As dores nas costas são uma condição muito recorrente tanto em homens como em mulheres, seja devido à má postura, ao tipo do trabalho da pessoa, a posição como dorme ou outras causas. No entanto, o corpo feminino apresenta algumas características que aumenta a suscetibilidade às dores nas costas.
Há uma série de dores nas costas e condições relacionadas que as mulheres são mais suscetíveis a desenvolver.
Além disso, para as mulheres, a dor nas costas tem maior probabilidade de se tornar crônica com o tempo
Tipos de dor nas costas
A coluna vertebral é composta por 33 vértebras, sendo ela dividida em 4 regiões:
- Cervical: composta por 7 vértebras;
- Torácica: composta por 12 vértebras;
- Lombar: composta por 5 vértebras;
- Sacro-cóccix: composta por 9 vértebras fundidas.
As regiões mais afetadas são cervical e lombar, devido à maior movimentação e sobrecarga.
Assim, os dois principais tipos de dor nas costas em mulheres são cervicalgia e lombalgia.
Dores nas costas
As causas de dores nas costas (sejam elas na região cervical ou lombar) são muitas vezes difíceis de definir.
Vale sempre a pena ter uma dor nas costas grave ou crônica verificada por um profissional – se tiver mais de 55 anos, existe uma chance de 5% de que a sua dor lombar seja causada por uma fratura e 1% de chance de se tornar algo mais sinistro, como um tumor, aneurisma ou infecção.
No entanto, é importante notar que geralmente isso pode ser atribuído a fatores de estilo de vida ou desgaste normal.
Causas de cervicalgia
A maioria das pessoas sentirá dores no pescoço em algum momento da sua vida e, seja leve ou grave, pode realmente ser incapacitante. Compreendendo melhor as causas da dor no pescoço, você pode não apenas tratá-la, mas também impedir que ela ocorra em primeiro lugar.
A dor nas costas em mulheres na região cervical é mais relacionada ao trabalho, isto é, a forma de se sentar, digitar, muito comum nos dias atuais devido ao uso do computador como principal ferramenta de trabalho.
Com o avanço tecnológico e com a inserção de cada vez mais mulheres nas linhas de produção, escritórios, editoras e diversos cargos administrativos, as condições de saúde relacionadas às mulheres tem ido muito além das questões do sistema reprodutivo.
O estresse prolongado no local de trabalho é conhecido por causar sintomas físicos, como fadiga ou dores no corpo, e algumas pessoas podem ser mais propensas a elas do que outras. De acordo com um estudo sueco recente, a dor no pescoço relacionada ao estresse é uma ocorrência comum, e afeta mais as trabalhadoras do sexo feminino do que seus colegas do sexo masculino.
É preciso adequar os hábitos para evitar as dores na cervical, bem como praticar alongamentos.
Na maioria dos casos, a dor no pescoço geralmente dura menos de uma semana. Mas se o problema persistir por mais de uma semana, consulte um profissional de saúde para um exame completo.
Causas da lombalgia em mulheres
As dores na lombar podem ter causas mais diversificadas, veja as principais causas de dor nas costas em mulheres nesta região específica:
- Gravidez: O aumento do peso e a pressão dos órgãos incidem diretamente na postura da gestante, além disso, a própria curvatura da coluna sofre alteração, isto é, aumenta-se a lordose, o que causa dores intensas na lombar.
- Seios grandes: muitas mulheres possuem mamas muito grandes a ponto de prejudicar a postura, devido ao peso concentrado na frente do corpo, fazendo com que a mulher tenha que adequar a postura para tentar equilibrar o peso, porém isso faz causar lombalgia e pressão nos discos intervertebrais.
- Salto alto: O uso de sapatos de salto alto pode interferir diretamente na postura da mulher, pois altera a posição natural da coluna, podendo causar dor nas costas em mulheres, bem como problemas nas articulações do quadril, joelhos e tornozelo, com isso a lombar recebe uma sobrecarga.
- Bolsas pesadas: É consensual que quanto maior a bolsa da mulher, mais objetos ela carrega, geralmente estas bolsas são unilaterais, o que faz com que o peso seja todo incidente em um ombro, podendo causar desgaste dos discos intervertebrais e até mesmo causas desvio na coluna.
As mulheres sentem mais dor?
Geralmente, as mulheres têm mais dores e dores do que os homens. As mulheres são mais propensas a ter enxaqueca, artrite reumatóide, cãibras, fibromialgia (dor crônica difusa no corpo) e polimialgia reumática (dores musculares reumáticas), além de dores específicas, como dor de parto, menstruação, endometriose, dor no baixo-ventre e dores no corpo pré-menstrual.
As mulheres são mais propensas a deficiências minerais, como osteoporose (deficiência de cálcio), anemia (deficiência de ferro), alterações na tireóide (muitas vezes devido à deficiência de iodo) e fadiga crônica (muitas vezes devido à deficiência de vitamina D ou magnésio).
Portanto, podem sofrer de uma série de doenças, incluindo distúrbios articulares e musculares. Eles geralmente se machucam muito facilmente e, por isso, têm mais probabilidade de ter lesões no pescoço e nas costas.
As mulheres geralmente trabalham mais horas do que os homens. Eles são os primeiros a se levantar e durar. De cuidar de crianças a organizar refeições e resolver os assuntos gerais da família, elas geralmente desempenham um papel importante.
O desgaste nas articulações e músculos é óbvio. Como mulheres que trabalham, além disso, eles têm um dia inteiro de deveres normais para realizar. Sua postura é geralmente ruim devido à fadiga e ao esforço excessivo.
Finalmente, a gravidez coloca muita pressão na região lombar. O peso do bebê sobrecarrega a virilha e a parte inferior das costas. Pouco antes do final do prazo, o corpo secreta um hormônio que causa perda óssea nas superfícies articulares pélvicas e lombares.
Isso é para torná-los mais flexíveis para que a cabeça possa atravessar a cintura pélvica sem qualquer impedimento. Isso geralmente causa dores nas costas adicionais.
À medida que o bebê cresce, a mãe precisa carregá-lo com muita frequência, o que sobrecarrega os braços e o pescoço. As mães esquecem que a criança ganha peso rapidamente e continua a levantá-las e carregá-las, o que causa muita dor nas costas.
Outras causas de dor nas costas em mulheres
Também é importante destacar o fator hormonal que interfere na saúde da coluna vertebral da mulher e pode causar dor nas costas em mulheres, isto é, elas são mais suscetíveis à osteoporose devido à redução do nível de estrogênio decorrente da menopausa, que causa enfraquecimento dos tecidos ósseos.
Falta de atividade física também interfere diretamente tanto em homens como em mulheres, porém o corpo feminino tende a acumular mais gordura e menos massa muscular do que o masculino, por isso, praticar atividade física regularmente previne diversos tipos de dor nas costas em mulheres.
AL. JAÚ 687 – JARDIM PAULISTA – SÃO PAULO – SP
Clínica de Dor, Fisiatria e Acupuntura Médica
Clínica médica especializada localizada na região dos Jardins, próximo à Av. Paulista, em São Paulo — SP.
Centro de Dor, com médicos especialistas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Tratamento por Ondas de Choque, Infiltrações, Bloqueios anestésicos e Acupuntura Médica
Dor tem Tratamento – Centro de Dor e Acupuntura Médica em São Paulo – SP
Médicos Especialistas em Dor e Acupuntura do HC-FMUSP
Os especialistas em medicina da dor são médicos especialmente treinados e qualificados para oferecer avaliação integrada e especializada e gerenciamento da dor usando seu conhecimento único e conjunto de habilidades no contexto de uma equipe multidisciplinar.
O tratamento da dor visa reduzir a dor, abordando o impacto emocional da dor, ajudando os pacientes a se moverem melhor e aumentando o bem-estar por meio de uma variedade de tratamentos, incluindo medicamentos, fisioterapia, acupuntura, ondas de choque e procedimentos minimamente intervencionistas.
Se você está vivendo com uma dor persistente há mais de 3 meses, provavelmente está sentindo dor crônica.
Nossos médicos especialistas em controle da dor em São Paulo trabalham em estreita colaboração com outros especialistas como parte de uma equipe multidisciplinar para fornecer uma abordagem holística e um resultado ideal para a dor crônica, seja qual for a causa.
As técnicas usadas no controle da dor dependerão da natureza e gravidade da dor, mas nossos especialistas em dor têm experiência para ajudar com a dor.
-
01.Tratamento conservador de dor
Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisioterapia, Infiltrações, Bloqueios Anestésicos, Toxina Botulínica. -
02.Excelência em um só lugar
A avaliação e tratamento da dor é a especialidade de nossos Médicos especialistas em Dor. -
03.Tratamento individualizado
Plano de tratamento com medicamentos, terapias minimamente invasivas e fisioterapia.
Atendemos todos os Planos de Saúde pelo Reembolso.
O reembolso ou livre escolha é uma opção de atendimento a usuários de planos de saúde que não está vinculada à rede de prestadores contratados ou cujo procedimento específico não está contratado.
Não atendemos diretamente por convênio. Nosso foco é um atendimento especializado no paciente. Assim, separamos pelo menos 60-90 minutos para consulta, exame e avaliação do paciente.
O processo na maioria das vezes é digital (pelo Smartphone, tablet ou computador) é simples. O valor reembolsado corresponde a uma tabela de valores da própria operadora e pode cobrir todo o procedimento ou parte dele. Lembrando que a parte não reembolsada pode ser abatida no imposto de renda pessoa física (IRPF).
Clínica Dr. Hong Jin Pai – Centro de Dor, Acupuntura Médica, Fisiatria e Reabilitação.
Al. Jaú 687 – São Paulo – SP
Atendimento de segunda a sábado.