Existem algumas atividades físicas contraindicadas para a terceira idade. Em certo momento da vida, o indivíduo começa a ter dificuldade para realizar algumas atividades.
O pilates é uma opção de atividade física bem interessante para essa faixa etária e é até essencial.
Mostraremos um pouco a importância dessa atividade física na terceira idade e falar um pouco sobre ela. Antes de começar a praticar pilates você precisa saber o que é e os benefícios que ela pode te trazer, por isso acompanhe nosso artigo.
O que é Pilates?
O nome é até bem conhecido, mas muitas pessoas não sabem o que é feito no pilates e o benefício que ele pode trazer para quem o pratica. Para começar e sem explicar em termos técnicos, o pilates é um método de atividade física que utiliza o alongamento e o peso do próprio corpo para executar as atividades. É uma reeducação do movimento, o pilates ajuda a melhorar o equilíbrio muscular, trabalha todo o corpo e ainda trabalha a mente.
O interessante do pilates é que com um único exercício você consegue trabalhar vários grupos musculares em simultâneo.
Com isso os músculos do corpo ficam fortalecidos e ganham estabilidade, principalmente na área do abdômen, pelve e coluna. Essas áreas no indivíduo que está na terceira idade devem ser cuidadas, pois com o tempo o músculo perde a força, os ossos enfraquecem e você precisa ter mais cuidado nos movimentos. Estando com tudo fortalecido é difícil se machucar ou ter uma queda, por exemplo.
No pilates você verá uma mistura no treino de força e flexibilidade, esse tipo de treino ajuda a deixar a postura melhor, você terá mais alongamento e os músculos ficam tonificados, mas na medida certa e sem exageros. O pilates baseia seus métodos de ensino em seis princípios, são eles:
- Centro de força (core);
- Concentração;
- Controle;
- Fluidez de movimento;
- Precisão;
- Respiração.
O interessante é que o pilates pode ser feito em qualquer lugar, ele não precisa de muitos aparelhos e pode ser feito no solo com auxílio de alguns acessórios.
O benefício para a terceira idade
Agora que já sabe o que é pilates provavelmente também já sabe porque afirmamos que o pilates é essencial para a terceira idade porque traz benefícios, o pilates é muito interessante para qualquer idade, se você quer fazer e tem apenas 20 anos que ótimo! Essa é uma atividade física muito boa e perfeita para qualquer idade.
Mas se você já está na terceira idade o pilates é essencial, principalmente se você já está enfrentando problema na musculatura, fica muito parado e tem pouca fluidez no movimento. O pilates ajudará a melhorar tudo isso, vai te dar mais força, você ficará animado depois da aula e perceberá uma grande melhora em diversos aspectos da sua vida.
Uma pessoa na terceira idade começa a sentir algumas dores pelo corpo, tem grande perda de massa óssea e muscular e consequentemente fica mais fraco, tudo isso é natural e são características do envelhecimento. Mas isso tudo pode mudar se você fizer exercícios como o pilates, esse treino foi criado com o objetivo de desenvolver um corpo uniforme, restaurar a vitalidade, corrigir posturas e vigorar a mente.
Como se não bastassem todos os benefícios que o pilates traz como o ganho de força e equilíbrio a prática também ajuda no controle e manutenção da pressão arterial, controla a calcificação óssea e o peso.
Uma postura melhor
O pilates influência muito na postura, se você tem uma postura incorreta acaba tendo problemas como artrose, dor generalizada, articulações da coluna com problema, artrite e muitas outras coisas. Além disso, o idoso sofre alterações na sua postura com o passar do tempo, a sua cervical fica mais para frente e os ombros ficam mais curvados, esse é um dos motivos de parecer que o idoso diminui de tamanho com o tempo.
Para melhorar a rigidez muscular e da articulação que instala no idoso o pilates é essencial, ele trabalhará as áreas certas, muitas vezes é necessário usar outros meios para melhorar a postura corporal, não só focar na coluna e é isso que esses exercícios fazem.
O pilates trabalha muitos músculos do sistema respiratório, eles influenciam bastante na postura, como por exemplo o diafragma.
A flexibilidade
Os idosos e as pessoas que estão chegando na terceira idade tendem a perder flexibilidade, elas não se alongam e podem sofrer com isso, sem perceber.
Os tecidos do corpo ficam mais rígidos, pouco elásticos e mais propeno a lesões, além disso, com o envelhecimento a quantidade de tecido colágeno diminui e o tecido muscular acaba se enfraquecendo.
No pilates o alongamento é estimulado ajudando a melhorar a flexibilidade do corpo.
A Osteoporose
O idoso tem tendência a desenvolver osteoporose, com ela acontece uma grande fragilidade no esqueleto e maior chance de ocorrer fratura após pequenos traumas. Nos exercícios realizados no pilates é trabalhado o fortalecimento dos músculos e a extensão da coluna, tudo com o objetivo de melhorar a força muscular.
O fortalecimento do músculo ajuda a prevenir quedas e dá mais força ao esqueleto.
Tendo em vista o que a idade faz com nosso corpo e mente, fica fácil sabem que o Pilates para idosos é uma ótima alternativa, recomendada por médicos, para quando a idade chega.
AL. JAÚ 687 – JARDIM PAULISTA – SÃO PAULO – SP
Clínica de Dor, Fisiatria e Acupuntura Médica
Clínica médica especializada localizada na região dos Jardins, próximo à Av. Paulista, em São Paulo — SP.
Centro de Dor, com médicos especialistas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Tratamento por Ondas de Choque, Infiltrações, Bloqueios anestésicos e Acupuntura Médica
Dor tem Tratamento – Centro de Dor e Acupuntura Médica em São Paulo – SP
Médicos Especialistas em Dor e Acupuntura do HC-FMUSP
Os especialistas em medicina da dor são médicos especialmente treinados e qualificados para oferecer avaliação integrada e especializada e gerenciamento da dor usando seu conhecimento único e conjunto de habilidades no contexto de uma equipe multidisciplinar.
O tratamento da dor visa reduzir a dor, abordando o impacto emocional da dor, ajudando os pacientes a se moverem melhor e aumentando o bem-estar por meio de uma variedade de tratamentos, incluindo medicamentos, fisioterapia, acupuntura, ondas de choque e procedimentos minimamente intervencionistas.
Se você está vivendo com uma dor persistente há mais de 3 meses, provavelmente está sentindo dor crônica.
Nossos médicos especialistas em controle da dor em São Paulo trabalham em estreita colaboração com outros especialistas como parte de uma equipe multidisciplinar para fornecer uma abordagem holística e um resultado ideal para a dor crônica, seja qual for a causa.
As técnicas usadas no controle da dor dependerão da natureza e gravidade da dor, mas nossos especialistas em dor têm experiência para ajudar com a dor.
-
01.Tratamento conservador de dor
Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisioterapia, Infiltrações, Bloqueios Anestésicos, Toxina Botulínica. -
02.Excelência em um só lugar
A avaliação e tratamento da dor é a especialidade de nossos Médicos especialistas em Dor. -
03.Tratamento individualizado
Plano de tratamento com medicamentos, terapias minimamente invasivas e fisioterapia.
Atendemos todos os Planos de Saúde pelo Reembolso.
O reembolso ou livre escolha é uma opção de atendimento a usuários de planos de saúde que não está vinculada à rede de prestadores contratados ou cujo procedimento específico não está contratado.
Não atendemos diretamente por convênio. Nosso foco é um atendimento especializado no paciente. Assim, separamos pelo menos 60-90 minutos para consulta, exame e avaliação do paciente.
O processo na maioria das vezes é digital (pelo Smartphone, tablet ou computador) é simples. O valor reembolsado corresponde a uma tabela de valores da própria operadora e pode cobrir todo o procedimento ou parte dele. Lembrando que a parte não reembolsada pode ser abatida no imposto de renda pessoa física (IRPF).
Clínica Dr. Hong Jin Pai – Centro de Dor, Acupuntura Médica, Fisiatria e Reabilitação.
Al. Jaú 687 – São Paulo – SP
Atendimento de segunda a sábado.