A acupuntura é uma terapia médica alternativa criada há 2.000 anos, que pode dar aos portadores de artrite uma nova opção para tratar a dor nas articulações.
Considerada uma medicina complementar, a acupuntura é um de muitos tratamentos sendo trazidos ao foco na medicina ocidental. Cada vez mais, pacientes e médicos, estão aderindo às terapias complementares, integrando-as com tratamentos da medicina moderna, conta a Clínica Mayo, acrescentando que 40% dos adultos reportam utilizar algum tipo de medicina complementar como a acupuntura no tratamento de suas patologias, como dores crônicas.
A escassez de pesquisas médicas sobre a eficácia da acupuntura é atribuída aos altos custos que um experimento médico dessa escala custaria, segundo a Clínica Mayo. Porém, embora muitas empresas recusam-se a investir dinheiro para apoiar técnicas de medicina complementar, pesquisas recentes suportam a ideia que as dores articulares (nas juntas) podem ser amenizadas com acupuntura.
Jamie Starkey, uma acupunturista de Cleveland, informou a Fundação da Artrite que a acupuntura não ajuda a todos. “No meu trabalho clínico, nós vemos uma ausência de reação de 20%. Mas, na maioria das vezes, os pacientes que chegam aqui, já esgotaram todas as outras opções de tratamento,” ela diz, “para então eles notarem melhoras”.
A osteoartrite, uma doença reumatológica, pode afetar milhões de pessoas no mundo, sendo considerada uma das principais desordens de saúde da terceira idade, podendo resultar em incapacidade, dores crônicas e piora de qualidade de vida.
A osteoartrite é um processo de inflamação das articulações que atinge com frequência a terceira idade, podendo afetar as mãos, joelhos, coluna lombar (o famoso bico de papagaio).
A Acupuntura é tipicamente utilizada como um tratamento complementar para pacientes com diagnóstico de osteoartrite (ou osteoartrose) no Brasil e nos EUA, especialmente em pacientes com dores no joelho. Além disso, pesquisas recentes mostram que a acupuntura pode dar esperança às pessoas com artrite reumatoide também.
A artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica. que geralmente acaba afetando as pequenas articulações das mãos e dos pés. A artrite reumatoide afeta o revestimento de suas articulações, resultando em um edema (inchaço) doloroso que pode, eventualmente, resultar em erosão óssea e deformidade articular, com piora então de função e dor.
Uma pesquisa chinesa feita em 2011 demonstrou que a acupuntura e a eletroacupuntura reduz dois fatores, o TNF-alfa e o fator de crescimento vascular endotelial (VEGF), associados a inflamações crônicas em pacientes com artrite reumatoide, segundo a Fundação da Atrite (Arthritis Foundation – EUA).
Assim, este estudo demonstraria um dos possíveis mecanismos de ação da acupuntura no tratamento de doenças musculo-esqueléticas e inflamatórias, ao diminuir fatores pró-inflamatórios, além de auxiliar na liberação de neurotransmissores endógenos, como a serotonina. Vários dos medicamentos utilizados no tratamento de artrite reumatóide tem também o TNF-alfa como uma de suas moléculas alvo a serem reguladas.
O estudo impressionou Nathan Wei, diretor do Centro de Tratamento de Artrite em Frederick, Maryland, que contou à Fundação, “Acupuntura tem sido usada para tratar as dores da osteoartrite, mas este é um dos únicos artigos que eu vi, onde a citocina, ou mensageiros proteicos, como TNF-alfa e VEGF têm sido afetados nas pessoas com artrite reumatóide”.
Durante o tratamento para dor associada à osteoartrite, alguns estudos têm apresentado resultados significativos a favor da acupuntura.
O Centro Nacional de Saúde Complementar e Integrativa reportaram em diversos estudos, que pacientes com osteoartrite, especialmente com dores no joelho, foram ajudados com a acupuntura, embora os resultados fossem descritos como “modestos” em pelo menos, um estudo clínico.
Estudos recentes com ressonância magnética funcional demonstraram também que a infiltração da agulha nos pontos de acupuntura age em áreas do cérebro que regulam a percepção dolorosa.
Outros estudos
Um estudo alemão que englobou 304,674 pacientes com osteoartrite de joelhos encontrou que os pacientes que foram submetidos à 15 sessões de acupuntura real, combinados ao tratamento convencional, apresentaram melhora estatisticamente significativa na dor e movimento, além de melhora da função e qualidade de vida, se comparados aos pacientes que receberam o tratamento convencional de alongamentos e medicamentos.
As melhoras encontradas ocorrem imediatamente após as terapias de acupuntura, e os benefícios encontrados duraram mais de três meses, indicando que a osteoartrite é uma das condições que pode ser tratada com a acupuntura.
Outros estudos com pacientes com artrite reumatóide têm mostrado resultados similares, segundo a Fundação da Artrite.
Em 2008, uma revisão de 8 estudos de acupuntura publicada pela Arthritis & Rheumatism encontrou que em 5 estudos, os pesquisados demonstraram uma redução na taxa de sedimentação dos eritrócitos (relacionados à inflamação da artrite), 3 estudos encontraram uma redução nos níveis de proteína C reativa (também relacionada à inflamação da osteoartrite), e um estudo apresentou queda significativa tanto dos eritrócitos quanto da proteína C reativa.
AL. JAÚ 687 – JARDIM PAULISTA – SÃO PAULO – SP
Clínica de Dor, Fisiatria e Acupuntura Médica
Clínica médica especializada localizada na região dos Jardins, próximo à Av. Paulista, em São Paulo — SP.
Centro de Dor, com médicos especialistas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Tratamento por Ondas de Choque, Infiltrações, Bloqueios anestésicos e Acupuntura Médica
Dor tem Tratamento – Centro de Dor e Acupuntura Médica em São Paulo – SP
Médicos Especialistas em Dor e Acupuntura do HC-FMUSP
Os especialistas em medicina da dor são médicos especialmente treinados e qualificados para oferecer avaliação integrada e especializada e gerenciamento da dor usando seu conhecimento único e conjunto de habilidades no contexto de uma equipe multidisciplinar.
O tratamento da dor visa reduzir a dor, abordando o impacto emocional da dor, ajudando os pacientes a se moverem melhor e aumentando o bem-estar por meio de uma variedade de tratamentos, incluindo medicamentos, fisioterapia, acupuntura, ondas de choque e procedimentos minimamente intervencionistas.
Se você está vivendo com uma dor persistente há mais de 3 meses, provavelmente está sentindo dor crônica.
Nossos médicos especialistas em controle da dor em São Paulo trabalham em estreita colaboração com outros especialistas como parte de uma equipe multidisciplinar para fornecer uma abordagem holística e um resultado ideal para a dor crônica, seja qual for a causa.
As técnicas usadas no controle da dor dependerão da natureza e gravidade da dor, mas nossos especialistas em dor têm experiência para ajudar com a dor.
-
01.Tratamento conservador de dor
Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisioterapia, Infiltrações, Bloqueios Anestésicos, Toxina Botulínica. -
02.Excelência em um só lugar
A avaliação e tratamento da dor é a especialidade de nossos Médicos especialistas em Dor. -
03.Tratamento individualizado
Plano de tratamento com medicamentos, terapias minimamente invasivas e fisioterapia.
Atendemos todos os Planos de Saúde pelo Reembolso.
O reembolso ou livre escolha é uma opção de atendimento a usuários de planos de saúde que não está vinculada à rede de prestadores contratados ou cujo procedimento específico não está contratado.
Não atendemos diretamente por convênio. Nosso foco é um atendimento especializado no paciente. Assim, separamos pelo menos 60-90 minutos para consulta, exame e avaliação do paciente.
O processo na maioria das vezes é digital (pelo Smartphone, tablet ou computador) é simples. O valor reembolsado corresponde a uma tabela de valores da própria operadora e pode cobrir todo o procedimento ou parte dele. Lembrando que a parte não reembolsada pode ser abatida no imposto de renda pessoa física (IRPF).
Clínica Dr. Hong Jin Pai – Centro de Dor, Acupuntura Médica, Fisiatria e Reabilitação.
Al. Jaú 687 – São Paulo – SP
Atendimento de segunda a sábado.