Você já deve ter ouvido falar sobre os sintomas persistentes de Covid. Pois é, alguns dos sintomas da doença permanecem mesmo após o fim da infecção.
Neste artigo, iremos falar exatamente sobre eles: quais são, como se apresentam, os mais graves e a forma de tratamento existente.
Então, se quer saber tudo sobre o assunto, continue a leitura e fique por dentro!
Tipos de Covid e seus Sintomas
Estudos apontaram a existência de 6 tipos diferentes de infecção por Covid-19.
Nesses estudos, o tipo de Covid é classificado de acordo com as características de seus sintomas.
- Quadro parecido com uma gripe sem febre: apresenta dor de cabeça, perda de olfato, dor muscular, dor de garganta, tosse e dor no peito.
- Quadro semelhante a uma gripe que apresenta febre: dor de garganta, dor de cabeça, perda de olfato, tosse, rouquidão, febre e perda de apetite.
- Quadro que envolve problemas gastrointestinais: os sintomas são dor de cabeça, perda de olfato, perda de apetite, dor de garganta, diarreia, dor no peito, e não possui tosse.
- Quadro grave nível 1: dor de cabeça, perda de olfato, tosse, febre, rouquidão, dor no peito e fadiga.
- Quadro grave nível 2: dor de cabeça, perda de olfato, perda de apetite, tosse, febre, rouquidão, dor de garganta, dor no peito, fadiga, confusão mental e dor muscular.
- Quadro grave nível 3: dor de cabeça, perda de olfato, perda de apetite, tosse, febre, rouquidão, dor de garganta, dor no peito, fadiga, confusão mental, dor muscular, falta de ar, diarreia e dor abdominal.
Entenda também sobre a cefaleia e sua relação com a Covid-19.
Sintomas persistentes de Covid-19
Para analisar quais são os sintomas persistentes de Covid-19, foi feito um estudo de dados de pessoas infectadas pelo vírus e outras que já foram contaminadas, mas se recuperaram.
Os sintomas que foram mais frequentemente relatados são:
- Problemas cerebrais
- Anosmia
- Dor nas articulações
- Fadiga
- Ageusia
- Perda do olfato
- Dispneia
- Distúrbios do sono
- Danos no coração
- Cefaleia
- Palpitações
- Dificuldade de concentração
- Danos nos pulmões
- Mialgia e artralgia
- Algumas dificuldades envolvendo a memória
- Problemas nos rins.
Os sintomas persistentes mais frequentemente relatados, nesse estudo, como moderados a graves foram anosmia, fadiga, ageusia e dispneia.
Sintomas persistentes mais graves
Os sintomas e complicações mais graves que podem continuar se agravando e gerando mais desconforto, geralmente envolvem os rins, os pulmões e doenças que já acometiam o paciente.
Fibrose pulmonar
Entre os pacientes de Covid, não é comum que haja uma grande dificuldade para respirar. Pelo contrário, a maioria deles apresenta pouca ou nenhuma dificuldade.
Porém, em casos mais graves, a doença pode evoluir para uma fibrose pulmonar, que consiste na cicatrização do tecido após o dano, ou para uma bronquiolite obliterante.
Fibrose nos rins
Em uma pessoa infectada pelo coronavírus é comum que o sistema imunológico fique afetado, isso é, possui um alto grau de fragilidade.
Dessa forma, as células inflamatórias podem atingir também os rins, podendo causar, nesses órgãos, um processo de fibrose, insuficiência renal aguda e até fazer surgir a necessidade de realizar uma diálise.
Agravamento de doenças preexistentes
Os sintomas de doenças preexistentes podem ser intensificados após a infecção por Covid.
Ainda não se sabe o motivo exato porquê isso acontece, mas especialistas e estudiosos tentam descobrir e entender essas razões.
Ansiedade e depressão
Os problemas psicológicos também são muito relatados pelos pacientes acometidos por Covid, principalmente por conta do isolamento social que é obrigatório durante esses tempos difíceis.
Além disso, esses sintomas psicológicos podem surgir por diversos motivos diferentes, especialmente por conta do medo de ser infectado ou de que um parente ou amigo próximo seja atingido.
Alguns desses sintomas psicológicos envolvem palpitações, sudorese, taquicardia, inquietação e excesso de preocupação.
A busca por tratamentos dos sintomas persistentes de covid
Estudiosos do Reino Unido já começaram a fazer pesquisas sobre os pacientes do coronavírus, estudando os efeitos da doença num grande período após a infecção.
Esperam, com isso, conseguir entender melhor os efeitos que a infecção produz no corpo humano e, dessa forma, compreender que métodos podem ser utilizados para tratar os problemas que persistem mesmo após a recuperação do indivíduo.
O que já se sabe é que alguns tecidos do corpo como o do pulmão, coração, intestino e rins são vulneráveis à doença, e podem sofrer prejuízos com o decorrer do tempo.
Outro ponto importante que deve ser considerado, é que o vírus pode ainda estimular algumas reações inflamatórias, até mesmo em regiões do cérebro.
Porém, existem algumas maneiras de lidar com tais sintomas persistentes de Covid, utilizando métodos normalmente usados para aliviar esses problemas.
É possível aliviar a fadiga, por exemplo, realizando exercícios moderados e recomendados por um médico, além de tirar um tempo para fazer um repouso e descanso adequado.
Agora, quanto ao uso de medicamentos, uma terapia imunomodulatória pode ser uma excelente alternativa, desde que seja realizada em ambiente hospitalar.
Entenda mais sobre a síndrome pós-covid, causada por sintomas persistentes da doença, lendo outro de nossos artigos.
AL. JAÚ 687 – JARDIM PAULISTA – SÃO PAULO – SP
Clínica de Dor, Fisiatria e Acupuntura Médica
Clínica médica especializada localizada na região dos Jardins, próximo à Av. Paulista, em São Paulo — SP.
Centro de Dor, com médicos especialistas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Tratamento por Ondas de Choque, Infiltrações, Bloqueios anestésicos e Acupuntura Médica
Dor tem Tratamento – Centro de Dor e Acupuntura Médica em São Paulo – SP
Médicos Especialistas em Dor e Acupuntura do HC-FMUSP
Os especialistas em medicina da dor são médicos especialmente treinados e qualificados para oferecer avaliação integrada e especializada e gerenciamento da dor usando seu conhecimento único e conjunto de habilidades no contexto de uma equipe multidisciplinar.
O tratamento da dor visa reduzir a dor, abordando o impacto emocional da dor, ajudando os pacientes a se moverem melhor e aumentando o bem-estar por meio de uma variedade de tratamentos, incluindo medicamentos, fisioterapia, acupuntura, ondas de choque e procedimentos minimamente intervencionistas.
Se você está vivendo com uma dor persistente há mais de 3 meses, provavelmente está sentindo dor crônica.
Nossos médicos especialistas em controle da dor em São Paulo trabalham em estreita colaboração com outros especialistas como parte de uma equipe multidisciplinar para fornecer uma abordagem holística e um resultado ideal para a dor crônica, seja qual for a causa.
As técnicas usadas no controle da dor dependerão da natureza e gravidade da dor, mas nossos especialistas em dor têm experiência para ajudar com a dor.
-
01.Tratamento conservador de dor
Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisioterapia, Infiltrações, Bloqueios Anestésicos, Toxina Botulínica. -
02.Excelência em um só lugar
A avaliação e tratamento da dor é a especialidade de nossos Médicos especialistas em Dor. -
03.Tratamento individualizado
Plano de tratamento com medicamentos, terapias minimamente invasivas e fisioterapia.
Atendemos todos os Planos de Saúde pelo Reembolso.
O reembolso ou livre escolha é uma opção de atendimento a usuários de planos de saúde que não está vinculada à rede de prestadores contratados ou cujo procedimento específico não está contratado.
Não atendemos diretamente por convênio. Nosso foco é um atendimento especializado no paciente. Assim, separamos pelo menos 60-90 minutos para consulta, exame e avaliação do paciente.
O processo na maioria das vezes é digital (pelo Smartphone, tablet ou computador) é simples. O valor reembolsado corresponde a uma tabela de valores da própria operadora e pode cobrir todo o procedimento ou parte dele. Lembrando que a parte não reembolsada pode ser abatida no imposto de renda pessoa física (IRPF).
Clínica Dr. Hong Jin Pai – Centro de Dor, Acupuntura Médica, Fisiatria e Reabilitação.
Al. Jaú 687 – São Paulo – SP
Atendimento de segunda a sábado.