Por Dr. Hong Jin Pai e Dr. Marcus Pai
O que é acupuntura?
A acupuntura é uma modalidade terapêutica desenvolvida na China há mais de 5.000 anos.
O tratamento por acupuntura envolve a inserção de agulhas muito finas através da pele, em determinados locais do corpo para fins terapêuticos ou preventivos.
A acupuntura tem sido ao longo dos anos uma modalidade terapêutica muito eficaz no tratamento das dores. Mas ela também pode auxiliar no tratamento de diversas outras doenças, como patologias do sistema musculoesquelético, doenças neurológicas, doenças respiratórias e patologias gastrointestinais.
Acupuntura
Para começar, vamos entender a origem da palavra acupuntura, deriva-se do latim acum, que significa agulha e punctum, que significa picada ou punção. Em japonês, por sua vez, a acupuntura é denominada de Shin-Kyu e em chinês, de Zhen-Jiu.
Em ambos os idiomas, esses dois termos significam, respectivamente, agulha e moxa, diferente da tradução latina que se refere apenas à agulha.
Portanto, a acupuntura é uma modalidade terapêutica milenar que utiliza agulhas, moxas e outros instrumentos para estimular a liberação de substâncias químicas no organismo.
Estas substâncias têm efeito analgésico e/ou anti-inflamatório, por isso a acupuntura tem a capacidade de aliviar dores e outros sintomas decorrentes de determinadas doenças.
Tem sido ao longo dos anos uma modalidade terapêutica muito eficaz no tratamento das dores. Mas ela também pode auxiliar no tratamento de diversas outras doenças, como:
- Doenças do sistema musculoesquelético;
- Doenças respiratórias;
- Doenças neurológicas;
- Doenças gastrointestinais.
Além de tratar doenças, a acupuntura também pode auxiliar no tratamento da obesidade, da depressão e do estresse e também de algumas afecções dermatológicas.
A acupuntura é recomendada para a maioria dos pacientes e para diversas finalidades. O tratamento não possui contraindicações consideráveis e possui inúmeras vantagens.
Vantagens da Acupuntura
- 01.Diminuição do uso de medicamentos tanto para casos agudos quanto para os de uso contínuo;
- 02.Segurança (procure um profissional habilitado, com título de especialista).
- 03.Rapidez dos resultados (com diminuição da dor em poucas sessões),
- 04.Ausência de efeitos colaterais se comparado a medicamentos;
A acupuntura não apenas aliviará a dor, mas também atua sobre a redução de espasmos e contratura da musculatura, resultando em aumento da amplitude de movimento.
Indicações da acupuntura
A Organização Mundial da Saúde lista mais de 40 doenças para as quais a Acupuntura é indicada.
Para a medicina tradicional chinesa existem cerca de 300 doenças tratáveis por Acupuntura.
Algumas delas são:
Dores e processos inflamatórios em geral:
A acupuntura tem melhores resultados em dor de origem músculo-esquelética, cuja etiologia pode ser trauma, artrose.
Ver mais +Doenças e sintomas neurológicos
Enxaqueca, cefaléias tensionais, cefaléias cervicogênicas, enxaquecas menstruais, fibromialgia, algumas dores neuropáticas.
Ver mais +Doenças respiratórias
Sinusite, rinite, resfriado, faringite, amigdalite aguda, zumbido, dor no peito, palpitações, enfisema, bronquite crônica, asma brônquica;
Ver mais +Sintomas emocionais e psicológicos
Ansiedade, depressão, insônia, fadiga crônica, síndrome de burnout (esgotamento);
Ver mais +A acupuntura dói?
Na grande maioria das vezes, a acupuntura é praticamente indolor, já que a agulha possui um diâmetro muito pequeno, até 10 vezes mais fina que as agulhas de injeção.
Após a inserção da agulha no ponto correto, poderá haver sensação discreta de choque elétrico e uma dor leve, são efeitos transitórios totalmente normais, indicando a correta aplicação do ponto com ativação de terminações nervosas locais.
Além disso, sua ponta é redonda, portanto não cortante, como as das agulhas de injeção. As reações ao tratamento pela técnica de acupuntura ou as sensações físicas referidas pelos pacientes são muito variáveis.
Em situações mais raras, poderá haver piora da sensação de dor durante o primeiro dia após a aplicação, como nos casos de fibromialgia ou em casos de dor muscular com contratura excessiva (como no torcicolo agudo ou coluna travada).
No entanto, estes efeitos de piora da dor são raros e passageiros.
Como é a consulta de acupuntura?
Como em qualquer outra consulta médica, na primeira avaliação, é realizada uma avaliação clínica, começando pelo histórico do paciente, onde se dá ênfase às características da dor, à sua localização, intensidade, medicação em uso, além de antecedentes pessoais e familiares para se avaliar a pessoa como um todo.
Em seguida, é feito um exame físico. No exame, é importante ressaltar que o paciente com dor deve ser analisado sob a ótica de várias especialidades médicas como neurologia, ortopedia, reumatologia e fisiatria, além de exames complementares. Analisa-se também a interferência da dor na vida quotidiana do cliente e sua relação com o estado emocional.
Em alguns casos o médico pode solicitar exames laboratoriais e exames complementares como Raio-X, Ultrassonografia ou Ressonância Magnética para auxiliar na confirmação diagnóstica e descartar outras patologias.
Tenha em mente: O atendimento médico em acupuntura não consiste apenas na aplicação da de agulhas, pode-se verificar que as terapias com agulhamento são apenas uma das etapas do atendimento.
Após o enquadramento do caso é que o médico irá designar quais as técnicas da acupuntura que serão utilizadas visando tratar do problema específico. Se necessário, poderá ser realizada a prescrição de outros recursos terapêuticos concomitantes, como fisioterapia, exercícios e medicamentos.
Após realizado a consulta inicial, o médico acupunturista seleciona os pontos específicos e individualizados de cada paciente. O paciente é deitado em uma sala individual com temperatura aquecida de forma adequada.
Primeiramente é realizada uma limpeza da pele, em seguida as agulhas são inseridas em uma profundidade que varia de 0,5 a 3cm, sendo retiradas após aproximadamente 30 minutos.
Recomenda-se que o paciente não se mova bruscamente durante a sessão, para evitar desconfortos.
Além da aplicação de agulhas, o médico poderá também se utilizar de outros recursos da Medicina Chinesa, como ventosas ou eletroacupuntura, para otimização dos resultados.
Em geral, se espera um resultado favorável já nas primeiras sessões. Nas sessões seguintes, a estratégia de tratamento pode ser sempre reavaliada e atualizada.
Após realizado a consulta inicial, o médico acupunturista seleciona os pontos específicos e individualizados de cada paciente. O paciente é deitado em uma sala individual com temperatura aquecida de forma adequada.
Primeiramente é realizada uma limpeza da pele, em seguida as agulhas são inseridas em uma profundidade que varia de 0,5 a 3cm, sendo retiradas após aproximadamente 30 minutos.
Recomenda-se que o paciente não se mova bruscamente durante a sessão, para evitar desconfortos.
Além da aplicação de agulhas, o médico poderá também se utilizar de outros recursos da Medicina Chinesa, como ventosas ou eletroacupuntura, para otimização dos resultados.
Em geral, se espera um resultado favorável já nas primeiras sessões. Nas sessões seguintes, a estratégia de tratamento pode ser sempre reavaliada e atualizada.
Para que serve a Acupuntura?
A acupuntura é um tratamento terapêutico que pode ser usado para diversas patologias. Além disso, por se tratar de um tratamento seguro e com chances mínimas de efeitos colaterais leves, esse tratamento pode ser adotado por pessoas de todas as idades.
Veja quais são algumas situações em que a acupuntura é muito utilizada:
- Quando o paciente não deseja fazer o uso de medicamentos;
- Quando o paciente não tolera altas doses de medicamentos;
- Quando há a necessidade de tratamento terapêutico complementar;
- Quando o paciente apresenta muitos efeitos colaterais aos medicamentos;
- E mais.
No geral, a Acupuntura vem apresentando excelentes resultados. Centros hospitalares de ponta no mundo todo (como em Stanford, John Hopkins, UCLA e Harvard) contam com centros de acupuntura para tratamento.
Converse com seu médico quanto à possibilidade de um tratamento em conjunto.
Como são as agulhas de acupuntura?
As agulhas de acupuntura são descartáveis, esterilizadas, feitas de aço inoxidável e flexível, com pontas ovais, alongadas, não cortantes e de diâmetros muito finos, características que as diferem das agulhas comumente usadas para medicações injetáveis.
As agulhas devem ser descartáveis para que não ocorram casos de infecção na pele. O diâmetro varia de 0,20 mm a 0,30 mm e o comprimento, de 15 mm a 70 mm. Assim, são até 10 vezes mais finas que as agulhas de injeção.
As agulhas consideradas de boa qualidade têm o cabo recoberto e enrolado com um fio de cobre banhado a prata. Essa propriedade visa facilitar o manejo da agulha pelo médico, além de permitir melhor aproveitamento do estímulo quando da aplicação de eletroestimulação.
A acupuntura é praticamente indolor
Existem contra-indicações para se realizar acupuntura?
Qualquer indivíduo, independente de idade e sexo, pode ser tratado com acupuntura. São exceções apenas os pacientes com infecções generalizadas da pele.
Durante a gravidez, a acupuntura não é contraindicada, porém há algumas particularidades a serem consideradas, isto é, não deve ser realizada a aplicação nos pontos que atuam como dilatadores do colo do útero e facilitadores da contração uterina, bem como não deve ser feita aplicação nas vésperas do trabalho de parto, pois a acupuntura pode acelerar o processo de trabalho de parto devido à estimulação de substâncias químicas no organismo.
A Acupuntura é uma técnica invasiva que exige conhecimentos médicos sobre antissepsia, anatomia e fisiologia humanas, fundamentais para evitar acidentes e complicações que eventualmente possam ocorrer, tais como inoculação de microorganismos no corpo humano ou dano a alguma estrutura nobre, como fígado, rim ou pulmão, com sequelas imprevisíveis. No entanto, esse tipo de risco é extremamente baixo.
Qual a duração do tratamento?
Varia de acordo com o estado clínico do paciente, natureza e gravidade da doença. Em geral, são recomendadas de uma a duas sessões semanais.
Conforme a evolução clínica, determina-se maior ou menor frequência às sessões, o médico irá estimar junto ao paciente o número total de procedimentos a serem aplicados.
Freqüentemente, os pacientes buscam a Acupuntura como última opção de tratamento por desconhecerem essa modalidade de terapia. Dessa forma, ao iniciar a terapia com essa técnica já apresentam maiores alterações estruturais, comportamentais e transtornos psicológicos.
Geralmente, indica-se de cinco a dez sessões.
Em boa parte dos casos, os pacientes são pessoas idosas, acometidas por doenças crônicas. Por essas razões, alguns podem necessitar de tratamento mais prolongado. Por isso, a duração do tratamento em alguns casos é longa.
Conforme a evolução clínica, determina-se maior ou menor frequência às sessões, o médico irá estimar junto ao paciente o número total de procedimentos a serem aplicados.
Freqüentemente, os pacientes buscam a Acupuntura como última opção de tratamento por desconhecerem essa modalidade de terapia. Dessa forma, ao iniciar a terapia com essa técnica já apresentam maiores alterações estruturais, comportamentais e transtornos psicológicos.
Geralmente, indica-se de cinco a dez sessões.
Em boa parte dos casos, os pacientes são pessoas idosas, acometidas por doenças crônicas. Por essas razões, alguns podem necessitar de tratamento mais prolongado. Por isso, a duração do tratamento em alguns casos é longa.
Como a acupuntura ajuda na ansiedade?
Como já mencionamos, a acupuntura auxilia em diversos aspectos emocionais e psicológicos, como a ansiedade e síndrome de esgotamento crônico (burnout).
Este transtorno psicológico inclui sintomas como: dificuldade de relaxar, inquietação, cansaço, irritabilidade, dificuldade de concentração, perturbação de sono, alteração do apetite, medos irracionais, dificuldades de raciocínio, memória e atenção, entre outros. Esta condição afeta totalmente a qualidade de vida do indivíduo.
A ansiedade é condicionada por efeitos comportamentais, emocionais, padrões de personalidade e é mediada por alteração neurológica, isto é, muitas substâncias químicas se encontram desestabilizadas.
Já sabemos que a Acupuntura atua estimulando a liberação de substâncias endógenas (ou seja, liberadas pelo próprio organismo) como endorfina e serotonina, que são calmantes naturais.
Pesquisas recentes com ressonância magnética funcional mostram que a Acupuntura age em áreas cerebrais como de medicamentos antidepressivos, ajudando mais ainda em seu efeito ansiolítico.
Por este motivo, ela é uma boa aliada no tratamento à ansiedade e ao stress, ajudando o organismo a relaxar.
Como a acupuntura ajuda no emagrecimento?
A acupuntura pode atuar diminuindo a ansiedade, a sensação de fome e, desse modo, ajuda no controle da compulsão alimentar, principalmente por doces. Esse efeito favorece a reeducação alimentar, diminuindo a necessidade do uso de medicamentos para reduzir o apetite.
Esta é uma das grandes vantagens: age sem causar efeitos colaterais ou dependência química provocada pelos moderadores de apetite. No entanto, deve-se lembrar que o efeito é moderado. Não há soluções milagrosas como a perda de 10 kg por mês!
É sempre necessária a mudança de hábitos alimentares e exercício físico.
São efeitos adicionais da Acupuntura relacionados com a obesidade:
- melhora do sono;
- redução da irritabilidade;
- melhora das dores na coluna, joelhos e pés que são consequências do excesso de peso,
- etc.
A técnica também é indicada em pacientes com a síndrome de abstinência causada pela suspensão inadequada dos remédios moderadores do apetite.
Quais são outros efeitos possíveis da acupuntura?
Além de sua importante ação analgésica e anti-inflamatória, a acupuntura tem efeitos:
- Sedativo e calmante, que ajudam o organismo a relaxar;
- Relaxante muscular;
- Antiemético (contra vômitos);
- Nas cólicas menstruais, ajudando a diminuir a intensidade das crises;
- No auxílio da reabilitação do acidente vascular cerebral (AVC ou derrame),
- No auxílio de dependências psicológicas (drogadição, tabagismo, alcoolismo).
Para aprender mais sobre os outros efeitos, recomendamos este artigo.
Qual é o mecanismo de ação da acupuntura?
A maioria das pesquisas sobre os mecanismos e efeitos da Acupuntura seguiu-se após a visita diplomática do presidente americano Richard Nixon à China, e ao artigo do repórter James Reston no New York Times, a respeito de como a Acupuntura aliviou suas dores após ter sido submetido a uma apendicectomia de urgência. Estes acontecimentos foram um estímulo para que os pesquisadores no ocidentes buscassem explicações de como a Acupuntura podia tratar as dores, e seus efeitos em nosso organismo.
As perguntas principais dos pesquisadores eram: O que será que a Acupuntura estava fazendo? Será que dava para medir? Será que ia revelar respostas de determinadas áreas que a pesquisa não conseguia explicar?
Vários são os mecanismos pelos quais a acupuntura atua e se mostra útil no tratamento dessas doenças.
O modelo neuroquímico, de forma geral, sugere que a Acupuntura estimula as terminações nervosas da pele e dos músculos relacionados aos sentidos. Esses nervos enviam sinais para a medula espinal, que envia sinais ao mesencéfalo. Algumas mensagens são retransmitidas ao hipotálamo e à hipófise, enquanto outras são enviadas para o tálamo e para o córtex cerebral.
Em cada uma dessas regiões, os tecidos nervosos liberam neuropeptídeos em resposta aos sinais recebidos. Em outros casos, supõe-se que os nervos enviem um sinal que bloqueie a recepção de mais sinais de dor.
Tratamentos associados à acupuntura
Ventosaterapia
É um recurso da medicina chinesa que usa copos de vidro ou de material plástico, para produzir sucção em pontos específicos, com fins terapêuticos (como relaxamento muscular, melhora de dores).
Centro de Referência em Acupuntura Médica – São Paulo
Clínica Dr. Hong Jin Pai – Dor. Acupuntura Médica. Fisiatria e Reabilitação.
Há mais de 35 anos no Jardim Paulista, em São Paulo – SP.
Centro de tratamento com Equipe Médica do Grupo de Dor do Departamento de Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
Agende hoje sua avaliação.
Referências Bibliográficas
Acupuncture – National Health Services (Inglaterra) – https://www.nhs.uk/conditions/acupuncture/
Acupuncture – National Center for Complementary and Integrative Health (EUA) – https://nccih.nih.gov/health/acupuncture/introduction
Acupuncture is worth a try for chronic pain (Harvard – EUA) – https://www.health.harvard.edu/blog/acupuncture-is-worth-a-try-for-chronic-pain-201304016042
Acupuncture for preventing migraine attacks – Instituto Cochrane
Perguntas Frequentes sobre Acupuntura
A acupuntura cura doenças graves como câncer ou Aids?
A Acupuntura é segura para bebês, crianças e adolescentes?
Sim. Geralmente, vemos na literatura médica e na nossa prática clínica bons resultados da acupuntura para esses pacientes pediátricos, que muitas vezes têm restrição para o uso de medicamentos de uso contínuo devido aos seus efeitos adversos. Inclusive, muitos médicos acupunturistas são especialistas também em pediatria.
Os estudos médicos mostram que quando a Acupuntura é feita por um especialista qualificado, o risco de efeitos adversos é muito menor do que o de qualquer medicamento.
Estudos mostram benefícios da acupuntura no tratamento de diversas doenças dessa população, como crises de asma e bronquite, cefaleias e enxaquecas, além de outras dores agudas.
Algumas crianças têm medo de agulhas. Para esses casos, podemos nos utilizar de outras técnicas da medicina chinesa, como a acupuntura a laser, ventosaterapia e moxabustão.
A Acupuntura é um procedimento seguro?
A acupuntura é um tratamento complementar?
A acupuntura é uma terapia alternativa?
A acupuntura só utiliza agulhas?
A agulha de acupuntura é um dos instrumentos desenvolvidos pela Medicina Tradicional Chinesa. Como recurso terapêutico, em determinados casos, pode ser associada a outros métodos:
Eletroacupuntura: utilização da eletricidade para estimular os pontos da acupuntura. É indicada para tratar tensão muscular intensa, dor crônica ou para anestesia (hipoalgia). Em geral são utilizados dois tipos de estímulos alternados, de freqüência de 2 Hz e 100 Hz. O primeiro exerce efeito analgésico prolongado e cumulativo, e o segundo, efeito analgésico rápido e de curta duração. O aparelho TENS, usado em fisioterapia, é derivado do aparelho de eletroacupuntura, entretanto o efeito do segundo é melhor.
Acupuntura a laser: sua utilização é contraditória. A eficácia da acupuntura depende da intensidade de estímulos nas terminações nervosas. O raio laser apresenta pequeno efeito terapêutico, pois sua penetração é menor e o estímulo é fraco. Assim fica reservado para ser usado em crianças menores, em alguns casos de dor nas mãos ou nos pés e em indivíduos com pavor de agulhas. Ventosa: recipiente de vidro ou plástico semelhante a um copo, no interior do qual é produzido vácuo para prendê-lo à superfície do corpo. Exerce efeito relaxante muscular e analgésico. Moxibustão: mecha de fibras secas de artemísia, também em forma de bastão, que, ao queimar-se, aquece os pontos de acupuntura. É aplicada em pacientes com doenças crônicas ou enfraquecidos.Estas três últimas modalidades da acupuntura podem ser aplicadas sem a necessidade de agulha. São indolores.
A Acupuntura tem algum efeito colateral desagradável?
A Acupuntura tem virtualmente nenhum efeito colateral importante. Após uma sessão de acupuntura, pode haver o surgimento de pequenos hematomas devido a punção de pele em alguns pontos, que se resolvem espontaneamente em poucas horas a dias.
Pode também haver uma pequena dor local após a estimulação de alguns pontos mais profundos. O uso de meios físicos como uma bolsa de água quente ou gelo local já é o suficiente para o alívio dessa pequena dor.
A acupuntura trata qualquer doença?
A acupuntura é indicada no tratamento de diversas doenças ou sintomas, já que apresenta efeito analgésico, antiinflamatório e relaxante muscular, além de promover imunidade e agir na reabilitação das seqüelas do derrame cerebral. Também apresenta efeito calmante, antidepressivo leve e cicatrizante, entre outras ações não muito pesquisadas. Esses efeitos ocorrem em conjunto ou isoladamente, dependendo das técnicas selecionadas pelo médico.
Como em qualquer outro tratamento médico, a acupuntura pode apresentar limitações. Por exemplo: não trata o câncer, mas pode melhorar a dor, depressão, falta de apetite, náusea, vômito e outros desconfortos causados pela quimioterapia, pela radioterapia e pelo próprio câncer. Por outro lado, há lesões musculares e dores de cabeça que podem ser tratadas pela acupuntura com resultados bastante satisfatórios.
Para uma lista de doenças tratáveis pela Acupuntura, clique aqui.
Qual o risco no uso de agulhas não descartáveis?
Tive um pequeno hematoma após a acupuntura. É normal?
A acupuntura é um método de tratamento invasivo, que requer conhecimentos médicos de anatomia e fisiologia humana. Pequenos hematomas podem acontecer após qualquer procedimento invasivo, já que as agulhas penetram a pele, podendo atingir pequenos vasos.
Pequenos hematomas podem ser formados após uma sessão, porém, estes são benignos, desaparecendo espontaneamente em poucas horas ou dias.
Em alguns casos raríssimos (menos de 5% dos pacientes, segundo estudos), a acupuntura pode causar dor, sangramento e hematomas nos pontos da pele onde as agulhas entram. Se você desenvolver esses sintomas, certifique-se de informar o seu médico para que eles saibam evitar certos pontos de acupuntura no futuro.