A bursite isquiática é uma condição que causa dor nas nádegas e é caracterizada por uma lesão nos tecidos e inflamação da Bursa isquioglútea.
A Bursa isquioglútea é um pequeno saco cheio fluidos lubrificantes designado para reduzir o atrito entre as camadas adjacentes de tecidos leves. A Bursa isquiática está localizada na base da pélvis, no nível de uma proeminência óssea conhecida como tuberosidade isquiática.
Os músculos isquiotibiais são originários da pelve (tuberosidade isquiática) e inserem-se acima dos ossos inferiores da perna. Os músculos isquiotibiais se anexam à pelve através do tendão isquiotibial. A bursa isquiotibial situa-se entre o tendão e o osso pélvico (tuberosidade isquiática).
Os músculos isquiotibiais são responsáveis pela flexão do joelho, endireitar o quadril durante a atividade e são particularmente ativos durante corridas, saltos e chutes. Durante a contração dos isquiotibiais, a tensão é colocada através do tendão que por sua vez coloca atrito sobre a bursa isquiática. A pressão pode também ser colocada na bursa isquiática ao se sentar.
Quando estas forças são excessivas devido à repetição ou força, pode ocorrer a irritação e a inflamação da bursa isquioglútea. Esta condição é conhecida como um bursite isquiática.
A bursite isquiática ocorre geralmente devido a atividades repetitivas ou uma tensão prolongada sobre a bursa isquioglúteal.
Normalmente, isso ocorre ao ficar sentado muito tempo (em particular sobre superfícies duras) ou devido a corridas, saltos, chutes (colocando pressão sobre a bursa isquioglútea via tendão dos isquiotibiais).
Ocasionalmente, os pacientes podem desenvolver esta condição de repente, na sequência de um golpe direto na bursa isquioglúteal. Isto pode ocorrer devido a uma queda em alguma superfície dura.
Pacientes com bursite isquiática normalmente apresentam a dor na nádega inferior. Em casos menos graves, os pacientes podem apresentar apenas uma dor ou rigidez na nádega que aumenta com o repouso seguido de atividades que colocam pressão sobre a bolsa isquioglúteal.
Estas atividades incluem tipicamente ficar sentando por muito tempo (especialmente em superfícies duras), andar, correr, saltar, chutar ou subir escadas. A dor associada com bursite isquiática também pode ser aliviada com exercícios durante as fases iniciais da doença.
Conforme a doença progride, os pacientes podem apresentar sintomas mais nítidos ou mais graves que aumentam durante a prática de esporte ou alguma atividade, afetando o desempenho.
Os pacientes com frequência têm uma dor na bursa isquiática e tendão dos isquiotibiais. Ocasionalmente, uma sensação de fraqueza nas pernas também pode estar presente, particularmente quando se tenta acelerar durante uma corrida.
Um exame subjetivo e objetivo cuidadoso realizado por um médico especialista pode ser suficiente para diagnosticar bursite isquiática.
Investigações adicionais, como exames de ultrassom, raios-X, tomografia computadorizada ou ressonância magnética são muitas vezes necessários para auxiliar no diagnóstico e avaliação da gravidade da patologia.
A maioria dos pacientes com esta condição se cura com fisioterapia adequada e volta a suas atividades normais em questão de semanas. Ocasionalmente, a reabilitação pode demorar muito mais e pode levar meses naqueles que já sofrem com a condição por um longo período.
Iniciar o tratamento cedo é vital para acelerar a recuperação em todos os pacientes com bursite isquiática.
Fatores que contribuem para o desenvolvimento de bursite isquiática
Fisioterapia para a bursite isquiática
Outras intervenções para a bursite isquiática
Apesar do tratamento de fisioterápico adequado, alguns pacientes com esta condição não se recuperam adequadamente. Quando isto ocorre, o fisioterapeuta ou médico irá aconselhar o paciente sobre o melhor curso de tratamento.
Isso pode incluir novos exames, tais como raios-X, ultrassom, Ressonância magnética ou tomografia computadorizada, a intervenção farmacêutica, injeção de corticoide, drenagem da bursa ou encaminhamento para as autoridades médicas apropriadas que irão aconselhar sobre quaisquer intervenções que podem ser apropriadas para melhorar a condição.
Exercícios para a bursite isquiática
Os seguintes exercícios são comumente prescritos para pacientes com esta patologia.
Você deve discutir a adequação destes exercícios com seu fisioterapeuta antes de iniciar as atividades. Em geral, devem ser realizados 2 – 3 vezes por dia, apenas se não causarem ou aumentarem os sintomas.
Seu médico pode aconselhar quando é apropriado começar os exercícios iniciais e eventualmente, progredir para os exercícios intermediários e avançados. Como regra geral, a adição de exercícios ou progressão para mais exercícios avançados deve ocorrer desde que não haja aumento dos sintomas.
AL. JAÚ 687 – JARDIM PAULISTA – SÃO PAULO – SP
Clínica de Dor, Fisiatria e Acupuntura Médica
Clínica médica especializada localizada na região dos Jardins, próximo à Av. Paulista, em São Paulo — SP.
Centro de Dor, com médicos especialistas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Tratamento por Ondas de Choque, Infiltrações, Bloqueios anestésicos e Acupuntura Médica
Dor tem Tratamento – Centro de Dor e Acupuntura Médica em São Paulo – SP
Médicos Especialistas em Dor e Acupuntura do HC-FMUSP
Os especialistas em medicina da dor são médicos especialmente treinados e qualificados para oferecer avaliação integrada e especializada e gerenciamento da dor usando seu conhecimento único e conjunto de habilidades no contexto de uma equipe multidisciplinar.
O tratamento da dor visa reduzir a dor, abordando o impacto emocional da dor, ajudando os pacientes a se moverem melhor e aumentando o bem-estar por meio de uma variedade de tratamentos, incluindo medicamentos, fisioterapia, acupuntura, ondas de choque e procedimentos minimamente intervencionistas.
Se você está vivendo com uma dor persistente há mais de 3 meses, provavelmente está sentindo dor crônica.
Nossos médicos especialistas em controle da dor em São Paulo trabalham em estreita colaboração com outros especialistas como parte de uma equipe multidisciplinar para fornecer uma abordagem holística e um resultado ideal para a dor crônica, seja qual for a causa.
As técnicas usadas no controle da dor dependerão da natureza e gravidade da dor, mas nossos especialistas em dor têm experiência para ajudar com a dor.
-
01.Tratamento conservador de dor
Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisioterapia, Infiltrações, Bloqueios Anestésicos, Toxina Botulínica. -
02.Excelência em um só lugar
A avaliação e tratamento da dor é a especialidade de nossos Médicos especialistas em Dor. -
03.Tratamento individualizado
Plano de tratamento com medicamentos, terapias minimamente invasivas e fisioterapia.
Atendemos todos os Planos de Saúde pelo Reembolso.
O reembolso ou livre escolha é uma opção de atendimento a usuários de planos de saúde que não está vinculada à rede de prestadores contratados ou cujo procedimento específico não está contratado.
Não atendemos diretamente por convênio. Nosso foco é um atendimento especializado no paciente. Assim, separamos pelo menos 60-90 minutos para consulta, exame e avaliação do paciente.
O processo na maioria das vezes é digital (pelo Smartphone, tablet ou computador) é simples. O valor reembolsado corresponde a uma tabela de valores da própria operadora e pode cobrir todo o procedimento ou parte dele. Lembrando que a parte não reembolsada pode ser abatida no imposto de renda pessoa física (IRPF).
Clínica Dr. Hong Jin Pai – Centro de Dor, Acupuntura Médica, Fisiatria e Reabilitação.
Al. Jaú 687 – São Paulo – SP
Atendimento de segunda a sábado.