A pressão na cabeça pode ser causada por diversos fatores, como estresse, ansiedade, sinusite, dentre outros. Se você está sentindo essa pressão e não sabe como aliviá-la, este artigo é para você!
Ao saber mais sobre a pressão na cabeça e como aliviar o sintoma, poderá restaurar sua qualidade de vida. Mas, se você quer saber mais sobre a pressão na cabeça, é só ler no nosso blog o artigo completo sobre o assunto.
Neste conteúdo, você irá descobrir como aliviar a pressão na cabeça e quais são os principais tratamentos prescritos pelos médicos. Para saber mais, é só continuar a leitura do artigo.
Como aliviar a pressão na cabeça?
Com o avanço de pesquisas na área da neurologia e saúde em geral, já foram comprovadas diversas formas de aliviar a pressão na cabeça. Tanto com os medicamentos prescritos pelo médico como através de mudanças de estilo de vida.
Para conferir um pouco mais sobre essas formas de aliviar a pressão na cabeça, confira os próximos tópicos.
Medicamentos
Hoje em dia existem diversos medicamentos que podem ajudar a tratar a pressão na cabeça. De acordo com os seus sintomas e a análise do seu médico de confiança, ele prescreverá a melhor opção para o seu caso. Por isso, não se automedique. Busque ajuda médica para ter acesso ao tratamento ideal para você.
Abaixo, confira as principais informações sobre os tratamentos disponíveis para a pressão na cabeça e as suas principais causas.
Analgésicos
Os analgésicos são os remédios mais comuns em casos de dor e pressão na cabeça. Com o efeito esperado, a pressão vai se dissipando aos poucos, e tende a não voltar.
Os principais analgésicos usados são o ibuprofeno, AAS (ácido acetilsalicílico), paracetamol e dipirona monoidratada. Todos eles são vendidos sem receita médica, mas não devem ser usados sem prescrição e liberação do seu médico de confiança.
Anti-inflamatórios e relaxantes musculares
Dependendo da causa base da pressão na cabeça, os anti-inflamatórios e relaxantes musculares podem ser uma das formas de aliviar a pressão na cabeça.
Quem sofre de cefaleia de tensão, por exemplo, fica com o pescoço, nuca e ombros tensos. Nesses casos, os relaxantes musculares são indicados. Os principais relaxantes musculares são a ciclobenzapina, conhecida como Miosan e o carisoprodol, usado no Torsilax, medicação conhecida pelo seu efeito relaxante e de melhora na dor muscular.
Já os anti-inflamatórios são mais indicados em casos de bursite ou inflamações em áreas que possam afetar a cabeça, causando pressão. Os mais conhecidos são o meloxicam e naproxeno.
Anticonvulsivante
Em casos de enxaqueca crônica é preciso ter um tratamento diferenciado. Dessa forma, a doença não tira a qualidade de vida do paciente. Uma classe de medicamentos que é usada, com prescrição e análise médica, para o controle das dores e pressão na cabeça, são os anticonvulsivantes.
Os anticonvulsivantes são usados em casos de epilepsia, na prevenção de crises convulsivas. Mas, em sua bula, também especificam que podem ser usados para controle de enxaqueca crônica e dor de cabeça,
Os principais anticonvulsivantes usados nesses casos são o divalproato de sódio e o topiramato. Eles são prescritos por médicos experientes que, ao analisar o seu caso, fazem a sistemática de tratamento mais adequada.
Mudanças de estilo de vida
Além de usar as medicações corretas, é importante refletir se o seu estilo de vida não está contribuindo para a piora desse quadro. O sono, a alimentação, o exercício físico e o manejo do estresse estão diretamente ligados a nossa saúde. Por isso, é preciso manter esses cuidados em dia.
Os adultos precisam de ao menos 7 horas de sono para restabelecer o seu sistema imunológico e começar um novo dia com mais disposição. Além disso, uma alimentação balanceada, sem excesso de ultraprocessados e açúcar, é uma forma de diminuir a recidiva desse problema de saúde. Há pesquisas que ligam o consumo exagerado de açúcar e produtos processados a piora de quadros de dor de cabeça.
Aplicação de compressas
Enquanto o efeito do medicamento não inicia, ou se ele não ajudar a melhorar o sintoma por completo, há outras formas de aliviar a pressão na cabeça. Uma delas é usar compressas frias na testa ou no local onde você sente mais pressão, como na nuca, parte de trás da cabeça, etc.
Aplicar compressas frias na testa ajuda rapidamente a dilatar os vasos sanguíneos, assim, a tendência da pressão na cabeça e dor é melhorar gradativamente. Além disso, traz sensação de bem-estar e pode ajudar a controlar náuseas, etc. É uma forma simples e segura de aliviar a pressão na cabeça.
Aplicação de calor no pescoço e na nuca
Em alguns casos a aplicação de calor na nuca também pode ajudar a aliviar a pressão na cabeça, principalmente se você sofrer de dor de cabeça tensional, em que a contração excessiva dos músculos na região do pescoço piora o quadro. A aplicação de calor ajuda a relaxar os músculos e diminuir os sintomas relacionados à pressão na cabeça.
Pressão na cabeça: não deixe para depois. Ao persistir o sintoma, busque ajuda médica especializada.
Se você está procurando mais sobre a pressão na cabeça e como aliviar esse sintoma, trouxemos as principais informações ao longo do artigo. Mas, se os sintomas persistirem, não deixe de buscar auxílio especializado. Se você quer saber mais sobre a pressão na cabeça, é só clicar aqui e conferir o nosso artigo completo sobre o tema.
Para ter ajuda com os quadros de pressão na cabeça, você pode contar com a Clínica Dr. Hong Jin Pai & Associados. Com mais de 35 anos de experiência em cuidar dos nossos pacientes, contamos com uma equipe de médicos competentes e preparados em diversas especialidades.
Para marcar o seu horário e cuidar da sua saúde e bem-estar, é só acessar o nosso site e agendar a sua consulta.
Dor tem Tratamento – Centro de Dor e Acupuntura Médica em São Paulo – SP
Médicos Especialistas em Dor e Acupuntura do HC-FMUSP
Os especialistas em medicina da dor são médicos treinados e qualificados para oferecer avaliação integrada e especializada e gerenciamento da dor usando seu conhecimento único e conjunto de habilidades no contexto de uma equipe multidisciplinar.
O tratamento da dor visa reduzir a dor, abordando o impacto emocional da dor, ajudando os pacientes a se moverem melhor e aumentando o bem-estar por meio de uma variedade de terapias, incluindo terapia medicamentosa e intervenções.
Se você está vivendo com uma dor que persiste por mais de três meses e está afetando sua capacidade de continuar com a vida cotidiana, provavelmente está sentindo dor crônica.
Nossos médicos especialistas em controle da dor em São Paulo trabalham em estreita colaboração com outros especialistas como parte de uma equipe multidisciplinar para fornecer uma abordagem holística e um resultado ideal para a dor crônica, seja qual for a causa.
As técnicas usadas no controle da dor dependerão da natureza e gravidade da dor, mas nossos especialistas em dor têm experiência especial para ajudar com a dor.
-
01.Tratamento conservador de dor
Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisioterapia, Infiltrações, Bloqueios Anestésicos, Toxina Botulínica. -
02.Excelência em um só lugar
A avaliação e tratamento da dor é a especialidade de nossos Médicos especialistas em Dor. -
03.Tratamento individualizado
Plano de tratamento com medicamentos, terapias minimamente invasivas e fisioterapia.
Atendemos todos os Planos de Saúde pelo Reembolso.
O reembolso ou livre escolha é uma opção de atendimento a usuários de planos de saúde que não está vinculada à rede de prestadores contratados ou cujo procedimento específico não está contratado.
Não atendemos diretamente por convênio. Nosso foco é um atendimento especializado no paciente. Assim, separamos pelo menos 60-90 minutos para consulta, exame e avaliação do paciente.
O processo na maioria das vezes é digital (pelo Smartphone, tablet ou computador) é simples. O valor reembolsado corresponde a uma tabela de valores da própria operadora e pode cobrir todo o procedimento ou parte dele. Lembrando que a parte não reembolsada pode ser abatida no imposto de renda pessoa física (IRPF).
Clínica Dr. Hong Jin Pai – Centro de Dor, Acupuntura Médica, Fisiatria e Reabilitação.
Al. Jaú 687 – São Paulo – SP
Atendimento de segunda a sábado.