicos especialistas em controle da dor em São Paulo trabalham em estreita colaboração com outros especialistas como parte de uma equipe multidisciplinar para fornecer uma abordagem holística e um resultado ideal para a dor crônica, seja qual for a causa.
As técnicas usadas no controle da dor dependerão da natureza e gravidade da dor, mas nossos especialistas em dor têm experiência para ajudar com a dor.
-
01.Tratamento conservador de dor
Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisioterapia, Infiltrações, Bloqueios Anestésicos, Toxina Botulínica. -
02.Excelência em um só lugar
A avaliação e tratamento da dor é a especialidade de nossos Médicos especialistas em Dor. -
03.Tratamento individualizado
Plano de tratamento com medicamentos, terapias minimamente invasivas e fisioterapia.
Atendemos todos os Planos de Saúde pelo Reembolso.
O reembolso ou livre escolha é uma opção de atendimento a usuários de planos de saúde que não está vinculada à rede de prestadores contratados ou cujo procedimento específico não está contratado.
Não atendemos diretamente por convênio. Nosso foco é um atendimento especializado no paciente. Assim, separamos pelo menos 60-90 minutos para consulta, exame e avaliação do paciente.
O processo na maioria das vezes é digital (pelo Smartphone, tablet ou computador) é simples. O valor reembolsado corresponde a uma tabela de valores da própria operadora e pode cobrir todo o procedimento ou parte dele. Lembrando que a parte não reembolsada pode ser abatida no imposto de renda pessoa física (IRPF).
Clínica Dr. Hong Jin Pai – Centro de Dor, Acupuntura Médica, Fisiatria e Reabilitação.
Al. Jaú 687 – São Paulo – SP
Atendimento de segunda a sábado.