As pessoas costumam confundir os termos tendinite, tendinose e tendinopatia. Estes termos, ao lado de paratendinite, ruptura de tendão e ruptura parcial de tendão, descrevem diversas condições envolvendo os tendões, incluindo inflamação, degeneração e lesão.
Os tendões são os tecidos fibrosos que conectam o músculo ao osso. Existem centenas de tendões em todo o corpo.
Alguns tendões são mais propensos do que outros ao desenvolvimento de problemas. Exemplificando, muitas pessoas sofrem distensão do tendão de Aquiles em um ponto ou outro. Além disso, um único tendão pode ter mais de um problema ao mesmo tempo. Um indivíduo com tendinite também pode ter tendinose, por exemplo.
A seguir, são esclarecidos os termos usados para descrever as condições tendinosas comuns.
Tendinite
Já usado para descrever quase todas as dores de tendão, o termo “tendinite” é hoje usado pelos médicos para descrever a inflamação do tendão (o sufixo “ite” indica inflamação). Os pacientes podem apresentar achados localizados de dor, inchaço, aquecimento e vermelhidão.
Os tratamentos recomendados para minimizar a inflamação podem incluir o descanso da articulação afetada e o uso sem prescrição de AINEs, como ibuprofeno ou naproxeno. Pacientes com tendinite tipicamente se recuperam em várias semanas. A tendinite é menos frequente do que a tendinose. A tendinite crônica pode levar à tendinose.
Tendinose
Os especialistas diferenciam a tendinite da tendinose, que é a degeneração não inflamatória de um tendão. Esta degeneração pode incluir alterações na estrutura ou na constituição do tendão. Estas alterações muitas vezes resultam de microtraumatismos repetitivos ou da falha do tecido em cicatrizar após a ruptura de um tendão.
As principais diferenças entre tendinite e tendinose são:
- Diferente da tendinite, que muitas vezes pode ser tratada com êxito em algumas semanas, a tendinose pode requerer vários meses de tratamento.
- Os diferentes métodos de tratamento para tendinose e tendinite podem variar. Exemplificando, alguns especialistas afirmam que a tendinose não deve ser tratada com AINEs, porque estes fármacos inibem o crescimento de colágeno, necessário à cicatrização do tendão.
Alguns profissionais usam os termos “tendinose” e “tendinopatia” (definido a seguir) de modo intercambiável.
Paratendinite
No corpo, alguns tendões (p. ex., tendão de Aquiles) têm uma fina bainha de tecido chamada paratendão. Quando este tecido se torna inflamado, a condição é chamada paratendinite e somente pode ser diagnosticada de modo definitivo por biópsia, sendo por isso diagnosticada com pouca frequência. Em adição, alguns profissionais não acreditam que a paratendinite seja um diagnóstico à parte.
Como os tratamentos de paratendinite e de tendinite envolvem minimizar a inflamação, esta distinção pode não ser essencial para fins de tratamento.
Rupturas parciais e totais de tendão
Quando o tendão é rompido, a condição é chamada ruptura de tendão. Se um tendão é partido em dois pedaços, a condição é chamada ruptura total, mas quando uma parte do tendão permanece intacta, a condição é chamada ruptura parcial.
Na medicina de reabilitação, existe distinção entre rupturas de tendão agudas e crônicas.
- Uma ruptura de tendão aguda é um evento único que pode resultar em dor imediata e diminuição da função na articulação afetada, que podem ser seguidas de inchaço ou contusão. Uma ruptura aguda tipicamente é reconhecida e tratada dentro de uma semana após a lesão.
- As rupturas de tendão crônicas podem resultar de:
- Ruptura parcial que piora lentamente no decorrer de um período prolongado OU
- Ruptura aguda que permanece sem tratamento por várias semanas (muitos especialistas acreditam que este intervalo de tempo varia entre 4 e 6 semanas, dependendo do tendão).3
Dependendo do paciente, da articulação afetada, da gravidade da ruptura e da duração dos sintomas, um médico pode recomendar cirurgia ou descanso por determinado período para tratamento da ruptura do tendão.
Tendinopatia
O sufixo “patia” deriva do grego e indica doença ou distúrbio. Portanto, a tendinopatia literalmente significa uma doença ou distúrbio de um tendão. A tendinopatia (por vezes pronunciada “tendonopatia”) tipicamente é usada para descrever qualquer problema envolvendo um tendão.
Embora a maioria dos especialistas defina a tendinopatia como um termo “guarda-chuva” para se referir a todas as condições envolvendo tendão, há quem use o termo para descrever uma condição crônica de tendão com falha da cicatrização. Um exemplo é o corredor que sofreu uma ruptura do tendão do jarrete que falha em cicatrizar adequadamente e que pode ser diagnosticada como tendinopatia.
AL. JAÚ 687 – JARDIM PAULISTA – SÃO PAULO – SP
Clínica de Dor, Fisiatria e Acupuntura Médica
Clínica médica especializada localizada na região dos Jardins, próximo à Av. Paulista, em São Paulo — SP.
Centro de Dor, com médicos especialistas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Tratamento por Ondas de Choque, Infiltrações, Bloqueios anestésicos e Acupuntura Médica
Dor tem Tratamento – Centro de Dor e Acupuntura Médica em São Paulo – SP
Médicos Especialistas em Dor e Acupuntura do HC-FMUSP
Os especialistas em medicina da dor são médicos especialmente treinados e qualificados para oferecer avaliação integrada e especializada e gerenciamento da dor usando seu conhecimento único e conjunto de habilidades no contexto de uma equipe multidisciplinar.
O tratamento da dor visa reduzir a dor, abordando o impacto emocional da dor, ajudando os pacientes a se moverem melhor e aumentando o bem-estar por meio de uma variedade de tratamentos, incluindo medicamentos, fisioterapia, acupuntura, ondas de choque e procedimentos minimamente intervencionistas.
Se você está vivendo com uma dor persistente há mais de 3 meses, provavelmente está sentindo dor crônica.
Nossos médicos especialistas em controle da dor em São Paulo trabalham em estreita colaboração com outros especialistas como parte de uma equipe multidisciplinar para fornecer uma abordagem holística e um resultado ideal para a dor crônica, seja qual for a causa.
As técnicas usadas no controle da dor dependerão da natureza e gravidade da dor, mas nossos especialistas em dor têm experiência para ajudar com a dor.
-
01.Tratamento conservador de dor
Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisioterapia, Infiltrações, Bloqueios Anestésicos, Toxina Botulínica. -
02.Excelência em um só lugar
A avaliação e tratamento da dor é a especialidade de nossos Médicos especialistas em Dor. -
03.Tratamento individualizado
Plano de tratamento com medicamentos, terapias minimamente invasivas e fisioterapia.
Atendemos todos os Planos de Saúde pelo Reembolso.
O reembolso ou livre escolha é uma opção de atendimento a usuários de planos de saúde que não está vinculada à rede de prestadores contratados ou cujo procedimento específico não está contratado.
Não atendemos diretamente por convênio. Nosso foco é um atendimento especializado no paciente. Assim, separamos pelo menos 60-90 minutos para consulta, exame e avaliação do paciente.
O processo na maioria das vezes é digital (pelo Smartphone, tablet ou computador) é simples. O valor reembolsado corresponde a uma tabela de valores da própria operadora e pode cobrir todo o procedimento ou parte dele. Lembrando que a parte não reembolsada pode ser abatida no imposto de renda pessoa física (IRPF).
Clínica Dr. Hong Jin Pai – Centro de Dor, Acupuntura Médica, Fisiatria e Reabilitação.
Al. Jaú 687 – São Paulo – SP
Atendimento de segunda a sábado.