Por Dr. Marcus Yu Bin Pai e Equipe
A acupuntura pode ajudar a aliviar as perturbações sofridas por mulheres na peri- e pós-menopausa, segundo uma meta-análise e revisão sistemática recente.
“Os achados então descritos mostram uma associação substancial entre acupuntura e melhora das perturbações do sono em mulheres na peri- e pós-menopausa”, escrevem os pesquisadores.
Hsiao-Yean Chiu, RN, PhD, da School of Nursing, College of Nursing, Taipei Medical University, e Sleep Science Center, Taipei Medical University Hospital, Taiwan, e colaboradores apresentam seus achados em um artigo publicado online em 4 de fevereiro, no periódico Obstetrics & Gynecology.
Os pesquisadores incluíram estudos controlados randomizados publicados em inglês e chinês. Incluíram estudos comparando um grupo tratado com acupuntura a grupos controle que receberam intervenções inativas (p. ex., acupuntura simulada) ou ativas (p. ex., ervas chinesas e hipnóticos terapia hormonal) para aliviar as perturbações do sono associadas à menopausa. Os pesquisadores definiram “acupuntura” como acupuntura manual, acupressão, eletroacupuntura, acupuntura a laser ou acupuntura auricular.
Os pesquisadores analisaram 34 estudos que incluíram 2.433 pacientes randomicamente designados, com média de idade igual a 51,1 anos (faixa etária: 44,1-63 anos). A maioria dos estudos envolveram mulheres vivendo na China, sendo que 4 estudos se concentraram em mulheres com câncer de mama. Os estudos usaram os relatos das mulheres sobre melhora do sono, para determinar a eficácia dos tratamentos.
Os pesquisadores graduaram a maioria dos estudos como sendo de “risco indeterminado ou alto de tendenciosidade no processo de cegamento dos participantes e da equipe, relato seletivo, cegamento da avaliação do resultado, e alocação escondida”.
A acupuntura foi associada ao alívio das perturbações do sono, com uma razão de probabilidade (RP) resumida de 0,12 (intervalo de confiança de 95% [IC95] = 0,14–0,31; P < 0,001), em comparação ao observado com os tratamentos controle.
Adicionalmente, os participantes dos grupos submetidos à acupuntura mostraram elevações significativas dos níveis séricos de estradiol (diferença agrupada de médias = 7,56 pg/mL; IC95 = 4,03–11,08; P < 0,001). A acupuntura também foi associada a níveis significativamente diminuídos de hormônio folículo-estimulante (diferença agrupada de médias = −6,75 mUI/mL; IC95 = −12,16 a −1,34; P = 0,02) e hormônio luteinizante (diferença agrupada de médias = −2,71; IC95 = −4,22 a −1,20; P < 0,001).
A probabilidade de perturbações do sono foi significativamente menor em estudos com efeitos amplos das alterações de estradiol sérico acupuntura-induzidas (RP = 0,07; P = 0,02), do que nos estudos com efeitos pequenos a moderados (RP = 0,36; P = 0,02). Os pesquisadores sugerem que os aumentados níveis séricos e estradiol talvez sejam um possível mecanismo subjacente à habilidade da acupuntura de aliviar as perturbações do sono associadas à menopausa.
“Um estudo conduzido com mulheres no pós-morte indicou que a produção de estradiol gera efeitos termorregulatórios ao induzir vasodilatação periférica na pele (um dos principais efetores da perda de calor), abaixando assim a temperatura corporal central e, subsequentemente, causando o início do sono”, explicam os autores.
As elevações do nível sérico de estradiol também foram significativamente maiores em estudos que selecionaram o acuponto de Sanyinjiao, observem os autores (RP = 10,51 vs 1,38; P < 0,001).
“Recomendamos que a acupuntura seja adotada como alternativa ou terapia complementar para melhorar o sono, adicionalmente às terapias convencionais vigentes (p. ex., terapia hormonal) para mulheres que apresentam perturbações do sono relacionadas à menopausa”, concluem. “Os interessados em adotar a terapia de acupuntura como terapia alternativa à terapia convencional para melhorar as perturbações do sono associadas à menopausa devem conversar com o acupunturista sobre o acuponto de Sanyinjiao, como ponto de acupuntura preferencial para estimulação da secreção de estradiol sérico”.
AL. JAÚ 687 – JARDIM PAULISTA – SÃO PAULO – SP
Clínica de Dor, Fisiatria e Acupuntura Médica
Clínica médica especializada localizada na região dos Jardins, próximo à Av. Paulista, em São Paulo — SP.
Centro de Dor, com médicos especialistas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Tratamento por Ondas de Choque, Infiltrações, Bloqueios anestésicos e Acupuntura Médica
Dor tem Tratamento – Centro de Dor e Acupuntura Médica em São Paulo – SP
Médicos Especialistas em Dor e Acupuntura do HC-FMUSP
Os especialistas em medicina da dor são médicos especialmente treinados e qualificados para oferecer avaliação integrada e especializada e gerenciamento da dor usando seu conhecimento único e conjunto de habilidades no contexto de uma equipe multidisciplinar.
O tratamento da dor visa reduzir a dor, abordando o impacto emocional da dor, ajudando os pacientes a se moverem melhor e aumentando o bem-estar por meio de uma variedade de tratamentos, incluindo medicamentos, fisioterapia, acupuntura, ondas de choque e procedimentos minimamente intervencionistas.
Se você está vivendo com uma dor persistente há mais de 3 meses, provavelmente está sentindo dor crônica.
Nossos médicos especialistas em controle da dor em São Paulo trabalham em estreita colaboração com outros especialistas como parte de uma equipe multidisciplinar para fornecer uma abordagem holística e um resultado ideal para a dor crônica, seja qual for a causa.
As técnicas usadas no controle da dor dependerão da natureza e gravidade da dor, mas nossos especialistas em dor têm experiência para ajudar com a dor.
-
01.Tratamento conservador de dor
Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisioterapia, Infiltrações, Bloqueios Anestésicos, Toxina Botulínica. -
02.Excelência em um só lugar
A avaliação e tratamento da dor é a especialidade de nossos Médicos especialistas em Dor. -
03.Tratamento individualizado
Plano de tratamento com medicamentos, terapias minimamente invasivas e fisioterapia.
Atendemos todos os Planos de Saúde pelo Reembolso.
O reembolso ou livre escolha é uma opção de atendimento a usuários de planos de saúde que não está vinculada à rede de prestadores contratados ou cujo procedimento específico não está contratado.
Não atendemos diretamente por convênio. Nosso foco é um atendimento especializado no paciente. Assim, separamos pelo menos 60-90 minutos para consulta, exame e avaliação do paciente.
O processo na maioria das vezes é digital (pelo Smartphone, tablet ou computador) é simples. O valor reembolsado corresponde a uma tabela de valores da própria operadora e pode cobrir todo o procedimento ou parte dele. Lembrando que a parte não reembolsada pode ser abatida no imposto de renda pessoa física (IRPF).
Clínica Dr. Hong Jin Pai – Centro de Dor, Acupuntura Médica, Fisiatria e Reabilitação.
Al. Jaú 687 – São Paulo – SP
Atendimento de segunda a sábado.