Resumo sobre Retificação da Lordose Cervical
- Lordose cervical é uma curvatura anormal da coluna na região do pescoço que pode causar dor, rigidez e dificuldade em ficar em pé.
- As causas da lordose cervical incluem má postura, lesões e condições degenerativas da coluna.
- Tratamentos como fisioterapia, alongamento, exercícios e órteses podem ser usados para reduzir os sintomas da lordose cervical.
- A retificação da lordose cervical envolve a correção da postura, o fortalecimento dos músculos centrais e das costas e a melhora da flexibilidade.
- Medidas preventivas, como manter uma boa postura, fazer pausas frequentes na posição sentada ou em pé e realizar exercícios regulares de alongamento e fortalecimento podem ajudar a reduzir o risco de desenvolver lordose cervical.
Dentre as queixas mais comuns que justificam a procura de pacientes por ajuda médica está a dor nas costas.
Afinal, esse problema localizado na região cervical ou torácica é incômodo e contribui para a piora na qualidade de vida.
Sendo assim, episódios frequentes de dor nas costas podem indicar um quadro de retificação da lordose cervical, doença que se caracteriza pela perda da curvatura normal da coluna vertebral.
Sintomas possíveis |
---|
Dor na parte inferior das costas |
Arqueamento excessivo da região lombar |
Amplitude de movimento reduzida na parte inferior das costas |
Flexibilidade reduzida |
Rigidez nas costas |
Espasmos musculares |
Força central diminuída |
Dificuldade em ficar em pé |
Postura anormal |
Sensibilidade ao toque |
Acompanhe este artigo e saiba mais sobre a doença, quais são as causas, como é feito o tratamento e muito mais.
O que é retificação da lordose cervical
Quando uma pessoa está de lado, é possível notar que a coluna é formada por várias curvaturas fisiológicas.
Essas curvaturas compreendem regiões como a lombar, região torácica e cervical, onde a porção cervical e lombar apresentam projeções para dentro e a região torácica para fora.
Tais curvas são formadas devido à forma que as vértebras se alinham e possuem a função de absorver impactos e contribuir para a distribuição do peso da cabeça e do tronco ao longo da coluna.
Por sua vez, a curvatura existente na região entre o pescoço e a cabeça chama-se lordose cervical.
Nesse sentido, os processos naturais associados aos hábitos de má postura e envelhecimento contribuem para alterar a estrutura das curvaturas, fazendo com que algumas regiões da coluna assumam um formato mais curto.
Este formato corvo é chamado hiperlordose e hipercifose, adquirindo a característica de uma retificação.
Dessa forma, a retificação da lordose cervical é um problema onde a curvatura natural da coluna cervical apresenta-se diminuída ou inexistente.
Retificação da lordose cervical: Principais Causas
Esta doença acontece por várias causas, porém a má postura é a principal delas. A posição que sentamos, deitamos ou nos mantemos de pé influencia diretamente na curvatura das estruturas da coluna.
Por exemplo, o excesso de movimentos de percepção no pescoço que ocorre quando passamos muito tempo na frente do computador ou mexendo no celular ocasiona a degeneração de estruturas chamadas discos invertebrais.
Os discos invertebrais são formados por pequenos anéis cartilaginosos situados entre cada par de vértebras.
Eles têm a função de amortecer os impactos que a coluna sofre durante a movimentação do tronco.
Logo, os desgastes nessas estruturas alteram o alinhamento da coluna e são fatores para surgimento da perda da curvatura cervical.
No entanto, a degeneração dos discos também pode acontecer em consequência do avanço da idade ou pela existência de outras doenças, como a protrusão ou extrusão discal.
Retificação da lordose cervical: Sintomas
Para prevenir e diminuir os impactos da retificação da lordose cervical, é indicado o uso de travesseiros ortopédicos.
A doença nem sempre é sintomática, já que o organismo acaba criando mecanismos compensatórios para a ausência da curvatura na maioria das vezes.
Entretanto, diversos pacientes apresentam sinais dolorosos e dificuldades para movimentar a coluna.
Dessa forma, os sintomas mais comuns relacionados à retificação da lordose cervical são:
-
- Dor no meio das costas;
-
- Dor na coluna localizada entre o pescoço e a cabeça, a chamada porção cervical;
-
- Coluna apresentando curvatura reta de forma anormal, com perda da curvatura cervical;
-
- Contraturas musculares.
Além disso, a diminuição e perda da lordose cervical altera a relação entre as vértebras e aumenta o risco de desenvolvimento de artrose na coluna.
A artrose na coluna é uma doença inflamatória que acomete todas as articulações interapofisárias, onde a modificação dos discos invertebrais pode evoluir para um quadro de hérnia de disco.
Neste caso, a hérnia de disco ocorre quando o conteúdo dos discos extravasa para fora da coluna, que começa a apresentar diversos sintomas como sensação de choque, formigamento e dormência na região cervical.
Retificação da lordose cervical: Diagnóstico e Tratamento
Na existência de sintomas características, o ortopedista indica alguns métodos de tratamento efetivos, baseados no histórico clínico e nas informações do exame físico de cada paciente.
Além disso, exames de imagem são necessários para complementar o diagnóstico e contribuir para o tratamento mais correto.
No geral, os métodos de tratamento para retificação da lordose cervical são a prescrição de medicamentos e a aplicação de compressas mornas no local.
Contudo, a reeducação postural global (RPG), assim como a fisioterapia são necessárias e eficazes na correção dos desvios posturais.
Pois, ao mesmo tempo em que fortalecem a musculatura, aliviam os episódios de dor e restauram a função normal da coluna, indicadas em praticamente todos os casos.
Por fim, aparelhos de eletroestimulação são usados para fortalecer os músculos do tronco e reduzir os incômodos e as dores.
Dessa forma, caso apresente algum sintoma de retificação da lordose cervical, procure ajuda de um ortopedista imediatamente.
Diferença entre cifose e lordose
Comparação | Lordose | Cifose |
---|---|---|
Fisiopatologia | Curvatura anterior excessiva da coluna vertebral | Curvatura posterior excessiva da coluna vertebral |
Tipo de dor | Dor aguda na região lombar | Dor incômoda e incômoda na parte superior das costas |
Retificação da lordose cervical: Perguntas Frequentes
O que é lordose cervical?
É uma doença caracterizada pela curvatura mais acentuada da coluna vertebral, atingindo a região lombar e cervical, que apresenta curvatura mais “voltada para dentro”, comparada ao parâmetro normal.
Como tratar retificação da lordose cervical?
Os métodos de tratamento mais efetivos são exercícios corretivos, fisioterapia, pilates e reeducação postural global (RPG).
É possível corrigir lordose?
Sim, o tratamento adequado da condição possibilita que as curvaturas voltem ao normal, além de contribuir para fortalecimento dos ossos e músculos da região.
Quais são as consequências da lordose?
Geralmente, a lordose provoca dores e parestesias, episódios de formigamento em várias regiões do corpo, que dificultam a movimentação.
Qual melhor exercício para lordose?
Os exercícios de Pilates e Fisioterapia são considerados os melhores exercícios para quem sofre da doença.
Qual o grau normal da lordose?
A lordose deve apresentar curvatura de 20 a 40 graus na coluna cervical e de 40 a 60 graus na coluna lombar para ser considerada normal.
Qual a diferença de lordose e escoliose?
A escoliose caracteriza-se pela curvatura anormal da coluna vertebral, que se torce para frente, para trás ou para os lados. Já a lordose é formada pelas curvaturas fisiológicas, sendo considerada um problema apenas quando os desvios na cervical são muito grandes.
Quem trata lordose?
Ortopedista é o profissional mais indicado para o tratamento dos sintomas e incômodos da retificação da lordose cervical.
AL. JAÚ 687 – JARDIM PAULISTA – SÃO PAULO – SP
Clínica de Dor, Fisiatria e Acupuntura Médica
Clínica médica especializada localizada na região dos Jardins, próximo à Av. Paulista, em São Paulo — SP.
Centro de Dor, com médicos especialistas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Tratamento por Ondas de Choque, Infiltrações, Bloqueios anestésicos e Acupuntura Médica
Dor tem Tratamento – Centro de Dor e Acupuntura Médica em São Paulo – SP
Médicos Especialistas em Dor e Acupuntura do HC-FMUSP
Os especialistas em medicina da dor são médicos especialmente treinados e qualificados para oferecer avaliação integrada e especializada e gerenciamento da dor usando seu conhecimento único e conjunto de habilidades no contexto de uma equipe multidisciplinar.
O tratamento da dor visa reduzir a dor, abordando o impacto emocional da dor, ajudando os pacientes a se moverem melhor e aumentando o bem-estar por meio de uma variedade de tratamentos, incluindo medicamentos, fisioterapia, acupuntura, ondas de choque e procedimentos minimamente intervencionistas.
Se você está vivendo com uma dor persistente há mais de 3 meses, provavelmente está sentindo dor crônica.
Nossos médicos especialistas em controle da dor em São Paulo trabalham em estreita colaboração com outros especialistas como parte de uma equipe multidisciplinar para fornecer uma abordagem holística e um resultado ideal para a dor crônica, seja qual for a causa.
As técnicas usadas no controle da dor dependerão da natureza e gravidade da dor, mas nossos especialistas em dor têm experiência para ajudar com a dor.
-
01.Tratamento conservador de dor
Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisioterapia, Infiltrações, Bloqueios Anestésicos, Toxina Botulínica. -
02.Excelência em um só lugar
A avaliação e tratamento da dor é a especialidade de nossos Médicos especialistas em Dor. -
03.Tratamento individualizado
Plano de tratamento com medicamentos, terapias minimamente invasivas e fisioterapia.
Atendemos todos os Planos de Saúde pelo Reembolso.
O reembolso ou livre escolha é uma opção de atendimento a usuários de planos de saúde que não está vinculada à rede de prestadores contratados ou cujo procedimento específico não está contratado.
Não atendemos diretamente por convênio. Nosso foco é um atendimento especializado no paciente. Assim, separamos pelo menos 60-90 minutos para consulta, exame e avaliação do paciente.
O processo na maioria das vezes é digital (pelo Smartphone, tablet ou computador) é simples. O valor reembolsado corresponde a uma tabela de valores da própria operadora e pode cobrir todo o procedimento ou parte dele. Lembrando que a parte não reembolsada pode ser abatida no imposto de renda pessoa física (IRPF).
Clínica Dr. Hong Jin Pai – Centro de Dor, Acupuntura Médica, Fisiatria e Reabilitação.
Al. Jaú 687 – São Paulo – SP
Atendimento de segunda a sábado.