CENTRO DE TRATAMENTO DE DOR: Dor, Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisiatria e Fisioterapia.

Aprenda mais sobre a Síndrome Complexa de Dor Regional

A síndrome complexa de dor regional complexa é uma dor neuropática crônica, causando dor intensa e constante em queimação no braço ou perna afetada.A sua causa da permanece desconhecida. No entanto, ela pode ser desencadeada por danos às fibras nervosas no tecido que foi lesado.

 

 

Introdução

A síndrome complexa de dor regional, também chamada de distrofia simpático reflexa, é uma condição de dor crônica em que altos níveis de impulsos nervosos são enviados para uma área afetada.

Especialistas acreditam que a síndrome complexa de dor regional ocorre como um resultado de disfunção do sistema nervoso central ou periférico.

A síndrome complexa de dor regional é mais comum em pessoas entre 20-35 anos. A síndrome também pode ocorrer em crianças.

A doença afeta mais comumente mulheres que homens.  Não há cura para síndrome complexa de dor regional.

Síndrome de dor complexa regional – Causas

Embora a síndrome de dor regional complexa (SDCR) seja uma condição médica conhecida por mais de 150 anos, a sua causa exata ainda é incerta.

 

Lesão anterior

A condição geralmente parece desenvolver-se dentro de um mês do início da lesão, seja menor ou mais grave. Estas podem incluir:

  • fraturas ósseas
  • entorses e distensões
  • queimaduras
  • cortes

 

A maioria das pessoas vai se recuperar a partir destas lesões sem sentir quaisquer efeitos significativos a longo prazo, mas as pessoas que desenvolver a SDCR podem sentir dor mais grave e duradoura do que o habitual.

A dor pode se espalhar para além do local da lesão original, geralmente afetando um membro inteiro. Por exemplo, a dor complexa regional pode afetar todo o braço depois de uma lesão no seu dedo ou a mão. Em alguns casos, mais de uma área do corpo pode ser afetada.

A dor complexa regional também pode surgir após a cirurgia de um membro ou após parte de um membro ter sido imobilizado (por exemplo, num molde de gesso).

Quais são os sintomas da Síndrome complexa de dor regional?

sindrome complexa de dor regional esquema

Os sintomas da síndrome complexa de dor regional variam em gravidade e em duração. Um sintoma de SDCR é dor contínua, intensa que fica pior em vez de melhorar ao longo do tempo. Se ocorrer síndrome complexa de dor regional após uma lesão, a dor pode parecer fora de proporção com a gravidade do machucado.

Mesmo nos casos que envolvem uma lesão apenas em um dedo do pé ou da mão, a dor pode se espalhar para incluir o braço ou a perna. Em alguns casos, a dor pode até mesmo viajar para a extremidade oposta. Outros sintomas da síndrome complexa de dor regional incluem:

  • Dor ardente
  • Inchaço e rigidez nas articulações afetadas
  • Deficiência motora, com diminuição da capacidade para mover a parte do corpo afetada
  • Mudanças no padrão de crescimento das unhas e do cabelo; pode haver o crescimento rápido do cabelo ou nenhum crescimento.
  • Alterações na pele.

 

A síndrome complexa de dor regional pode envolver mudanças na temperatura da pele – a pele em uma extremidade pode estar mais quente ou mais fria em comparação com a extremidade oposta.

A cor da pele pode tornar-se manchada, pálida, roxa ou vermelha. A textura da pele também pode mudar tornando-se brilhante e fina. As pessoas com SCDR podem ter a pele que às vezes parece estar excessivamente suada.

A SCDR pode ser agravada por stress.

Outros problemas da dor complexa regional

A tensão emocional de viver com dor crônica pode levar a problemas psicológicos, como depressão e ansiedade. Durante os períodos de dor extrema, algumas pessoas podem até considerar o suicídio.

Consulte o seu médico assim que possível se tiver sentindo depressão ou tendência suicida. Eles serão capazes de oferecer ajuda e apoio. Como alternativa, você pode chamar o SAMU no 192. Eles estão disponíveis 24 horas para qualquer emergência.

Em casos muito raros, SDCR também pode levar a outras complicações físicas, tais como infecções de pele e úlceras (feridas abertas), atrofia muscular (em que os músculos começam a definhar) e contraturas musculares (onde os músculos encurtam e perdem a movimentação normal).

Como a Síndrome Complexa de Dor Regional é diagnosticada?

Alteração do Processamento da Dor

 

Não há nenhum exame ou diagnóstico específico para síndrome complexa de dor regional, mas alguns exames podem excluir outras condições.

Uma cintilografia óssea trifásica pode ser utilizada para identificar alterações no osso e na circulação do sangue.

Alguns médicos podem aplicar um estímulo (por exemplo, calor, toque ou frio) para determinar se há dor em uma área específica.

Realizar um diagnóstico seguro de síndrome complexa de dor regional pode ser difícil no início do curso da doença quando os sintomas são poucos ou leves.

 A síndrome complexa de dor regional é diagnosticada principalmente através da observação dos seguintes sintomas:

  • Presença de uma lesão inicial
  • Uma quantidade maior do que o esperado da dor em uma lesão
  • Uma mudança na aparência da área afetada
  • Não há outra causa para a dor ou a alteração da aparência

Tipos e Classificação da Síndrome Complexa de Dor Regional

Evolução da Dor e Processamento Sistema Nervoso Central

 

Existem dois tipos de síndrome complexa de dor regional:

  • Tipo I – não há lesão nervosa presente
  • Tipo II – uma anormalidade nervosa pode ser detectada

Como a Síndrome Complexa de Dor Regional é tratada?

Por não existir nenhuma cura para síndrome complexa de dor regional, o objetivo do tratamento é aliviar os sintomas dolorosos associados com a desordem.

Terapias usadas incluem psicoterapia, fisioterapia e tratamentos medicamentosos, como analgésicos tópicos, narcóticos, corticosteroides, medicação para osteoporose, antidepressivos e anticonvulsivantes.

Um fisioterapeuta pode ajudar você a elaborar um plano de exercício adequado envolvendo uma série de exercícios destinados a melhorar gradualmente a força e flexibilidade da parte afetada do seu corpo.

A dessensibilização é uma técnica usada para reduzir a sensibilidade de partes do corpo afetadas pela SDRC.

Outros tratamentos incluem:

  • Bloqueio do nervo simpático: Estes bloqueios que são realizados de várias maneiras podem proporcionar alívio significativo da dor para algumas pessoas. Um tipo de bloqueio envolve a colocação de um anestésico ao lado da coluna vertebral para bloquear diretamente os nervos simpáticos.
  • Simpatectomia cirúrgica: Esta técnica controversa destrói os nervos envolvidos na síndrome complexa de dor regional. Alguns especialistas acreditam que ele pode ter um resultado favorável, enquanto outros acreditam que isto agrava a condição. A técnica deve ser considerada apenas para as pessoas cuja dor é dramática, mas temporariamente aliviada por bloqueio simpático seletivo.
  • Bombas de medicamentos intratecais: Bombas e cateteres implantados são usados para enviar medicação para alívio da dor no fluido espinhal.
  • Estimulação da medula espinhal: Esta técnica, no qual eléctrodos são colocados ao lado da medula espinhal, oferece alívio para muitas pessoas com a doença.

 

 

Plano de tratamento

Tratamento para síndrome complexa de dor regional envolve quatro áreas principais:

• educação e auto-gestão – conselhos sobre quaisquer passos que você pode tomar para ajudar a administrar a condição

• reabilitação física – para ajudar a controlar os sintomas e reduzir o risco de problemas físicos à longo prazo

• alívio da dor – tratamentos para ajudar a reduzir a dor

• apoio psicológico – intervenções para ajudá-lo a lidar com o impacto emocional de viver com SDCR

Qual é o prognóstico da Síndrome Complexa de Dor Regional?

O resultado e evolução do tratamento da síndrome complexa de dor regional varia de pessoa para pessoa.

Quase todas as crianças e adolescentes tem boa recuperação. Alguns indivíduos podem sofrer com dor incessante e incapacitante, além de alterações irreversíveis  apesar do tratamento.

Evidências sugerem que tratamento de reabilitação precoce é útil para limitar o prejuízo da SCDR, mas este benefício ainda não tem sido comprovado em estudos clínicos. É necessário mais investigações para entender as causas da síndrome complexa de dor regional, como ela progride e o papel do tratamento precoce.

Resumo

A síndrome complexa de dor regional pode ocorrer após lesão (de tecido mole, osso ou nervo), amputação, infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral ou câncer ou não ter precipitante aparente.

O diagnóstico é clínico, em caso de apresentarem dor neuropática, alodinia ou hiperalgesia e desregulação autonômica focal quando nenhuma outra causa for identificada.

O prognóstico é imprevisível e o tratamento geralmente insatisfatório.

O tratamento precoce com várias modalidades (por exemplo, medicamentos usados para dor neuropática, fisioterapia, bloqueio simpático, tratamentos psicológicos, neuromodulação, terapia de espelho) deve ser realizado.

clinica dr hong jin pai al jau 687

AL. JAÚ 687 – JARDIM PAULISTA – SÃO PAULO – SP

Clínica de Dor, Fisiatria e Acupuntura Médica

Clínica médica especializada localizada na região dos Jardins, próximo à Av. Paulista, em São Paulo — SP.

Centro de Dor, com médicos especialistas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Tratamento por Ondas de Choque, Infiltrações, Bloqueios anestésicos e Acupuntura Médica

Dor tem Tratamento – Centro de Dor e Acupuntura Médica em São Paulo – SP

TRATAMENTO DE DOR FISIOTERAPIA CLINICA HONG JIN PAI

Médicos Especialistas em Dor e Acupuntura do HC-FMUSP

Os especialistas em medicina da dor são médicos especialmente treinados e qualificados para oferecer avaliação integrada e especializada e gerenciamento da dor usando seu conhecimento único e conjunto de habilidades no contexto de uma equipe multidisciplinar.

O tratamento da dor visa reduzir a dor, abordando o impacto emocional da dor, ajudando os pacientes a se moverem melhor e aumentando o bem-estar por meio de uma variedade de tratamentos, incluindo medicamentos, fisioterapia, acupuntura, ondas de choque e procedimentos minimamente intervencionistas.

Se você está vivendo com uma dor persistente há mais de 3 meses, provavelmente está sentindo dor crônica.

Nossos médicos especialistas em controle da dor em São Paulo trabalham em estreita colaboração com outros especialistas como parte de uma equipe multidisciplinar para fornecer uma abordagem holística e um resultado ideal para a dor crônica, seja qual for a causa.

As técnicas usadas no controle da dor dependerão da natureza e gravidade da dor, mas nossos especialistas em dor têm experiência para ajudar com a dor.

CONSULTA
1
Somos um centro de excelência no tratamento da dor crônica e entendemos como a dor contínua pode afetar todos os aspectos da sua vida.
DIAGNÓSTICO
2
Nós entendemos sua dor e sabemos que uma intervenção bem-sucedida começa com uma avaliação completa e um diagnóstico preciso.
PLANO DE TRATAMENTO
3
Nossa equipe de especialistas pode fornecer uma ampla gama de tratamentos e terapias para ajudá-lo a voltar a viver com qualidade.
RECEPCAO CLINICA HONG JIN PAI
  • 01.Tratamento conservador de dor

    Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisioterapia, Infiltrações, Bloqueios Anestésicos, Toxina Botulínica.
  • 02.Excelência em um só lugar

    A avaliação e tratamento da dor é a especialidade de nossos Médicos especialistas em Dor.
  • 03.Tratamento individualizado

    Plano de tratamento com medicamentos, terapias minimamente invasivas e fisioterapia.
Como é o tratamento inicial?
Em nossa clínica, focamos em tratamentos não cirúrgicos. Para a maioria dos casos, iniciamos um tratamento minimamente invasivo com acupuntura médica + fisioterapia. A duração do tratamento, para dores crônicas, pode ser de pelo menos 1 a 3 meses. Assim como outros tratamentos conservadores (como terapias e exercícios), o sucesso no tratamento depende não apenas da equipe médica, mas também da persistência do paciente em seguir a frequência e o tratamento adequado. Em alguns casos, podemos realizar outros tratamentos para dor, como ondas de choque, toxina botulínica e infiltrações.
Vocês atendem convênio?

Atendemos todos os Planos de Saúde pelo Reembolso.

O reembolso ou livre escolha é uma opção de atendimento a usuários de planos de saúde que não está vinculada à rede de prestadores contratados ou cujo procedimento específico não está contratado.

Não atendemos diretamente por convênio. Nosso foco é um atendimento especializado no paciente. Assim, separamos pelo menos 60-90 minutos para consulta, exame e avaliação do paciente.

O processo na maioria das vezes é digital (pelo Smartphone, tablet ou computador) é simples. O valor reembolsado corresponde a uma tabela de valores da própria operadora e pode cobrir todo o procedimento ou parte dele. Lembrando que a parte não reembolsada pode ser abatida no imposto de renda pessoa física (IRPF).

Quais são as terapias físicas para o tratamento da dor crônica?
Estudos mostram que a fisioterapia e exercícios pode atrasar ou mesmo evitar a necessidade de cirurgia. Em alguns casos, pode aliviar a causa raiz da dor de longo prazo, portanto, medicamentos ou cirurgias não são mais necessários. Na Clínica Dr. Hong Jin Pai, oferecemos uma ampla gama de terapias físicas para tratar a dor de longo prazo e diminuir a necessidade de medicação ou cirurgia.
Quais tratamentos para dor são oferecidos?
Oferecemos uma variedade das melhores e mais confiáveis tratamentos não cirúrgicos, desde acupuntura e fisioterapia em um estágio inicial, assim como procedimentos como dry needling, infiltração de pontos gatilhos, toxina botulínica para dor, tratamento por ondas de choque e bloqueios anestésicos. Somos inovadores em nossa abordagem ao tratamento da dor. Entendemos o efeito que a dor crônica pode ter em todos os aspectos da sua vida e adaptamos nossos pacotes de tratamento para atender você. Como parte do seu pacote multidisciplinar de controle da dor, combinaremos os melhores tratamentos terapêuticos e direcionados para fornecer o equilíbrio certo para você.

Clínica Dr. Hong Jin Pai – Centro de Dor, Acupuntura Médica, Fisiatria e Reabilitação.

Al. Jaú 687 – São Paulo – SP

Atendimento de segunda a sábado.

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM-SP: 158074 / RQE: 65523 - 65524 | Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura. Área de Atuação em Dor pela AMB. Doutorado em Ciências pela USP. Pesquisador e Colaborador do Grupo de Dor do Departamento de Neurologia do HC-FMUSP. Diretor de Marketing do Colégio Médico de Acupuntura do Estado de São Paulo (CMAeSP). Integrante da Câmara Técnica de Acupuntura do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP). Secretário do Comitê de Acupuntura da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED). Presidente do Comitê de Acupuntura da Sociedade Brasileira de Regeneração Tecidual (SBRET). Professor convidado do Curso de Pós-Graduação em Dor da Universidade de São Paulo (USP). Membro do Conselho Revisor - Medicina Física e Reabilitação da Journal of the Brazilian Medical Association (AMB).  

4 Comentários

Deixe o seu comentário.
  • Fui encaminhada para o neuro pois sofri a dias com dores no rosto e nos dentes

  • Estou sofrendo muito com essa doença não tem nada que melhore minhas dores são nas mãos e já dependo dos outros para me ajudarem e agora está começando doer os joelhos não durmo direito acordo com dores não sei o que fazer o tratamento é caro e para ajudar tenho epilepsia mas está controlada porém os médicos não querem mexer tenho colesterol alto tireóide alta fiz tratamento agora vou esperar resultado dos exames mais não dá nem pra sair pra fazer tratamento porque se alguém encostar nas minhas mãos eu grito não sei o que fazer me ajudem!!!

  • Bom dia,
    Fui diagnosticada com está síndrome após um acidente automobilístico, já faz 1 ano, tive múltiplas fraturas, estou fazendo tratamento com bloqueio e medicação muito forte, ainda não sei como será o restante do tratamento, não estou tendo ajuda da pessoa que nos atropelou, as vezes pesa no orçamento
    Tem dias que estou um pouco melhor, mas as reclamações da família e amigos me trazem muita tristeza, sempre fui muito ativa e não esperava por ninguém, o que tinha que ser feito, com certeza era feito. Está incapacitação tem me deixado, desorientada

  • Shirley Mirone M Guimarães

    Adquiri essa bendita SDCR em 2014, acho que por permanecer em condições excessiva de frio, sou alérgica, é uma doença cruel, às vezes tenho pequenos espaço de remissão, mas daí ela volta com tudo, e começa a gerar outras dores, no meu caso enxaqueca contínua e DTM. Sonho com uma cura para isso. Fui cobaia de muitos tratamentos e nada alivia as dores intensas. Minha sorte que tenho uma família sensível a minha condição qiase sempre delibitada.

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Artigos relacionados