A dor de cabeça (cefaléia) pode ter mais de 100 causas, segundo dados da Sociedade Internacional de Cefaléias. A maioria das dores de cabeça não apresentam riscos graves à vida. Assim, como regra geral, não é perigoso dormir com dor de cabeça.
Se você está com dor de cabeça persistente, ou uma dor aguda, ou uma dor que não responde a medicamentos (como analgésicos, anti-inflamatórios), é importante procurar um médico especialista, como o médico neurologista, para correto diagnóstico e plano de tratamento.
Tipos comuns de dor de cabeça, como dores de cabeça tensionais e enxaquecas, podem ocorrer durante o sono ou à noite em algumas pessoas. O tratamento para essas dores de cabeça depende de sua frequência e gravidade e pode incluir medicamentos para tratar a própria dor de cabeça, bem como prevenir episódios futuros.
Segundo um estudo publicado no Jornal Científico Headaches, para quem sofre de enxaqueca:
Dormir com uma enxaqueca não tratada é geralmente um erro, pois pode piorar durante a noite e tornar-se difícil de tratar pela manhã. Se um paciente com enxaqueca é privado de sono, ele pode esperar mais enxaquecas, enquanto aqueles que dormem demais podem acordar com ataques que são muito resistentes à terapia.
Sinais que sua dor de cabeça é grave
Você tem alterações de fala ou visão.
Seu comportamento muda.
A dor vem de repente e é severa.
Rigidez de pescoço e febre alta
Dores de cabeça estão interferindo em sua vida diária.
A dor de cabeça é a pior que você já teve
Sua dor piora após 24 horas
Apresenta antecedente de câncer e apresenta dor nova
Dor de cabeça após atividades (como musculação, sexo ou exercícios)
O que fazer em caso de dor de cabeça a noite?
A medicação é a maneira mais rápida de aliviar, tratar e prevenir dores de cabeça e enxaquecas. Mas a medicação é apenas uma parte do tratamento.
Também é importante cuidar bem de si mesmo e entender como lidar com a dor da enxaqueca quando ela ataca.
As mesmas escolhas de estilo de vida que promovem uma boa saúde geral também podem reduzir a frequência e a gravidade de suas enxaquecas.
A combinação de medicamentos com medidas comportamentais e estilo de vida pode ser a maneira mais eficaz de lidar com enxaquecas.
- Encontre um ambiente calmo. Ao primeiro sinal de enxaqueca, faça uma pausa e afaste-se do que estiver fazendo, se possível.
- Apaga as luzes. As enxaquecas geralmente aumentam a sensibilidade à luz e ao som. Relaxe em um quarto escuro e silencioso. Durma se puder.
- Tente calor ou gelo. Aplique compressas quentes ou frias na cabeça, ou no pescoço. As bolsas de gelo têm um efeito entorpecente, que pode atenuar a sensação de dor. Bolsas quentes e almofadas de aquecimento podem relaxar os músculos tensos. Chuveiros ou banhos quentes podem ter um efeito semelhante.
- Beba uma bebida com cafeína. Em pequenas quantidades, a cafeína sozinha pode aliviar a dor da enxaqueca nos estágios iniciais ou aumentar os efeitos redutores da dor do parecetamol, dipirona e da aspirina.
Importância do sono para evitar dor de cabeça a noite
- Estabeleça horas regulares de sono. Acorde e vá para a cama no mesmo horário todos os dias – mesmo nos fins de semana. Se você cochilar durante o dia, mantenha-o curto. Cochilos de mais de 20 a 30 minutos podem interferir no sono noturno.
- Descanse (diminua o ritmo) no final do dia. Qualquer coisa que o ajude a relaxar pode promover um sono melhor: ouça música suave, tome um banho quente ou leia um livro favorito.
Dor tem Tratamento – Centro de Dor e Acupuntura Médica em São Paulo – SP
Médicos Especialistas em Dor e Acupuntura do HC-FMUSP
Os especialistas em medicina da dor são médicos treinados e qualificados para oferecer avaliação integrada e especializada e gerenciamento da dor usando seu conhecimento único e conjunto de habilidades no contexto de uma equipe multidisciplinar.
O tratamento da dor visa reduzir a dor, abordando o impacto emocional da dor, ajudando os pacientes a se moverem melhor e aumentando o bem-estar por meio de uma variedade de terapias, incluindo terapia medicamentosa e intervenções.
Se você está vivendo com uma dor que persiste por mais de três meses e está afetando sua capacidade de continuar com a vida cotidiana, provavelmente está sentindo dor crônica.
Nossos médicos especialistas em controle da dor em São Paulo trabalham em estreita colaboração com outros especialistas como parte de uma equipe multidisciplinar para fornecer uma abordagem holística e um resultado ideal para a dor crônica, seja qual for a causa.
As técnicas usadas no controle da dor dependerão da natureza e gravidade da dor, mas nossos especialistas em dor têm experiência especial para ajudar com a dor.
-
01.Tratamento conservador de dor
Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisioterapia, Infiltrações, Bloqueios Anestésicos, Toxina Botulínica. -
02.Excelência em um só lugar
A avaliação e tratamento da dor é a especialidade de nossos Médicos especialistas em Dor. -
03.Tratamento individualizado
Plano de tratamento com medicamentos, terapias minimamente invasivas e fisioterapia.
Atendemos todos os Planos de Saúde pelo Reembolso.
O reembolso ou livre escolha é uma opção de atendimento a usuários de planos de saúde que não está vinculada à rede de prestadores contratados ou cujo procedimento específico não está contratado.
Não atendemos diretamente por convênio. Nosso foco é um atendimento especializado no paciente. Assim, separamos pelo menos 60-90 minutos para consulta, exame e avaliação do paciente.
O processo na maioria das vezes é digital (pelo Smartphone, tablet ou computador) é simples. O valor reembolsado corresponde a uma tabela de valores da própria operadora e pode cobrir todo o procedimento ou parte dele. Lembrando que a parte não reembolsada pode ser abatida no imposto de renda pessoa física (IRPF).
Clínica Dr. Hong Jin Pai – Centro de Dor, Acupuntura Médica, Fisiatria e Reabilitação.
Al. Jaú 687 – São Paulo – SP
Atendimento de segunda a sábado.