Dhond RP, Kettner N, Napadow V. Do the neural correlates of acupuncture and placebo effects differ? Pain 2007: 128: 8-12.
Introdução
Os efeitos terapêuticos da acupuntura (ACP) para tratamento da dor são questionados pela medicina alopática devido à falta de dados que demonstrem as diferenças entre seu efeito específico e o efeito placebo. A neuroimagem funcional possibilitaria identificar estas diferenças através das técnicas PET (tomografia de emissão de pósitrons) e fMRI (imagens por ressonância magnética funcional).
Acupuntura terapêutica é no mínimo mediada parcialmente por uma rede cerebral antinociceptiva endógena
A especificidade da acupuntura é contestada por alguns autores e admitida por outros. A barragem aferente espinhal (agulhamento), a analgesia induzida pelo estresse e controle inibitório nocivo difuso dão suporte à analgesia por curto prazo pela acupuntura. A neuroimagem mostra que a ACP modula respostas cerebrais em centros distribuídos pelo córtex, sistema límbico e tronco cerebral. Estas áreas incluem somatossensoriais primária (SI) e secundária (SII), córtex pré-frontal, córtex insular, giro cingulado anterior, tálamo, hipotálamo, amígdala, hipocampo, envolvidos com a percepção sensorial e afetiva da dor e com a sinalização endógena antinociceptiva.
Efeito placebo na neuroimagem cerebral
Estudos de neuroimagem mostram que a analgesia por placebo (vários tipos) recruta regiões cerebrais corticais e subcorticais opióides sensíveis incluindo a substância cinzenta periaquedutal, córtex cingulado anterior rostral, tálamo, ínsula e amígdala e em alguns estudos o córtex pré-frontal. Muitas destas áreas se sobrepõem àquelas acionadas pela acupuntura.
Dissociando efeitos cerebrais específicos da ACP dos efeitos placebo
Segundo alguns autores, utilizando a acupuntura verdadeira (V-ACP} e falsa acupuntura (acupuntura sham S-ACP) coberta e aberta, foi possível levantar a hipótese de que a ativação do córtex insular representaria o efeito especifico da V-ACP enquanto a modulação do córtex pré-frontal dorso lateral, córtex cingulado anterior rostral e substância cinzenta periaquedutal mesencefálica estava mais relacionada com a expectativa da dor. A questão está ainda em aberto devido ao modelo estudado.
Em pacientes com dor neuropática crônica (síndrome do túnel do carpo) submetidos a V-ACP e indivíduos adultos saudáveis (controle) submetidos a S-ACP verificou-se que a V-ACP determinou decréscimo no sinal da amígdala e aumento no sinal hipotalâmico quando comparada à S-ACP. Isto possibilita admitir que áreas límbicas possam reduzir a dor via modulação cooperativa das atividades afetivo-cognitiva e do sistema nervoso autônomo (SNA).
A desativação da amígdala indicaria codificação alterada das dimensões afetivo-cognitivas da dor.
Possíveis efeitos específicos cerebrais devido à acupuntura
Há diferença na correlação neural entre os efeitos da acupuntura e placebo?
A neuroimagem mostra que a acupuntura modula rede de regiões distribuídas pelo encéfalo envolvidas com a percepção da dor incluindo áreas límbicas, sensoriomotoras, córtex pré-frontal, núcleos do tronco cerebral e cerebelo.
Embora a ativação desta rede se superponha quando se obtém analgesia por V-ACP com as áreas acionadas por placebo, diferenças na modulação do córtex pré-frontal dorso lateral e córtex cingulado anterior rostral apoiariam uma resposta não específica (expectativa de dor) enquanto a modulação pela amígdala, ínsula e hipotálamo demonstrariam alguma especificidade da V-ACP. Isto ainda precisa ser melhor estudado frente a condições de expectativa positiva e negativa para a dor.
O efeito placebo é de curta duração e a maioria dos trabalhos de neuroimagem envolve respostas cerebrais à aplicação única de placebo ou ACP em indivíduos saudáveis. Os efeitos analgésicos da acupuntura (resposta cerebral) podem ser cumulativos após vários tratamentos e se estendem além de cada consulta.
Assim a ACP durante a sessão de tratamento (curto prazo) modularia como o placebo, mas torna seus efeitos estendidos a outras áreas específicas após múltiplos tratamentos (longo prazo).
Napadow e cols. (2007) mostraram que a ACP em pacientes com dor neuropática (síndrome do túnel do carpo) provocou modificações no processamento somatossensorial cortical e alterações benéficas na somatotopia.
Muitos estudos ainda são necessários para esclarecer vários pontos como real participação opioidérgica/monoaminérgica, modificações pela ACP da hiperssensibilização da dor crônica, etc. Medidas fisiológicas (ECG, pupilometria, atividade eletrodérmica cutânea) durante a feitura da neuroimagem ajudarão a correlacionar alterações do SNA e atividade cerebral.
RESUMIDO POR LUIZ BIELLA DE SOUZA VALLE
AL. JAÚ 687 – JARDIM PAULISTA – SÃO PAULO – SP
Clínica de Dor, Fisiatria e Acupuntura Médica
Clínica médica especializada localizada na região dos Jardins, próximo à Av. Paulista, em São Paulo — SP.
Centro de Dor, com médicos especialistas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Tratamento por Ondas de Choque, Infiltrações, Bloqueios anestésicos e Acupuntura Médica
Dor tem Tratamento – Centro de Dor e Acupuntura Médica em São Paulo – SP
Médicos Especialistas em Dor e Acupuntura do HC-FMUSP
Os especialistas em medicina da dor são médicos especialmente treinados e qualificados para oferecer avaliação integrada e especializada e gerenciamento da dor usando seu conhecimento único e conjunto de habilidades no contexto de uma equipe multidisciplinar.
O tratamento da dor visa reduzir a dor, abordando o impacto emocional da dor, ajudando os pacientes a se moverem melhor e aumentando o bem-estar por meio de uma variedade de tratamentos, incluindo medicamentos, fisioterapia, acupuntura, ondas de choque e procedimentos minimamente intervencionistas.
Se você está vivendo com uma dor persistente há mais de 3 meses, provavelmente está sentindo dor crônica.
Nossos médicos especialistas em controle da dor em São Paulo trabalham em estreita colaboração com outros especialistas como parte de uma equipe multidisciplinar para fornecer uma abordagem holística e um resultado ideal para a dor crônica, seja qual for a causa.
As técnicas usadas no controle da dor dependerão da natureza e gravidade da dor, mas nossos especialistas em dor têm experiência para ajudar com a dor.
-
01.Tratamento conservador de dor
Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisioterapia, Infiltrações, Bloqueios Anestésicos, Toxina Botulínica. -
02.Excelência em um só lugar
A avaliação e tratamento da dor é a especialidade de nossos Médicos especialistas em Dor. -
03.Tratamento individualizado
Plano de tratamento com medicamentos, terapias minimamente invasivas e fisioterapia.
Atendemos todos os Planos de Saúde pelo Reembolso.
O reembolso ou livre escolha é uma opção de atendimento a usuários de planos de saúde que não está vinculada à rede de prestadores contratados ou cujo procedimento específico não está contratado.
Não atendemos diretamente por convênio. Nosso foco é um atendimento especializado no paciente. Assim, separamos pelo menos 60-90 minutos para consulta, exame e avaliação do paciente.
O processo na maioria das vezes é digital (pelo Smartphone, tablet ou computador) é simples. O valor reembolsado corresponde a uma tabela de valores da própria operadora e pode cobrir todo o procedimento ou parte dele. Lembrando que a parte não reembolsada pode ser abatida no imposto de renda pessoa física (IRPF).
Clínica Dr. Hong Jin Pai – Centro de Dor, Acupuntura Médica, Fisiatria e Reabilitação.
Al. Jaú 687 – São Paulo – SP
Atendimento de segunda a sábado.