CENTRO DE TRATAMENTO DE DOR: Dor, Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisiatria e Fisioterapia.

Cisto sinovial – Cistos no punho e nas mãos

O que é o cisto sinovial?

Cisto Sinovial é uma alteração benigna comum, podendo surgir em várias articulações do corpo, porém é mais fácil ser encontrado nas mãos e no punho.

Caracteriza-se por ondulações ou abaulamentos formados por bolsas, onde possuem um líquido. O mesmo presente nas articulações, devido a isso, apresenta o nome sinovial.

Em todas as articulações do corpo existe um líquido chamado de sinovial, o qual juntamente com as cartilagens, impede que ocorra o atrito entre um osso e outro, durante a movimentação. Ou seja, o líquido funciona como uma espécie de lubrificante, protegido por uma bolsa chamada sinóvia, e fabricado por glândulas presentes na própria articulação.

Portanto, podemos dizer que o cisto sinovial é um pequeno nódulo, o qual é formado devido a um vazamento do líquido presente nos tendões, cápsula articular, ligamentos, ou bainhas dos tendões. Após ocorrido o extravasamento do líquido, ele torna-se visível e palpável na pele, podendo aumentar ou diminuir de tamanho, e geralmente acomete mulheres com idades entre 15 a 40 anos.

 

dor cisto sinovial

 

Causas do Cisto Sinovial

As causas são desconhecidas, muitos casos ocorrem sem ter um motivo aparente, porém outras devido algum evento traumático, por causa do uso excessivo da articulação.

Muitas vezes é observado em pessoas que fazem movimentos repetitivos, ou que já possuem algum outro tipo de problema que podem afetar as articulações, como artrite, tendinite e artrose. Esses problemas fazem com que a articulação tenha uma instabilidade, causando um acúmulo de líquido, ocasionando todo o processo de criação do cisto.

A tenossinovite, é uma inflamação da camada que envolve os tendões, a sinóvia, e sua causa é desconhecida, muitas vezes é devido alguma inflamação por esforços repetitivos. Sabemos que o cisto é causado por um extravasamento da bolsa que protege os tendões, ou seja, geralmente ele vem acompanhado por uma tenossinovite.

 

Sintomas do cisto sinovial

Como falado anteriormente, o cisto sinovial tem início na articulação, muitas vezes, antes de seu surgimento, podem aparecer alguns sintomas, sendo a dor como o principal.

Além do processo doloroso, devido à dilatação que ocorre dos tecidos que estão ao seu redor, a principal queixa dos pacientes é a limitação de movimento, pois sua localização não favorece a mobilidade da articulação.

Muitas vezes eles podem acometer nervos responsáveis pela sensibilidade do local, causando uma grande irritação e consequentemente dor. O cisto não é doloroso, o que realmente causa a dor, são os tecidos que estão sendo comprimidos ao seu redor.

Durante sua formação, existe um canal que comunica com a articulação ou entre a bainha do tendão, o qual é chamado pedículo. Muitas vezes, por esse canal, o líquido que forma o cisto volta para a articulação, é uma forma do organismo tratar o problema, ocorrendo uma diminuição de seu tamanho. Ou pode acontecer de passar mais líquido pelo canal, e fazer com que ele se tornar ainda maior.

O quisto, quando localizado entre as camadas dos tendões extensores e articulações, pode ficar oculto, e não palpável. A pessoa acometida, irá suspeitar que existe um problema no local, após sentir dor, e realizando exames de imagem para diagnosticar.

Na fase inicial da artrose, a qual é definida por um desgaste nas cartilagens dos ossos, com o objetivo de melhorar a lubrificação das articulações, podem surgir cistos nos dedos. O seu surgimento pode causar uma deformidade, chamado cisto mucoso, ocasionando dor intensa e inflamação.

 

Diagnóstico do cisto sinovial

Muitas vezes o cisto sinovial é assintomático, levando a pessoa buscar tratamento é devido à estética do local afetado.

Quando há relato de dor, geralmente ocorre durante os movimentos de extensão, ou quando ocorre uma descarga de peso na articulação afetada.

O diagnóstico pode ser feito através do exame físico, como palpação, e pedido de exames de imagem, como raio-x e ultrassonografia, onde se poderá ver o seu tamanho, localização e consistência.

 

Tratamento do cisto sinovial

O tratamento irá depender da queixa dos pacientes, pois não se trata de um problema grave, o qual poderá acometer articulações, ou ser uma doença que possa evoluir com o passar do tempo. Inclusive, muitas vezes ele poderá até desaparecer sozinho, ou após algum trauma na articulação que faça ele sumir.

Inicialmente poderá ser feito somente uma observação do caso, para ver se ele vai persistir, sumir ou causar dor. Alguns médicos podem receitar analgésicos, anti-inflamatórios, ou até mesmo imobilizar o punho, para amenizar a dor.

Caso a dor persistir, poder ser realizada uma cirurgia para a retirada do cisto sinovial, juntamente com a sua origem.

Cirurgia para cisto sinovial

O tratamento cirúrgico é a última opção, somente é realizado quando o problema realmente estiver causando muito incômodo ao paciente.

A cirurgia no punho, é feita através de um acesso transverso, acompanhando as linhas de força do punho, é um procedimento cuidadoso devido à proximidade dos tendões extensores, e ramos sensitivos do nervo radial. Após romper a cápsula, é observado a saída do material que pode ser gelatinoso.

A recuperação do pós-operatório irá variar de pessoa para pessoa, tamanho e localização do cisto, mas podemos dizer que no geral é tranquila, sendo priorizada o controle do edema, dor, cicatrização, podendo estar recuperado após 14 até 20 dias.

Pode ser realizado uma aspiração com ou sem infiltração como forma de tratamento, consiste em um procedimento simples, com aplicação de anestésico antes de iniciar o procedimento, e com uma agulha mais grossa é feito a aspiração diretamente. Esse procedimento pode ser realizado no próprio consultório médico, não é uma técnica definitiva, pois o mesmo poderá voltar, porém não apresenta riscos como a cirurgia.

A aspiração retira o líquido que está presente na bolsa formada, não fecha o canal por onde ele passa, portanto, novamente poderá extravasar e voltar ao tamanho que estava antes. A punção para drenagem é feita somente em casos bem específicos, devido aos 90% de chance de retornar.

Como tratamento conservador, além de recomendar o uso de órteses, deve-se orientar o paciente a não usar excessivamente a articulação, pois poderá dificultar a reabsorção que o organismo faz para tratar o problema.

clinica dr hong jin pai al jau 687

AL. JAÚ 687 – JARDIM PAULISTA – SÃO PAULO – SP

Clínica de Dor, Fisiatria e Acupuntura Médica

Clínica médica especializada localizada na região dos Jardins, próximo à Av. Paulista, em São Paulo — SP.

Centro de Dor, com médicos especialistas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Tratamento por Ondas de Choque, Infiltrações, Bloqueios anestésicos e Acupuntura Médica

Dor tem Tratamento – Centro de Dor e Acupuntura Médica em São Paulo – SP

TRATAMENTO DE DOR FISIOTERAPIA CLINICA HONG JIN PAI

Médicos Especialistas em Dor e Acupuntura do HC-FMUSP

Os especialistas em medicina da dor são médicos especialmente treinados e qualificados para oferecer avaliação integrada e especializada e gerenciamento da dor usando seu conhecimento único e conjunto de habilidades no contexto de uma equipe multidisciplinar.

O tratamento da dor visa reduzir a dor, abordando o impacto emocional da dor, ajudando os pacientes a se moverem melhor e aumentando o bem-estar por meio de uma variedade de tratamentos, incluindo medicamentos, fisioterapia, acupuntura, ondas de choque e procedimentos minimamente intervencionistas.

Se você está vivendo com uma dor persistente há mais de 3 meses, provavelmente está sentindo dor crônica.

Nossos médicos especialistas em controle da dor em São Paulo trabalham em estreita colaboração com outros especialistas como parte de uma equipe multidisciplinar para fornecer uma abordagem holística e um resultado ideal para a dor crônica, seja qual for a causa.

As técnicas usadas no controle da dor dependerão da natureza e gravidade da dor, mas nossos especialistas em dor têm experiência para ajudar com a dor.

CONSULTA
1
Somos um centro de excelência no tratamento da dor crônica e entendemos como a dor contínua pode afetar todos os aspectos da sua vida.
DIAGNÓSTICO
2
Nós entendemos sua dor e sabemos que uma intervenção bem-sucedida começa com uma avaliação completa e um diagnóstico preciso.
PLANO DE TRATAMENTO
3
Nossa equipe de especialistas pode fornecer uma ampla gama de tratamentos e terapias para ajudá-lo a voltar a viver com qualidade.
RECEPCAO CLINICA HONG JIN PAI
  • 01.Tratamento conservador de dor

    Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisioterapia, Infiltrações, Bloqueios Anestésicos, Toxina Botulínica.
  • 02.Excelência em um só lugar

    A avaliação e tratamento da dor é a especialidade de nossos Médicos especialistas em Dor.
  • 03.Tratamento individualizado

    Plano de tratamento com medicamentos, terapias minimamente invasivas e fisioterapia.
Como é o tratamento inicial?
Em nossa clínica, focamos em tratamentos não cirúrgicos. Para a maioria dos casos, iniciamos um tratamento minimamente invasivo com acupuntura médica + fisioterapia. A duração do tratamento, para dores crônicas, pode ser de pelo menos 1 a 3 meses. Assim como outros tratamentos conservadores (como terapias e exercícios), o sucesso no tratamento depende não apenas da equipe médica, mas também da persistência do paciente em seguir a frequência e o tratamento adequado. Em alguns casos, podemos realizar outros tratamentos para dor, como ondas de choque, toxina botulínica e infiltrações.
Vocês atendem convênio?

Atendemos todos os Planos de Saúde pelo Reembolso.

O reembolso ou livre escolha é uma opção de atendimento a usuários de planos de saúde que não está vinculada à rede de prestadores contratados ou cujo procedimento específico não está contratado.

Não atendemos diretamente por convênio. Nosso foco é um atendimento especializado no paciente. Assim, separamos pelo menos 60-90 minutos para consulta, exame e avaliação do paciente.

O processo na maioria das vezes é digital (pelo Smartphone, tablet ou computador) é simples. O valor reembolsado corresponde a uma tabela de valores da própria operadora e pode cobrir todo o procedimento ou parte dele. Lembrando que a parte não reembolsada pode ser abatida no imposto de renda pessoa física (IRPF).

Quais são as terapias físicas para o tratamento da dor crônica?
Estudos mostram que a fisioterapia e exercícios pode atrasar ou mesmo evitar a necessidade de cirurgia. Em alguns casos, pode aliviar a causa raiz da dor de longo prazo, portanto, medicamentos ou cirurgias não são mais necessários. Na Clínica Dr. Hong Jin Pai, oferecemos uma ampla gama de terapias físicas para tratar a dor de longo prazo e diminuir a necessidade de medicação ou cirurgia.
Quais tratamentos para dor são oferecidos?
Oferecemos uma variedade das melhores e mais confiáveis tratamentos não cirúrgicos, desde acupuntura e fisioterapia em um estágio inicial, assim como procedimentos como dry needling, infiltração de pontos gatilhos, toxina botulínica para dor, tratamento por ondas de choque e bloqueios anestésicos. Somos inovadores em nossa abordagem ao tratamento da dor. Entendemos o efeito que a dor crônica pode ter em todos os aspectos da sua vida e adaptamos nossos pacotes de tratamento para atender você. Como parte do seu pacote multidisciplinar de controle da dor, combinaremos os melhores tratamentos terapêuticos e direcionados para fornecer o equilíbrio certo para você.

Clínica Dr. Hong Jin Pai – Centro de Dor, Acupuntura Médica, Fisiatria e Reabilitação.

Al. Jaú 687 – São Paulo – SP

Atendimento de segunda a sábado.

Dr. Carlos Roberto Babá

CRM-SP 47825 / RQE 12910, 19925 | Médico especialista em Ortopedia, Traumatologia e Acupuntura. Médico Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Monitor do curso do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado de medicina Chinesa.

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.