Pregabalina é um medicamento indicado para atuar no sistema nervoso central, regulando atividades das células nervosas, combatendo a dor e a epilepsia.
Também é bastante usada para tratar a ansiedade generalizada e controle das crises de dores causadas pela fibromialgia (dor muscular e articular difusa) em adultos.
É vendida em farmácias e drogarias na forma de cápsulas de 75 mg e 150 mg. Seu nome genérico mais conhecido é Pregabalina, mas pode ser encontrada no nome de Insit, Prefiss ou Prebictal.
Por sua vez, o nome comercial deste medicamento é Lyrica. Uma das dúvidas mais comuns é se a Pregabalina pode ser usada para dor na coluna.
Por isso, saiba se ela pode ser usada ou não para este problema e conheça mais sobre o medicamento, no decorrer deste artigo.
As dores na coluna podem ser aliviadas com Pregabalina?
Sim, este medicamento é mais conhecido por sua eficácia alta no tratamento de doenças como neuropatia diabética, neuralgia pós-herpética, fibromialgia e sintomas neuropáticos em quadros de dor nas costas ou ao redor do pescoço.
Sendo assim, tem sido uma alternativa econômica viável para tratar casos de dor no pescoço e cervical, comparada a outras drogas terapêuticas convencionais.
A Pregabalina é uma droga anticonvulsivante que possui uma elevada propriedade analgésica e ansiolítica.
Sendo assim, trata-se de um análogo estrutural do ácido gama-aminobutírico (GABA), exercendo ação relacionada às subunidades auxiliares dos canais de cálcio-voltagem, dependentes no sistema nervoso central.
Assim, a literatura médica descreve seu uso para promover alívio rápido da dor neuropática periférica e central em adultos.
Em outras palavras, a Pregabalina é uma opção válida para dores crônicas na região da coluna e pescoço.
Por dor crônica entende-se como um quadro de dor que dura mais de 3 meses seguidos, sendo sentida em boa parte do dia.
Dessa forma, drogas anticonvulsivantes como a Pregabalina são usadas para este fim desde a década de 1960.
Logo, são extremamente úteis nas dores neuropáticas, principalmente quando a dor é irradiante ou provoca queimação.
Em estudos clínicos, pacientes que receberam doses que variavam de 150 mg a 600 mg de Pregabalina por dia obtiveram melhoras nas crises de dor crônica.
De modo geral, 150 mg do medicamento duas vezes ao dia é suficiente para tratar a maior parte das dores, como dor na coluna ou na região do músculo trapézio.
Principais Indicações
As principais indicações para o uso de pregabalina são doenças originárias no sistema nervoso central como:
-
- Dor neuropática;
-
- Epilepsia;
-
- Fibromialgia;
Como usar este medicamento
Deve ser tomada via oral, com a ajuda de um copo d’água antes ou após uma refeição, respeitando os horários e doses prescritas pelo médico.
Em caso de esquecimento de uma das doses, esta deve ser tomada assim que for lembrada, porém, deve pular a dose esquecida se estiver quase na hora da próxima dose.
Não é indicado dobrar a dose seguinte para compensar a dose esquecida do medicamento.
Posologia para diferentes tipos de problemas
Dores neuropáticas
A dose inicial deve ser de 75 mg, duas vezes por dia. Se a resposta do medicamento não for tão favorável, a dose deve ser aumentada para 150 mg, duas vezes por dia, num intervalo de 3 a 7 dias.
Para casos mais graves, indica-se uma dose de 300 mg, duas vezes por dia, por até uma semana.
Epilepsia
Dose inicial de 75 mg, duas vezes por dia, também pode ser tomado 150 mg por dose, 2 vezes por dia, caso a resposta inicial não seja favorável.
Por sua vez, doses de 300 mg, duas vezes ao dia, são indicadas para episódios mais graves e frequentes.
Fibromialgia
Dose inicial de 75 mg, duas vezes por dia. De acordo com o grau de tolerância do paciente, o tratamento é feito em doses maiores, que envolvem 300 mg, 450 mg ou 600 mg/dia a partir de uma semana após o início do tratamento.
Ansiedade Generalizada
Dose inicial de 75 mg, duas vezes ao dia. Assim como no tratamento da fibromialgia, a ansiedade generalizada também pode ser tratada com doses de 150 mg, 300 mg, 450 mg ou 600 mg, a partir da segunda semana de tratamento.
Dor na coluna ou dor crônica
Dose inicial de 75 mg, duas vezes ao dia. Dependendo da gravidade da dor, pode aumentar a dose para 150 mg, duas vezes ao dia e a partir de 7 dias também é possível aumentar a dosagem para 300 mg,450 mg ou 600 mg por dose.
Efeitos colaterais mais comuns
O uso de Pregabalina pode trazer alguns efeitos colaterais diversos como:
-
- Aumento de apetite;
-
- Irritação;
-
- Insônia;
-
- Depressão;
-
- Desorientação;
-
- Alterações de humor;
-
- Tontura;
-
- Sonolência;
-
- Perda de memória;
-
- Formigamento;
-
- Sedação;
-
- Vômitos;
-
- Prisão de ventre;
-
- Aumento de peso;
-
- Inchaço generalizado;
-
- Alterações no equilíbrio;
-
- Nasofaringite;
-
- Sensibilidade;
-
- Alterações na visão;
Pregabalina serve para dor na coluna: Perguntas Frequentes
Como tomar pregabalina para a coluna?
A dose inicial de Pregabalina é de 75 mg duas vezes ao dia ou (150 mg/dia), com ou sem alimentos.
Quem tem hérnia de disco pode tomar pregabalina?
Sim, este medicamento pode ser usado para aliviar a inflamação e quadros de dor causadas pela hérnia de disco.
Para que tipo de dor serve a pregabalina?
Geralmente, as dores mais comuns tratadas com Pregabalina são: dor neuropática (dor causada por danos aos nervos), neuralgia pós-herpética (dor persistente numa área previamente afetada pelo vírus), complicações dolorosas do diabetes, fibromialgia, epilepsia e dor crônica.
É perigoso tomar Pregabalina?
Este medicamento é considerado seguro para consumo humano, no entanto, pode interagir com outros medicamentos e ter a eficiência diminuída.
Pode tomar pregabalina e anti-inflamatório ao mesmo tempo?
Sim, ambos medicamentos podem ser tomados em conjunto, com orientação médica.
Em quanto tempo a pregabalina age na dor?
Após cerca de 24 horas (em quantidades significativas) aparecem os primeiros resultados do medicamento na dor.
O que é dor neuropática?
É um tipo de dor crônica que acontece quando os nervos do Sistema Nervoso Central e/ou periférico são feridos, ou danificados, resultando em inflamação e dor.
AL. JAÚ 687 – JARDIM PAULISTA – SÃO PAULO – SP
Clínica de Dor, Fisiatria e Acupuntura Médica
Clínica médica especializada localizada na região dos Jardins, próximo à Av. Paulista, em São Paulo — SP.
Centro de Dor, com médicos especialistas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Tratamento por Ondas de Choque, Infiltrações, Bloqueios anestésicos e Acupuntura Médica
Dor tem Tratamento – Centro de Dor e Acupuntura Médica em São Paulo – SP
Médicos Especialistas em Dor e Acupuntura do HC-FMUSP
Os especialistas em medicina da dor são médicos especialmente treinados e qualificados para oferecer avaliação integrada e especializada e gerenciamento da dor usando seu conhecimento único e conjunto de habilidades no contexto de uma equipe multidisciplinar.
O tratamento da dor visa reduzir a dor, abordando o impacto emocional da dor, ajudando os pacientes a se moverem melhor e aumentando o bem-estar por meio de uma variedade de tratamentos, incluindo medicamentos, fisioterapia, acupuntura, ondas de choque e procedimentos minimamente intervencionistas.
Se você está vivendo com uma dor persistente há mais de 3 meses, provavelmente está sentindo dor crônica.
Nossos médicos especialistas em controle da dor em São Paulo trabalham em estreita colaboração com outros especialistas como parte de uma equipe multidisciplinar para fornecer uma abordagem holística e um resultado ideal para a dor crônica, seja qual for a causa.
As técnicas usadas no controle da dor dependerão da natureza e gravidade da dor, mas nossos especialistas em dor têm experiência para ajudar com a dor.
-
01.Tratamento conservador de dor
Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisioterapia, Infiltrações, Bloqueios Anestésicos, Toxina Botulínica. -
02.Excelência em um só lugar
A avaliação e tratamento da dor é a especialidade de nossos Médicos especialistas em Dor. -
03.Tratamento individualizado
Plano de tratamento com medicamentos, terapias minimamente invasivas e fisioterapia.
Atendemos todos os Planos de Saúde pelo Reembolso.
O reembolso ou livre escolha é uma opção de atendimento a usuários de planos de saúde que não está vinculada à rede de prestadores contratados ou cujo procedimento específico não está contratado.
Não atendemos diretamente por convênio. Nosso foco é um atendimento especializado no paciente. Assim, separamos pelo menos 60-90 minutos para consulta, exame e avaliação do paciente.
O processo na maioria das vezes é digital (pelo Smartphone, tablet ou computador) é simples. O valor reembolsado corresponde a uma tabela de valores da própria operadora e pode cobrir todo o procedimento ou parte dele. Lembrando que a parte não reembolsada pode ser abatida no imposto de renda pessoa física (IRPF).
Clínica Dr. Hong Jin Pai – Centro de Dor, Acupuntura Médica, Fisiatria e Reabilitação.
Al. Jaú 687 – São Paulo – SP
Atendimento de segunda a sábado.