CENTRO DE TRATAMENTO DE DOR: Dor, Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisiatria e Fisioterapia.

Mecanismos de analgesia da Acupuntura

Entenda mais como funciona a analgesia pela Acupuntura.

Diferentes efeitos farmacológicos de importância clínica podem ser obtidos pela acupuntura (ACP) ou Eletroacupuntura (EACP). Entre estes efeitos destacam-se: o analgésico, relaxante muscular, sedativo/hipnótico, antidepressivo (leve), anti-emético, anti-secretor (HCl), antiinflamatório, promotor da imunidade e da reabilitação pós AVC, estimulante da reparação e cicatrização teciduais entre outros.

Dois aspectos relevantes emergem quando se analisa este plantel de efeitos.

1.

Uma gama tão variada de respostas só pode ser obtida através de diferentes mediadores/neurotransmissores (NTs).

2.

A eficácia da ACP/EACP para obtenção destes efeitos é variável dependendo de muitos fatores associados ao clínico, às técnicas utilizadas e ao paciente. A NIH Concensus Conference on Acupuncture, ocorrida em 1998, estabeleceu alguns destes aspectos.

Demonstra-se que mais de uma dezena de NTs e seus vários receptores (R) participam de maneira diversa das respostas à ACP/EACP, entre os quais: peptídeos opióides endógenos (POEs), ß – endorfinas, Leu-encefalina e dinorfinas (receptores-µ, d e k), noradrenalina (NA) (via receptores-a1 e a2 – adrenérgicos), serotonina (através de receptores 5HT1 e 5HT3 ), acetilcolina (via receptores muscarínicos M1 e M2), dopamina (receptores D1e D2 ); adenosina (receptor A1); somatostatina (receptores SST1 e SST2), o ácido gama – aminobutírico (GABA) (receptores GABAA), além da neurotensina, substância P (SP): vasopressiva, angiotensina, ACTH, colecistoquinina (CCK8), ácido glutâmico (pelos receptores MMDA; AMPA e metabotrópico).

Diversas áreas cerebrais são mapeadas de forma diferencial quando a estimulação por EACP ocorre por alta ou baixa freqüências. Este rastreamento é feito pela detecção das proteínas  de  expressão  rápida c-fos e c-jun, produtos dos respectivos  proto – oncogenes.  Estas proteínas entre outras atividades controlam a transcrição de genes que codificam uma variedade de neuropeptídeos (dinorfinas, encefalinas, SP, entre outros), os quais modulam a resposta da estimulação nociceptiva (Coderre e cols. – 1993; Abram e cols. – 2001).

Com relação a analgesia, Wu e cols (1999) demonstraram através de ressonância magnética funcional que a estimulação dos pontos  E-36  e IG-4 aumentam o De-Qi e a resposta bradicardica, ativando o hipotálamo e o núcleo acumbens, desativando a amígdala, o complexo hipocampal e o córtex cingulado anterior (porção rostral). Assim, no que refere-se à analgesia a ACP/EACP ativam as vias antinociceptivas descendentes e desativam setores do amplo sistema límbico envolvidos com os aspectos associativos da dor.

O transtorno de ansiedade generalizado envolve um circuito neurofuncional que compreende: loco cerúleo, os núcleos da rafe, amígdala, córtex,  pré-frontal  e temporal,  giro  cingulado,  hipotálamo,  o hipocampo e o sistema límbico. Os NTs mais envolvidos são a NA, a 5HT e o GABA ativados pela ACP/EACP.

A sedação tem como centro importante o loco cerúleo, onde a NA, atuando sobre receptores a2 adrenérgicos pré-sinápticos, determina inibição na liberação do mediador e, em conseqüência, provoca o efeito depressor do sistema nervoso central (Rang e Cols. – 2001).

O fenômeno de dependência e as manifestações da síndrome de abstinência encontram sede no núcleo acumbens e no loco cerúleo, respectivamente, estruturas alvos da ACP/EACP.

A percepção dolorosa, a modulação do comportamento afetivo (amígdala, hipocampo, loco cerúleo, córtex cerebral), o controle da motricidade (núcleo caudado, globus pálidus), a regulação central do sistema nervoso neurovegetativo (bulbo) e diversas funções neuroendocrinas (eminência média) são moduladas pelos POEs, neurotransmissores liberados pela ACP/EACP (Goodman & Gilman – 1996).

O vômito e a náusea, despertados por diferentes estímulos, têm centros localizados na zona quimioreceptora do gatilho situado na área postrema no tronco cerebral, rica em receptores opióides (POEs) dopaminérgicos e muscarínicos. A ACP/EACP é uma técnica extremamente sensível e reconhecida no tratamento da náusea/vômito de diferentes etiologias (Dundee e col. – 1989) especialmente no período pós operatório.

Estes aspectos despertam atenção para interações promissoras entre ACP/EACP e vários fármacos.

Dr Joao Arthur Ferreira Acupuntura Sao Paulo

As tabelas 1 e 2 apresentam os principais neurotransmissores e os seus receptores envolvidos com as transmissões sinápticas excitatórias e inibitórias respectivamente, os quais podem ser acionados pela ACP/EACP.

Tabela 1: Principais moduladores da transmissão sináptica excitatória (in: Moore, K. A. e cols. – 2000)

Neuro
Modulador
Tipos
Receptor
Sítio de
Ação Pré
Sináptica
Sítio de
Ação Pós
Sináptica
Efeito Mecanismo
POEs m + I ↓liberação NT exc.
POEs m + I Hiperpolariza ↓ corrente AMPA
POEs d + I ↓ corrente NMDA, ↓ liberação NT exc.
POEs k + I Hiperpolariza
5HT 5HT1 + I ↓ liberação NT exc.
5HT 5HT3 + I Hiperpolariza, ↓ corrente NMDA
NA a2 + I ↓ liberação GLUT. SP
NA a2 + I Hiperpolariza,  condut. K+.
GABA GABAA + I Despolarização, ↓ condut. Cl

POEs = peptídeos opióides endógenos;
5HT = Serotonina
NA = Noradrenalina;
GLUT = Ácido glutâmico,
NT = Neurotransmissor,
I = Inibição,
Exc. = Excitatório
GABA = ácido gama aminobutírico

Tabela 2: Principais moduladores da transmissão sináptica excitatória(in: Moore, K. A. e cols. – 2000)

Neuro Modulador Tipos Receptor Sitio de
Ação Sináptica
Efeito Mecanismo
5HT 5HT1A Pré F ↑ lib. Glicina
NA a1 Pré F ↑ lib. GABA
NA a2 ↑lib. Glicina
ACh h Pré F ↑ lib. GABA
Aden A1 Pós I ↓ correntes GABA

5HT = Serotonina,
NA= Noradrenalina,
ACh= acetilcolina
Aden = adenosina,
GABA = Ácido gama aminobutírico;
F = Facilitação,
I = Inibição.

clinica dr hong jin pai al jau 687

AL. JAÚ 687 – JARDIM PAULISTA – SÃO PAULO – SP

Clínica de Dor, Fisiatria e Acupuntura Médica

Clínica médica especializada localizada na região dos Jardins, próximo à Av. Paulista, em São Paulo — SP.

Centro de Dor, com médicos especialistas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Tratamento por Ondas de Choque, Infiltrações, Bloqueios anestésicos e Acupuntura Médica

Dor tem Tratamento – Centro de Dor e Acupuntura Médica em São Paulo – SP

TRATAMENTO DE DOR FISIOTERAPIA CLINICA HONG JIN PAI

Médicos Especialistas em Dor e Acupuntura do HC-FMUSP

Os especialistas em medicina da dor são médicos especialmente treinados e qualificados para oferecer avaliação integrada e especializada e gerenciamento da dor usando seu conhecimento único e conjunto de habilidades no contexto de uma equipe multidisciplinar.

O tratamento da dor visa reduzir a dor, abordando o impacto emocional da dor, ajudando os pacientes a se moverem melhor e aumentando o bem-estar por meio de uma variedade de tratamentos, incluindo medicamentos, fisioterapia, acupuntura, ondas de choque e procedimentos minimamente intervencionistas.

Se você está vivendo com uma dor persistente há mais de 3 meses, provavelmente está sentindo dor crônica.

Nossos médicos especialistas em controle da dor em São Paulo trabalham em estreita colaboração com outros especialistas como parte de uma equipe multidisciplinar para fornecer uma abordagem holística e um resultado ideal para a dor crônica, seja qual for a causa.

As técnicas usadas no controle da dor dependerão da natureza e gravidade da dor, mas nossos especialistas em dor têm experiência para ajudar com a dor.

CONSULTA
1
Somos um centro de excelência no tratamento da dor crônica e entendemos como a dor contínua pode afetar todos os aspectos da sua vida.
DIAGNÓSTICO
2
Nós entendemos sua dor e sabemos que uma intervenção bem-sucedida começa com uma avaliação completa e um diagnóstico preciso.
PLANO DE TRATAMENTO
3
Nossa equipe de especialistas pode fornecer uma ampla gama de tratamentos e terapias para ajudá-lo a voltar a viver com qualidade.
RECEPCAO CLINICA HONG JIN PAI
  • 01.Tratamento conservador de dor

    Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisioterapia, Infiltrações, Bloqueios Anestésicos, Toxina Botulínica.
  • 02.Excelência em um só lugar

    A avaliação e tratamento da dor é a especialidade de nossos Médicos especialistas em Dor.
  • 03.Tratamento individualizado

    Plano de tratamento com medicamentos, terapias minimamente invasivas e fisioterapia.
Como é o tratamento inicial?
Em nossa clínica, focamos em tratamentos não cirúrgicos. Para a maioria dos casos, iniciamos um tratamento minimamente invasivo com acupuntura médica + fisioterapia. A duração do tratamento, para dores crônicas, pode ser de pelo menos 1 a 3 meses. Assim como outros tratamentos conservadores (como terapias e exercícios), o sucesso no tratamento depende não apenas da equipe médica, mas também da persistência do paciente em seguir a frequência e o tratamento adequado. Em alguns casos, podemos realizar outros tratamentos para dor, como ondas de choque, toxina botulínica e infiltrações.
Vocês atendem convênio?

Atendemos todos os Planos de Saúde pelo Reembolso.

O reembolso ou livre escolha é uma opção de atendimento a usuários de planos de saúde que não está vinculada à rede de prestadores contratados ou cujo procedimento específico não está contratado.

Não atendemos diretamente por convênio. Nosso foco é um atendimento especializado no paciente. Assim, separamos pelo menos 60-90 minutos para consulta, exame e avaliação do paciente.

O processo na maioria das vezes é digital (pelo Smartphone, tablet ou computador) é simples. O valor reembolsado corresponde a uma tabela de valores da própria operadora e pode cobrir todo o procedimento ou parte dele. Lembrando que a parte não reembolsada pode ser abatida no imposto de renda pessoa física (IRPF).

Quais são as terapias físicas para o tratamento da dor crônica?
Estudos mostram que a fisioterapia e exercícios pode atrasar ou mesmo evitar a necessidade de cirurgia. Em alguns casos, pode aliviar a causa raiz da dor de longo prazo, portanto, medicamentos ou cirurgias não são mais necessários. Na Clínica Dr. Hong Jin Pai, oferecemos uma ampla gama de terapias físicas para tratar a dor de longo prazo e diminuir a necessidade de medicação ou cirurgia.
Quais tratamentos para dor são oferecidos?
Oferecemos uma variedade das melhores e mais confiáveis tratamentos não cirúrgicos, desde acupuntura e fisioterapia em um estágio inicial, assim como procedimentos como dry needling, infiltração de pontos gatilhos, toxina botulínica para dor, tratamento por ondas de choque e bloqueios anestésicos. Somos inovadores em nossa abordagem ao tratamento da dor. Entendemos o efeito que a dor crônica pode ter em todos os aspectos da sua vida e adaptamos nossos pacotes de tratamento para atender você. Como parte do seu pacote multidisciplinar de controle da dor, combinaremos os melhores tratamentos terapêuticos e direcionados para fornecer o equilíbrio certo para você.

Clínica Dr. Hong Jin Pai – Centro de Dor, Acupuntura Médica, Fisiatria e Reabilitação.

Al. Jaú 687 – São Paulo – SP

Atendimento de segunda a sábado.

Prof. Dr. Hong Jin Pai

CRM-SP: 36399 / RQE: RQE: 29862 Médico especialista em Acupuntura, formado pela Faculdade de Medicina da USP, com especialização e pós-graduação em Acupuntura na China. Atua no atendimento ambulatorial assistencial e didático no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP), participa e coordena estudos científicos no HC-FMUSP, e também atua como especialista em Acupuntura em sua clínica particular há mais de 35 anos. Dr. Hong Jin Pai é também Professor Colaborador do Instituto de Ortopedia do HC-FMUSP.