Coadjuvante de prestígio no ataque a excesso de peso, a acupuntura diminui o estresse, a ansiedade, a depressão e promove uma efetiva saciedade alimentar. Sem contra-indicações, ela ainda, elimina dores musculares e males digestivos que atrapalham a dieta
POR LAÏS DE CASTRO
A acupuntura atua diminuindo a ansiedade, a sensação de fome e, assim, controla a compulsão por comida, principalmente por doces. Isso favorece a reeducação alimentar sem a necessidade de drogas para reduzir a loucura por alimentos. Essa é uma das grandes vantagens: a acupuntura age sem causar efeitos colaterais e muito menos dependência química, aquela provocada pelos moderadores de apetite. A técnica também minimiza as desagradáveis (e até perigosas) conseqüências da síndrome de abstinência ocasionada pela suspensão inadequada dos remédios moderadores de apetite”, explica o Dr. Hong Jin Pai, médico formado pela Universidade de São Paulo e Pós-Graduado na Faculdade de Medicina Tradicional Chinesa de Guangzhou, na China.
Segundo ele, sabemos que para emagrecer são necessárias apenas duas atitudes: fechar a boca e fazer exercícios. Quando isso se torna muito difícil, o paciente procura ajuda. No entanto, a acupuntura não faz milagre.
Origens da ansiedade
Assim, a primeira conduta do médico deve ser a verificação, por meio da medicina alopática, da existência de causas orgânicas para o excesso de peso: alterações da tireóide, diabetes, anemia (há muitos obesos anêmicos) ou outras disfunções hormonais, etc. Isso se faz com uma anamnese (entrevista com o paciente) e vários exames da medicina ocidental. Se estes motivos existem, serão atacados. Caso não constem problemas físicos, o tripé dieta, atividade física e acupuntura pode resolver a questão. Contudo, é preciso que o médico busque, antes de iniciar o trabalho, as origens da ansiedade.
“A ciência das agulhas atua liberando as famosas substâncias neurotransmissoras que são:
- endorfinas (que eliminam boa parte das dores orgânicas);
- serotoninas (que dão uma gostosa sensação de prazer);
- encefalinas (que têm ação calmante básica).
Isso resulta, positivamente, no fato de que as pessoas deixam de buscar prazer na comida (como o chocolate, por exemplo) e ficam mais tranqüilas”, informa Hiaeno Hirata Ayabe, médica especialista em acupuntura. “E também age desbloqueando e fazendo circular a energia e o sangue que ficam estagnados em alguns pontos do corpo, por alguma razão. Portanto, a acupuntura devolve o equilíbrio orgânico e mental das pessoas”, esclarece ela.
Início, meio e fim
Com o retorno da harmonia corporal, o paciente passa a desfrutar dos benefícios adicionais do tratamento oriental: melhora do sono, diminuição da irritabilidade e outros sintomas provocados pela obesidade, tais como, dor na coluna, nas articulações dos joelhos e pés.
Sem as dores, pode-se retornar aos exercícios físicos. Meio caminho andado e, até aqui, sem nenhuma contra-indicação ou efeito colateral. Dessa forma, trilhando uma linha bem diferente do que aquela das famosas fórmulas alopáticas para emagrecer. É bom deixar bem claro que os médicos especialistas nas agulhas não têm absolutamente nada contra a técnica ocidental, e inclusive se utilizam dela nas primeiras consultas. Entretanto, vale ressaltar, também, outras vantagens básicas da acupuntura:
- Deixa você mais calmo, tranqüilo. Quebra aquele ciclo: ansiedade, comida em excesso, culpa, mais comida… Dá a sensação de saciedade agindo, imagina-se, em meridianos com ligações cerebrais.
- Além disso, sabe-se que 30 a 40% dos obesos têm problemas com o menisco e as articulações dos joelhos. A acupuntura estimula a circulação e diminui o desconforto no local.
- Existem trabalhos dizendo que a acupuntura também reduz a circunferência abdominal. Mas isso ainda carece de algumas evidências.
Final feliz
“Se o paciente quer perder dois, três quilos, a acupuntura sozinha pode resolver a questão. Agora, se o desejo é vencer cinco, dez quilos de excesso de peso, é necessária uma complementação com dieta e exercícios. Eles serão, com certeza, específicos para cada caso” informa Hong Jin Pai. “Mesmo assim, a pessoa iniciando com a acupuntura e eliminando dois quilos, já aumenta a auto-estima e fica mais animada para ir em frente”.
Em geral, se o paciente colabora (como em qualquer coisa na vida, seja no trabalho ou no amor) e faz um tratamento integrado, perde dois a três quilos por mês, ou seja, pode chegar a mais de 20 quilos em um ano. Não significa que o procedimento se estenda por todo esse tempo já que, a partir de um certo ponto, ele pode correr sozinho para o próprio objetivo.
Indicações da acupuntura
Essa ciência milenar se utiliza de 361 pontos que estão nos 14 meridianos existentes no corpo humano. Veja os mais marcantes que a medicina oriental se utiliza para atacar dores e sintomas causados por certos males.
1 Ponto para diminuir a dor de cabeça, ansiedade e insônia
2 Dores abdominais, gastrites e cólicas intestinais são atacados deste local
3 Outra opção para diminuir a ansiedade, a insônia e o estresse
4 Constipação, fibromialgia, cistite e baixa resistência diminuem por meio da colocação de agulhas nesse ponto
5 A agulha perto do artelho maior bate de frente com a enxaqueca, a gastrite, a dor e o desânimo
6 Obstrução nasal, rinite, sinusite e dor de dente diminuem com o tratamento feito na face
7 Para asma, bronquite, enfisema, tosse, angústia e ansiedade vale o local aqui indicado
8 Colite, cólica menstrual e TPM pode ser enfrentadas, com sucesso, a partir desse lugar
9 Alergia (de vários tipos), dor no joelho, dor no aparelho genital e TPM podem diminuir com o tratamento da medicina chinesa no início da coxa
10 Vômito, diarréia, menstruação irregular e sintomas da menopausa são enfrentados a partir desse ponto.[/su_note]