CENTRO DE TRATAMENTO DE DOR: Dor, Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisiatria e Fisioterapia.

GNT: seis dicas para espantar o mau humor

Por Cecilia Minner – GNT

Uma pessoa mal humorada incomoda muita gente. Com uma “tromba” no rosto, ela é capaz de afastar as pessoas ao seu redor, estragar o clima de um ambiente e ainda atrair coisas negativas para si. Uma coisa é acordar de vez em quando de mau humor. Outra, é ser taxada de mal humorada. Se este último é o seu caso, pare e faça uma autoanálise e pense como anda a sua vida.

“O mau humor é um sinal de que algo não vai bem. Pode refletir insatisfações, frustrações, cansaço, estresse e outros problemas mais graves como distúrbios hormonais, sofrimentos físicos e psíquicos”, explica a psicóloga Beatriz Cardella, que afirma que a solução exige que a pessoa tenha real interesse em se cuidar, se fazer bem e se compreender, mesmo diante das dificuldades da vida.

…..Quando o mau humor é frequente e intenso, a pessoa deve buscar ajuda terapêutica.

[su_spacer][su_spacer][su_spacer]

Abaixo, listamos seis práticas que podem ajudar os mal humorados, envolvendo alimentação, autoanálise e até a organização da casa:

[su_spacer][su_spacer][su_spacer]

1 – Faça uma autoanálise
Quando se trata de uma reação ocasional e pontual, é importante que a pessoa reflita sobre a sua vida.“Avalie se está se cuidando, se há alguma indisposição ou má vontade em relação a si mesma. Se está com algum tipo de carência ou magoada com alguém. Enfim, procure compreender por que está reagindo assim”, sugere a psicóloga Beatriz Cardella.

[su_spacer][su_spacer][su_spacer]

2 – Busque relaxar
“O que pode ajudar também é buscar algo para relaxar, como um lugar acolhedor, mais calmo, e estar em companhia de pessoas agradáveis”, diz Beatriz.

[su_spacer][su_spacer][su_spacer]

3 – Pratique exercícios

[su_quote style=”flat-blue”]Os chineses recomendam o cuidado com a vida por inteiro: “Bom sono, exercícios regulares mas sem exagero, alimentação de qualidade e a respiração tranqüila”, sugere o acupunturista chinês Hong Jin Pai, no programa “Alternativa Saúde”. [/su_quote]

[su_spacer][su_spacer][su_spacer]

4 – Coma alimentos estimulantes

Há uma série de alimentos que podem contribuir para melhorar o ânimo porque estimulam a produção dos neurotransmissores responsáveis pelo prazer, bem-estar e euforia – entre os quais serotonina, dopamina, noradrenalina e acetilcolina. Neste “cardápio do bom humor” estão: chocolate, aveia, brócolis, espinafre e folhas verdes, frutas oleaginosas (castanha, nozes, amêndoas), frutas (laranja, maracujá e jabuticaba), leite, ovos, pimenta e frutos do mar. Fonte: site do Hospital Israelita Albert Einstein.

[su_spacer][su_spacer][su_spacer]

5 – Dedique-se ao lado espiritual
Cuidar do seu lado espiritual, fazendo uma reza ou conversando com o seu “superior” pode fazer mais falta do que você imagina. “Uma sugestão é ficar por um tempo recolhida, consigo mesma, buscando uma conexão com seus sentimentos mais profundos, com seus desejos, necessidades e limites”, aconselha Beatriz.

[su_spacer][su_spacer][su_spacer]

6 – Harmonize a sua casa
Faça uma limpeza em sua casa, tirando aquilo que está quebrado ou que você não usa mais. Deixe apenas o que realmente tem utilidade. Um bom lugar para iniciar a limpeza é pelo guarda-roupa.