CENTRO DE TRATAMENTO DE DOR: Dor, Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisiatria e Fisioterapia.

Pontada na cabeça: principais causas e quando se preocupar

A dor de cabeça é um problema de saúde bastante debilitante, que pode causar a diminuição das nossas atividades e está ligada a diversas doenças. O sintoma pode se manifestar de maneiras diversas, dentre as mais comuns, a pontada na cabeça. 

Falaremos especificamente sobre ela ao longo deste artigo. Conheça as principais causas, doenças relacionadas e saiba quando se preocupar.

Pontada na cabeça

pontada na cabeça: principais causas

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a dor de cabeça está entre as 10 principais doenças relacionadas à incapacidade física, semelhante até mesmo com os sintomas que outras doenças autoimunes têm e que podem diminuir a qualidade de vida de um indivíduo. 

Esse problema de saúde pode se apresentar de várias formas, como dor pulsante, dor migrânea e a tão incômoda dor de cabeça em pontadas, que tem sensação parecida com uma facada única, ou pequenas agulhadas consecutivas, trazendo até mesmo a incapacidade momentânea de trabalhar, ler, etc.

Talvez você já tenha sentido algo semelhante, mas não tenha percebido. Aqui você vai entender tudo sobre a dor de cabeça em pontadas. Continue a leitura. 

O QUE É SENSAÇÃO DE CABEÇA PESADA?

Quais são os grupos de pessoas mais afetadas pela pontada na cabeça?

Geralmente as pessoas que mais sofrem com as pontadas na cabeça são adultos, maiores de 45 anos, do sexo feminino e que sofram previamente de quadros de enxaqueca, cefaleia tensional, etc. 

Dessa forma, podemos concluir que a pontada na cabeça é mais comum em pessoas que já sofrem com dores de cabeça. A sensação pode surgir várias vezes ao dia, com uma incidência maior na região central da cabeça, cervical ou na parte frontal, na testa e têmporas.

Quais são as principais causas da pontada na cabeça?

Pontada na cabeça: saiba quais são as principais causas

As pontadas na cabeça normalmente acontecem devido à fatores que não estão ligados a problemas neurológicos ou dores de cabeça, mas sim a noites mal dormidas, excesso de estresse, resfriados, cansaço ou até mesmo desidratação. Ou, ainda, pode ser um sintoma de outros problemas, como contraturas cervicais, etc.

Mas, descartando essas causas básicas, a pontada na dor de cabeça pode ter diversas origens, em sua maioria, ligadas aos tipos de dor de cabeça, por exemplo:

Cefaleia do furador de gelo

Essa é uma cefaleia ainda desconhecida pela maioria das pessoas, mas vem sendo alvo de estudos de diversos especialistas e hospitais, pois traz dores intensas e deixa o indivíduo bastante debilitado. 

Conhecida também como cefaleia idiopática em punhaladas (CIP), esse quadro provoca a sensação de dor em agulhadas, muitas vezes parecendo um choque acompanhado de um movimento brusco e rápido na cabeça. A cefaleia do furador de gelo pode estar associada a outros problemas de saúde, até mesmo condições mais sérias. Com isso, é fundamental procurar ajuda médica caso esteja com esses sintomas.

Cefaleia tensional

A cefaleia tensional é uma dor de cabeça causada pelo excesso de tensão no pescoço e na nuca, que também pode causar pontadas na cabeça. Além disso, a cefaleia tensional também pode acontecer devido à ansiedade, insônia, dificuldade para dormir ou estresse. 

A dor de cabeça tensional pode correr, também, na testa, têmporas ou até mesmo nas regiões abaixo do pescoço, como os ombros. Dependendo da intensidade, pode ser acompanhada por outros sintomas, como dor muscular, náuseas e vômitos.

Para lidar com a cefaleia tensional, você pode usar técnicas de relaxamento, banhos quentes e massagens. Mas, é claro, caso o seu problema esteja cada vez mais frequente e as dores estejam agudas, não deixe de buscar a ajuda de um médico especialista para ter a melhor orientação sobre o tratamento adequado para o seu caso.

Enxaqueca

A enxaqueca, um dos tipos mais agudos e persistentes de dor de cabeça, também pode ter como um de seus sintomas as tão incômodas pontadas na cabeça. Geralmente, elas se manifestam apenas em um dos lados da cabeça, e são mais comuns de acontecerem em casos de estresse, falta ou excesso de sono ou até mesmo depois do consumo de certos alimentos, como vinho ou chocolate, que podem ser gatilhos para algumas pessoas.

Na enxaqueca, além das pontadas, podem ocorrer outros sintomas, como alterações na visão, alterações no sono, sensibilidade aos barulhos e cheiros, enjoos, vômitos, etc.

Em caso de suspeita de enxaqueca com pontadas na cabeça, o primeiro passo é buscar um neurologista para ter o diagnóstico correto e também acesso ao tratamento mais eficiente para o seu caso. Além disso, seu médico poderá prescrever outros tratamentos para te ajudar, como alimentação balanceada, exercícios físicos, psicoterapia, relaxamento, etc.

Enxaqueca tensional

Existe, também, a enxaqueca tensional, que é uma das causas mais frequentes de pontada na cabeça e um dos motivos de consultas neurológicas mais recorrentes. Ela se manifesta como dores ao redor dos olhos ou dor latejante que desce até o pescoço e atinge o rosto, e gera uma extrema sensibilidade no couro cabeludo.

Geralmente, ela ocorre no fim do dia, quando a fadiga e a tensão estão acumuladas do trabalho, por exemplo. Portanto, seus maiores gatilhos podem ser a mudança hormonal, situações estressantes, mau descanso, insônia ou sono não reparador.

Enxaqueca occipital

A enxaqueca occipital é um tipo de enxaqueca que se manifesta com pontadas na base do crânio. Durante as crises, a pessoa sofre com uma dor na parte superior do pescoço, e dependendo da intensidade, pode se transferir para o maxilar.

Neuralgia da enxaqueca focalizada

A neuralgia da enxaqueca focalizada não é tão conhecida, mas pode ser uma das maiores causas da pontada na cabeça. É um tipo de dor que ocorre, geralmente, em apenas um dos lados e progride até afetar uma metade inteira da cabeça.

Pode acontecer após a liberação repentina de serotonina e histamina no corpo, causada pela atividade física intensa, medicações ou consumo excessivo de álcool.

Cefaleia vascular

A cefaleia vascular é uma denominação para dores de cabeças parecidas com a enxaqueca, pois na própria fisiopatologia e conceito da enxaqueca existe um componente vascular bastante presente, pois ocorre vasodilatação, com dores de cabeça pulsátil, latejantes, etc.

As pontadas na cabeça, nesse caso, devem ser observadas de perto, para evitar complicações. Geralmente, e na maioria dos casos, não há nada com o que se preocupar, pois os sintomas, se tratados, melhoram com o tempo. 

No entanto, pelo componente vascular, é importante estar atento a outros sinais como, por exemplo:

  • Essa condição se estende por mais de 3 dias;
  • Você sente dificuldade de fazer alguns movimentos ou falar;
  • Você sente uma dor mais forte quando se agacha, deita ou tosse;
  • Febre, náuseas e vômitos;
  • Desmaios e convulsões.

Se a pontada for frequente e associada com um desses sintomas acima ou mais, busque um médico imediatamente, pois você pode estar com outros problemas de saúde, até mesmo em iminência de um AVC (acidente vascular cerebral).

Cervicalgia

A cervicalgia é uma outra causa das pontadas na cabeça, onde geralmente pode passar despercebida como problema de saúde, pois é passageira e não costuma ter crises longas. Pode ser causada por acidentes ou até mesmo má postura frequente.

A cervicalgia tem como causa base a deterioração dos músculos do pescoço e o enfraquecimento da estabilidade das vértebras, causando espasmos no pescoço, nuca e pontadas em diferentes áreas da cabeça.

Quando devo me preocupar com a pontada na cabeça?

Saiba quando se preocupar com a pontada na cabeça
A pontada na cabeça é, geralmente, um sintoma passageiro, por isso, não precisamos ter tanta preocupação.

Mas, se elas forem persistentes, frequentes e se não passam nem mesmo com o uso de analgésicos, principalmente se você já tem algum problema de saúde ou quadros de enxaqueca e cefaleia, é importante consultar um neurologista ou médico de confiança, para que o seu quadro seja investigado e possa ter acesso ao tratamento mais adequado para o seu caso.

YouTube Hong Jin Pai

A pontada na cabeça pode estar relacionada a alguma doença?

Ao longo do artigo, entendemos que a pontada na cabeça pode ter as mais variadas causas. No entanto, ela também pode estar ligada a doença que não estão relacionadas com as cefaleias ou ligadas a situações mais graves, como o AVC, aneurisma ou outras questões, por exemplo.

Logo, caso o problema se torne mais frequente ou não passe mesmo com o uso de analgésicos, é importante consultar um clínico geral ou neurologista para ter o diagnóstico correto e acesso ao melhor tratamento para você.

Abaixo, conheça um pouco mais sobre as doenças às quais a pontada na cabeça pode estar relacionada e como esse sintoma se manifesta.

AVC

O AVC (Acidente Vascular Cerebral) ocorre, normalmente, devido à diminuição do fluxo de sangue para o cérebro ou sangramento de vasos no interior da cabeça, o que pode causar pontadas repentinas e intensas, deixando o indivíduo bastante debilitado.

Além disso, ocorrem outros sintomas comuns, como desmaio, alterações da visão, perda da sensibilidade, dificuldade de levar o braço ou pegar um objeto, dificuldades para falar, pensamento lento e embotado, etc.

Em casos de suspeita de AVC, é recomendado procurar uma emergência para que um médico especializado possa fazer uma avaliação minuciosa do paciente, pois a identificação precoce do problema e um tratamento adequado ajudam a prevenir sequelas mais graves.

Tumor cerebral

O tumor cerebral tem várias causas, podendo se manifestar devido às alterações genéticas ou devido à metástase de outros tipos de câncer, com sintomas de acordo com o local onde se desenvolve, como alterações no tato, dificuldade para falar, fraqueza, pontadas na cabeça, desequilíbrio, formigamento, etc.

Em casos de suspeita de tumor no cérebro ou com esses sintomas junto à pontada na cabeça, o mais recomendado é buscar rapidamente um neurologista ou clínico geral para que sejam feitos exames e confirmado o diagnóstico, tendo acesso ao melhor tratamento para o seu caso. O tratamento pode envolver medicação, quimioterapia, radioterapia, cirurgia de remoção, etc.

Aneurisma

O aneurisma cerebral é outra doença que se relacionada com sensação de facadas na cabeça, que corresponde à dilatação de um vaso sanguíneo que leva o sangue ao cérebro e que pode causar pontadas na cabeça, além de desmaio, náuseas, pontadas na cabeça, vômitos, dor intensa, confusão, visão dupla e muito mais.

Em casos de suspeita de aneurisma, é importante consultar um clínico geral ou neurologista de sua confiança para uma avaliação, e quando confirmado o diagnóstico, ser iniciado o tratamento de acordo com as orientações do médico, com base no seu caso em específico.

Geralmente, quando o aneurisma é pequeno, o médico pode optar por não fazer nenhum procedimento específico para tratamento, devido ao baixo risco de sangramento. Mas, quando o aneurisma é grande ou mais grave, pode estar associado a um maior risco de sangramento, o que pode indicar a realização de uma cirurgia para tratamento mais efetivo.

Quais são os tratamentos para pontada na cabeça?

É importante dizer que você não precisa ficar preocupado caso sinta as pontadas na cabeça. Como vimos, ela normalmente não tem uma causa grave, mas, dependendo da frequência e como os ataques se configuram, será necessário um tratamento diferenciado para restabelecer a sua qualidade de vida.

Esse tratamento pode ser a base de anti-inflamatórios, anticonvulsivantes, relaxantes musculares e outros medicamentos próprios para dor de cabeça. Essas medicações ajudam a fazer com que a dor seja menos intensa e aos poucos, deixe de se fazer presente. Lembrando que a automedicação é completamente desaconselhada, o melhor sempre é ter uma orientação médica antes de tomar qualquer medicação.

Além disso, há alguns cuidados em seu estilo de vida que podem contribuir para a melhor das pontadas na cabeça. Como visto anteriormente, a alimentação pode ser um dos gatilhos para enxaquecas, que tem as pontadas como um de seus sintomas. Logo, uma dieta saudável, com abundância de legumes, vegetais e frutas, é uma ótima forma de começar a cuidar da sua alimentação. Além disso, investir em cumprir os horário para refeições e não fazer jejuns prolongados também pode evitar a dor de cabeça que se manifesta com pontadas.

Também, é de extrema importância cuidar da sua hidratação, bebendo ao menos 2 litros de água ao dia e evitar álcool e cafeína, que são gatilhos para dores de cabeça com pontadas, crises de enxaqueca, etc.

Por fim, não se esqueça dos exercícios físicos, de evitar episódios de tensão muscular, que podem causar cefaleia tensional, e ter noites de sono bem dormidas, também é uma forma de evitar e tratar os episódios de pontada na cabeça.

Pontadas na cabeça: ao persistirem os sintomas, não deixe de buscar um especialista para ter o diagnóstico e tratamento mais adequados!

dor cabeca

A dor de cabeça, independente da forma como se apresenta, pode representar problemas de saúde mais sérios. Por isso, não deixe de buscar ajuda médica caso os sintomas persistam, para que tenha o diagnóstico correto e o tratamento mais adequado para o seu caso.

Com mais de 35 anos de tradição, a Clínica Dr. Hong Jin Pai & Associados traz uma equipe de médicos competentes e preparados em diversas especialidades, com foco no tratamento interdisciplinar da dor, reabilitação, fisiatria e ondas de choque e acupuntura. 

Para marcar o seu horário e cuidar da sua saúde e bem-estar, é só acessar o nosso site e agendar a sua consulta.

Dor tem Tratamento – Centro de Dor e Acupuntura Médica em São Paulo – SP

TRATAMENTO DE DOR FISIOTERAPIA CLINICA HONG JIN PAI

Médicos Especialistas em Dor e Acupuntura do HC-FMUSP

Os especialistas em medicina da dor são médicos treinados e qualificados para oferecer avaliação integrada e especializada e gerenciamento da dor usando seu conhecimento único e conjunto de habilidades no contexto de uma equipe multidisciplinar.

O tratamento da dor visa reduzir a dor, abordando o impacto emocional da dor, ajudando os pacientes a se moverem melhor e aumentando o bem-estar por meio de uma variedade de terapias, incluindo terapia medicamentosa e intervenções.

Se você está vivendo com uma dor que persiste por mais de três meses e está afetando sua capacidade de continuar com a vida cotidiana, provavelmente está sentindo dor crônica.

Nossos médicos especialistas em controle da dor em São Paulo trabalham em estreita colaboração com outros especialistas como parte de uma equipe multidisciplinar para fornecer uma abordagem holística e um resultado ideal para a dor crônica, seja qual for a causa.

As técnicas usadas no controle da dor dependerão da natureza e gravidade da dor, mas nossos especialistas em dor têm experiência especial para ajudar com a dor.

CONSULTA
1
Somos um centro de excelência no tratamento da dor crônica e entendemos como a dor contínua pode afetar todos os aspectos da sua vida.
DIAGNÓSTICO
2
Nós entendemos sua dor e sabemos que uma intervenção bem-sucedida começa com uma avaliação completa e um diagnóstico preciso.
PLANO DE TRATAMENTO
3
Nossa equipe de especialistas pode fornecer uma ampla gama de tratamentos e terapias para ajudá-lo a voltar a viver com qualidade.
RECEPCAO CLINICA HONG JIN PAI
  • 01.Tratamento conservador de dor

    Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisioterapia, Infiltrações, Bloqueios Anestésicos, Toxina Botulínica.
  • 02.Excelência em um só lugar

    A avaliação e tratamento da dor é a especialidade de nossos Médicos especialistas em Dor.
  • 03.Tratamento individualizado

    Plano de tratamento com medicamentos, terapias minimamente invasivas e fisioterapia.
Como é o tratamento inicial?
Em nossa clínica, focamos em tratamentos não cirúrgicos. Para a maioria dos casos, iniciamos um tratamento minimamente invasivo com acupuntura médica + fisioterapia. A duração do tratamento, para dores crônicas, pode ser de pelo menos 1 a 3 meses. Assim como outros tratamentos conservadores (como terapias e exercícios), o sucesso no tratamento depende não apenas da equipe médica, mas também da persistência do paciente em seguir a frequência e o tratamento adequado. Em alguns casos, podemos realizar outros tratamentos para dor, como ondas de choque, toxina botulínica e infiltrações.
Vocês atendem convênio?

Atendemos todos os Planos de Saúde pelo Reembolso.

O reembolso ou livre escolha é uma opção de atendimento a usuários de planos de saúde que não está vinculada à rede de prestadores contratados ou cujo procedimento específico não está contratado.

Não atendemos diretamente por convênio. Nosso foco é um atendimento especializado no paciente. Assim, separamos pelo menos 60-90 minutos para consulta, exame e avaliação do paciente.

O processo na maioria das vezes é digital (pelo Smartphone, tablet ou computador) é simples. O valor reembolsado corresponde a uma tabela de valores da própria operadora e pode cobrir todo o procedimento ou parte dele. Lembrando que a parte não reembolsada pode ser abatida no imposto de renda pessoa física (IRPF).

Quais são as terapias físicas para o tratamento da dor crônica?
Estudos mostram que a fisioterapia e exercícios pode atrasar ou mesmo evitar a necessidade de cirurgia. Em alguns casos, pode aliviar a causa raiz da dor de longo prazo, portanto, medicamentos ou cirurgias não são mais necessários. Na Clínica Dr. Hong Jin Pai, oferecemos uma ampla gama de terapias físicas para tratar a dor de longo prazo e diminuir a necessidade de medicação ou cirurgia.
Quais tratamentos para dor são oferecidos?
Oferecemos uma variedade das melhores e mais confiáveis tratamentos não cirúrgicos, desde acupuntura e fisioterapia em um estágio inicial, assim como procedimentos como dry needling, infiltração de pontos gatilhos, toxina botulínica para dor, tratamento por ondas de choque e bloqueios anestésicos. Somos inovadores em nossa abordagem ao tratamento da dor. Entendemos o efeito que a dor crônica pode ter em todos os aspectos da sua vida e adaptamos nossos pacotes de tratamento para atender você. Como parte do seu pacote multidisciplinar de controle da dor, combinaremos os melhores tratamentos terapêuticos e direcionados para fornecer o equilíbrio certo para você.

Clínica Dr. Hong Jin Pai – Centro de Dor, Acupuntura Médica, Fisiatria e Reabilitação.

Al. Jaú 687 – São Paulo – SP

Atendimento de segunda a sábado.

Dr. Andrew Seung Ho Park

CRM-SP: 157730 / RQE: 67991 | Médico Fisiatra e Neurofisiologista. Formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Residência Médica em Fisiatria e Neurofisiologia Clínica (Eletroneuromiografia, Aplicação de Toxina Botulínica tipo A) pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Professor Colaborador do Centro de Estudo Integrado de Medicina Chinesa (CEIMEC). Título de Especialista em Acupuntura pelo Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

2 Comentários

Deixe o seu comentário.

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.