A fibromialgia é uma síndrome que afeta a forma como o cérebro processa os sinais de dor, podendo causar dor musculoesquelética generalizada e outros sintomas. Embora não seja uma doença fatal, pode ter um impacto negativo na qualidade de vida. Existem milhões de pessoas que convivem com a fibromialgia, mas nem todos compartilham as mesmas experiências.
Ainda assim, alguns sintomas se destacam por serem mais difíceis de lidar. Vamos explorar quais são esses sintomas e as diferentes formas que as pessoas encontram para administrá-los.
Depressão Crônica
Para aqueles com fibromialgia, transtornos de humor são comuns. É fácil cair em algo como a depressão crônica, considerando o quanto a doença altera toda a sua vida. Muitos têm que desistir de atividades que antes apreciavam.
Se a fibromialgia causou outra doença, como a síndrome do intestino irritável, isso pode piorar o humor. Além disso, a dor, falta de energia e outros sintomas podem deixá-lo para baixo.
Fadiga Constante
Há muitos relatos de pacientes se sentindo exaustos, aparentemente sem razão. Você pode acordar simplesmente esgotado, mesmo tendo feito pouco no dia anterior.
Conforme o dia passa, a fadiga pode se instalar repentinamente, tornando tarefas simples um desafio. É difícil determinar exatamente por que tantos passam por essa fadiga.
Como outros sintomas, no entanto, ela pode interferir no seu dia a dia e levar a outras questões, como depressão.
Complicações do Sono
Da mesma forma que a sensação de esgotamento pode causar alguns transtornos de humor, a fadiga pode ser causada por complicações do sono. Existem vários casos relatados de dificuldades para dormir entre pacientes com fibromialgia. Muitas vezes, isso está relacionado a outros sintomas, como dor e desconforto generalizados. O estresse também é uma causa comum de dificuldades para dormir à noite.
A privação do sono eventualmente pode se tornar um ciclo infeliz, levando muitos a buscarem tratamento médico.
Rigidez
Sentir rigidez nos músculos e articulações é tipicamente normal se você realizou alguma atividade extenuante, como exercícios. No caso de muitos pacientes com fibromialgia, no entanto, essa rigidez pode aparecer sem aviso, após não ter feito nada exigente.
A rigidez é versátil – pode estar em todo o corpo ou em áreas específicas. Isso pode dar a sensação de precisar se mexer um pouco para relaxar. Infelizmente, o movimento pode, na verdade piorar as coisas. A tensão pode aumentar e eventualmente se tornar dolorosa.
Nevoeiro Mental (“Fibro Fog“)
Aqueles que lidam com fibromialgia podem ter ouvido falar do termo “fibro neblina”. Em outras palavras, é uma condição cognitiva que muitos pacientes experimentam. Quando os pacientes falam dessa neblina, geralmente estão falando sobre turbidez mental que demora a passar. Você pode começar a ter problemas de memória, dificuldade de concentração ou ambos.
No que diz respeito à memória, essa névoa afeta mais a memória de curto prazo. Pode ser difícil reter novas informações, como lembrar o nome de alguém que acabou de conhecer. A concentração também pode se tornar difícil, fazendo com que você demore mais para terminar algo.
Dor Generalizada
A dor generalizada é um traço definitivo visto em todos os pacientes com fibromialgia. Ainda assim, pode se tornar o pior sintoma para muitos. Enquanto alguns experimentam uma sensação entorpecida que vem e vai, outros podem passar por dor latejante incessante. Pode ser localizada ou pode se espalhar. Nos casos mais graves, a dor está em todo o corpo.
Isso pode tornar uma pessoa sensível a toques. Muitos veem a dor como um dos sintomas mais difíceis, pois nem sempre é fácil de gerenciar. Alguns veem alívio com medicações ou outras mudanças no estilo de vida, mas outros lutam para encontrar uma maneira de se livrar da dor.
Surtos (Episódios de Dor)
Dos sintomas da fibromialgia, os surtos são frequentemente mencionados como sendo difíceis de lidar. Um surto pode acontecer a qualquer momento. É quando seus sintomas estão intensificados ou você de repente começa a experimentar mais sintomas do que o habitual.
O melhor cenário é que isso possa durar um ou dois dias. O pior cenário é que possa durar várias semanas. Dor e rigidez são sintomas comuns intensificados com um surto de fibromialgia.
Surtos longos podem fazer parecer que nunca vão acabar.
Possibilidades de Tratamento
Medicamentos
Existem diferentes tipos de medicamentos prescritos para tratar os sintomas da fibromialgia:
– Analgésicos – Como paracetamol e anti-inflamatórios para aliviar a dor.
– Antidepressivos – Como duloxetina, nortriptilina e amitriptilina para melhorar dor e humor.
– Antiepilépticos – Como pregabalina e gabapentina usados para aliviar a dor e melhorar a qualidade do sono.
– Relaxantes musculares – Como ciclobenzaprina para diminuir a dor e rigidez muscular.
Esses medicamentos podem ajudar muitas pessoas com os sintomas angustiantes da fibromialgia, mas não ajudam todas igualmente. Pode ser necessário testar diferentes opções.
Exercícios
Atividade física moderada e regular é benéfica para quem sofre com fibromialgia. Alguns exercícios recomendados:
– Caminhadas – Uma ótima opção para começar, inicie devagar.
– Alongamentos – Para aliviar tensionamentos e ganhar flexibilidade.
– Yoga – Uma combinação de alongamentos, relaxamento e fortalecimento.
– Treinamento de força – Como levantamento de pesos leves para aumentar força muscular.
O exercício precisa ser feito pensando na dor e capacidade de cada um. Muitas vezes, fisioterapia é recomendada. Observar se os benefícios superam os impactos da atividade é importante.
Acupuntura
A acupuntura utiliza agulhas insertas em pontos do corpo para promover alívio da dor. Estudos sugerem que pode reduzir a dor, rigidez, fadiga e melhorar sono em pessoas com fibromialgia.
Os pontos utilizados variam de pessoa para pessoa, mas tipicamente se concentram na cabeça, tronco, pernas e braços. Pode ser combinado com sessões de massagem e utilização de ventosas. O tratamento com acupuntura precisa ser acompanhado por profissional especializado na técnica.
A chave parece ser encontrar o equilíbrio certo do tipo e frequência de tratamento individual para gerenciar os sintomas mais difíceis de conviver da fibromialgia.
AL. JAÚ 687 – JARDIM PAULISTA – SÃO PAULO – SP
Clínica de Dor, Fisiatria e Acupuntura Médica
Clínica médica especializada localizada na região dos Jardins, próximo à Av. Paulista, em São Paulo — SP.
Centro de Dor, com médicos especialistas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Tratamento por Ondas de Choque, Infiltrações, Bloqueios anestésicos e Acupuntura Médica
Dor tem Tratamento – Centro de Dor e Acupuntura Médica em São Paulo – SP
Médicos Especialistas em Dor e Acupuntura do HC-FMUSP
Os especialistas em medicina da dor são médicos especialmente treinados e qualificados para oferecer avaliação integrada e especializada e gerenciamento da dor usando seu conhecimento único e conjunto de habilidades no contexto de uma equipe multidisciplinar.
O tratamento da dor visa reduzir a dor, abordando o impacto emocional da dor, ajudando os pacientes a se moverem melhor e aumentando o bem-estar por meio de uma variedade de tratamentos, incluindo medicamentos, fisioterapia, acupuntura, ondas de choque e procedimentos minimamente intervencionistas.
Se você está vivendo com uma dor persistente há mais de 3 meses, provavelmente está sentindo dor crônica.
Nossos médicos especialistas em controle da dor em São Paulo trabalham em estreita colaboração com outros especialistas como parte de uma equipe multidisciplinar para fornecer uma abordagem holística e um resultado ideal para a dor crônica, seja qual for a causa.
As técnicas usadas no controle da dor dependerão da natureza e gravidade da dor, mas nossos especialistas em dor têm experiência para ajudar com a dor.
-
01.Tratamento conservador de dor
Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisioterapia, Infiltrações, Bloqueios Anestésicos, Toxina Botulínica. -
02.Excelência em um só lugar
A avaliação e tratamento da dor é a especialidade de nossos Médicos especialistas em Dor. -
03.Tratamento individualizado
Plano de tratamento com medicamentos, terapias minimamente invasivas e fisioterapia.
Atendemos todos os Planos de Saúde pelo Reembolso.
O reembolso ou livre escolha é uma opção de atendimento a usuários de planos de saúde que não está vinculada à rede de prestadores contratados ou cujo procedimento específico não está contratado.
Não atendemos diretamente por convênio. Nosso foco é um atendimento especializado no paciente. Assim, separamos pelo menos 60-90 minutos para consulta, exame e avaliação do paciente.
O processo na maioria das vezes é digital (pelo Smartphone, tablet ou computador) é simples. O valor reembolsado corresponde a uma tabela de valores da própria operadora e pode cobrir todo o procedimento ou parte dele. Lembrando que a parte não reembolsada pode ser abatida no imposto de renda pessoa física (IRPF).
Clínica Dr. Hong Jin Pai – Centro de Dor, Acupuntura Médica, Fisiatria e Reabilitação.
Al. Jaú 687 – São Paulo – SP
Atendimento de segunda a sábado.