A compulsão alimentar é um dos maiores desafios enfrentados pelas pessoas no estilo de vida atual. Afinal, o estresse das obrigações adultas e a falta de tempo compromete nossa alimentação e a saúde.
Sendo assim, é importante saber o que fazer para frear a compulsão alimentar e evitar o ganho de peso e surgimento de doenças.
Por isso, veja 5 dicas para parar de comer compulsivamente e equilibrar a sua alimentação no dia a dia.
5 dicas para parar de comer muito e evitar a compulsão alimentar
1- Não pule nenhuma refeição
A característica mais comum de quem sofre para chegar no estado de saciedade é que a maior parte deste grupo não realiza todas as refeições corretamente.
Muitos pulam o café da manhã e ainda existem aqueles que só conhecem a janta e a ceia, onde geralmente compensam tudo que não comeram no decorrer do dia.
Então, a primeira dica para parar de comer muito é parar de pular as refeições e fazer de 5 a 6 refeições no dia.
2- Saia de casa com frequência
Outra característica de quem apresenta compulsão por comida é o fato de não ter o hábito de sair de casa.
Afinal, é em casa que estão os alimentos que nos fazem pensar na comida como um prêmio e nas horas de tédio parecer a falsa solução para os problemas.
Portanto, saia mais de casa e utilize o tempo para atividades agradáveis como uma rotina de exercícios no parque ou matricular-se na natação ou crossfit.
3- Priorize as frutas, verduras e legumes
Esqueça as guloseimas, salgados e lanches disponíveis no supermercado, se você quer parar de comer, deve fazê-lo com a ajuda dos alimentos certos.
Todavia, as frutas, legumes e verduras são os alimentos que mais contém fibras, então a chance de você comê-los e se sentir cheio(a) é mais fácil do que se você optar por um pote de sorvete, por exemplo.
Nesse sentido, mesmo que você não consuma diminuir o volume de comida, se priorizar esses alimentos o valor calórico dos pratos será bem menor.
4- Coma mais vezes ao dia, em menores volumes
Já parou pra pensar que a culpa da sua compulsão alimentar pode ser o fato de você comer poucas vezes, mas em grandes volumes?
Que tal você tentar o inverso, preferir comer mais vezes em pequenas quantidades? Com certeza, o hormônio da fome (grelina), vai agir menos sobre seu psicológico.
Por isso, evite comer muito e em poucas vezes, é mais saudável comer mais vezes ao dia, porém em menor quantidade, para controlar a fome.
5- Repense sobre seu comportamento e procure ajuda
A nutrição comportamental é a ciência que analisa a relação entre os alimentos e como eles interferem no nosso comportamento.
Se você chegou até aqui, é porque está tendo dificuldade para controlar a compulsão alimentar na sua vida.
Neste caso, é hora de repensar a respeito dos seus hábitos e modificá-los, pois nada será feito se você continuar nessa linha de raciocínio.
Então, a alternativa mais saudável é procurar ajuda de um psicólogo e de um nutricionista, para restabelecer a relação harmônica entre sua mente e os alimentos, que foi perdida com o tempo.
AL. JAÚ 687 – JARDIM PAULISTA – SÃO PAULO – SP
Clínica de Dor, Fisiatria e Acupuntura Médica
Clínica médica especializada localizada na região dos Jardins, próximo à Av. Paulista, em São Paulo — SP.
Centro de Dor, com médicos especialistas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Tratamento por Ondas de Choque, Infiltrações, Bloqueios anestésicos e Acupuntura Médica
Dor tem Tratamento – Centro de Dor e Acupuntura Médica em São Paulo – SP
Médicos Especialistas em Dor e Acupuntura do HC-FMUSP
Os especialistas em medicina da dor são médicos especialmente treinados e qualificados para oferecer avaliação integrada e especializada e gerenciamento da dor usando seu conhecimento único e conjunto de habilidades no contexto de uma equipe multidisciplinar.
O tratamento da dor visa reduzir a dor, abordando o impacto emocional da dor, ajudando os pacientes a se moverem melhor e aumentando o bem-estar por meio de uma variedade de tratamentos, incluindo medicamentos, fisioterapia, acupuntura, ondas de choque e procedimentos minimamente intervencionistas.
Se você está vivendo com uma dor persistente há mais de 3 meses, provavelmente está sentindo dor crônica.
Nossos médicos especialistas em controle da dor em São Paulo trabalham em estreita colaboração com outros especialistas como parte de uma equipe multidisciplinar para fornecer uma abordagem holística e um resultado ideal para a dor crônica, seja qual for a causa.
As técnicas usadas no controle da dor dependerão da natureza e gravidade da dor, mas nossos especialistas em dor têm experiência para ajudar com a dor.
-
01.Tratamento conservador de dor
Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisioterapia, Infiltrações, Bloqueios Anestésicos, Toxina Botulínica. -
02.Excelência em um só lugar
A avaliação e tratamento da dor é a especialidade de nossos Médicos especialistas em Dor. -
03.Tratamento individualizado
Plano de tratamento com medicamentos, terapias minimamente invasivas e fisioterapia.
Atendemos todos os Planos de Saúde pelo Reembolso.
O reembolso ou livre escolha é uma opção de atendimento a usuários de planos de saúde que não está vinculada à rede de prestadores contratados ou cujo procedimento específico não está contratado.
Não atendemos diretamente por convênio. Nosso foco é um atendimento especializado no paciente. Assim, separamos pelo menos 60-90 minutos para consulta, exame e avaliação do paciente.
O processo na maioria das vezes é digital (pelo Smartphone, tablet ou computador) é simples. O valor reembolsado corresponde a uma tabela de valores da própria operadora e pode cobrir todo o procedimento ou parte dele. Lembrando que a parte não reembolsada pode ser abatida no imposto de renda pessoa física (IRPF).
Clínica Dr. Hong Jin Pai – Centro de Dor, Acupuntura Médica, Fisiatria e Reabilitação.
Al. Jaú 687 – São Paulo – SP
Atendimento de segunda a sábado.