O Beserol trata-se de um medicamento utilizado no tratamento de reumatismo, que são as doenças que podem afetar as articulações, os músculos e o esqueleto.
Por sua vez, o reumatismo é caracterizado por episódios de dor, restrição de movimentos e presença de vários sintomas inflamatórios.
Dentre as doenças reumáticas mais comuns estão a lombalgia (dor na coluna), crise aguda de artrite reumatoide, osteoartrite e a gota.
Sendo assim, o beserol é usado para o tratamento de estados inflamatórios sintomáticos, pós-traumáticos ou pós-cirúrgicos.
Tratamento de Dores na Coluna
Como dito no início do artigo, este medicamento é utilizado para tratar as doenças reumáticas, ao qual inclui-se a lombalgia, caracterizada por episódios de dores nas costas, portanto, o medicamento é seguro e eficaz no combate a esse tipo de problema clínico.
A posologia de Beserol para tratamento de dores na coluna deve ser feita de acordo com a prescrição médica.
Geralmente, é utilizado um comprimido a cada 12 horas, sendo permitido no máximo a ingestão de 3 comprimidos num intervalo de 24 horas, ou 1 comprimido a cada 8 horas.
Mecanismo de ação
O beserol apresenta em sua fórmula ação relaxante muscular, anti-inflamatória e analgésica.
Nesse sentido, consegue aliviar queixas de dores e sinais inflamatórios como inchaço, febre, limitação de movimentos ou dores acentuadas.
Contém o carisoprodol, um relaxante muscular que age indiretamente na tensão da musculatura esquelética.
Por sua vez, a cafeína estimula o sistema nervoso central, emitindo um estado de alerta que corrige a sonolência provocada pela ação do carisoprodol.
Além disso, a cafeína também age no combate à dor, deixando a musculatura menos suscetível à fadiga.
Já o paracetamol age contra a inflamação ao mesmo tempo em que controla a temperatura corporal e auxilia na diminuição da percepção de dor.
Por último, o diclofenaco sódico existente no beserol atua no combate à dor e diminui sintomas como inchaço e febre.
Composição do Beserol
O beserol apresenta como princípios ativos a cafeína, o carisoprodol, diclofenaco sódico e o paracetamol.
Além disso, fazem parte da medicação os seguintes excipientes: amido de milho, estearato de magnésio, celulose microcristalina, fosfato de cálcio dibásico di-hidratado, dióxido de silício e crospovidona.
Riscos e Contraindicações do Beserol
O Beserol não deve ser usado por pacientes que apresentam hipersensibilidade ou alergia a qualquer um dos componentes da forma.
Além disso, é contraindicado para:
- Pacientes cardíacos;
- Pacientes hepáticos;
- Pacientes que sofrem de insuficiência renal grave;
- Hipertensos.
É preciso prestar atenção nos pacientes que apresentam hipersensibilidade a outros anti-inflamatórios, como o ácido acetilsalicílico.
Uma vez que esses medicamentos podem gerar crises de asma, urticária ou rinite aguda em alguns grupos.
Pacientes com hipertensão intracraniana ou trauma cranioencefálico não devem fazer o uso do medicamento, assim como aqueles que apresentam atividades do citocromo CYP2C19 (enzima hepática) reduzidas.
Sendo assim, o beserol deve ser usado apenas sob prescrição médica e o médico deve ser informado, caso exista outros medicamentos em uso durante o tratamento com a medicação.
Possíveis Efeitos Adversos
O medicamento não deve ser utilizado em pacientes de 0 a 15 anos, pois não existem estudos comprovando a segurança e eficácia do medicamento nestas faixas etárias.
Por sua vez, pacientes que possuem história anterior que envolva sangramento gastrointestinal, úlcera péptica ou dispepsia devem usar a medicação com cautela.
Pois, um dos efeitos adversos que o medicamento pode provocar é a reativação das lesões de úlcera e novos episódios de sangramento intestinal.
Exames de Acompanhamento e Alterações Bioquímicas
Nos casos em que o medicamento foi feito em períodos superiores a 10 dias, deve-se realizar hemograma de exames de função hepática antes e ao fim do tratamento.
Esta medida é indicada porque o beserol pode provocar diminuição na contagem de leucócitos e plaquetas, tocando alterações nos exames do hematócrito.
Além disso, o uso prolongado de diclofenaco tem sido associado a eventos gastrointestinais graves, somente em pacientes idosos e debilitados.
Portanto, o medicamento aumenta o risco de danos nos rins e no sistema gastrointestinal, prejudicando a função dos mesmos.
Outro fato a ser mencionado, é que o uso do carisoprodol favorece ao aparecimento de condições agudas abdominais, como maior pressão na região responsável pela passagem da bile para o duodeno (esfíncter de Oddi) e redução das secreções produzidas no ducto biliar e pancreático.
Efeitos do uso prolongado
O uso prolongado de beserol leva a crise de abstinência ou dependência medicamentosa, principalmente se feito em uso concomitante de substâncias como álcool ou medicamentos depressores do sistema nervoso central.
Na ocorrência de reações alérgicas graves como coceira, febre, e icterícia, fezes com sangue ou coloração azulada na pele (cianose), a medicação deve ser suspensa imediatamente.
Beserol serve para dor na coluna? Perguntas Frequentes
Por quantos dias devo tomar Beserol?
A duração do tratamento com beserol não deve ultrapassar 10 dias seguidos, onde deve se optar por doses eficazes mais baixas possíveis.
Qual o melhor Tandrilax ou Beserol?
Não os medicamentos possuem os mesmos princípios ativos e a mesma fórmula, portanto, não apresentam diferenças no efeito entre si.
Em quanto tempo o Beserol começa a fazer efeito?
Ação analgésica de beserol ocorre em até 30 minutos após a ingestão, permanecendo por até 4 horas. O medicamento é rapidamente absorvido pelo trato gastrointestinal, atingindo concentração sérica máxima entre 30 e 60 minutos após a ingestão.
Qual o remédio que substitui o Beserol?
Tandrilax, Mioflex A e Infralax são da mesma família que o Beserol.
Qual é o nome genérico do Beserol?
O nome genérico do Beserol é o Algi Tanderil 30mg + 125mg + 50mg + 300mg, disponível em caixa com 12 comprimidos.
Precisa de receita para comprar Beserol?
O Beserol só deve ser usado em casos de prescrição médica, portanto, só é vendido mediante apresentação de receita.
Pode tomar Dorflex com Beserol?
Ambos são medicamentos distintos que podem ser tomados concomitantemente, porém sempre sob prescrição médica. Além disso, o uso excessivo de anti-inflamatórios como Beserol podem provocar efeitos deletérios gástricos, renais, hepáticos, dentre outros.
Qual o princípio ativo do Beserol?
Os princípios ativos do Beserol são o Carisoprodol, Diclofenaco sódico, Cafeína e Paracetamol.
AL. JAÚ 687 – JARDIM PAULISTA – SÃO PAULO – SP
Clínica de Dor, Fisiatria e Acupuntura Médica
Clínica médica especializada localizada na região dos Jardins, próximo à Av. Paulista, em São Paulo — SP.
Centro de Dor, com médicos especialistas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Tratamento por Ondas de Choque, Infiltrações, Bloqueios anestésicos e Acupuntura Médica
Dor tem Tratamento – Centro de Dor e Acupuntura Médica em São Paulo – SP
Médicos Especialistas em Dor e Acupuntura do HC-FMUSP
Os especialistas em medicina da dor são médicos especialmente treinados e qualificados para oferecer avaliação integrada e especializada e gerenciamento da dor usando seu conhecimento único e conjunto de habilidades no contexto de uma equipe multidisciplinar.
O tratamento da dor visa reduzir a dor, abordando o impacto emocional da dor, ajudando os pacientes a se moverem melhor e aumentando o bem-estar por meio de uma variedade de tratamentos, incluindo medicamentos, fisioterapia, acupuntura, ondas de choque e procedimentos minimamente intervencionistas.
Se você está vivendo com uma dor persistente há mais de 3 meses, provavelmente está sentindo dor crônica.
Nossos médicos especialistas em controle da dor em São Paulo trabalham em estreita colaboração com outros especialistas como parte de uma equipe multidisciplinar para fornecer uma abordagem holística e um resultado ideal para a dor crônica, seja qual for a causa.
As técnicas usadas no controle da dor dependerão da natureza e gravidade da dor, mas nossos especialistas em dor têm experiência para ajudar com a dor.
-
01.Tratamento conservador de dor
Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisioterapia, Infiltrações, Bloqueios Anestésicos, Toxina Botulínica. -
02.Excelência em um só lugar
A avaliação e tratamento da dor é a especialidade de nossos Médicos especialistas em Dor. -
03.Tratamento individualizado
Plano de tratamento com medicamentos, terapias minimamente invasivas e fisioterapia.
Atendemos todos os Planos de Saúde pelo Reembolso.
O reembolso ou livre escolha é uma opção de atendimento a usuários de planos de saúde que não está vinculada à rede de prestadores contratados ou cujo procedimento específico não está contratado.
Não atendemos diretamente por convênio. Nosso foco é um atendimento especializado no paciente. Assim, separamos pelo menos 60-90 minutos para consulta, exame e avaliação do paciente.
O processo na maioria das vezes é digital (pelo Smartphone, tablet ou computador) é simples. O valor reembolsado corresponde a uma tabela de valores da própria operadora e pode cobrir todo o procedimento ou parte dele. Lembrando que a parte não reembolsada pode ser abatida no imposto de renda pessoa física (IRPF).
Clínica Dr. Hong Jin Pai – Centro de Dor, Acupuntura Médica, Fisiatria e Reabilitação.
Al. Jaú 687 – São Paulo – SP
Atendimento de segunda a sábado.