Geralmente ocorre durante a segunda metade da gravidez, e piora à medida que a gravidez progride. Se você está com dores, você não está sozinha!
Mais de 60% das mulheres grávidas terão pelo menos uma crise de dores nas costas.
As duas principais razões são as alterações posturais e hormonais que seu corpo passa para ter um bebê.
O útero em expansão desloca seu centro de gravidade, estirando e enfraquecendo os músculos abdominais, mudando sua postura e colocando pressão sobre suas costas. A compressão de um nervo também pode resultar em piora de dores lombares.
Além disso, você está carregando um peso extra abdominal, o que significa mais trabalho para seus músculos e aumento da pressão nas suas articulações. É por esse motivo que suas dores podem ser piores no final do dia.
Durante a gravidez, os músculos abdominais ficam alongados e enfraquecidos. Isso deixa as mulheres muito mais vulneráveis a lesões devido à falta de estabilidade em seu core.
Além do mais, alterações hormonais na gravidez afrouxam suas articulações e os ligamentos que unem seus ossos pélvicos à coluna vertebral. Isso pode fazer você se sentir menos estável e causa dor quando você anda, fica em pé, senta-se por longos períodos, rola na cama, sai de uma cadeira baixa ou a banheira, se curva ou levanta coisas.
Na maioria das vezes, a dor aparece nos últimos meses, ou torna-se pior com a progressão da gravidez. A dor também pode persistir após o bebê nascer, mas a dor lombar pós-parto se resolve em poucos meses geralmente.
O tratamento envolve medidas farmacológicas e não farmacológicas.
Medicamentos analgésicos devem ser utilizados com orientação do médico.
Tratamentos complementares como acupuntura, fisioterapia e exercícios podem ajudar no controle da dor
Muitas vezes, a dor pode até não estar vindo da região lombar.
A fraqueza do quadril e a contração da parte superior das costas são grandes contribuintes. Devido ao peso do bebê, as mulheres frequentemente aumentam sua base de apoio, ampliando sua postura girando as pernas para fora.
Isso encurta os músculos do quadril e bloqueia a parte inferior das costas. Quando os músculos são encurtados no quadril, eles perdem um pouco de sua força.
Quais os tipos de dor lombar mais comuns na gravidez?
Existem dois padrões comuns de dor lombar na gravidez: a dor lombar que ocorre na região das vértebras lombares, e a dor pélvica posterior (sentida atrás da sua pelve).
Algumas mulheres têm sintomas de ambos os tipos de dor lombar.
As mulheres grávidas também podem ter dor pélvica posterior, sendo sentida na região das nádegas, em um lado ou dos dois lados. A dor pélvica pode ser desencadeada por atividades como andar, subir escadas, entrar e sair de uma banheira ou uma cadeira baixa, rolar na cama, ou se fletir para pegar algum objeto.
A dor pode ser causada por elasticidade do cóccix. Este padrão de dor é mais comum no final da gestação, devido a alterações naturais do corpo para receber o bebê.
Mitos e verdades sobre as Lombalgias
Quando a dor lombar irradia para o glúteo e coxas, muitas vezes é confundida com ciática – uma condição que é na verdade relativamente incomum.
Se você tem dor ciática, a dor na perna geralmente será mais intensa do que a dor nas costas.
É provável que você sentirá dor abaixo do joelho também, e a dor pode irradiar para seus pés e dedos dos pés. Você provavelmente vai sentir uma sensação de formigamento, alfinetada e agulhada em suas pernas, ou possivelmente alguma dormência.
Com uma dor ciática severa, você pode ter dormência em sua virilha ou também na região genital.
Se você acha que você tem dor ciática, procure seu médico.
Procure seu médico imediatamente se você sentir uma perda de sensação ou fraqueza em uma ou ambas as pernas ou uma perda de sensação em sua virilha, bexiga ou ânus (que pode dificultar urinar ou ter movimento intestinal, ou até causar incontinência).
Quem tem mais chances de ter dor lombar durante a gravidez?
Mulheres com histórico prévio de dores na coluna apresentam maior risco, podendo ter apresentado crises sem estar grávida, ou em gestações prévias.
Você também apresenta um risco mais elevado se tem uma vida muito sedentária e tem flexibilidade e encurtamentos na região lombar, e fraqueza nas costas e músculos abdominais.
Gestantes de gêmeos têm também maiores chances de terem crises de lombalgias. A obesidade pode ser um fator de risco para o desenvolvimento de dor lombar durante a gravidez.
Mudanças de hábito podem ajudar!
Evite atividades e posições que alongam excessivamente as articulações da pélve e parte inferior das costas, como cruzar as pernas, subir escadas, ficar apoiada com peso em uma perna, máquinas de step e sentar em uma posição assimétrica.
O que posso fazer para melhorar as dores?
Exercícios
Geralmente, o repouso excessivo pode até piorar as crises de lombalgias. Estudos mostram que a longo prazo, o repouso é pior que a atividade física, pois pode enfraquecer e encurtar a musculatura lombar e pélvica.
Verifique com seu médico antes de iniciar um programa de exercícios, porém, porque há algumas situações em que você pode ter que limitar o exercício ou não realizá-lo, como em mulheres com risco de eclâmpsia.
Estando liberada pelo seu médico, considere:
Exercícios para fortalecer os músculos que oferecem suporte a suas costas e pernas, incluindo os fortalecer os músculos abdominais.
Exercícios de alongamento para ajudar os músculos que suportam as costas e as pernas tornarem-se mais flexíveis. Tenha cuidado para alongar-se suavemente, porque o alongamento inadequado pode colocar ainda mais pressão sobre as articulações, que se tornaram mais frouxos pela gravidez.
Yoga é uma boa maneira de ganhar flexibilidade, e pode ajudar a melhorar o seu equilíbrio, também.
A natação é um ótimo exercício para as mulheres grávidas porque reforça sua musculatura abdominal e lombar, e o empuxo da água diminui a pressão sobre as articulações e ligamentos.
Considere uma aula de hidroginástica pré-natal. Podem ser muito relaxantes. Há pesquisas sugerindo que o exercício na água pode diminuir a intensidade da dor nas costas durante a gravidez.
Caminhada é mais uma opção a considerar. É de baixo impacto e fácil de fazer parte de sua rotina diária.
Para dor lombar, tente o exercício de tilt pélvico (ponte), que pode aliviar dores nas costas esticando os músculos e, ao longo do tempo, fortalecendo-os também.
Esteja ciente do posicionamento e mecânica adequada do corpo.
Fique ereta.
Isso fica mais difícil de fazer com as mudanças de seu corpo, mas tente manter seu glúteo para dentro e os ombros para trás. Mulheres grávidas tendem a ter queda de seus ombros e arquear suas costas enquanto sua barriga cresce, o que coloca mais pressão sobre a coluna vertebral.
Sente-se direito
O uso de um apoio para os pés pode ajudar a prevenir a dor lombar, assim como o uso de um travesseiro pequeno para trás de suas costas. Faça pausas frequentes. Levante e ande pelo menos a cada hora.
Evite ficar muito tempo em pé
Se você precisa ficar o dia todo em pé, tente fazer uma pausa ao meio-dia e descansar deitada de lado, apoiando a sua coxa e abdômen com almofadas.
Esteja ciente dos movimentos que pioram a dor
Se você tiver dor pélvica posterior, tente limitar as atividades como subir escadas, por exemplo. E evite qualquer exercício que requer movimentos extremos de seus quadris ou coluna.
Sempre dobre seus joelhos
e levante as coisas de uma posição agachada para minimizar o estresse nas costas. Agora não é a hora de expor as costas à riscos, então deixe que outra pessoa levante coisas pesadas e pegue objetos altos. Evite torcer a coluna, também. Deixe de realizar atividades como limpar e esfregar, que exigem que você dobre e torça a coluna ao mesmo tempo.
Use sapatos confortáveis e evite sapatos de salto altos
Conforme sua barriga cresce e o equilíbrio desloca, o salto alto vai lançar sua postura ainda mais fora de sintonia e aumentar suas chances de tropeçar e cair.
Divida o peso dos itens que você tem que carregar
Carregar um saco de compras em cada mão com metade do peso em cada um é muito melhor do que o stress desigual de carregar uma sacola mais pesada.
Tome cuidado ao sair da cama.
Dobre as pernas na altura dos joelhos e quadris quando você rolar para o lado, e use os braços para empurrar-se para cima ao levantar (como uma alavanca), mantendo as pernas penduradas para fora da cama
Tente descansar
Para obter descanso e uma boa noite de sono, tente dormir de lado com um ou ambos os joelhos dobrados e um travesseiro entre as pernas. À medida que sua gravidez avança, use outro travesseiro para apoiar sua barriga.
Tente relaxar
Tomar medidas para aliviar a dor e a tensão, e cuidar bem de si mesma não trarão prejuízos. No mínimo, você vai se sentir melhor temporariamente.
Aproveite o tempo para tentar estas medidas:
Aprenda técnicas de relaxamento.
Eles podem ajudar você a lidar com o desconforto e pode e podem ser úteis para relaxar a noite e conseguir um sono reparador.
Tente calor ou frio.
Há algumas evidências que o calor (como bolsas de água quente) podem dar um pequeno alívio doloroso.
Experimente uma massagem.
Uma massagem feita por um profissional qualificado pode ajudar a obter algum alívio na tensão e contratura muscular paravertebral.
Acupuntura
A acupuntura tem efeito analgésico e relaxante muscular. É feito com segurança em gestantes.
Existem sintomas em que eu deveria procurar urgentemente meu médico?
Se sua dor nas costas for grave, constante ou ficar progressivamente pior, ou se for causada por trauma ou acompanhada de febre.
Se você perdeu a sensação em uma ou ambas as pernas, ou de repente sentir descoordenada ou fraca.
Se você tem dor nas costas em apenas um lado da coluna. Isto pode ser um sinal de uma infecção urinária, especialmente se você tem uma febre, náuseas ou sangue na urina.
AL. JAÚ 687 – JARDIM PAULISTA – SÃO PAULO – SP
Clínica de Dor, Fisiatria e Acupuntura Médica
Clínica médica especializada localizada na região dos Jardins, próximo à Av. Paulista, em São Paulo — SP.
Centro de Dor, com médicos especialistas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Tratamento por Ondas de Choque, Infiltrações, Bloqueios anestésicos e Acupuntura Médica
Dor tem Tratamento – Centro de Dor e Acupuntura Médica em São Paulo – SP
Médicos Especialistas em Dor e Acupuntura do HC-FMUSP
Os especialistas em medicina da dor são médicos especialmente treinados e qualificados para oferecer avaliação integrada e especializada e gerenciamento da dor usando seu conhecimento único e conjunto de habilidades no contexto de uma equipe multidisciplinar.
O tratamento da dor visa reduzir a dor, abordando o impacto emocional da dor, ajudando os pacientes a se moverem melhor e aumentando o bem-estar por meio de uma variedade de tratamentos, incluindo medicamentos, fisioterapia, acupuntura, ondas de choque e procedimentos minimamente intervencionistas.
Se você está vivendo com uma dor persistente há mais de 3 meses, provavelmente está sentindo dor crônica.
Nossos médicos especialistas em controle da dor em São Paulo trabalham em estreita colaboração com outros especialistas como parte de uma equipe multidisciplinar para fornecer uma abordagem holística e um resultado ideal para a dor crônica, seja qual for a causa.
As técnicas usadas no controle da dor dependerão da natureza e gravidade da dor, mas nossos especialistas em dor têm experiência para ajudar com a dor.
-
01.Tratamento conservador de dor
Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisioterapia, Infiltrações, Bloqueios Anestésicos, Toxina Botulínica. -
02.Excelência em um só lugar
A avaliação e tratamento da dor é a especialidade de nossos Médicos especialistas em Dor. -
03.Tratamento individualizado
Plano de tratamento com medicamentos, terapias minimamente invasivas e fisioterapia.
Atendemos todos os Planos de Saúde pelo Reembolso.
O reembolso ou livre escolha é uma opção de atendimento a usuários de planos de saúde que não está vinculada à rede de prestadores contratados ou cujo procedimento específico não está contratado.
Não atendemos diretamente por convênio. Nosso foco é um atendimento especializado no paciente. Assim, separamos pelo menos 60-90 minutos para consulta, exame e avaliação do paciente.
O processo na maioria das vezes é digital (pelo Smartphone, tablet ou computador) é simples. O valor reembolsado corresponde a uma tabela de valores da própria operadora e pode cobrir todo o procedimento ou parte dele. Lembrando que a parte não reembolsada pode ser abatida no imposto de renda pessoa física (IRPF).
Clínica Dr. Hong Jin Pai – Centro de Dor, Acupuntura Médica, Fisiatria e Reabilitação.
Al. Jaú 687 – São Paulo – SP
Atendimento de segunda a sábado.
6 Comentários
Deixe o seu comentário.
ola sou a andreia tenho do 2perna do pescoso parer qud pica obros do na cabesa nu estomego muita mesm0 sinto piquedelas dor torax pode ajudar costa respirar
Estou sentindo muita dor nas costas três dias que não passa essa dor fica caminhando uma hora tá num lugar outra em outro.
Estou grávida de 9 semanas, e estou sentindo muita dor na lombar. E estou com um pouco de febre e dor de cabeça.
Eu estou grávida de 2 mês estou sentido muita dor na lombar e muito ruim!
Ola Michele. A dor lombar infelizmente é comum na gestação, mas tem tratamento. Procure seu médico para uma avaliação, existem várias possibilidades não farmacológicas para tratamento de dor, como fisioterapia e acupuntura.
estou gravida de 2 meses tenho micropolicisto nos ovarios sinto muita dor na lombar no trabalho o dia inteiro