CENTRO DE TRATAMENTO DE DOR: Dor, Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisiatria e Fisioterapia.

Dor de cabeça constante: principais causas e tratamento

Quem nunca teve momentos, em sua vida, em que a dor de cabeça estava mais presente? Infelizmente, é um dos sintomas mais comuns quando estamos cansados, com fome, desidratados, ansiosos ou com algum outro problema de saúde, como gripe, sinusite, etc. 

Mas, é importante saber que não devemos nos acostumar com a dor de cabeça constante, pois ela pode ser o sinal de que algo mais sério está acontecendo com o nosso corpo.

Saiba mais sobre dor de cabeça aqui! 

Quer saber mais sobre a dor de cabeça constante, quais podem ser as prováveis causas e como tratar esse problema? Vem com a gente e confira mais informações ao longo do artigo!

Dor de cabeça constante, o que pode ser?

Dor de cabeça constante

A dor de cabeça constante pode ter diversas causas, desde as mais usuais a problemas graves de saúde, ou pode ter relação até mesmo com ansiedade ou preocupação. Pode, ainda, ter ligação com problemas de saúde passageiros, como uma rinite alérgica ou gripe, ou com problemas hormonais. 

Logo, sempre que um quadro é muito forte ou demora mais de 3 dias para passar é aconselhado que você busque um clínico geral para identificar a possível causa e iniciar o tratamento mais adequado para o seu caso. Abaixo, confira um pouco mais sobre as possíveis causas da dor de cabeça constante. Vamos lá?

Problemas de visão 

Os problemas de visão são uma causa bastante comum da dor de cabeça crônica. Miopia, hipermetropia e astigmatismo, por exemplo, podem provocar o sintoma, principalmente em crianças que ainda não perceberam que não enxergam bem e não relataram o sintoma para os pais. A dor de cabeça nesses quadros de visão pode acontecer por a pessoa força os olhos para enxergar melhor.

Alterações hormonais

As alterações hormonais, no que diz respeito ao aumento ou diminuição da concentração de hormônios circulantes no sangue, principalmente nas mulheres (mas não exclusivamente), podem desencadear crises frequentes de dor de cabeça. Momentos como a TPM (tensão pré-menstrual) e a gravidez podem, também, desencadear as alterações hormonais e a dor de cabeça.

Ansiedade ou estresse

Em situações de preocupação, ansiedade e estresse intenso, nós não conseguimos ter um sono de qualidade, pois nossa mente está sempre ativa. O corpo e a mente cansados favorecem e muito a dor de cabeça, que pode ser interpretada pelo nosso corpo como uma tentativa de comunicar que você precisa desacelerar.

Alimentação 

Você sabia que a alimentação pode ser um gatilho para as dores de cabeça constantes? O consumo de alimentos estimulantes, como o chocolate, refrigerantes, energéticos e café podem ser uma das causas, ou até mesmo o consumo de alguns alimentos mais fermentáveis ou picantes, como amendoins e pimenta, caso seja mais sensível. Mas, é importante saber que também, em casos de jejum, o corpo pode entrar em hipoglicemia, o que também é um gatilho para a dor de cabeça.

Calor

O calor em excesso pode resultar em estados de desidratação no nosso corpo, dependendo do nosso hábito de beber água. Esse quadro pode promover a dilatação dos vasos sanguíneos, incluindo os presentes no crânio, resultando em crises de dor de cabeça.

Bruxismo

Um dos quadros mais comuns para o desenvolvimento da dor de cabeça constante, mesmo que a pessoa não saiba que sofre com o problema, é o bruxismo e as DTMs (disfunções temporomandibular). 

 

O bruxismo é o ato involuntário, durante à noite ou em vigília, durante o dia, de apertar ou raspar os dentes, o que pode até mesmo alterar o posicionamento da articulação da mandíbula, causando dor de cabeça.

Doenças 

Existem algumas doenças que têm a dor de cabeça como um dos sintomas principais, e enquanto não são resolvidas, mantém o problema de forma crônica. Casos como pressão alta, dengue, hipoglicemia, sinusite, resfriado, etc., podem ter a dor de cabeça como uma manifestação clínica, que normalmente melhora à medida que a doença é solucionada.

Como saber se a dor de cabeça está se tornando um quadro crônico?

Para saber se a dor de cabeça está se tornando algo crônico, é preciso quantificar as crises. Se ela vem persistindo por mais do que 15 dias por mês e tem duração maior do que quatro horas diárias, o problema de saúde já pode ser considerado crônico. 

É raro que uma dor de cabeça forte se manifeste de forma crônica desde o início, o mais habitual é que com o tempo a dor vá se tornando mais frequente, e por fim, um quadro crônico, que precisa ser investigado com a ajuda de um profissional.

É importante saber, também, que um dos motivos principais para a transformação da dor de cabeça em um problema crônico é o abuso de medicamentos analgésicos, que são usados para tratar os sintomas agudos. De acordo com estudos da Sociedade Brasileira de Neurologia, o uso excessivo de medicações foi visto em mais de 80% dos pacientes com dor de cabeça crônica.

Como tratar a dor de cabeça constante

Dor de cabeça constante

A dor de cabeça constante é algo que debilita bastante a saúde de uma pessoa. E, é preciso saber que não é normal sentir dor de cabeça todos os dias. A dor nada mais é do que um modo que o seu corpo tem de avisar de que algo não está bem. Por isso, caso esteja passando por esse problema, não deixe de buscar ajuda de um médico especialista e saber como proceder para melhorar.

Existem alguns tratamentos que você pode investir para ter uma qualidade de vida melhor, enquanto convive com o problema. Alguns deles requerem receitas e orientação médica, e outros têm a ver mais com o seu estilo de vida. Abaixo, confira algumas dicas de tratamento para a dor de cabeça constante:

  • Evite os estímulos estressantes, como excesso de barulhos, luzes e cheiros, escolhendo um lugar calmo para descansar;
  • Faça o uso inteligente dos medicamentos para dor, não abusando dos medicamentos;
  • Busque ajuda médica caso o sintoma não melhore, e assim, tenha acesso ao tratamento correto para o seu caso;
  • Se mantenha hidratado;
  • Não faça jejuns prolongados para evitar quadros de hipoglicemia;
  • Evite se expor ao sol por mais de uma hora, mesmo com chapéu;
  • Use compressa de água fria ou tome banho morno.

Dor de cabeça: procure ajuda médica caso os sintomas persistirem

Com mais de 35 anos de tradição, a Clínica Dr. Hong Jin Pai & Associados traz uma equipe de médicos competentes e preparados em diversas especialidades, com foco no tratamento interdisciplinar da dor, reabilitação, fisiatria e ondas de choque e acupuntura. 

Para marcar o seu horário e cuidar da sua saúde e bem-estar, é só acessar o nosso site e agendar a sua consulta.

Saiba mais sobre dor de cabeça aqui! 

 

Dor tem Tratamento – Centro de Dor e Acupuntura Médica em São Paulo – SP

TRATAMENTO DE DOR FISIOTERAPIA CLINICA HONG JIN PAI

Médicos Especialistas em Dor e Acupuntura do HC-FMUSP

Os especialistas em medicina da dor são médicos treinados e qualificados para oferecer avaliação integrada e especializada e gerenciamento da dor usando seu conhecimento único e conjunto de habilidades no contexto de uma equipe multidisciplinar.

O tratamento da dor visa reduzir a dor, abordando o impacto emocional da dor, ajudando os pacientes a se moverem melhor e aumentando o bem-estar por meio de uma variedade de terapias, incluindo terapia medicamentosa e intervenções.

Se você está vivendo com uma dor que persiste por mais de três meses e está afetando sua capacidade de continuar com a vida cotidiana, provavelmente está sentindo dor crônica.

Nossos médicos especialistas em controle da dor em São Paulo trabalham em estreita colaboração com outros especialistas como parte de uma equipe multidisciplinar para fornecer uma abordagem holística e um resultado ideal para a dor crônica, seja qual for a causa.

As técnicas usadas no controle da dor dependerão da natureza e gravidade da dor, mas nossos especialistas em dor têm experiência especial para ajudar com a dor.

CONSULTA
1
Somos um centro de excelência no tratamento da dor crônica e entendemos como a dor contínua pode afetar todos os aspectos da sua vida.
DIAGNÓSTICO
2
Nós entendemos sua dor e sabemos que uma intervenção bem-sucedida começa com uma avaliação completa e um diagnóstico preciso.
PLANO DE TRATAMENTO
3
Nossa equipe de especialistas pode fornecer uma ampla gama de tratamentos e terapias para ajudá-lo a voltar a viver com qualidade.
RECEPCAO CLINICA HONG JIN PAI
  • 01.Tratamento conservador de dor

    Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisioterapia, Infiltrações, Bloqueios Anestésicos, Toxina Botulínica.
  • 02.Excelência em um só lugar

    A avaliação e tratamento da dor é a especialidade de nossos Médicos especialistas em Dor.
  • 03.Tratamento individualizado

    Plano de tratamento com medicamentos, terapias minimamente invasivas e fisioterapia.
Como é o tratamento inicial?
Em nossa clínica, focamos em tratamentos não cirúrgicos. Para a maioria dos casos, iniciamos um tratamento minimamente invasivo com acupuntura médica + fisioterapia. A duração do tratamento, para dores crônicas, pode ser de pelo menos 1 a 3 meses. Assim como outros tratamentos conservadores (como terapias e exercícios), o sucesso no tratamento depende não apenas da equipe médica, mas também da persistência do paciente em seguir a frequência e o tratamento adequado. Em alguns casos, podemos realizar outros tratamentos para dor, como ondas de choque, toxina botulínica e infiltrações.
Vocês atendem convênio?

Atendemos todos os Planos de Saúde pelo Reembolso.

O reembolso ou livre escolha é uma opção de atendimento a usuários de planos de saúde que não está vinculada à rede de prestadores contratados ou cujo procedimento específico não está contratado.

Não atendemos diretamente por convênio. Nosso foco é um atendimento especializado no paciente. Assim, separamos pelo menos 60-90 minutos para consulta, exame e avaliação do paciente.

O processo na maioria das vezes é digital (pelo Smartphone, tablet ou computador) é simples. O valor reembolsado corresponde a uma tabela de valores da própria operadora e pode cobrir todo o procedimento ou parte dele. Lembrando que a parte não reembolsada pode ser abatida no imposto de renda pessoa física (IRPF).

Quais são as terapias físicas para o tratamento da dor crônica?
Estudos mostram que a fisioterapia e exercícios pode atrasar ou mesmo evitar a necessidade de cirurgia. Em alguns casos, pode aliviar a causa raiz da dor de longo prazo, portanto, medicamentos ou cirurgias não são mais necessários. Na Clínica Dr. Hong Jin Pai, oferecemos uma ampla gama de terapias físicas para tratar a dor de longo prazo e diminuir a necessidade de medicação ou cirurgia.
Quais tratamentos para dor são oferecidos?
Oferecemos uma variedade das melhores e mais confiáveis tratamentos não cirúrgicos, desde acupuntura e fisioterapia em um estágio inicial, assim como procedimentos como dry needling, infiltração de pontos gatilhos, toxina botulínica para dor, tratamento por ondas de choque e bloqueios anestésicos. Somos inovadores em nossa abordagem ao tratamento da dor. Entendemos o efeito que a dor crônica pode ter em todos os aspectos da sua vida e adaptamos nossos pacotes de tratamento para atender você. Como parte do seu pacote multidisciplinar de controle da dor, combinaremos os melhores tratamentos terapêuticos e direcionados para fornecer o equilíbrio certo para você.

Clínica Dr. Hong Jin Pai – Centro de Dor, Acupuntura Médica, Fisiatria e Reabilitação.

Al. Jaú 687 – São Paulo – SP

Atendimento de segunda a sábado.

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM-SP: 158074 / RQE: 65523 - 65524 | Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura. Área de Atuação em Dor pela AMB. Doutorado em Ciências pela USP. Pesquisador e Colaborador do Grupo de Dor do Departamento de Neurologia do HC-FMUSP. Diretor de Marketing do Colégio Médico de Acupuntura do Estado de São Paulo (CMAeSP). Integrante da Câmara Técnica de Acupuntura do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP). Secretário do Comitê de Acupuntura da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED). Presidente do Comitê de Acupuntura da Sociedade Brasileira de Regeneração Tecidual (SBRET). Professor convidado do Curso de Pós-Graduação em Dor da Universidade de São Paulo (USP). Membro do Conselho Revisor - Medicina Física e Reabilitação da Journal of the Brazilian Medical Association (AMB).  

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.