O Nódulo de Schmörl consiste em uma alteração anatômica que se forma no interior do corpo da vértebra.
Geralmente é uma condição assintomática, e por isso, sua detecção acontece devido à presença de outra ocorrência clínica associada.
Quando acompanhado de sintomas, são eles dor ou inflamação local, exigindo, portanto, um diagnóstico e tratamento específico.
O que é o Nódulo de Schmörl?
Também denominada hérnia intrassomática de Schmörl, essa condição caracteriza-se por um processo de herniação do disco intervertebral para o interior da vértebra.
Vale lembrar, que na situação de uma hérnia de disco, o que acontece é uma alteração na área externa à vértebra. Inclusive, em muitas situações ocorre o extravasamento do líquido interno do disco intervertebral, atingindo estruturas anatômicas adjacentes como nervos, por exemplo.
Ora, na hérnia de Schmörl, o que ocorre é uma inversão no sentido da herniação, ou seja, a formação do nódulo acontece no corpo vertebral.
Em termos visuais, a área acometida sofre alterações anatômicas que são comumente identificadas como deformidades ou depressões nos exames de imagem.
Além disso, o Nódulo de Schmörl é considerado benigno e sua etiologia não é compreendida claramente.
A presença de sintomas acontece apenas quando:
- Há uma associação entre ele e outras patologias
- Há um processo inflamatório
- Uma raiz nervosa é atingida pelo nódulo
Mais um fator relevante é que a formação desses nódulos, embora possa ocorrer em qualquer área da coluna vertebral, é mais comum na região final da coluna torácica, região lombar ou início da sacral.
Em relação aos pacientes frequentemente associados aos casos, destacamos pessoas com mais de 50 anos. Provavelmente, porque nessa etapa da vida há um processo natural de degeneração da coluna e que, segundo diversos estudos, parece apresentar correlação com a formação do Nódulo de Schmörl.
Causas comuns
Como não se sabe ao certo qual a etiologia exata para o surgimento do Nódulo de Schmörl, é possível apenas indicar situações comumente relacionadas a sua formação. Estas, costumam ser:
- Doenças degenerativas da coluna vertebral
- Estrutura das vértebras enfraquecidas
- Inflamações decorrentes de reações autoimunes do organismo
- Condições como osteomalácia e osteoporose
- Alterações anatômicas congênitas
- Traumas pontuais
- Traumas por repetição
Diagnóstico
O diagnóstico do Nódulo de Schmörl consiste em correlacionar o histórico clínico do paciente e seus familiares aos achados dos exames físicos e por imagem coletados durante e após a consulta.
Dentre os testes físicos realizados no consultório indicamos: testes de força, flexibilidade, reflexo e funções motoras. Caso haja dor, descobrir suas características também é um fator importante.
Já entre os exames de imagem, o principal é a ressonância magnética que ajuda a visualizar a alteração na estrutura vertebral, bem como detectar a presença de uma inflamação na área adjacente.
Mas exames como a radiografia e a tomografia computadoriza também podem ser úteis, assim como alguns exames sanguíneos. Estes, no caso, contribuem para identificar ou descartar a associação com patologias mais complexas.
Sintomas
O Nódulo de Schmörl é, na maioria das vezes, assintomático. Por isso, um paciente pode conviver com tal condição por vários anos e não detectá-la.
As situações nas quais esse tipo de hérnia ocasiona quadros dolorosos costumam estar relacionadas com:
- Presença de outras patologias
- Compressão de uma raiz neural próxima à localização do nódulo
- Inflamação nas adjacências da vértebra acometida
Ainda, pessoas que praticam atividade física podem apresentar dor mesmo quando não há nenhuma das situações acima descritas.
Ressaltamos também que quando há dor, é possível haver outros sintomas como perda de mobilidade e desconforto para realizar atividades cotidianas básicas.
Além disso, destacamos que na presença de outras doenças, sintomas relacionados a elas podem ser percebidos, e devem ser relatados ao médico durante a consulta para ser feito um diagnóstico correto.
Tratamento
Uma vez que na maioria dos casos o Nódulo de Schmörl é assintomático, ele nem sempre exige tratamento. As situações em que este se faz necessário são quando:
- Há dor
- Há associação com alguma patologia
Especificamente sobre a segunda condição, é preciso intervir de maneira a tratar a causa, ou seja, a doença que está ocasionando os sintomas.
Por exemplo, se existe uma doença degenerativa do disco, é ela que precisa de tratamento. O mesmo ocorre caso haja uma reação autoimune do organismo ou ainda uma osteoporose.
Diante disso, salientamos que as abordagens para eliminar os sintomas e curar a patologia são distintas, e devem ser planejadas a partir de um diagnóstico adequado realizado pelo médico.
Mas, se o Nódulo de Schmörl acontece isoladamente e mesmo assim causa dor, deve-se buscar alternativas para minimizá-la, reduzindo as chances de uma possível perda de mobilidade do paciente, bem como da sua qualidade de vida.
A fim de aliviar o quadro doloroso o que pode ser feito é:
- Evitar movimentar-se ou movimentar a área acometida
- Usar medicamentos analgésicos e/ou anti-inflamatórios
- Recorrer à fisioterapia
- Realizar sessões de acupuntura
Existem ainda alguns pacientes que, por não responderem adequadamente ao tratamento conservador, necessitam de uma cirurgia para ser feita a retirada do nódulo, pois este ocasiona dores intensas e agudas, além de comprometer a funcionalidade do indivíduo. Porém, tais casos são bastante raros na clínica médica.
Enfim, a partir do exposto, compreende-se que o Nódulo de Schmörl é mais frequentemente assintomático e sem uma progressão que compromete o cotidiano do paciente.
Ademais, pela dificuldade em conhecer as suas causas, é também difícil definir estratégias para preveni-lo. O que deve ser feito, entretanto, é buscar ajuda médica tão logo se perceba qualquer dor na coluna vertebral.
Assim, além de ser possível descobrir o Nódulo de Schmörl, consegue-se identificar outras condições clínicas que podem estar associadas e que poderiam vir a comprometer mais amplamente a saúde do paciente.
AL. JAÚ 687 – JARDIM PAULISTA – SÃO PAULO – SP
Clínica de Dor, Fisiatria e Acupuntura Médica
Clínica médica especializada localizada na região dos Jardins, próximo à Av. Paulista, em São Paulo — SP.
Centro de Dor, com médicos especialistas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Tratamento por Ondas de Choque, Infiltrações, Bloqueios anestésicos e Acupuntura Médica
Dor tem Tratamento – Centro de Dor e Acupuntura Médica em São Paulo – SP
Médicos Especialistas em Dor e Acupuntura do HC-FMUSP
Os especialistas em medicina da dor são médicos especialmente treinados e qualificados para oferecer avaliação integrada e especializada e gerenciamento da dor usando seu conhecimento único e conjunto de habilidades no contexto de uma equipe multidisciplinar.
O tratamento da dor visa reduzir a dor, abordando o impacto emocional da dor, ajudando os pacientes a se moverem melhor e aumentando o bem-estar por meio de uma variedade de tratamentos, incluindo medicamentos, fisioterapia, acupuntura, ondas de choque e procedimentos minimamente intervencionistas.
Se você está vivendo com uma dor persistente há mais de 3 meses, provavelmente está sentindo dor crônica.
Nossos médicos especialistas em controle da dor em São Paulo trabalham em estreita colaboração com outros especialistas como parte de uma equipe multidisciplinar para fornecer uma abordagem holística e um resultado ideal para a dor crônica, seja qual for a causa.
As técnicas usadas no controle da dor dependerão da natureza e gravidade da dor, mas nossos especialistas em dor têm experiência para ajudar com a dor.
-
01.Tratamento conservador de dor
Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisioterapia, Infiltrações, Bloqueios Anestésicos, Toxina Botulínica. -
02.Excelência em um só lugar
A avaliação e tratamento da dor é a especialidade de nossos Médicos especialistas em Dor. -
03.Tratamento individualizado
Plano de tratamento com medicamentos, terapias minimamente invasivas e fisioterapia.
Atendemos todos os Planos de Saúde pelo Reembolso.
O reembolso ou livre escolha é uma opção de atendimento a usuários de planos de saúde que não está vinculada à rede de prestadores contratados ou cujo procedimento específico não está contratado.
Não atendemos diretamente por convênio. Nosso foco é um atendimento especializado no paciente. Assim, separamos pelo menos 60-90 minutos para consulta, exame e avaliação do paciente.
O processo na maioria das vezes é digital (pelo Smartphone, tablet ou computador) é simples. O valor reembolsado corresponde a uma tabela de valores da própria operadora e pode cobrir todo o procedimento ou parte dele. Lembrando que a parte não reembolsada pode ser abatida no imposto de renda pessoa física (IRPF).
Clínica Dr. Hong Jin Pai – Centro de Dor, Acupuntura Médica, Fisiatria e Reabilitação.
Al. Jaú 687 – São Paulo – SP
Atendimento de segunda a sábado.