Todos nós já sentimos dor de cabeça em algum momento de nossas vidas. Em alguns casos ela se torna recorrente e pode acabar tornando-se incapacitante. Embora tenhamos uma certa familiaridade com o sintoma, poucas pessoas sabem que existem diferentes tipos de cabeça.
É sobre isso que falaremos ao longo deste artigo. Conheça os principais tipos de cabeça, suas causas e os tratamentos recomendados.
Principais tipos de dor de cabeça
Veja abaixo quais são os principais tipos de dor de cabeça e entenda a diferença entre eles.
Enxaqueca
A enxaqueca, que também é conhecida como migrânea, é o tipo mais comum de dores de cabeças intensas e crônicas, representando quase 60% de todas as dores de cabeça na atualidade, e é predominante em mulheres, devido a fatores genéticos e hormonais.
Usualmente, há uma dor latejante de um lado da cabeça, com intensidade de moderada a intensa, que pode se tornar mais grave com o esforço e até mesmo trazer uma sensação de incapacidade e fadiga para o dia a dia.
Os sintomas mais comuns da enxaqueca são náuseas ou vômitos, fotofobia, que é a sensibilidade à luz; fonofobia, que é a sensibilidade ao som; osmofobia, que é a sensibilidade a odores fortes; e cheiros fortes (osmofobia), dor nos olhos, etc.
Estudos recentes mostram que, em alguns pacientes com enxaqueca, depois de muito tempo desde o primeiro ataque de dor, o problema da dor de cabeça pode se tornar crônico ou diário, quadro também conhecido como enxaqueca transformada, que requer tratamento para os sintomas não afetarem o dia a dia do paciente.
Os tratamentos para enxaqueca, hoje em dia, são variados. Para dores mais esporádicas e menos intensas, os analgésicos (Cefaliv, Novalgina, Paracetamol) são uma boa opção, mas, para crises mais intensas, medicações como o anticonvulsivo Torval ou Depakote (divalproato de sódio) são uma das indicações médicas. Em todo caso, sempre fale com o seu médico de confiança para receber o tratamento adequado para as suas dores e evite a automedicação.
Além disso, a tecnologia e a saúde vem trazendo novos tratamentos, como o recente uso da toxina botulínica para o alívio das dores. A substância inibe sinais de dor enviados ao encéfalo. As aplicações devem ser realizadas em pontos específicos da cabeça, por um neurologista ou médico especializado na aplicação e na doença.
Nos casos de enxaqueca crônica, com crises de 15 dias por mês ou mais, com dor que também ocorre nos meses seguintes, o tratamento deve incluir terapias multidisciplinares com uso de medicamentos preventivos que citamos acima para fazer o controle de situações de crise, com indicação de mudança de hábitos e comportamentos alimentares.
Cefaleia tensional
A cefaleia tensional é uma dor de cabeça que se desenvolve na parte superior do tronco, mas também pode percorrer todo o corpo. Os sintomas geralmente se manifestam como uma dor de cabeça que reside na parte frontal, superior ou lateral da cabeça, bem como fadiga geral, dores musculares, irritabilidade, sensibilidade ao ruído e à luz.
Entre as suas principais causas estão sedentarismo, estresse emocional ou mental, ansiedade, má postura e exercício excessivo.
Os principais tratamentos para dor de cabeça tensional, além dos mesmos analgésicos usados para a enxaqueca, temos o uso de relaxantes musculares, como o Miosan (ciclobenzaprina), Torsilax ou Tandrilax (composto com cafeína, analgésico, diclofenaco sódico e carisoprodol) e massagem relaxante, no local da tensão, seja ela na nuca, pescoço, têmporas e testa.
Sempre lembre que a automedicação não é a melhor saída. Procure seu médico para ter acesso ao tratamento correto para o seu problema com a dor de cabeça.
Cefaleia cervicogênica
A cefaleia cervicogênica é uma dor de cabeça secundária, ou seja, ela é causada por problemas na coluna cervical, pescoço e desordens musculares. Isso geralmente ocorre quando um paciente desenvolve osteoartrite ou uma hérnia de disco no pescoço, por exemplo, mas pode estar atrelada a outros problemas de saúde.
Como citamos acima, a cefaleia cervicogênica tem base em um problema de saúde postural, muscular ou ósseo, mas também é provável que ansiedade, estresse e preocupação causem tensão semelhante no pescoço e nos ombros, trazendo piora das dores.
O tratamento da cefaleia cervicogênica requer abordar a raiz do problema, que é a coluna cervical, tratando de forma adequada a doença. Além disso, o uso de medicamentos analgésicos e relaxantes musculares também pode ser uma abordagem. Para isso, é sempre mais seguro ter o diagnóstico e prescrição de um médico de sua confiança.
Cefaleia em salvas
A cefaleia em salvas é uma dor de cabeça que se manifesta por meio de episódios frequentes de dores de cabeça que são conhecidos como “períodos de salvas”, que podem durar entre semanas e meses, seguidas de longos períodos de remissão. Durante esse período de alívio, os ataques de dor podem parar por meses ou anos.
A dor é intensa em um dos lados da cabeça, e pode ser acompanhada por olhos lacrimejantes e vermelhos, secreção nasal, etc.
Para entender como a sua cefaleia em salvas funciona, é importante tomar nota da frequência das dores de cabeça. Se a doença persistir e fizer com que uma pessoa tome mais de três comprimidos por semana, é preciso que um neurologista seja procurado para uma investigação mais aprofundada e tratamento adequado. Com isso, lembramos que a automedicação sem recomendação médica intensifica a dor de cabeça crônica por períodos prolongados.
O tratamento da dor de cabeça em salvas consiste em, além de analgésicos, uso de AINES (anti-inflamatórios não esteroidal, como diclofenaco sódico), medicamentos injetáveis, etc. Mas, somente um profissional poderá entender seu caso e fazer a prescrição correta de um tratamento adequado.
Cefaleia secundária
Além dos tipos de dor de cabeça que citamos acima, que são os principais, existem as cefaleias secundárias, que são aquelas relacionadas a outros problemas de saúde, onde o problema de base pode ter a dor de cabeça como um dos seus principais sintomas.
Infecções bacterianas, encefalite, meningite, sinusite, infecções virais, resfriados, gripes, desidratação, insolação, etc., são apenas alguns exemplos de doenças que podem cursar com a dor de cabeça. Além disso, lesões cranianas, hipertensão, distúrbios de visão ou oculares, aneurismas, tumores cerebrais e fibromialgia também podem provocar as cefaleias secundárias.
Tipos de dor de cabeça: entenda qual é o seu, procure ajuda médica caso os sintomas persistirem
Com mais de 35 anos de tradição, a Clínica Dr. Hong Jin Pai & Associados traz uma equipe de médicos competentes e preparados em diversas especialidades, com foco no tratamento interdisciplinar da dor, reabilitação, fisiatria e ondas de choque e acupuntura.
Para marcar o seu horário e cuidar da sua saúde e bem-estar, é só acessar o nosso site e agendar a sua consulta.
Dor tem Tratamento – Centro de Dor e Acupuntura Médica em São Paulo – SP
Médicos Especialistas em Dor e Acupuntura do HC-FMUSP
Os especialistas em medicina da dor são médicos treinados e qualificados para oferecer avaliação integrada e especializada e gerenciamento da dor usando seu conhecimento único e conjunto de habilidades no contexto de uma equipe multidisciplinar.
O tratamento da dor visa reduzir a dor, abordando o impacto emocional da dor, ajudando os pacientes a se moverem melhor e aumentando o bem-estar por meio de uma variedade de terapias, incluindo terapia medicamentosa e intervenções.
Se você está vivendo com uma dor que persiste por mais de três meses e está afetando sua capacidade de continuar com a vida cotidiana, provavelmente está sentindo dor crônica.
Nossos médicos especialistas em controle da dor em São Paulo trabalham em estreita colaboração com outros especialistas como parte de uma equipe multidisciplinar para fornecer uma abordagem holística e um resultado ideal para a dor crônica, seja qual for a causa.
As técnicas usadas no controle da dor dependerão da natureza e gravidade da dor, mas nossos especialistas em dor têm experiência especial para ajudar com a dor.
-
01.Tratamento conservador de dor
Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisioterapia, Infiltrações, Bloqueios Anestésicos, Toxina Botulínica. -
02.Excelência em um só lugar
A avaliação e tratamento da dor é a especialidade de nossos Médicos especialistas em Dor. -
03.Tratamento individualizado
Plano de tratamento com medicamentos, terapias minimamente invasivas e fisioterapia.
Atendemos todos os Planos de Saúde pelo Reembolso.
O reembolso ou livre escolha é uma opção de atendimento a usuários de planos de saúde que não está vinculada à rede de prestadores contratados ou cujo procedimento específico não está contratado.
Não atendemos diretamente por convênio. Nosso foco é um atendimento especializado no paciente. Assim, separamos pelo menos 60-90 minutos para consulta, exame e avaliação do paciente.
O processo na maioria das vezes é digital (pelo Smartphone, tablet ou computador) é simples. O valor reembolsado corresponde a uma tabela de valores da própria operadora e pode cobrir todo o procedimento ou parte dele. Lembrando que a parte não reembolsada pode ser abatida no imposto de renda pessoa física (IRPF).
Clínica Dr. Hong Jin Pai – Centro de Dor, Acupuntura Médica, Fisiatria e Reabilitação.
Al. Jaú 687 – São Paulo – SP
Atendimento de segunda a sábado.