CENTRO DE TRATAMENTO DE DOR: Dor, Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisiatria e Fisioterapia.

Cefalium para enxaqueca: entendendo o analgésico

O Cefalium para enxaqueca é uma das alternativas que reduz a excruciante dor que acomete pessoas de diferentes idades. Sendo muito incômoda e prejudicial para a qualidade de vida do paciente, a enxaqueca deve ser tratada de maneira adequada para que seus episódios não sejam recorrentes.

No artigo de hoje, você conhecerá mais sobre este tipo de dor de cabeça – incluindo suas principais causas e tratamentos – além de como o Cefalium pode auxiliar no alívio dos sintomas.

O que é enxaqueca?

cefalium

A enxaqueca é uma dor de cabeça cefaleia – ou seja, uma condição que gera dor em qualquer parte da cabeça, podendo até mesmo incluir o pescoço e a nuca. Normalmente, a cefaleia atinge adolescentes e jovens adultos, mantendo sua parcela mais presente em mulheres.

Existem dois tipos de cefaleia: primária e secundária. Elas podem ser diferenciadas pelo nível de complexidade e suas causas.

A cefaleia primária poucas vezes sinaliza algo grave e de grande duração, portanto é comum que em sua classe esteja enquadrada a enxaqueca. Em contrapartida, a cefaleia secundária possui um grau mais severo, pois pode ter ligação com transtornos que envolvem o cérebro – como tumores, hemorragias, meningite, encefalites e outros.

Quais são os principais sintomas da enxaqueca?

A enxaqueca apresenta sintomas bem evidentes, como:

  • Dor pulsante: fortes dores unilaterais na cabeça, que podem ser pulsantes e latejantes.
  • Hipersensibilidade/fotofobia: além da intensa dor de cabeça, os sinais luminosos ativam os neurônios, fazendo com que o paciente se sinta mais confortável em ambientes escuros, já que a iluminação intensifica e estimula novas crises de enxaqueca.
  • Náuseas e vômitos: esses sintomas aparecem devido à intensa e constante dor de cabeça, já que os neurotransmissores estão desequilibrados.

Tipos de enxaqueca

Agora que você já conhece os principais sintomas da enxaqueca, poderá entender a diferença entre seus tipos. Veja só:

Enxaqueca sem dor de cabeça

A enxaqueca silenciosa não apresenta o principal sintoma, que é a dor de cabeça. No entanto, os demais sintomas podem ser presenciados normalmente, como náuseas, vertigem, hipersensibilidade e outros.

Enxaqueca com aura

A enxaqueca com aura é um quadro onde o paciente antecede alguns sintomas que o avisam sobre a chegada de uma crise de dor de cabeça. Alguns desses sinais incluem pontos ou manchas coloridas na visão, formigamento, confusão mental, vertigem e outros.

Enxaqueca sem aura

Em contrapartida, temos a enxaqueca sem aura, que não apresenta nenhum sinal que antecede a crise. Essa categoria é a mais comum e está presente na maior parcela de pessoas que se queixam de dor de cabeça.

Enxaqueca retiniana

Essa categoria de enxaqueca é considerada mais grave e deve ser acompanhada por um médico. Com ela, o paciente perde temporariamente a visão em um dos olhos devido à baixa irrigação sanguínea na retina.

Enxaqueca hemiplégica

A enxaqueca hemiplégica é uma categoria rara e com aura que se assemelha a um derrame devido à fraqueza que o paciente sente em um lado do corpo. Isso acontece através de uma constrição da artéria basilar, responsável por transmitir sangue ao tronco cerebral.

Enxaqueca crônica

Essa enxaqueca é considerada uma das mais incômodas, pelo fato de influenciar diretamente a qualidade e o rendimento na vida das pessoas. Pacientes que vivenciam este quadro sentem dores de cabeça recorrentes durante o mês, podendo chegar em até 15 episódios.

O que causa enxaqueca?

Como vimos acima, existem diversos tipos de enxaquecas – mas quais são suas principais causas?

Enxaquecas podem ser desencadeadas por diversos fatores, principalmente em pessoas que possuem um sistema nervoso mais frágil em relação às outras. Para pacientes sensíveis, os neurônios no cérebro são estimulados mais facilmente, fazendo com que a atividade elétrica seja mais intensa que o convencional. Quando isso ocorre, diversas funções são ativadas e consequentemente comprometidas dentro daquele período. O equilíbrio, a visão, a coordenação muscular e a fala, por exemplo, são os mais afetados.

Também é de conhecimento que os hormônios femininos têm grande influência para desencadear quadros de enxaqueca e, como consequência dos níveis flutuantes de estrogênio, a condição é mais encontrada nas mulheres. Outras causas também podem ser listadas, como:

  • Baixa qualidade ou falta de sono;
  • Quadros de estresse intensos e constantes;
  • Determinados alimentos;
  • Estímulos visuais excessivos, como por exemplo, luzes intermitentes.

 

Fisiopatologia

Durante uma crise de enxaqueca, o nervo trigêmeo (nervo craniano V) torna-se ativado. Isso resulta na liberação de neuropeptídeos do nervo trigêmeo, incluindo o peptídeo inibitório vasoativo (VIP), substância P e peptídeo relacionado ao gene da calcitonina (CGRP).

Esses neuropeptídeos causam inflamação neurogênica dolorosa nos vasos meníngeos, levando à desgranulação de mastócitos, extravasamento de proteínas plasmáticas, dilatação vascular e ativação de nociceptores – todos contribuindo para a dor de cabeça da enxaqueca.

Ao reconhecer os sintomas e causas da enxaqueca, algumas medidas podem ser tomadas para aliviar essas sensações. Começando pelos remédios que tratam exclusivamente dessa determinada situação.

Cefalium para enxaqueca

O Cefalium para enxaqueca é um analgésico que combate e reduz a febre e dores moderadas do corpo, como: dor nas costas, cólicas, dores musculares, dor de dente e dores de cabeça. Sua administração é oral e seu efeito ocorre em entre 15 a 30 minutos, podendo agir no organismo em um período de até 6 horas.

A dose diária de paracetamol recomendada é de 4000 mg, correspondente a 5 comprimidos de Cefalium que devem ser controlados em doses fracionadas, não podendo exceder 1000 mg/dose. Seus intervalos também devem ser bem administrados, respeitando o período de 4 a 6 horas dentro de 24 horas.

Ainda que tal alternativa seja interessante na hora de se livrar da dor, é importante que haja prescrição e acompanhamento médico para que se evite o efeito rebote, principalmente ao usar tais medicamentos por um longo período.

Tratamentos para enxaqueca

Por ser uma doença crônica, a enxaqueca não pode ser curada definitivamente. No entanto, é possível tratar as dores e até mesmo preveni-las.

O tratamento farmacológico agudo das enxaquecas usando ergotamínicos e triptanos atua para diminuir ou inibir a liberação de neuropeptídeos do nervo trigêmeo. Isso diminui a inflamação, dilatação vascular cerebral e dor causadas pelos neuropeptídeos.

Os ergotamínicos e triptanos causam essa diminuição na liberação de neuropeptídeos ao ativar receptores pré-sinápticos auto-reguladores quando esses receptores são estimulados, a liberação de neuropeptídeos é inibida. Isso, por sua vez, diminui o espasmo vascular cerebral.

Os ergotamínicos também ativam receptores alfa-1 nos vasos cerebrais, causando vasoconstrição adicional. Exemplos incluem di-hidroergotamina e ergotamina.

Já os triptanos são agonistas dos receptores 5-HT1B e 5-HT1D, levando a menos liberação de neuropeptídeos e vasoconstrição. Exemplos incluem sumatriptano, zolmitriptano, rizatriptano, entre outros. Geralmente são administrados por via oral, nasal ou subcutânea.

Uma nova classe de medicamentos para enxaqueca são os antagonistas do CGRP, que antagonizam os receptores CGRP ou se ligam ao ligante CGRP, bloqueando seus efeitos. Exemplos incluem erenumabe, galcanezumabe e eptinezumabe.

Além dos medicamentos que servem para cortar as dores de cabeça assim que os sintomas começam a surgir, existem também diversos tipos de intervenções específicas que podem ser aplicadas para a enxaqueca. Técnicas de relaxamento são bons exemplos de alternativas eficazes, principalmente se o paciente tem crises desencadeadas por situações de estresse ou pressão psicológica. 

De qualquer modo, é muito importante que você comunique o seu médico sobre todos os sintomas que afetam sua rotina e geram incômodo recorrente. Através desta conversa, será possível identificar os principais pontos que devem ser avaliados e acompanhados com atenção e o melhor plano de tratamento para você.

Encontre o melhor tratamento para enxaqueca!

cefalium enxaqueca 4

Como dito anteriormente, tratamentos alternativos são excelentes saídas para as dores de cabeça intensas. Assim como o Cefalium para enxaqueca ajuda no alívio dos sintomas, determinados tratamentos também podem contribuir para isso.

Aqui na Clínica Hong Jin Pai, você garante a solução ideal para sua saúde. A partir de uma consulta, já é possível realizar o diagnóstico e ter o melhor direcionamento para o alívio dos sintomas da enxaqueca. A acupuntura, por exemplo, é uma das opções para tratar a cefaleia primária – já que a técnica milenar promove relaxamento, analgesia e harmonização psicológica do paciente.

Com médicos especialistas e uma excelente estrutura localizada no bairro Jardins-SP, nossa clínica garante eficiência e segurança para você através de planos de tratamentos exclusivos que são montados por profissionais de maneira individualizada. Para agendar sua consulta e conhecer mais sobre nós, basta acessar nosso site e entrar em contato com os canais que disponibilizamos para você!

clinica dr hong jin pai al jau 687

AL. JAÚ 687 – JARDIM PAULISTA – SÃO PAULO – SP

Clínica de Dor, Fisiatria e Acupuntura Médica

Clínica médica especializada localizada na região dos Jardins, próximo à Av. Paulista, em São Paulo — SP.

Centro de Dor, com médicos especialistas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Tratamento por Ondas de Choque, Infiltrações, Bloqueios anestésicos e Acupuntura Médica

Dor tem Tratamento – Centro de Dor e Acupuntura Médica em São Paulo – SP

TRATAMENTO DE DOR FISIOTERAPIA CLINICA HONG JIN PAI

Médicos Especialistas em Dor e Acupuntura do HC-FMUSP

Os especialistas em medicina da dor são médicos especialmente treinados e qualificados para oferecer avaliação integrada e especializada e gerenciamento da dor usando seu conhecimento único e conjunto de habilidades no contexto de uma equipe multidisciplinar.

O tratamento da dor visa reduzir a dor, abordando o impacto emocional da dor, ajudando os pacientes a se moverem melhor e aumentando o bem-estar por meio de uma variedade de tratamentos, incluindo medicamentos, fisioterapia, acupuntura, ondas de choque e procedimentos minimamente intervencionistas.

Se você está vivendo com uma dor persistente há mais de 3 meses, provavelmente está sentindo dor crônica.

Nossos médicos especialistas em controle da dor em São Paulo trabalham em estreita colaboração com outros especialistas como parte de uma equipe multidisciplinar para fornecer uma abordagem holística e um resultado ideal para a dor crônica, seja qual for a causa.

As técnicas usadas no controle da dor dependerão da natureza e gravidade da dor, mas nossos especialistas em dor têm experiência para ajudar com a dor.

CONSULTA
1
Somos um centro de excelência no tratamento da dor crônica e entendemos como a dor contínua pode afetar todos os aspectos da sua vida.
DIAGNÓSTICO
2
Nós entendemos sua dor e sabemos que uma intervenção bem-sucedida começa com uma avaliação completa e um diagnóstico preciso.
PLANO DE TRATAMENTO
3
Nossa equipe de especialistas pode fornecer uma ampla gama de tratamentos e terapias para ajudá-lo a voltar a viver com qualidade.
RECEPCAO CLINICA HONG JIN PAI
  • 01.Tratamento conservador de dor

    Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisioterapia, Infiltrações, Bloqueios Anestésicos, Toxina Botulínica.
  • 02.Excelência em um só lugar

    A avaliação e tratamento da dor é a especialidade de nossos Médicos especialistas em Dor.
  • 03.Tratamento individualizado

    Plano de tratamento com medicamentos, terapias minimamente invasivas e fisioterapia.
Como é o tratamento inicial?
Em nossa clínica, focamos em tratamentos não cirúrgicos. Para a maioria dos casos, iniciamos um tratamento minimamente invasivo com acupuntura médica + fisioterapia. A duração do tratamento, para dores crônicas, pode ser de pelo menos 1 a 3 meses. Assim como outros tratamentos conservadores (como terapias e exercícios), o sucesso no tratamento depende não apenas da equipe médica, mas também da persistência do paciente em seguir a frequência e o tratamento adequado. Em alguns casos, podemos realizar outros tratamentos para dor, como ondas de choque, toxina botulínica e infiltrações.
Vocês atendem convênio?

Atendemos todos os Planos de Saúde pelo Reembolso.

O reembolso ou livre escolha é uma opção de atendimento a usuários de planos de saúde que não está vinculada à rede de prestadores contratados ou cujo procedimento específico não está contratado.

Não atendemos diretamente por convênio. Nosso foco é um atendimento especializado no paciente. Assim, separamos pelo menos 60-90 minutos para consulta, exame e avaliação do paciente.

O processo na maioria das vezes é digital (pelo Smartphone, tablet ou computador) é simples. O valor reembolsado corresponde a uma tabela de valores da própria operadora e pode cobrir todo o procedimento ou parte dele. Lembrando que a parte não reembolsada pode ser abatida no imposto de renda pessoa física (IRPF).

Quais são as terapias físicas para o tratamento da dor crônica?
Estudos mostram que a fisioterapia e exercícios pode atrasar ou mesmo evitar a necessidade de cirurgia. Em alguns casos, pode aliviar a causa raiz da dor de longo prazo, portanto, medicamentos ou cirurgias não são mais necessários. Na Clínica Dr. Hong Jin Pai, oferecemos uma ampla gama de terapias físicas para tratar a dor de longo prazo e diminuir a necessidade de medicação ou cirurgia.
Quais tratamentos para dor são oferecidos?
Oferecemos uma variedade das melhores e mais confiáveis tratamentos não cirúrgicos, desde acupuntura e fisioterapia em um estágio inicial, assim como procedimentos como dry needling, infiltração de pontos gatilhos, toxina botulínica para dor, tratamento por ondas de choque e bloqueios anestésicos. Somos inovadores em nossa abordagem ao tratamento da dor. Entendemos o efeito que a dor crônica pode ter em todos os aspectos da sua vida e adaptamos nossos pacotes de tratamento para atender você. Como parte do seu pacote multidisciplinar de controle da dor, combinaremos os melhores tratamentos terapêuticos e direcionados para fornecer o equilíbrio certo para você.

Clínica Dr. Hong Jin Pai – Centro de Dor, Acupuntura Médica, Fisiatria e Reabilitação.

Al. Jaú 687 – São Paulo – SP

Atendimento de segunda a sábado.

Prof. Dr. Hong Jin Pai

CRM-SP: 36399 / RQE: RQE: 29862 Médico especialista em Acupuntura, formado pela Faculdade de Medicina da USP, com especialização e pós-graduação em Acupuntura na China. Atua no atendimento ambulatorial assistencial e didático no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP), participa e coordena estudos científicos no HC-FMUSP, e também atua como especialista em Acupuntura em sua clínica particular há mais de 35 anos. Dr. Hong Jin Pai é também Professor Colaborador do Instituto de Ortopedia do HC-FMUSP.

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.