CENTRO DE TRATAMENTO DE DOR: Dor, Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisiatria e Fisioterapia.

Remédios para dor de cabeça: quais são os principais e seu funcionamento

A dor de cabeça não é apenas um sintoma ou simples problema de saúde. Se não for tratada corretamente e se as crises não forem bem manejadas, a qualidade de vida do indivíduo que sofre com as dores pode ser severamente afetada. Com isso, é de extrema importância estar bem atualizado sobre o quadro e saber mais sobre remédios para dor de cabeça.

Pensando nisso, abaixo, preparamos um guia completo com tudo sobre as principais medicações para dor de cabeça, suas indicações de uso e principais efeitos sobre o organismo. Para conferir, é só continuar a leitura!

Quais são os principais remédios para dor de cabeça?

Remédios para dor de cabeça

Atualmente, temos diversos medicamentos para a dor de cabeça no mercado, contudo, cada um deles têm a sua indicação de uso e particularidades. Abaixo, confira um pouco mais sobre eles.

Analgésicos

Os analgésicos são medicamentos indicados para dor de cabeça, pois agem inibindo a produção de substâncias no cérebro que são responsáveis pela dor, conhecidas como ciclo-oxigenases ou prostaglandinas. 

Essas medicações são encontradas facilmente em farmácias ou drogarias, e, embora sejam vendidas sem necessidade de apresentar receita médica, o ideal é que haja a indicação de um profissional para o uso da medicação, pois o abuso dos analgésicos pode trazer problemas hepáticos e ósseos. Abaixo, confira um pouco mais sobre os dois principais analgésicos indicados para a dor de cabeça, o paracetamol e a dipirona.

Paracetamol

O paracetamol, conhecido também como acetaminofeno, vendido sobre a marca Tylenol e muitas outras, é um dos analgésicos mais conhecidos, indicado com frequência para baixar a febre, aliviar dores de intensidade leve a moderada, especialmente em situações de gripe e resfriado. Além disso, pode ser usado para aliviar dores de dente, cólicas menstruais, a dor de cabeça em si e dores nas costas.

Podemos encontrar o paracetamol em comprimidos com associação a outros remédios, como o cloridrato de fenilefrina e a cafeína, que ajudam no alívio da dor de cabeça. O uso do paracetamol, contudo, deve ser feito sob recomendação médica, para evitar problemas hepáticos ou superdosagem.

Dipirona sódica ou monoidratada

A dipirona, também conhecida como dipirona monoidratada ou sódica, é, junto com o paracetamol um dos analgésicos mais conhecidos, com ação anti térmica, que reduz a produção de substâncias responsáveis pela dor e pela febre no corpo, ideal para casos de enxaqueca, dor corporal e sintomas da gripe e resfriados.

Nas farmácias, podemos encontrar a dipirona em gotas, comprimido, xarope ou supositório. O nome comercial de referência é a Novalgina, mas há similares, como o Anador, Maxalgina, Lisador dip, Dipimed, etc. Pode ser, ainda, aplicada na forma de injeção, diretamente na veia ou músculo, por um profissional da saúde capacitado.

Anti-inflamatórios não esteróides

Há uma classe de medicamentos que também ajuda muito nas dores de cabeça, assim como os analgésicos, que são os AINES (anti-inflamatórios não esteróides), que agem na redução de substância inflamatórias no corpo, como os tromboxanos e prostaglandinas, que causam dor e incômodo no corpo.

Além disso, encontramos os AINES em associação com outros analgésicos e cafeína, o que confere ao medicamento um poder ainda maior de aliviar a dor de cabeça, como o Doril Enxaqueca, Cafiaspirina, Sonridor, Tylenol DC, etc. Abaixo, confira um pouco mais sobre dois dos principais AINES para dor de cabeça, o ibuprofeno e o ácido acetilsalicílico (Aspirina).

Ibuprofeno

O ibuprofeno é um anti-inflamatório não esteróide que é amplamente indicado para o alívio da febre e da dor. Normalmente, é usado para tratar dores de cabeça, dores musculares, cólica menstrual, enxaqueca, dores de cabeça e dores nos dentes, pois age ao reduzir a produção de substâncias inflamatórias. Além disso, pode ser usado para melhorar os sintomas de resfriados e gripes.

Ácido acetilsalicílico

O ácido acetilsalicílico, conhecido como Aspirina ou AAS, é um medicamento da família dos salicilatos, que são comumente usados para o tratamento da dor, da febre e da inflamação, devido ao seu efeito inibidor não seletivo da ciclooxigenase, ou seja, inibe a produção de substâncias relacionadas a dor no corpo humano.

Triptanos

Os triptanos são medicamentos que agem no cérebro como vasoconstritores, ou seja, provocando um estreitamento dos vasos sanguíneos cerebrais e bloqueando a dor, devendo ser usado apenas por adultos e com indicação médica, pois são contraindicados para gestantes, pessoas com pressão alta, doença vascular cerebral ou coronariana. Abaixo, confira um pouco mais sobre os dois principais medicamentos da classe, o Zomig e o Naramig.

Zomig

O Zomig é um triptano indicado para o tratamento agudo de enxaqueca, com ou sem aura. Ele provoca a vasoconstrição (contração dos vasos sanguíneos) e impede a liberação de substâncias que estão relacionadas com a dor. Também, o Zomig age diretamente no sistema nervoso central, permitindo a sua entrada tanto no centro periférico quanto ao centro responsável pela enxaqueca, no tronco cerebral.

Naramig

Já o Naramig é um medicamento que tem em sua composição a naratriptana, um medicamento indicado para o tratamento de enxaqueca com ou sem aura, devido ao seu efeito constritor dos vasos sanguíneos. Mas, só pode ser usado com receita e indicação médica.

Ergotamínicos

Os ergotamínicos são medicamentos que têm em sua composição o mesilato de diidroergotamina, e são indicados para a dor de cabeça forte ou crises de enxaqueca em adultos, onde, geralmente, o uso apenas dos analgésicos já não surte o efeito esperado. Abaixo, conheça um pouco mais sobre o medicamento da classe dos ergotamínicos para dor de cabeça mais conhecido, o Cefaliv.

Cefaliv

O Cefaliv é um medicamento destinado ao tratamento das crises de dor de cabeça, incluindo a cefaleia, que são resistentes aos analgésicos. Apresente em sua fórmula a di-hidroergotamina, que age no sistema nervoso central e é específica para o alívio da dor de cabeça gerada pela enxaqueca, apresentando em sua composição o analgésico dipirona monoidratada, que aumenta a sua efetividade.

Anticonvulsivantes

Atualmente, com o avanço das pesquisas em dores de cabeça e enxaqueca, descobriu-se que alguns anticonvulsivantes, usados para tratamentos de transtorno de humor e epilepsia, podem ser bons aliados na prevenção de quadros de enxaqueca. Dois dos mais usados pelos neurologistas são o divalproato ou valproato de sódio e o topiramato. Abaixo, confira um pouco mais sobre esses medicamentos.

Divalproato ou valproato de sódio

 

O divalproato de sódio é um estabilizador do humor ou anticonvulsivante aliado na profilaxia das enxaquecas. Não existem evidências de que o divalproato de sódio seja um bom tratamento em quadros agudos, somente como prevenção das recidivas. Contudo, é preciso que essa recomendação seja passada por um médico, para evitar problemas de saúde e ter um tratamento realmente eficaz para o seu caso.

Topiramato

O topiramato é um medicamento anticonvulsivante, assim como o divalproato de sódio, com múltiplos mecanismos de ação. É bastante eficaz na profilaxia da enxaqueca, pois influencia em diversos processos químicos do cérebro, reduzindo a hiperexcitabilidade das células nervosas, o que pode causar crises de enxaqueca e crises epiléticas.

Relaxante muscular

Por fim, outra classe que ajuda no tratamento da dor de cabeça são os relaxantes musculares, pois aliviam a pressão muscular na face, pescoço ou nuca, que pode provocar crises de dor. Abaixo, confira um pouco mais sobre os dois principais relaxantes musculares usados para a dor de cabeça, a ciclobenzapina e o carisoprodol.

Ciclobenzaprina

A ciclobenzaprina, vendida na marca referência Miosan, é um medicamento usado para espasmos musculares, lombalgias, torcicolos, fibromialgia e no tratamento de disfunções temporomandibulares, como DTM, ATM e bruxismo, que podem causas fortes crises de dor de cabeça.

Carisoprodol

Já o carisoprodol é um relaxante muscular usado, normalmente, em associação com a cafeína e outros analgésicos ou antiinflamatórios, que ajuda no alívio de espasmos musculoesqueléticos, contratura muscular e dores de cabeça.

Remédio para dor de cabeça: use medicação apenas com prescrição médica

Com mais de 35 anos de tradição, a Clínica Dr. Hong Jin Pai & Associados traz uma equipe de médicos competentes e preparados em diversas especialidades, com foco no tratamento interdisciplinar da dor, reabilitação, fisiatria e ondas de choque e acupuntura. 

Para marcar o seu horário e cuidar da sua saúde e bem-estar, é só acessar o nosso site e agendar a sua consulta.

Conheça os principais tipos de dor de cabeça e outras opções de tratamento. 

 

Dor tem Tratamento – Centro de Dor e Acupuntura Médica em São Paulo – SP

TRATAMENTO DE DOR FISIOTERAPIA CLINICA HONG JIN PAI

Médicos Especialistas em Dor e Acupuntura do HC-FMUSP

Os especialistas em medicina da dor são médicos treinados e qualificados para oferecer avaliação integrada e especializada e gerenciamento da dor usando seu conhecimento único e conjunto de habilidades no contexto de uma equipe multidisciplinar.

O tratamento da dor visa reduzir a dor, abordando o impacto emocional da dor, ajudando os pacientes a se moverem melhor e aumentando o bem-estar por meio de uma variedade de terapias, incluindo terapia medicamentosa e intervenções.

Se você está vivendo com uma dor que persiste por mais de três meses e está afetando sua capacidade de continuar com a vida cotidiana, provavelmente está sentindo dor crônica.

Nossos médicos especialistas em controle da dor em São Paulo trabalham em estreita colaboração com outros especialistas como parte de uma equipe multidisciplinar para fornecer uma abordagem holística e um resultado ideal para a dor crônica, seja qual for a causa.

As técnicas usadas no controle da dor dependerão da natureza e gravidade da dor, mas nossos especialistas em dor têm experiência especial para ajudar com a dor.

CONSULTA
1
Somos um centro de excelência no tratamento da dor crônica e entendemos como a dor contínua pode afetar todos os aspectos da sua vida.
DIAGNÓSTICO
2
Nós entendemos sua dor e sabemos que uma intervenção bem-sucedida começa com uma avaliação completa e um diagnóstico preciso.
PLANO DE TRATAMENTO
3
Nossa equipe de especialistas pode fornecer uma ampla gama de tratamentos e terapias para ajudá-lo a voltar a viver com qualidade.
RECEPCAO CLINICA HONG JIN PAI
  • 01.Tratamento conservador de dor

    Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisioterapia, Infiltrações, Bloqueios Anestésicos, Toxina Botulínica.
  • 02.Excelência em um só lugar

    A avaliação e tratamento da dor é a especialidade de nossos Médicos especialistas em Dor.
  • 03.Tratamento individualizado

    Plano de tratamento com medicamentos, terapias minimamente invasivas e fisioterapia.
Como é o tratamento inicial?
Em nossa clínica, focamos em tratamentos não cirúrgicos. Para a maioria dos casos, iniciamos um tratamento minimamente invasivo com acupuntura médica + fisioterapia. A duração do tratamento, para dores crônicas, pode ser de pelo menos 1 a 3 meses. Assim como outros tratamentos conservadores (como terapias e exercícios), o sucesso no tratamento depende não apenas da equipe médica, mas também da persistência do paciente em seguir a frequência e o tratamento adequado. Em alguns casos, podemos realizar outros tratamentos para dor, como ondas de choque, toxina botulínica e infiltrações.
Vocês atendem convênio?

Atendemos todos os Planos de Saúde pelo Reembolso.

O reembolso ou livre escolha é uma opção de atendimento a usuários de planos de saúde que não está vinculada à rede de prestadores contratados ou cujo procedimento específico não está contratado.

Não atendemos diretamente por convênio. Nosso foco é um atendimento especializado no paciente. Assim, separamos pelo menos 60-90 minutos para consulta, exame e avaliação do paciente.

O processo na maioria das vezes é digital (pelo Smartphone, tablet ou computador) é simples. O valor reembolsado corresponde a uma tabela de valores da própria operadora e pode cobrir todo o procedimento ou parte dele. Lembrando que a parte não reembolsada pode ser abatida no imposto de renda pessoa física (IRPF).

Quais são as terapias físicas para o tratamento da dor crônica?
Estudos mostram que a fisioterapia e exercícios pode atrasar ou mesmo evitar a necessidade de cirurgia. Em alguns casos, pode aliviar a causa raiz da dor de longo prazo, portanto, medicamentos ou cirurgias não são mais necessários. Na Clínica Dr. Hong Jin Pai, oferecemos uma ampla gama de terapias físicas para tratar a dor de longo prazo e diminuir a necessidade de medicação ou cirurgia.
Quais tratamentos para dor são oferecidos?
Oferecemos uma variedade das melhores e mais confiáveis tratamentos não cirúrgicos, desde acupuntura e fisioterapia em um estágio inicial, assim como procedimentos como dry needling, infiltração de pontos gatilhos, toxina botulínica para dor, tratamento por ondas de choque e bloqueios anestésicos. Somos inovadores em nossa abordagem ao tratamento da dor. Entendemos o efeito que a dor crônica pode ter em todos os aspectos da sua vida e adaptamos nossos pacotes de tratamento para atender você. Como parte do seu pacote multidisciplinar de controle da dor, combinaremos os melhores tratamentos terapêuticos e direcionados para fornecer o equilíbrio certo para você.

Clínica Dr. Hong Jin Pai – Centro de Dor, Acupuntura Médica, Fisiatria e Reabilitação.

Al. Jaú 687 – São Paulo – SP

Atendimento de segunda a sábado.

Dr. João Arthur Ferreira

CRM-SP 19759 / RQE 3179 | Atua no tratamento de reabilitação em atletas, dor aguda e dor crônica (cervicalgia, lombalgia, enxaqueca). Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura. Colaborador do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado de Medicina Chinesa

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.