CENTRO DE TRATAMENTO DE DOR: Dor, Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisiatria e Fisioterapia.

Síndrome de Mueller Weiss – Aprenda mais

Síndrome de Mueller-Weiss

A Síndrome de Mueller-Weiss é um problema raro que atinge um dos ossos do pé, e que ganhou grande atenção da mídia nos últimos anos, devido à notícia de que o tenista Rafael Nadal sofre deste mal.

O problema ainda é pouco entendido pela medicina, mas sabe-se que em boa parte dos casos ele se origina ainda na infância, com manifestação dos sintomas na fase adulta, podendo ter diferentes causas e graus de severidade.

E, da mesma forma, ainda não existe consenso sobre o melhor tratamento para a síndrome, devido à variabilidade do quadro e do pouco conhecimento acerca de sua fisiopatologia, como veremos mais adiante.

Müller Weiss, doença crônica sofrida por Rafael Nadal desde os 19 anos.

sindrome-de-mueller-weiss

O QUE É A SÍNDROME DE MUELLER-WEISS

Também chamada de osteonecrose avascular espontânea do osso navicular, a Síndrome de Mueller-Weiss é uma doença degenerativa que atinge um dos ossos localizados na parte média do pé.

Porém, apesar de ser uma doença já conhecida, a causa exata da síndrome ainda é alvo de debates entre especialistas.

Este osso, entre o talo e o cuneiforme, está sujeito a estresses significativos e, por razões que não entendemos, perde sua vascularização e ocorre necrose

Existem, entretanto, algumas teorias sobre a origem da síndrome, que envolvem problemas no desenvolvimento do osso navicular, ainda na infância, que se manifestam na vida adulta.

De acordo com essa explicação, o problema pode ser causado por diferentes fatores:

  • Compressão ou microfraturas do osso;
  • Alterações na irrigação sanguínea do osso navicular;
  • Problemas no desenvolvimento desse osso, devido a déficits nutricionais, deformidades no membro ou problemas endócrinos.

 

Outra possível explicação seria a interrupção do fluxo sanguíneo para esse osso, causada por excesso de carga, impactos ou mesmo problemas vasculares que ocorram em fases posteriores da vida.

A síndrome de Mueller-Weiss é uma doença degenerativa idiopática rara do osso navicular adulto caracterizada por colapso e fragmentação progressivos, levando a dor e deformidade no mediopé e retropé.

SINTOMAS

Por ser uma doença degenerativa, a Síndrome de Mueller-Weiss demora alguns anos para se desenvolver, com sintomas que vão se tornando piores com o passar do tempo. São eles:

 

Além disso, existem casos de início súbito da doença, quando há algum trauma físico que atinge a região dos pés, como uma fratura. Nesses casos, o problema pode ser diagnosticado antes que a degeneração articular se agrave, o que pode facilitar o tratamento.

 

DIAGNÓSTICO

A suspeita diagnóstica da Síndrome de Mueller-Weiss ocorre a partir da avaliação dos sintomas e da análise do histórico do paciente. A partir disso, o médico pode solicitar a realização de exames de imagem, para avaliar a morfologia dos ossos e das articulações do pé.

O problema é bastante visível em radiografias simples. Entretanto, quando este exame não aponta anormalidades, mesmo em face aos sintomas clássicos da doença, o médico pode solicitar a realização de uma ressonância magnética, que possibilita uma melhor visualização das articulações e assim o diagnóstico precoce.

 

FORMAS DE TRATAMENTO

Ainda não existe um consenso sobre o melhor tratamento para a Síndrome de Mueller-Weiss, uma vez que a doença é pouco entendida e sua prevalência e incidência ainda desconhecidas. Mas, assim como ocorre com outras doenças, uma abordagem multidisciplinar pode ser de grande ajuda no manejo da síndrome, seja no controle da dor ou na prevenção da progressão do quadro.

Assim, pode-se dividir os tratamentos utilizados na atualidade em dois grupos:

Tratamento conservador, que pode incluir uma ou mais das seguintes abordagens:

  • Imobilização com órteses ou gesso;
  • Aplicações de medicamentos na articulação, que podem ser anestésicos ou anti-inflamatórios;
  • Fisioterapia;
  • Uso de anti-inflamatórios não esteroidais, por via oral;
  • Uso de palmilhas personalizadas, para modificar os pontos de pressão do pé durante a deambulação.

 

Tratamento cirúrgico, reservado para casos onde o tratamento conservador não obteve um resultado satisfatório, ou onde há alguma causa física que possa ser corrigida cirurgicamente.

Tratamento Cirúrgico da Síndrome de Mueller Weiss

TRATAMENTO-CIRURGICO-MUELLER-WEISS

A SÍNDROME É MAIS COMUM EM ATLETAS?

Apesar de ser mais comumente diagnosticada em atletas, principalmente naqueles de elite, a prevalência da Síndrome de Mueller-Weiss não é maior nessa população.

O que ocorre é que esses atletas estão mais atentos à sua condição física, e costumam procurar atendimento médico tão logo os sintomas se iniciem. Desta forma, eles são diagnosticados mais precocemente do que a população geral, que só inicia o processo diagnóstico em fases mais avançadas da doença.

Desta forma, é possível também que os tratamentos sejam mais efetivos nesse grupo de pacientes, uma vez que o diagnóstico precoce permite, em muitos casos, que se previna a degeneração excessiva das articulações ou mesmo a perda óssea.

 

PROGNÓSTICO DA SÍNDROME

Como vimos, a Síndrome de Mueller-Weiss é uma doença degenerativa, o que significa que o osso e as suas articulações vão se desgastando com o passar do tempo, levando a uma piora dos sintomas.

Porém, com a realização de tratamentos adequados, e com o desenvolvimento de novas formas de manejo da doença, o seu avanço pode ser reduzido e o quadro pode se estabilizar.

Quando o tratamento de escolha é cirúrgico, o prognóstico dependerá da técnica utilizada, da severidade da doença e do manejo pós operatório. Nesses casos, a qualidade de vida após a intervenção tem se mostrado boa, com a redução significativa dos sintomas e melhora da capacidade funcional do paciente.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Hermena S, Francis M. Clinical Presentation, Imaging Features, and Management of Müller–Weiss Disease. Cureus. 2021. 13 (10): e18659.

Mohiuddin T, Jennison T, Damany D. Müller-Weiss disease – review of current knowledge. Foot Ankle Surg. 2014 Jun;20(2):79-84.

Mayich, D. Joshua MSc, MD, FRCSC*,† The Treatment of Mueller-Weiss Disease: A Systematic Approach, Techniques in Foot & Ankle Surgery: June 2016 – Volume 15 – Issue 2 – p 59-73.

clinica dr hong jin pai al jau 687

AL. JAÚ 687 – JARDIM PAULISTA – SÃO PAULO – SP

Clínica de Dor, Fisiatria e Acupuntura Médica

Clínica médica especializada localizada na região dos Jardins, próximo à Av. Paulista, em São Paulo — SP.

Centro de Dor, com médicos especialistas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Tratamento por Ondas de Choque, Infiltrações, Bloqueios anestésicos e Acupuntura Médica

Dor tem Tratamento – Centro de Dor e Acupuntura Médica em São Paulo – SP

TRATAMENTO DE DOR FISIOTERAPIA CLINICA HONG JIN PAI

Médicos Especialistas em Dor e Acupuntura do HC-FMUSP

Os especialistas em medicina da dor são médicos especialmente treinados e qualificados para oferecer avaliação integrada e especializada e gerenciamento da dor usando seu conhecimento único e conjunto de habilidades no contexto de uma equipe multidisciplinar.

O tratamento da dor visa reduzir a dor, abordando o impacto emocional da dor, ajudando os pacientes a se moverem melhor e aumentando o bem-estar por meio de uma variedade de tratamentos, incluindo medicamentos, fisioterapia, acupuntura, ondas de choque e procedimentos minimamente intervencionistas.

Se você está vivendo com uma dor persistente há mais de 3 meses, provavelmente está sentindo dor crônica.

Nossos médicos especialistas em controle da dor em São Paulo trabalham em estreita colaboração com outros especialistas como parte de uma equipe multidisciplinar para fornecer uma abordagem holística e um resultado ideal para a dor crônica, seja qual for a causa.

As técnicas usadas no controle da dor dependerão da natureza e gravidade da dor, mas nossos especialistas em dor têm experiência para ajudar com a dor.

CONSULTA
1
Somos um centro de excelência no tratamento da dor crônica e entendemos como a dor contínua pode afetar todos os aspectos da sua vida.
DIAGNÓSTICO
2
Nós entendemos sua dor e sabemos que uma intervenção bem-sucedida começa com uma avaliação completa e um diagnóstico preciso.
PLANO DE TRATAMENTO
3
Nossa equipe de especialistas pode fornecer uma ampla gama de tratamentos e terapias para ajudá-lo a voltar a viver com qualidade.
RECEPCAO CLINICA HONG JIN PAI
  • 01.Tratamento conservador de dor

    Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisioterapia, Infiltrações, Bloqueios Anestésicos, Toxina Botulínica.
  • 02.Excelência em um só lugar

    A avaliação e tratamento da dor é a especialidade de nossos Médicos especialistas em Dor.
  • 03.Tratamento individualizado

    Plano de tratamento com medicamentos, terapias minimamente invasivas e fisioterapia.
Como é o tratamento inicial?
Em nossa clínica, focamos em tratamentos não cirúrgicos. Para a maioria dos casos, iniciamos um tratamento minimamente invasivo com acupuntura médica + fisioterapia. A duração do tratamento, para dores crônicas, pode ser de pelo menos 1 a 3 meses. Assim como outros tratamentos conservadores (como terapias e exercícios), o sucesso no tratamento depende não apenas da equipe médica, mas também da persistência do paciente em seguir a frequência e o tratamento adequado. Em alguns casos, podemos realizar outros tratamentos para dor, como ondas de choque, toxina botulínica e infiltrações.
Vocês atendem convênio?

Atendemos todos os Planos de Saúde pelo Reembolso.

O reembolso ou livre escolha é uma opção de atendimento a usuários de planos de saúde que não está vinculada à rede de prestadores contratados ou cujo procedimento específico não está contratado.

Não atendemos diretamente por convênio. Nosso foco é um atendimento especializado no paciente. Assim, separamos pelo menos 60-90 minutos para consulta, exame e avaliação do paciente.

O processo na maioria das vezes é digital (pelo Smartphone, tablet ou computador) é simples. O valor reembolsado corresponde a uma tabela de valores da própria operadora e pode cobrir todo o procedimento ou parte dele. Lembrando que a parte não reembolsada pode ser abatida no imposto de renda pessoa física (IRPF).

Quais são as terapias físicas para o tratamento da dor crônica?
Estudos mostram que a fisioterapia e exercícios pode atrasar ou mesmo evitar a necessidade de cirurgia. Em alguns casos, pode aliviar a causa raiz da dor de longo prazo, portanto, medicamentos ou cirurgias não são mais necessários. Na Clínica Dr. Hong Jin Pai, oferecemos uma ampla gama de terapias físicas para tratar a dor de longo prazo e diminuir a necessidade de medicação ou cirurgia.
Quais tratamentos para dor são oferecidos?
Oferecemos uma variedade das melhores e mais confiáveis tratamentos não cirúrgicos, desde acupuntura e fisioterapia em um estágio inicial, assim como procedimentos como dry needling, infiltração de pontos gatilhos, toxina botulínica para dor, tratamento por ondas de choque e bloqueios anestésicos. Somos inovadores em nossa abordagem ao tratamento da dor. Entendemos o efeito que a dor crônica pode ter em todos os aspectos da sua vida e adaptamos nossos pacotes de tratamento para atender você. Como parte do seu pacote multidisciplinar de controle da dor, combinaremos os melhores tratamentos terapêuticos e direcionados para fornecer o equilíbrio certo para você.

Clínica Dr. Hong Jin Pai – Centro de Dor, Acupuntura Médica, Fisiatria e Reabilitação.

Al. Jaú 687 – São Paulo – SP

Atendimento de segunda a sábado.

Dr. Carlos Roberto Babá

CRM-SP 47825 / RQE 12910, 19925 | Médico especialista em Ortopedia, Traumatologia e Acupuntura. Médico Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Monitor do curso do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado de medicina Chinesa.

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.