Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia, as doenças cardíacas, como infarto e derrames, atingem mais de 300 mil vítimas por ano. Por isso, ninguém gosta de sentir uma pontada no peito. Essa sensação sempre gera desconforto e preocupação. No entanto, isso nem sempre significa que há algo errado no coração e que você pode infartar a qualquer momento.
Há diversas outras condições que podem causar esse sintoma, como problemas intestinais e até crises de ansiedade.
Por isso, é sempre importante fazer um acompanhamento dos sintomas, quando sentiu e se veio após algum momento de estresse. Por isso, é importante identificar quando há a condição e procurar ajuda médica o mais rápido possível.
Confira abaixo mais informações sobre a pontada.
Como saber se a dor no peito é grave
Alguns tipos de dor no peito devem levá-lo ao pronto-socorro – principalmente se durar pelo menos cinco minutos.
Os sintomas podem incluir dor no peito nova ou inexplicável, com falta de ar, suor frio, náusea, fadiga ou tontura.
Além do peito, a dor, a pressão ou o desconforto também podem irradiar para o seu:
- Braços.
- Coluna
- Mandíbula.
- Pescoço.
- Estômago superior.
Motivos que podem causar pontada no coração
Há diversas condições podem gerar o sintoma de pontada no peito.
1. Pós-atividade física ou esforço físico
É possível notar, por exemplo, que algumas pessoas sentem pontadas no peito após se exercitarem demais ou quando fazem algum esforço físico que duram mais de 20 minutos. Os sintomas, nesses casos, podem vir acompanhados de falta de ar, tonturas, suores frios, dificuldade para respirar e dor de cabeça intensa.
Quando isso ocorre, é necessário buscar por atendimento de emergência, pois a sensação piora com respiração profunda ou ao girar o tronco.
2. Doenças pulmonares
A pontada no peito também pode ser um sintoma de doenças pulmonares como pneumonia, asma, bronquite ou outras infecções.
As pontadas causadas por estes problemas costumam surgir tanto do lado direito como o esquerdo do peito, e pode piorar quando a pessoa tenta respirar mais profundamente.
3. Problemas de estômago
A presença de ácido gástrico no esôfago, por conta de refluxo gastroesofágico, também pode gerar dores em pontadas no peito.
Além desse sintoma, pode haver uma sensação de queimação.
Em caso de úlcera no estômago, também pode existir dor em pontada com reflexo na região torácica.
4. Inflamação na vesícula
Outro problema de saúde que pode causar a pontada no peito é a inflamação na vesícula. Essa pontada surge no lado direito do peito e irradia-se na direção do coração. Ela costuma acontecer depois que você se alimenta, principalmente pós ingestão de alimentos gordurosos.
Isso ocorre porque a vesícula está localizada do lado direito do estômago, e pode ficar inflamada devido ao acúmulo de gordura ou pela presença de pedras. O desconforto causado por problemas nesta região pode irradiar para o peito, como um infarto.
Quando há problemas na vesícula, o paciente sente dores do lado direito do peito, que podem piorar após a ingestão de alimentos. O desconforto também pode vir acompanhado da sensação de náuseas ou estufamento.
5. Excesso ou acúmulo de gases
Outro problema que pode explicar a pontada no peito é o acúmulo de gases no intestino, que pode pressionar os órgãos abdominais, causando a pontada no peito. A sensação é de pontadas fortes no coração que oscilam e ocorrem, principalmente, quando se curva a barriga.
Em alguns casos, a ocorrência de gases intestinais está associada a problemas de saúde como a intolerância à lactose, hipocloridria, ou até mesmo vermes, ou com a síndrome do intestino irritável.
6. Ansiedade
A ansiedade também pode causar a sensação de pontadas no coração porque provoca tensão muscular, aumentando os batimentos cardíacos, gerando as pontadas no coração.
Essa sensação pode ocorrer antes ou depois da crise de ansiedade. Nos casos de pontada no coração decorrente desse problema, o paciente também pode sentir náuseas, batimentos cardíacos acelerados e excesso de transpiração.
7. Úlcera no estômago
As pontas no coração também podem ser causadas devido a úlceras no coração. Nesses casos, as fincadas no coração acontecem no meio do peito, podendo se estender até o lado direito, dependendo da localização da úlcera. Geralmente, o aparecimento desse sintoma ocorre depois de comer e podem vir acompanhadas de náuseas, vômitos e sensação de estufamento.
As pontadas no peito por conta da úlcera acontecem devido à inflamação nas paredes do estômago, gerando desconforto.
8. Doenças cardíacas
A pontada no coração também pode ser causada por doenças cardíacas, como arritmia, insuficiência cardíaca, inflamação do músculo cardíaco. Nessas situações, o paciente também pode sentir muito cansaço, palpitações, e respiração acelerada.
Geralmente, e não por acaso, as pessoas acreditam que a pontada no peito é sinal de problemas no coração, principalmente um indício de infarto. O infarto pode ser causado por outros problemas de saúde, como hipertensão e tabagismo. A pontada que indica o princípio de infarto é como uma pontada localizada, que irradia a dor para outras partes do corpo.
9. Dor Muscular (Síndrome Dolorosa Miofascial)
A dor miofascial (contratura muscular) pode resultar em dor aguda ou pontada na região do peito.
Um músculo do peito esticado ou distendido pode causar uma dor aguda no peito. Uma tensão ou distensão muscular acontece quando seu músculo é esticado ou rasgado.
Até 49% da dor no peito vem do que é chamado de tensão muscular intercostal. Existem três camadas de músculos intercostais em seu peito. Esses músculos são responsáveis por ajudá-lo a respirar e estabilizar a parte superior do corpo.
Sintomas comuns incluem dor local, irradiada e espasmos musculares.
10. Costocondrite
Inflamação na cartilagem que une as costelas ao esterno (esterno) que pode causar dor, inchaço e sensibilidade ao redor das costelas.
A dor causada pela costocondrite pode se assemelhar à de um ataque cardíaco ou outras condições cardíacas.
Dor associada à costocondrite geralmente:
- Ocorre no lado esquerdo torácico
- É afiada, intensa ou dá uma sensação de pressão local.
- Afeta mais de uma costela (sensação dolorida ao toque)
- Pode estender-se aos braços e ombros
- Piora pior você respira profundamente, tosse ou espirra
11. Pericardite
A pericardite é a inflamação da membrana que envolve o coração.
A pericardite pode causar uma dor súbita, aguda e lancinante no peito.
Também pode causar mais dor maçante. Essa dor geralmente piora quando você se deita, com dificuldade para respiração.
Mas como reconhecer um infarto?
Como as pontadas no peito podem ser ocasionadas por diversos motivos, fica o questionamento de como é possível reconhecer que isso é um princípio de infarto.
Para ser considerado um princípio de infarto, o paciente irá sentir uma dor localizada do lado esquerdo do peito, como um aperto no coração e que persiste por mais de 20 minutos. Esse desconforto irá se irradiar para o braço esquerdo ou direito e para a mandíbula, causando uma sensação de formigamento. Além disso, a pessoa pode sentir outros sintomas como tontura, náusea, dificuldade de respirar e uma dor de cabeça intensa.
Se sentir esses sintomas, não demore para procurar ajuda e ser levado até um médico ou pronto-socorro.
No entanto, é importante ressaltar que os infartos acometem mais pessoas com mais de 45 anos, e que possuem algum fator de risco como pressão alta, diabete ou colesterol.
Quais os exames que podem identificar problemas cardíacos?
Para identificar problemas cardíacos, alguns exames podem ser solicitados para averiguar sua situação de saúde, como raio X do tórax, ecocardiograma e o eletrocardiograma que são os mais comuns.
Além disso, exames de sangue também podem indicar se há algo errado com seu sistema circulatório e ajudar a evitar problemas de saúde futuros.
Atenção: Procure ajuda médica imediata se
Você ou outra pessoa tem sintomas como:
- Dor no peito central ou desconforto no peito que não desaparece – pode parecer pressão, aperto ou aperto
- Dor que irradia para o braço esquerdo, ou ambos os braços, ou para o pescoço, mandíbula, costas ou estômago
- Inconsciência
- Convulsões ou epilepsia
- Dificuldade em respirar
- Batimento cardíaco acelerado
- Batimento cardíaco baixo ou indetectável
- Formigamento ou palidez dos joelhos, mãos e lábios
- Dor no peito e falta de ar, náuseas, sudorese ou tosse com sangue
AL. JAÚ 687 – JARDIM PAULISTA – SÃO PAULO – SP
Clínica de Dor, Fisiatria e Acupuntura Médica
Clínica médica especializada localizada na região dos Jardins, próximo à Av. Paulista, em São Paulo — SP.
Centro de Dor, com médicos especialistas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Tratamento por Ondas de Choque, Infiltrações, Bloqueios anestésicos e Acupuntura Médica
Dor tem Tratamento – Centro de Dor e Acupuntura Médica em São Paulo – SP
Médicos Especialistas em Dor e Acupuntura do HC-FMUSP
Os especialistas em medicina da dor são médicos especialmente treinados e qualificados para oferecer avaliação integrada e especializada e gerenciamento da dor usando seu conhecimento único e conjunto de habilidades no contexto de uma equipe multidisciplinar.
O tratamento da dor visa reduzir a dor, abordando o impacto emocional da dor, ajudando os pacientes a se moverem melhor e aumentando o bem-estar por meio de uma variedade de tratamentos, incluindo medicamentos, fisioterapia, acupuntura, ondas de choque e procedimentos minimamente intervencionistas.
Se você está vivendo com uma dor persistente há mais de 3 meses, provavelmente está sentindo dor crônica.
Nossos médicos especialistas em controle da dor em São Paulo trabalham em estreita colaboração com outros especialistas como parte de uma equipe multidisciplinar para fornecer uma abordagem holística e um resultado ideal para a dor crônica, seja qual for a causa.
As técnicas usadas no controle da dor dependerão da natureza e gravidade da dor, mas nossos especialistas em dor têm experiência para ajudar com a dor.
-
01.Tratamento conservador de dor
Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisioterapia, Infiltrações, Bloqueios Anestésicos, Toxina Botulínica. -
02.Excelência em um só lugar
A avaliação e tratamento da dor é a especialidade de nossos Médicos especialistas em Dor. -
03.Tratamento individualizado
Plano de tratamento com medicamentos, terapias minimamente invasivas e fisioterapia.
Atendemos todos os Planos de Saúde pelo Reembolso.
O reembolso ou livre escolha é uma opção de atendimento a usuários de planos de saúde que não está vinculada à rede de prestadores contratados ou cujo procedimento específico não está contratado.
Não atendemos diretamente por convênio. Nosso foco é um atendimento especializado no paciente. Assim, separamos pelo menos 60-90 minutos para consulta, exame e avaliação do paciente.
O processo na maioria das vezes é digital (pelo Smartphone, tablet ou computador) é simples. O valor reembolsado corresponde a uma tabela de valores da própria operadora e pode cobrir todo o procedimento ou parte dele. Lembrando que a parte não reembolsada pode ser abatida no imposto de renda pessoa física (IRPF).
Clínica Dr. Hong Jin Pai – Centro de Dor, Acupuntura Médica, Fisiatria e Reabilitação.
Al. Jaú 687 – São Paulo – SP
Atendimento de segunda a sábado.