A fáscia é uma membrana fibrosa do tecido conjuntivo que envolve os músculos, forma cápsulas articulares, tendões e ligamentos.
Podemos entender a fáscia como uma bolsa onde os músculos estão dobrados. Uma bolsa que lhes dá forma, proteção e os separa de outros músculos e estruturas que estão ao seu redor para poderem desempenhar adequadamente suas funções[1]Findley T, Chaudhry H, Stecco A, Roman M. Fascia research–a narrative review. Journal of bodywork and movement therapies. 2012 Jan 1;16(1):67-75..
A fáscia é o principal elemento do chamado “tecido conjuntivo” e, da mesma forma que envolve os músculos, o faz da mesma forma com ossos, órgãos, vasos sanguíneos, nervos, etc. Em suma, com todas as partes que compõem o corpo humano, desde as mais superficiais, como a pele, até as mais profundas, conectando absolutamente todo o corpo entre si e mantendo-o junto[2]Langevin HM, Huijing PA. Communicating about fascia: history, pitfalls, and recommendations. International journal of therapeutic massage & bodywork. 2009;2(4):3..
É formado por células, fibras com colágeno e elastina, e substâncias como o ácido hialurônico, termos que também costumam aparecer no campo das lesões e sua prevenção ou recuperação.
A fáscia é amplamente inervada por proprioceptores, nociceptores e interoceptores, com uma função importante no controle proprioceptivo do movimento e na consciência do esquema corporal[3]Stecco C, Schleip R. A fascia and the fascial system. Journal of bodywork and movement therapies. 2016 Jan 1;20(1):139-40..
Além disso, é uma das vias de transmissão da dor tecidual.
Importância da fáscia muscular
A importância das fáscias reside no fato de que elas têm uma grande capacidade de deslizamento e deslocamento entre elas, permitindo o movimento e o funcionamento correto de todas as estruturas que as cercam, tais como:
-
- Contração muscular
-
- A expansão dos pulmões ao respirar ou os batimentos cardíacos
-
- Mobilidade articular
Quando sofremos uma lesão em uma parte do nosso corpo também ferimos a parte da fáscia correspondente. Como vimos a importância que ela tem para manter a mobilidade, isso pode ter sérias consequências para a nossa saúde, uma vez que ser uma estrutura global pode gerar problemas em partes distais à área da lesão[4]Stecco C, Macchi V, Porzionato A, Duparc F, De Caro R. The fascia: the forgotten structure. The Fascia: the Forgotten Structure. 2011:127-38..
Rigidez ou espessamento por uso excessivo, ou trauma pode causar dor e inflamação.
Assim, é importante prevenir e recuperar bem as lesões de nossos músculos e suas fáscias
Quais são os tipos de fáscia?
Existem dois tipos de fáscia:
-
- Fáscia superficial, composta por uma camada subcutânea uniforme em todo o corpo e ajuda a manter a temperatura corporal.
-
- Fáscia profunda, formada por um tecido mais denso (colágeno) cuja função é nos proteger de impactos e amortecer pressões. Também está envolvido no equilíbrio postural e cicatrização de feridas.
No caso de trauma, cirurgia, má postura, etc. limitações da fáscia podem ocorrer devido à perda de água e colágeno. Como resultado, nosso corpo responde com dor, perda de flexibilidade e mobilidade reduzida.
Como a fáscia é uma rede ininterrupta em todo o nosso corpo, se não for tratada, essa restrição fascial pode levar a uma grande disfunção a uma grande distância da fonte da lesão.
Causas de tensão na fáscia
- Músculos do core fracos ou desequilibrado
- Má postura
- Ficar sentado ou em pé por muito tempo
- Pouca ergonomia
- Movimentos repetitivos
- Estresse
- Trauma
- Osteoartrite
- Fadiga muscular
- Inflamação
Sintomas de dor miofascial e tensão na fáscia
O tempo de instalação dos sintomas de uma cadeia lesional pode aparecer instantaneamente ou levar meses, até anos.
Isso depende de vários fatores, tais como: intensidade da força aplicada, idade da pessoa e o grau de adaptação ou compensação de cada pessoa.
Para algumas pessoas, as aderências podem piorar com o tempo, fazendo com que a fáscia comprima e contorça os músculos circundantes. Isso pode levar a nós dolorosos nos músculos, chamados de pontos de gatilho.
A síndrome da dor miofascial é uma condição na qual esses pontos-gatilho causam dor local ou à distância:
-
- Durante o movimento
-
- Quando a pressão é aplicada
-
- Em partes aparentemente não relacionadas do corpo (dor referida)
Tratamento de tensão na Fáscia
Como podemos fazê-lo facilmente?
Tenha em mente estas dicas simples:
-
- O aquecimento antes de uma atividade esportiva, vida diária ou trabalho. Isso inclui exercícios de mobilidade e amplitude articular progressivamente.
-
- Alongamento dos principais músculos que vamos servir, procurando tensões médias para não irritar os tecidos.
-
- Volte à calma antes de concluir a sessão, para que devolvamos ao corpo as sensações anteriores.
-
- Boa hidratação antes e depois do exercício/atividade.
-
- A automassagem (liberação miofascial) também pode ajudar a prevenir lesões.
Graças a mobilizações, massagens ou liberação miofascial, restrições ou aderências podem ser tratadas. O tratamento por dry needling (agulhamento seco) ou tratamento por ondas de choque são opções terapêuticas modernas.
O tratamento deve se concentrar globalmente e não localmente, uma vez que isso só aliviaria os sintomas, mas não resolveria o problema.
Como prevenir a tensão na fáscia?
Como o bom funcionamento do sistema muscular é controlado pelo sistema miofascial é importante considerar as seguintes dicas:
-
- Mantenha bons hábitos posturais.
-
- Durma entre 7-8 horas.
-
- Evite estresse e ansiedade.
-
- Yoga ou Pilates
Conclusão
O sistema fascial é um ponto de grande importância na avaliação e tratamento de uma lesão.
É possível que esta lesão tenha se tornado crônica ao longo do tempo, e que sua origem não esteja no ponto da dor, mas que venha de outra região
Tensão na Fáscia tem tratamento.
TRATAMENTO INDIVIDUALIZADO DE DOR MIOFASCIAL EM SÃO PAULO – SP
Experimente um alívio duradouro da dor e da tensão com a liberação miofascial. Marque uma consulta hoje para começar!
Dor tem Tratamento – Centro de Dor e Acupuntura Médica em São Paulo – SP
Médicos Especialistas em Dor e Acupuntura do HC-FMUSP
Os especialistas em medicina da dor são médicos treinados e qualificados para oferecer avaliação integrada e especializada e gerenciamento da dor usando seu conhecimento único e conjunto de habilidades no contexto de uma equipe multidisciplinar.
O tratamento da dor visa reduzir a dor, abordando o impacto emocional da dor, ajudando os pacientes a se moverem melhor e aumentando o bem-estar por meio de uma variedade de terapias, incluindo terapia medicamentosa e intervenções.
Se você está vivendo com uma dor que persiste por mais de três meses e está afetando sua capacidade de continuar com a vida cotidiana, provavelmente está sentindo dor crônica.
Nossos médicos especialistas em controle da dor em São Paulo trabalham em estreita colaboração com outros especialistas como parte de uma equipe multidisciplinar para fornecer uma abordagem holística e um resultado ideal para a dor crônica, seja qual for a causa.
As técnicas usadas no controle da dor dependerão da natureza e gravidade da dor, mas nossos especialistas em dor têm experiência especial para ajudar com a dor.
-
01.Tratamento conservador de dor
Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisioterapia, Infiltrações, Bloqueios Anestésicos, Toxina Botulínica. -
02.Excelência em um só lugar
A avaliação e tratamento da dor é a especialidade de nossos Médicos especialistas em Dor. -
03.Tratamento individualizado
Plano de tratamento com medicamentos, terapias minimamente invasivas e fisioterapia.
Atendemos todos os Planos de Saúde pelo Reembolso.
O reembolso ou livre escolha é uma opção de atendimento a usuários de planos de saúde que não está vinculada à rede de prestadores contratados ou cujo procedimento específico não está contratado.
Não atendemos diretamente por convênio. Nosso foco é um atendimento especializado no paciente. Assim, separamos pelo menos 60-90 minutos para consulta, exame e avaliação do paciente.
O processo na maioria das vezes é digital (pelo Smartphone, tablet ou computador) é simples. O valor reembolsado corresponde a uma tabela de valores da própria operadora e pode cobrir todo o procedimento ou parte dele. Lembrando que a parte não reembolsada pode ser abatida no imposto de renda pessoa física (IRPF).
Clínica Dr. Hong Jin Pai – Centro de Dor, Acupuntura Médica, Fisiatria e Reabilitação.
Al. Jaú 687 – São Paulo – SP
Atendimento de segunda a sábado.
Referências Bibliográficas
↑1 | Findley T, Chaudhry H, Stecco A, Roman M. Fascia research–a narrative review. Journal of bodywork and movement therapies. 2012 Jan 1;16(1):67-75. |
---|---|
↑2 | Langevin HM, Huijing PA. Communicating about fascia: history, pitfalls, and recommendations. International journal of therapeutic massage & bodywork. 2009;2(4):3. |
↑3 | Stecco C, Schleip R. A fascia and the fascial system. Journal of bodywork and movement therapies. 2016 Jan 1;20(1):139-40. |
↑4 | Stecco C, Macchi V, Porzionato A, Duparc F, De Caro R. The fascia: the forgotten structure. The Fascia: the Forgotten Structure. 2011:127-38. |