CENTRO DE TRATAMENTO DE DOR: Dor, Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisiatria e Fisioterapia.

Terapia por Ondas de Choque – Tratamento moderno para dor

O que é a Terapia por Ondas de Choque?

O Tratamento por Ondas de Choque é um método de tratamento não invasivo, que utiliza ondas mecânicas de alta pressão, para o tratamento de diversas lesões musculoesqueléticas, sendo bastante utilizado na fisiatria, medicina esportiva e ortopedia.

Seus principais benefícios são o rápido alívio da dor[1]Wang CJ. Extracorporeal shockwave therapy in musculoskeletal disorders. Journal of orthopaedic surgery and research. 2012 Dec;7(1):11. Disponível em … Continue reading e restauração da mobilidade[2]Thiele S, Thiele R, Gerdesmeyer L. Lateral epicondylitis: this is still a main indication for extracorporeal shockwave therapy. International Journal of Surgery. 2015 Dec 1;24:165-70. Disponível em: … Continue reading.

No procedimento, ondas sonoras de energia são transmitidas pela pele até a parte lesionada do corpo por meio de um dispositivo especial. As ondas de choque são mecânicas, não elétricas, e atuam aumentando o fluxo sanguíneo na área lesionada. Isso acelera o processo de cicatrização do corpo.

Além disso, não é necessário o uso de anestésicos, fazendo com que seja uma terapia ideal para acelerar a recuperação e a cura de diversas patologias que causam dor aguda ou crônica[3]Testa G, Vescio A, Perez S, Consoli A, Costarella L, Sessa G, Pavone V. Extracorporeal Shockwave Therapy Treatment in Upper Limb Diseases: A Systematic Review. Journal of Clinical Medicine. 2020 … Continue reading.

tratamento ondas de choque
O tratamento com Ondas de Choque é uma excelente opção no tratamento de lesões esportivas.

O que são as Ondas de Choque?

A Terapia por Ondas de Choque (TOC ou ESWT na sigla em inglês) é um tratamento não cirúrgico, que envolve o uso de ondas de choque para áreas musculoesqueléticas do corpo (como o joelho, ombro ou calcanhar) com o objetivo de reduzir a dor e promover a cicatrização dos tecidos moles afetados.

As ondas de choque são utilizadas para reduzir a inflamação, reduzir o tecido fibrótico e estimular a cicatrização dos tecidos[4]Cheng JH, Wang CJ. Biological mechanism of shockwave in bone. International Journal of Surgery. 2015 Dec 1;24:143-6. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1743919115003325.

A terapia por ondas de choque é uma alternativa não invasiva para o tratamento cirúrgico em pacientes que não responderam ao tratamento conservador[5]Carulli C, Tonelli F, Innocenti M, Gambardella B, Muncibì F, Innocenti M. Effectiveness of extracorporeal shockwave therapy in three major tendon diseases. Journal of Orthopaedics and Traumatology. … Continue reading.

São ondas acústicas de alta energia que podem ser criados de forma diferente, e aplicam-se na área dolorosa com um aparelho de emissão de onda sonora, que poderá ser radial (em forma de leque) ou focal (linear).

Ondas de Choque Radiais e Focais

Existem dois tipos diferentes de ondas de choque utilizadas: a terapia por ondas de choque focais e a terapia por ondas de choque radiais.

Essas duas modalidades de ondas de choque apresentam diferenças significativas, como, por exemplo, a qualidade dos campos sonoros e a área de foco.

As ondas de choque focais são geradas dentro do aplicador e depois concentradas por uma lente, sendo transmitidas para o tecido de forma precisa. Já os dispositivos radiais utilizam ar comprimido ou forças eletromagnéticas para acelerar um “projétil” dentro do dispositivo, que transfere sua energia ao impacto, aplicando-a ao tecido.

Esses dispositivos atuam de maneiras diferentes: o focal se concentra em uma área restrita do corpo e pode penetrar profundamente no tecido, enquanto o radial age com pressão na superfície da pele e, depois, diverge, embora não se possa descartar que também possa ter efeitos positivos em maior profundidade.

Na nossa clínica, utilizamos tanto a terapia Radial como a Focal para oferecer um tratamento completo e eficaz. Ao combinar essas duas abordagens, conseguimos atingir diferentes profundidades e áreas do tecido, proporcionando benefícios significativos para nossos pacientes.

 

Profundidade

Tratamento Focal penetra profundamente no tecido (até 5-7cm), enquanto o Radial atua de forma mais superficial.

Área de Foco

Focal é concentrada em uma área restrita, Radial atua em áreas mais amplas.

Como as ondas de choque agem?

Ao contrário das ondas de choque usadas em litotripsia, as ondas de choque extracorpóreas utilizadas no aparelho locomotor não são utilizados para desintegrar tecidos, mas sim por seus efeitos biológicos na reparação dos mesmos.

O tratamento produz no ponto de aplicação um aumento da formação de vasos sanguíneos por micro-ruptura dos capilares do tendão e osso.

O aumento da circulação na área permitirá a chegada de fatores de reparação tecidual e de oxigênio, que favoreceram uma recuperação mais rápida, redefinindo os processos de cura.

O efeito mecânico de pressão e percussão pode ser útil em processos que envolvem a calcificação do tendão, como para patologias no ombro.

Estes efeitos biológicos e terapêuticos fazem com que as ondas de choque sejam especialmente indicadas em casos de patologias crônicas, onde os tratamentos de reabilitação convencionais falharam, mas também como primeira opção de tratamento em um grande número de tendinopatias.

Entre as patologias que melhor respondem a esta terapia, cabe destacar tendinopatias do ombro, tendinopatia do aquileu, tendinite patelar ou joelho de saltador, epicondilite lateral (cotovelo de tenista), e a fascite plantar.

Indicações da Terapia por Ondas de Choque

Veja abaixo algumas das indicações médicas mais comuns para o tratamento pela terapia por ondas de choque.

Dores na coluna

Lombalgias agudas e crônicas, distensões musculares, espasmos musculares, dor miofascial

Dores no quadril

Bursite trocanteriana, tendinite de glúteos ou isquio-tibiais dor miofascial da musculatura da cintura pélvica

Dores no joelho

Lombalgias agudas e crônicas, distensões musculares, espasmos musculares, dor miofascial

Dores no pé

Fascíte plantar, esporão do calcâneo e lesões ligamentares (entorse do tornozelo)

Dores no ombro

Síndrome Dolorosa Miofascial, tendinopatia do manguito rotador, capsulite adesiva, síndrome do impacto, artrose de ombro

Dores no cotovelo

Epicondilites lateral (cotovelo do tenista) e medial (cotovelo do golfista)

Lesões esportivas

Reabilitação do ombro de nadadores, lesões em corredores e outros atletas, tendinopatias e tendinites

Dor miofascial

Dor miofascial e dor musculoesquelética pela Síndrome Dolorosa Miofascial

Tratamento por Ondas de Choque - Como funciona? O que trata? VÍDEO EXPLICATIVO
Inscreva-se YouTube - Vídeos de Dor

Vantagens do Tratamento por Ondas de Choque

Método não invasivo, sem cicatrizes
Não necessita de anestesia
Não requer internação hospitalar
Recuperação em tempo mínimo

Quais os benefícios do tratamento por ondas de choque?

Terapia por Ondas de Choque
Esta terapia funciona sem o uso de radiação ou medicamentos, estimulando o processo de autocura natural do corpo.

Há geralmente uma redução importante da dor e maior facilidade de movimento após as sessões[6]Reilly JM, Bluman E, Tenforde AS. Effect of shockwave treatment for management of upper and lower extremity musculoskeletal conditions: A narrative review. PM&R. 2018 Dec 1;10(12):1385-403. … Continue reading.

Os efeitos secundários são menores, como dor local discreta durante a aplicação, e possibilidade de surgimento de pequenos hematomas que desaparecem espontaneamente em menos de 24 horas.

Terapia por ondas de choque também pode eliminar a necessidade de cirurgia.

Considerada uma das mais recentes tecnologias empregadas no tratamento contra a dor causada pelas inflamações crônicas dos tendões, músculos e calcificações ósseas, a técnica, que reduz significativamente o desconforto ao paciente.

Segundo estudo de revisão sistemática do Annals of Internal Medicine, a Terapia por Ondas de Choque mostrou-se promissora no tratamento de tendinites

A característica comum de todos os tratamentos com Ondas de Choque, quando são aplicadas corretamente e com as doses adequadas, é que produzem uma REGENERAÇÃO dos tecidos doentes ou lesionados[7]Wang CJ, Wang FS, Ko JY, Huang HY, Chen CJ, Sun YC, Yang YJ. Extracorporeal shockwave therapy shows regeneration in hip necrosis. Rheumatology. 2008 Apr 1;47(4):542-6. Disponível em: … Continue reading.

Isto é conseguido através de seus Efeitos Mecânicos e Biológicos[8]Chow DH, Suen PK, Huang L, Cheung WH, Leung KS, Ng C, Shi SQ, Wong MW, Qin L. Extracorporeal shockwave enhanced regeneration of fibrocartilage in a delayed tendon‐bone insertion repair model. … Continue reading.

Efeitos mecânicos e biológicos das ondas e choque

Seus efeitos mecânicos se devem às grandes pressões e energia acústica, capazes de agirem mecanicamente nas interfaces das diferentes estruturas que atravessam, e nas áreas focais, onde se podem concentrar.

Os efeitos mecânicos também se devem aos efeitos de cavitação do aparelho.

Seus efeitos biológicos vêm sendo pesquisados nos últimos anos.

Brevemente, os mais importantes incluem os efeitos vasculares (neoangiogênese, com crescimento e homogeneização dos vasos), sobre a inervação (diminuição das terminações nervosas nociceptivas patológicas), efeitos celulares (aumento e liberação dos fatores de crescimento e estimulação da diferenciação de células)[9]Mackert GA, Schulte M, Hirche C, Kotsougiani D, Vogelpohl J, Hoener B, Fiebig T, Kirschner S, Brockmann MA, Lehnhardt M, Kneser U. Low-energy extracorporeal shockwave therapy (ESWT) improves … Continue reading, e bioquímicos (aumento de secreção de eNOS, Substância P, BMP2, PCNA e Prostaglandina E2)[10]Wang CJ, Kuo YR, Wu RW, Liu RT, Hsu CS, Wang FS, Yang KD. Extracorporeal shockwave treatment for chronic diabetic foot ulcers. Journal of surgical research. 2009 Mar 1;152(1):96-103. Disponível em: … Continue reading.

Sequência da Terapia

A Terapia de Onda de Choque é um tratamento não invasivo. A aplicação é simples e fácil.
O tratamento consiste em 3 etapas:

Contraindicações do tratamento

Os efeitos adversos associados ao tratamento são raros. Entre os efeitos leves estão:

  • Desconforto temporário
  • Eritema (vermelhidão) na pele
  • Inchaço localizado

 

Existem algumas contraindicações e situações em que o uso da ESWT pode não ser apropriado, tais como:

  • Aplicação sobre tecidos com ar (pulmão, intestino)
  • Gravidez
  • Presença de tumor local ou infecção
  • Menos de seis semanas após injeção de corticoide local
  • Idade inferior a 18 anos (exceto para pacientes com diagnóstico de doença de Osgood-Schlatter)
  • Distúrbios de coagulação, incluindo trombose local

Tratamento Completo

Em nosso Centro de Dor, oferecemos tratamento de Ondas de choque de alta e baixa energia.

O tipo de tratamento mais adequado para um paciente em particular é determinado após consulta com nosso médico especialista em Dor.

Experiência Clínica

Nossos médicos trabalham com terapia por ondas de choque há mais de 10 anos, participando de eventos e atualizações constantes na Área de Dor e Medicina Regenerativa.

clinica dr hong jin pai al jau 687

AL. JAÚ 687 – JARDIM PAULISTA – SÃO PAULO – SP

Clínica de Dor, Fisiatria e Acupuntura Médica

Clínica médica especializada localizada na região dos Jardins, próximo à Av. Paulista, em São Paulo — SP.

Centro de Dor, com médicos especialistas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Tratamento por Ondas de Choque, Infiltrações, Bloqueios anestésicos e Acupuntura Médica

Dor tem Tratamento – Centro de Dor e Acupuntura Médica em São Paulo – SP

TRATAMENTO DE DOR FISIOTERAPIA CLINICA HONG JIN PAI

Médicos Especialistas em Dor e Acupuntura do HC-FMUSP

Os especialistas em medicina da dor são médicos especialmente treinados e qualificados para oferecer avaliação integrada e especializada e gerenciamento da dor usando seu conhecimento único e conjunto de habilidades no contexto de uma equipe multidisciplinar.

O tratamento da dor visa reduzir a dor, abordando o impacto emocional da dor, ajudando os pacientes a se moverem melhor e aumentando o bem-estar por meio de uma variedade de tratamentos, incluindo medicamentos, fisioterapia, acupuntura, ondas de choque e procedimentos minimamente intervencionistas.

Se você está vivendo com uma dor persistente há mais de 3 meses, provavelmente está sentindo dor crônica.

Nossos médicos especialistas em controle da dor em São Paulo trabalham em estreita colaboração com outros especialistas como parte de uma equipe multidisciplinar para fornecer uma abordagem holística e um resultado ideal para a dor crônica, seja qual for a causa.

As técnicas usadas no controle da dor dependerão da natureza e gravidade da dor, mas nossos especialistas em dor têm experiência para ajudar com a dor.

CONSULTA
1
Somos um centro de excelência no tratamento da dor crônica e entendemos como a dor contínua pode afetar todos os aspectos da sua vida.
DIAGNÓSTICO
2
Nós entendemos sua dor e sabemos que uma intervenção bem-sucedida começa com uma avaliação completa e um diagnóstico preciso.
PLANO DE TRATAMENTO
3
Nossa equipe de especialistas pode fornecer uma ampla gama de tratamentos e terapias para ajudá-lo a voltar a viver com qualidade.
RECEPCAO CLINICA HONG JIN PAI
  • 01.Tratamento conservador de dor

    Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisioterapia, Infiltrações, Bloqueios Anestésicos, Toxina Botulínica.
  • 02.Excelência em um só lugar

    A avaliação e tratamento da dor é a especialidade de nossos Médicos especialistas em Dor.
  • 03.Tratamento individualizado

    Plano de tratamento com medicamentos, terapias minimamente invasivas e fisioterapia.
Como é o tratamento inicial?
Em nossa clínica, focamos em tratamentos não cirúrgicos. Para a maioria dos casos, iniciamos um tratamento minimamente invasivo com acupuntura médica + fisioterapia. A duração do tratamento, para dores crônicas, pode ser de pelo menos 1 a 3 meses. Assim como outros tratamentos conservadores (como terapias e exercícios), o sucesso no tratamento depende não apenas da equipe médica, mas também da persistência do paciente em seguir a frequência e o tratamento adequado. Em alguns casos, podemos realizar outros tratamentos para dor, como ondas de choque, toxina botulínica e infiltrações.
Vocês atendem convênio?

Atendemos todos os Planos de Saúde pelo Reembolso.

O reembolso ou livre escolha é uma opção de atendimento a usuários de planos de saúde que não está vinculada à rede de prestadores contratados ou cujo procedimento específico não está contratado.

Não atendemos diretamente por convênio. Nosso foco é um atendimento especializado no paciente. Assim, separamos pelo menos 60-90 minutos para consulta, exame e avaliação do paciente.

O processo na maioria das vezes é digital (pelo Smartphone, tablet ou computador) é simples. O valor reembolsado corresponde a uma tabela de valores da própria operadora e pode cobrir todo o procedimento ou parte dele. Lembrando que a parte não reembolsada pode ser abatida no imposto de renda pessoa física (IRPF).

Quais são as terapias físicas para o tratamento da dor crônica?
Estudos mostram que a fisioterapia e exercícios pode atrasar ou mesmo evitar a necessidade de cirurgia. Em alguns casos, pode aliviar a causa raiz da dor de longo prazo, portanto, medicamentos ou cirurgias não são mais necessários. Na Clínica Dr. Hong Jin Pai, oferecemos uma ampla gama de terapias físicas para tratar a dor de longo prazo e diminuir a necessidade de medicação ou cirurgia.
Quais tratamentos para dor são oferecidos?
Oferecemos uma variedade das melhores e mais confiáveis tratamentos não cirúrgicos, desde acupuntura e fisioterapia em um estágio inicial, assim como procedimentos como dry needling, infiltração de pontos gatilhos, toxina botulínica para dor, tratamento por ondas de choque e bloqueios anestésicos. Somos inovadores em nossa abordagem ao tratamento da dor. Entendemos o efeito que a dor crônica pode ter em todos os aspectos da sua vida e adaptamos nossos pacotes de tratamento para atender você. Como parte do seu pacote multidisciplinar de controle da dor, combinaremos os melhores tratamentos terapêuticos e direcionados para fornecer o equilíbrio certo para você.

Clínica Dr. Hong Jin Pai – Centro de Dor, Acupuntura Médica, Fisiatria e Reabilitação.

Al. Jaú 687 – São Paulo – SP

Atendimento de segunda a sábado.

Perguntas frequentes sobre o Tratamento por Ondas de Choque

O que é a Terapia por Ondas de Choque?

Terapia por ondas de choque extracorpóreas é um método não-invasivo de tratar algumas lesões de tecidos moles. Ela tem sido usada na Alemanha e outras partes do mundo desde a década de 1990.

A ESWT evoluiu da litotripsia extracorpórea por ondas de choque (LECO), onde as ondas de choque são usadas para quebrar pedras nos rins. Na ESWT, níveis de energia mais baixos são usados em condições ortopédicas e dores na Medicina Esportiva, Fisiatria e Ortopedia, para acionar mecanismos de reparação do próprio indivíduo.

Como as ondas de choque tratam uma lesão?

Com base no conhecimento atual, acredita-se que as ondas de choque:
  • Estimulem os nervos de transmissão de dor. Isto leva a uma redução imediata na dor e sensibilidade.
  • Acionem o mecanismo de reparo do corpo. Uma das manifestações do presente é a gradual formação de novos vasos sanguíneos na área alvo. Como resultado, o alívio da dor e recuperação é sentido progressivamente pelos pacientes durante os próximos 3 a 6 meses.

Como a terapia é realizada?

A terapia por ondas de choque é um procedimento ambulatorial na nossa clínica. Uma sonda é colocada sobre a pele após um gel é aplicado para ajudar a conduzir as ondas de choque. Terapia por ondas de choque de baixa energia é realizada geralmente sem anestesia. A terapia é mais bem-sucedida com a participação ativa do paciente onde o paciente informa o médico se a sonda está sob a área de dor.

Existem efeitos adversos?

As ondas de choque podem ser minimamente dolorosas, mas, no geral, são bem toleráveis. Os níveis de energia das ondas de choque são geralmente aumentadas progressivamente, e ajustados aos níveis de tolerância de dor do indivíduo. Raramente, contusões menores podem se desenvolver, mas isto é transitório e inofensivo.

As ondas de choque podem ser um substituto para cirurgias?

Terapia por ondas de choque é um tratamento não invasivo que pode ajudar a evitar cirurgias para patologias mais leves. Resposta ao tratamento pode variar Como qualquer tratamento médico, infelizmente o sucesso não pode ser garantido.

A terapia por ondas de choque pode ajudar nas minhas dores?

A maioria dos pacientes com dor crônica já foram submetidos a vários tipos de tratamentos, e nem sempre resultam em melhora. Novas evidências mostraram que a terapia por ondas de choque ajudou até 80% de pacientes em algumas dores crônicas comuns, como epicondilite lateral, fascíte plantar, e dores no ombro.

O que é uma “onda de choque”?

Uma “onda de choque” é uma onda acústica pulsada que entrega uma súbita alta pressão para uma área-alvo, seguida de uma pressão negativa. ‘Extracorporal’ significa que a onda de choque é entregue de fora do corpo.

O que o tratamento envolve?

O curso do tratamento envolve geralmente de 3 a 5 sessões ambulatoriais semanais. Antes de cada sessão, evite refeições pesadas. Use roupas que permitirão que a exposição fácil da área lesada. Informe o seu médico de suas condições médicas ou gravidez. Durante cada sessão, você será posicionado confortavelmente em uma mesa de exame. Cerca de 2000 impulsos de ondas de choque serão então aplicadas na região a ser tratada, e você poderá sentir uma sensação de “pancada” interna que acompanha cada onda de choque. Você pode retomar suas atividades diárias normais imediatamente após cada tratamento.

O que sentirei após a sessão?

Se você experimentar desconforto após o tratamento por ondas de choque, poderá fazer uso de analgésicos (como dipirona e paracetamol), mas como regra geral, deve evitar o uso de medicamentos anti-inflamatórios (como aspirina e ibuprofeno) e crioterapia (terapia por gelo), pois estes podem teoricamente interferir com o processo de cura do corpo estimulado pelo tratamento.

Por que eu deveria realizar ESWT?

A terapia por ondas de choque é oferecida aos pacientes com tendinopatia de Aquiles e fasceíte plantar, além de outras tendinopatias e condições musculoesqueléticas, que não responderam adequadamente aos tratamentos conservadores, tais como fisioterapia, repouso, injeção de esteroides, terapia de gelo e analgésicos. É um tratamento minimamente invasivo que é realizado em ambulatório, o que significa que você não precisa passar a noite no hospital e vai para casa a no mesmo dia. ESWT pode oferecer alívio da dor e outros sintomas.

Quais cuidados devo tomar após uma sessão?

Você será capaz de retornar a suas atividades habituais e pode retornar ao trabalho imediatamente. No entanto, aconselha-se a não realizar qualquer atividade extenuante, provocando dor, ou exercícios de alto impacto até 48 horas após o procedimento.  

Quais são as contra-indicações para o tratamento?

Você não deve ter ESWT se você:
  • Estiver gestante
  • Estiver tomando medicamentos anti agregantes plaquetários (por exemplo, aspirina ou clopidigrel) ou anticoagulantes (tais como varfarina)
  • Tem um distúrbio de coagulação do sangue
  • Foi sido diagnosticado com câncer nos ossos
  • Tem um marcapasso ou outro aparelho cardíaco
  • Tem uma infecção no local a ser tratado
Seu médico discutirá os benefícios e riscos do procedimento com você em mais detalhes – por favor avise se você tiver dúvidas ou quiser mais informações.

Quais são as indicações mais comuns?

A indicação mais comum para ESWT é fascite plantar (esporão). Outras indicações incluem a epicondilite lateral (cotovelo de tenista) e epicondilite medial (cotovelo do golfista), tendinite patelar (joelho do saltador), tendinite supra-espinhal (ocorrendo no ombro) e tendinopatia do tendão de Aquiles (dor onde o tendão de Aquiles se anexa à parte traseira do calcanhar). Outras indicações comuns atualmente incluem o tratamento e inativação de pontos gatilhos da Síndrome Dolorosa Miofascial.

Quando se nota melhora?

Há pacientes que notam melhora muito cedo, e de uma sessão para a próxima já referem-se melhor. No entanto, uma vez que, como indicado anteriormente, a melhora através de um mecanismo biológico de reparação, às vezes, pode demorar algumas semanas para se notar a eficiência máxima do tratamento.

Quem irá realizar o procedimento?

A terapia será realizada por um médico especialista em reabilitação e dor, com certificação nacional e internacional para a aplicação da terapia por ondas de choque. Apesar do procedimento ser novo na clínica, o tratamento já é bem estabelecido, e tem sido utilizado há décadas na Europa e nos Estados Unidos.

Sentirei dor durante o tratamento?

A maioria dos pacientes relatam uma leve dor tolerável durante o procedimento. O seu médico perguntará quanta dor você está sentindo durante o tratamento, e vamos tentar ajustar a intensidade do tratamento para ajudar a gerenciar isso. A dor irá melhorar no final de seu procedimento.

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas
1 Wang CJ. Extracorporeal shockwave therapy in musculoskeletal disorders. Journal of orthopaedic surgery and research. 2012 Dec;7(1):11. Disponível em https://josr-online.biomedcentral.com/articles/10.1186/1749-799X-7-11?optIn=false
2 Thiele S, Thiele R, Gerdesmeyer L. Lateral epicondylitis: this is still a main indication for extracorporeal shockwave therapy. International Journal of Surgery. 2015 Dec 1;24:165-70. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1743919115012212
3 Testa G, Vescio A, Perez S, Consoli A, Costarella L, Sessa G, Pavone V. Extracorporeal Shockwave Therapy Treatment in Upper Limb Diseases: A Systematic Review. Journal of Clinical Medicine. 2020 Feb;9(2):453. Disponível em: https://www.mdpi.com/2077-0383/9/2/453/pdf
4 Cheng JH, Wang CJ. Biological mechanism of shockwave in bone. International Journal of Surgery. 2015 Dec 1;24:143-6. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1743919115003325
5 Carulli C, Tonelli F, Innocenti M, Gambardella B, Muncibì F, Innocenti M. Effectiveness of extracorporeal shockwave therapy in three major tendon diseases. Journal of Orthopaedics and Traumatology. 2016 Mar 1;17(1):15-20. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10195-015-0361-z
6 Reilly JM, Bluman E, Tenforde AS. Effect of shockwave treatment for management of upper and lower extremity musculoskeletal conditions: A narrative review. PM&R. 2018 Dec 1;10(12):1385-403. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1934148218302375
7 Wang CJ, Wang FS, Ko JY, Huang HY, Chen CJ, Sun YC, Yang YJ. Extracorporeal shockwave therapy shows regeneration in hip necrosis. Rheumatology. 2008 Apr 1;47(4):542-6. Disponível em: https://academic.oup.com/rheumatology/article/47/4/542/1790432
8 Chow DH, Suen PK, Huang L, Cheung WH, Leung KS, Ng C, Shi SQ, Wong MW, Qin L. Extracorporeal shockwave enhanced regeneration of fibrocartilage in a delayed tendon‐bone insertion repair model. Journal of Orthopaedic Research. 2014 Apr;32(4):507-14. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/pdf/10.1002/jor.22566
9 Mackert GA, Schulte M, Hirche C, Kotsougiani D, Vogelpohl J, Hoener B, Fiebig T, Kirschner S, Brockmann MA, Lehnhardt M, Kneser U. Low-energy extracorporeal shockwave therapy (ESWT) improves metaphyseal fracture healing in an osteoporotic rat model. PloS one. 2017 Dec 12;12(12):e0189356. Disponível em: https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0189356
10 Wang CJ, Kuo YR, Wu RW, Liu RT, Hsu CS, Wang FS, Yang KD. Extracorporeal shockwave treatment for chronic diabetic foot ulcers. Journal of surgical research. 2009 Mar 1;152(1):96-103. Disponível em: http://wms-medic.com/wp-content/uploads/2020/09/mail3/ESWT%20Diabetic%20Foot%20Ulcers_Wang.pdf

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM-SP: 158074 / RQE: 65523 - 65524 | Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura. Área de Atuação em Dor pela AMB. Doutorado em Ciências pela USP. Pesquisador e Colaborador do Grupo de Dor do Departamento de Neurologia do HC-FMUSP. Diretor de Marketing do Colégio Médico de Acupuntura do Estado de São Paulo (CMAeSP). Integrante da Câmara Técnica de Acupuntura do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP). Secretário do Comitê de Acupuntura da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED). Presidente do Comitê de Acupuntura da Sociedade Brasileira de Regeneração Tecidual (SBRET). Professor convidado do Curso de Pós-Graduação em Dor da Universidade de São Paulo (USP). Membro do Conselho Revisor - Medicina Física e Reabilitação da Journal of the Brazilian Medical Association (AMB).  

2 Comentários

Deixe o seu comentário.

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.